As vantagens da roteirização aliada ao rastreamento veicular

A roteirização oferece resultados ainda maiores quando aliada ao rastreamento veicular. Com a junção desses dois módulos, o RotaExata auxilia na realização de operações de campo perfeitas! Confira as vantagens!

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Caro leitor
Este conteúdo é orientado para quem deseja ou já utiliza o sistema RotaExata, porém, as orientações também se aplicam a qualquer processo ou sistema que por ventura você se identifique.

Os sistemas de roteirização são ferramentas necessárias para a organização e o desempenho das operações de campo, já que tornam as entregas e prestações de serviços, muito mais práticas.

De acordo com uma pesquisa da COPPEAD, dentre as empresas provedoras de serviço logístico, 45% pretendem aumentar os custos nessa área. Ou seja, grande parte dos negócios que possuem frota veicular investem para potencializar esse serviço. Por causa disso, os softwares de roteirização estão se tornando cada vez mais recorrentes, e é nisso que você deve prestar atenção: existem vários no mercado, mas nem todos são verdadeiramente eficientes.

Já imaginou se a roteirização funcionasse de forma exata, com a previsão de possíveis empecilhos no trajeto, a separação prévia por região geográfica, fundamento em informações muito mais aprofundadas do que apenas o trânsito online, e ainda acompanhamento em tempo real? O sistema de roteirização aliado ao rastreamento veicular realiza justamente esse trabalho, e é isso que assegura que o software do Rota seja realmente eficiente.

Nesse artigo, você descobrirá como funciona este trabalho em conjunto, bem como os seus benefícios. Confira:

Como o rastreamento veicular interfere na roteirização?

Normalmente, os softwares de roteirização são independentes do rastreamento, e por isso não são regidos pelos dados de localização em tempo real, apenas pelo trânsito online (noção do fluxo).

Quanto ao RotaExata, acreditamos que uma boa gestão de frotas é composta por 3 pilares: rastreamento, gestão e roteirização, sendo o rastreamento a base de tudo. É por isso que além de saber como está o tráfego, você também sabe qual veículo está mais próximo a algum lugar, em caso de atendimento emergencial; e ainda acompanha várias posições do veículo por minuto, graças às rápidas atualizações do rastreamento.

Esse posicionamento permite que você tenha acesso a todos os eventos de telemetria, como curvas, esquinas, e até mesmo paradas bruscas que podem afetar na qualidade de uma entrega, por exemplo.

roteirização dos itinerários

Diferentemente de outros roteirizadores, você não precisa ter acesso apenas a informações como check-in e check-out, e muito menos basear-se em informações superficiais e básicas; a junção dos dois módulos proporciona uma operação verdadeiramente completa, sendo todos os processos realizados de forma exata; como toda rota deve ser.

Além do mais, por causa dos excelentes desenhos nos trajetos, como você observou na imagem acima, o acompanhamento das operações fica muito mais prático, e a qualquer imprevisto, você pode utilizar como aviso ou notificação.

Se até agora você recebia reclamações dos seus clientes, que alegavam atraso nas entregas, uma experiência ruim com o entregador, condições precárias no veículo e até na qualidade da embalagem de suas entregas; a solução é justamente essa. Com o rastreamento veicular você pode descobrir qual o motorista está praticando uma condução indevida, ociosidade na estrada ou descuido com o veículo e as mercadorias; e, aliado à roteirização, você acompanha se a rota traçada está sendo cumprida do jeito certo. É a ferramenta mais completa!

Qual a importância da roteirização no desempenho das entregas e serviços?

Muito se fala sobre a experiência do consumidor, e com toda a razão, já que isso é um aspecto decisivo na fidelização do cliente, e também na prospecção de outros.

A melhoria no desempenho das entregas e prestação de serviços é o principal objetivo da roteirização, visto que as operações de campo tem como objetivo entregar ao cliente, a melhor experiência possível. Vamos te explicar tudo isso nos tópicos abaixo; confira os 2 principais benefícios e melhore seu desempenho:

1. Organização das operações logísticas

Em primeiro lugar, a roteirização tem como foco otimizar as operações logísticas, organizando-as e as tornando mais rápidas; assim, esse serviço será automatizado e funcionará de uma forma bem mais prática.

A roteirização aliada ao rastreamento não leva em conta apenas as vias mais livres, mas muito mais do que isso, visto que a junção dessas duas ferramentas une os dados de localização em tempo real à organização dos itinerários, formando assim uma verdadeira estratégia. Para realizá-la, leva-se em consideração aspectos dos dois módulos: o tipo de operação - planejamento ou pronto atendimento - se é produto ou serviço, quantos veículos estão disponíveis (informação advinda do rastreamento) - com uma visão de diminuir a quantidade desses, para reduzir os custos - qual a região mais próxima (agendamento por região), os motoristas vinculados e os clientes e destinos cadastrados por você, inclusive facilmente importáveis de documentos - o que caracteriza também um diferencial.

