Parar em local proibido? Evite que seus motoristas cometam esse erro!

Garanta que seus motoristas não parem em locais proibidos (e façam desvios na rota) e tenha benefícios tanto na produtividade da frota quanto no caixa da empresa

Home / Parar em local proibido? Evite que seus motoristas cometam esse erro!

Parar em local proibido? Desviar da rota prevista? Essas são más condutas que são cometidas por motoristas com uma frequência maior do que imaginamos, e que precisam ser evitadas a todo custo.

ÍNDICE

Diante disso, os gestores de frota que desejam melhorar a qualidade das operações de campo precisam buscar uma solução para esse desafio logístico.

Para melhorar a qualidade das operações é preciso evitar ações como parar em local proibido e desviar rotas, pois elas afetam tanto a produtividade da frota quanto as finanças da empresa.

Neste sentido, desenvolvemos esse artigo para você entender todos os problemas gerados por motoristas que gostam de parar em local proibido e fazem desvios de rota. 

Além disso, vai conhecer uma solução moderna que irá facilitar sua vida e te auxiliar na fiscalização de más condutas dos motoristas. Boa leitura!

Parar em local proibido: quais os problemas gerados por essa má conduta?

Parar em local proibido é uma prática que gera diversos problemas para a gestão de frotas da sua empresa. A seguir, confira os principais problemas causados por essa má conduta do motorista:

Danos à reputação da empresa

O fato é que, no geral, as pessoas reagem muito mal quando veem um veículo estacionado em local proibido. Quando seu motorista faz isso, principalmente quando for um veículo plotado, sua empresa é quem sai no prejuízo.

Elas podem até não lembrar do motorista que parou no local proibido, mas saiba que existem grandes chances deles gravarem o logotipo e o nome da empresa plotado no veículo. 

Observar alguém parar em local proibido com veículo empresarial é algo que diz muito sobre a qualidade da empresa dona daquele veículo. Não é incomum ouvir por aí que motoristas de determinada empresa são ruins ou imprudentes.

Para que sua empresa não tenha uma má reputação, é preciso que você garanta que seus motoristas não comentam atitudes antiéticas durante as operações de campo!

Gasto com multas

Parar em local proibido gera diversos problemas que precisam receber a devida atenção do gestor de frotas. Entre eles, um ainda não foi mencionado, mesmo sendo um dos erros mais comuns e grosseiros: estamos falando das multas de trânsito.

Já imaginou quanto dinheiro você “rasga” toda vez que paga uma multa? Muitos recursos que poderiam ser destinados a investimentos que melhorem a qualidade das operações é gasto com multas.

Reduza os custos da frota de uma vez por todas! Saiba que existe uma maneira de acabar com esses e outros gastos desnecessários, e é mais simples do que você imagina…

Não apenas parar em local proibido: acabe com os desvios de rota!

Quando se fala do uso indevido do veículo, logo pensamos naquelas que são consideradas infrações de trânsito, como a parada em local proibido. 

Contudo, desvios de rota também são considerados como um uso indevido. Apesar de não ser um problema para as autoridades públicas, desviar rotas também traz graves prejuízos para as operações de campo.

Ao observar as consequências de desvios de rota, é possível afirmar que os principais são a diminuição de produtividade da equipe e o aumento de gastos.

Nas operações logísticas, estão envolvidos fatores como combustível e manutenção — que podem ser preventivas ou corretivas. E o que acontece quando seu motorista desvia a rota? Os gastos nessas frentes aumentam!

Pense comigo: quando seu motorista desvia a rota, ele aumenta o tamanho do percurso que precisa fazer até o destino final, fazendo com que os gastos com combustível também aumentem.

Ao aumentar a distância até o destino, o tempo usado para que aquela operação aconteça também aumenta. Isso impacta negativamente a produtividade da frota, pois você atende menos clientes do que poderia atender, caso seu motorista não desviasse da rota.