E a organização não para por aí; depois da estratégia, ainda há diversas características facilitadoras nas operações. Como um exemplo, tem-se o tempo de atendimento, que é você quem delimita, com o objetivo de aumentar o número de entregas no dia e evitar a ociosidade do condutor.

roteirização aliada ao rastreamento

2. Experiência do cliente

Você já ouviu falar sobre o “valor para o cliente”? Se ainda não, vamos te ensinar um pouquinho de marketing e customer experience agora.

De acordo com Philip Kotler, o considerado “Pai do Marketing”, a experiência do consumidor com uma empresa depende desse conceito. O chamado “valor para o cliente”, por sua vez, diz respeito ao conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço. Portanto, quanto mais você supera as expectativas dos seus clientes, maior a chance de fidelização.

Ademais, a sua proposta - ou promessa - de valor deve corresponder à posterior realidade. Se o seu negócio promete uma entrega de excelência, ou uma prestação de serviços realmente muito boa, você deve ser capaz de lhe entregar exatamente isso; e é aqui que entra a sua frota veicular.

A imagem que os clientes terão da sua marca virá da experiência que eles tiveram com o seu serviço. Contudo, é a performance da sua equipe em campo a responsável por boa parte desse processo, já que os atrasos, a falta de atenção para com o cliente, ou até mesmo uma entrega precária podem prejudicar gravemente a fidelização do cliente.

3. Fidelização

A estratégia da roteirização aliada ao rastreamento surge para garantir que a fidelização ocorra, e assim assegurar que a experiência do cliente seja a melhor possível! Como os dois módulos trabalham em conjunto, os dados de localização proporcionam uma exatidão no processo de realizar os roteiros, e assim os atrasos podem ser evitados.

No caso da atenção ao cliente, essa estratégia também tem uma opção para isso: como o sistema Rota tem um aplicativo, fica muito mais fácil notificar o cliente sobre a sua visita, possíveis empecilhos e até mesmo atrasos inevitáveis. É claro que como já mencionado, a roteirização reduzirá esses atrasos, mas mesmo se acontecerem, se o cliente for notificado, a experiência com a sua empresa será melhor.

Ainda falando da teoria de Kotler, foque em transformar os seus clientes em: clientes fiéis convictos! São esses que terão o hábito de consumir o produto/serviço sempre da mesma marca, e também são eles que irão fazer uma propaganda “gratuita” do seu nome. Ao entregar-lhes uma boa experiência, você estará tornando-os cada vez mais fiéis à sua empresa.

Na prática: como funciona em cada segmento?

Por fim, queremos te mostrar na prática o funcionamento e as vantagens da roteirização realmente eficiente, ou seja, aquela vinculada ao rastreamento. Confira os principais segmentos:

Planejamento de roteiro

No caso das empresas que precisam planejar anteriormente as visitas, a roteirização oferece a funcionalidade do agendamento por região. Essa ferramenta permite que você desenhe no mapa a região que você quer que cada veículo atenda, e o roteirizador fornece as melhores rotas com base naquela demarcação. Para esses casos, você pode também atribuir a cada região o motorista que desejar.

Pronto atendimento

Por outro lado, há segmentos em que o chamado para as visitas acontece naquele momento mesmo. Se esse é a sua situação, o roteirizador também possui uma ótima função: por meio do mapa e dos dados de rastreamento, o sistema mostra qual veículo está mais próximo ao local de destino, e assim, é só você notificar pelo sistema, que o motorista confere pelo app e vai até aquele cliente, sem enrolação.

Prestação de serviços que demandam tempo

Se a sua empresa não realiza entregas, mas é uma prestadora de serviços (e os próprios colaboradores, técnicos, consultores entre outros são também os motoristas) o RotaExata também possui ferramentas direcionadas. As chamadas “regras de operação” foram desenvolvidas para esses casos, pois estabelecem um tempo para o cumprimento do serviço, e o sistema ainda oferece um canal de comunicação garantido entre a empresa e o colaborador, caso haja necessidade.

Lembre-se: a roteirização diferenciada (como essa que estamos te apresentando hoje) tem como objetivo proporcionar aos clientes, uma experiência totalmente positiva, e organizar o processo o máximo possível. É por isso que vale a pena investir em um sistema realmente qualificado.

Como você percebeu, a roteirização é muito diferente quando em conjunto com o rastreamento veicular. Esperamos que você opte pela melhor opção, focando em oferecer o melhor serviço e assim se tornar líder no seu segmento.

Deixe nos comentários como estão acontecendo suas entregas e prestação de serviços! Você já tinha ouvido falar de um sistema de roteirização em conjunto ao rastreamento veicular?

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