Não se engane: isso é mais comum do que você imagina. É preciso encontrar uma solução para isso, caso contrário seus funcionários vão continuar a desviar rotas, e atrapalhar o bom funcionamento das suas operações.

Automação: regra de parada fora de qualquer destino auxilia na redução de gastos (e aumento da produtividade)!

Tendo em mente os diversos problemas causados por más condutas como parar em local proibido e desvio de rotas, a RotaExata desenvolveu o mais novo módulo de Automação.

Essa inovadora e moderna solução desenvolvida pela RotaExata tem como base outro módulo: o rastreamento veicular. 

É ele quem capta as informações mais importantes das operações logísticas, entre elas estão:

  • Posição do veículo;
  • Velocidade;
  • Quilometragem rodada.

É ele que também faz o trabalho de captar eventos de telemetria que apontam para usos indevidos ligados à agressividade do motorista. Os 3 eventos de telemetria são:

  • Aceleradas bruscas;
  • Freadas bruscas;
  • Curvas bruscas.

No sistema é bem simples: basta que o gestor registre essa regra para que o módulo de Automação possa fiscalizar o cumprimento dela. 

Caso seu motorista pare em, por exemplo, bares ou empresas concorrentes (locais não cadastrados) em um tempo maior que o permitido, o sistema automaticamente notifica o gestor, e envia uma pendência para o motorista responder.

Ao invés de o gestor ter que ficar buscando falhas no sistema para encontrar — manualmente — más condutas dos motoristas, agora, graças ao novo módulo de Automação, esses processos são automatizados.

A partir da união dos módulos de Automação e rastreamento veicular, o gestor de frotas tem seu tempo otimizado, pois terá mais tempo à sua disposição para focar em outras frentes.

E os benefícios não acabam aí! Ele também permite que você crie checklists para te auxiliar, por exemplo, na organização de tudo o que precisa ser feito antes de iniciar as rotas, registrar entregas, serviços realizados e até mesmo justificativas escritas.

No caso dos motoristas que param em local proibido ou desviam das rotas, é possível usar a regra de parada fora de qualquer destino

Você pode definir um tempo máximo para que seu motorista fique fora de qualquer destino cadastrado (muito importante que destinos permitidos estejam cadastrados!). O tempo máximo? É totalmente personalizável! 

O sistema RotaExata foi criado para ser adaptável às necessidades logísticas de diversos tipos de empresa, independente de seu porte ou segmento.

As possibilidades são infinitas, seu papel é observar a realidade da sua frota e ter a expertise para usar o sistema da maneira que mais gere benefícios para suas operações de campo!

Vale ressaltar que a validação do tempo parado fora de qualquer destino tem como base o local que veículo está, ou seja, não é necessária nenhuma ação manual do gestor de frotas para registrar chegadas e saídas dos motoristas.

Caso o tempo estipulado na regra de parada fora de qualquer destino seja ultrapassado, o sistema notifica o gestor da frota, e envia uma pendência que fica aberta até respondida pelo motorista.

Essas pendências podem ser, por exemplo, uma justificativa escrita para que o motorista explique porque está parado fora dos destinos. Além disso, você também pode coletar assinaturas via preenchimento de formulário.

As ferramentas do mais novo módulo de Automação são inteligentes e permitem que você colete diversas informações, entre elas:

  • Fotos e imagens;
  • Assinatura do cliente;
  • Data e hora;
  • Texto livre, números;
  • Lista de opções;
  • Inúmeras maneiras de captação!

Conheça mais do novo módulo de Automação RotaExata, desenvolvido exclusivamente para você que deseja automatizar suas operações de campo e simplificar a rotina da sua frota! TENHO INTERESSE.

Conheça mais do novo módulo de Automação RotaExata, desenvolvido exclusivamente para você que deseja automatizar suas operações de campo e simplificar a rotina da sua frota!
TENHO INTERESSE.

Tag: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!