Parar em local proibido? Evite que seus motoristas cometam esse erro!

Parar em local proibido não é apenas uma infração de trânsito, mas também uma prática perigosa que pode resultar em consequências sérias.

Home / Parar em local proibido? Evite que seus motoristas cometam esse erro!

Parar em locais proibidos não é apenas uma infração de trânsito, mas também uma prática perigosa que pode resultar em consequências sérias. Essa é uma má conduta cometida por motoristas com uma frequência maior do que imaginamos, e que precisam ser evitadas a todo custo.

ÍNDICE

Diante disso, os gestores de frota que desejam melhorar a qualidade das operações de campo precisam buscar uma solução para esse desafio logístico.

Para melhorar a qualidade das operações é preciso evitar ações como parar em local proibido e até desviar rotas, pois elas afetam tanto a produtividade da frota quanto as finanças da empresa.

Neste artigo, abordaremos a importância de evitar que motoristas cometam esses erros, destacando os riscos envolvidos e fornecendo estratégias eficazes para manter a conformidade com as normas de trânsito.

Além disso, vai conhecer uma solução moderna que irá facilitar sua vida e te auxiliar na fiscalização de más condutas dos motoristas. Boa leitura!

Parar em local proibido: quais os problemas gerados por essa má conduta?

Parar em locais proibidos, como calçadas, faixas de pedestres ou áreas de carga e descarga, apresenta diversos riscos. Além de multas, os motoristas podem comprometer a segurança de pedestres, criar congestionamentos e danificar a reputação da empresa. 

A seguir, confira os principais problemas causados por essa má conduta do motorista:

Danos à reputação da empresa

O fato é que, no geral, as pessoas reagem muito mal quando veem um veículo estacionado em local proibido. Quando seu motorista faz isso, principalmente quando for um veículo plotado, sua empresa é quem sai no prejuízo.

Parar em locais proibidos pode ser percebido como desrespeito às regras, falta de responsabilidade e desconsideração pela segurança. Esses fatores podem afetar a reputação da empresa junto aos clientes e parceiros comerciais.

Observar alguém parar em local proibido com veículo empresarial é algo que diz muito sobre a qualidade da empresa dona daquele veículo. Não é incomum ouvir por aí que motoristas de determinada empresa são ruins ou imprudentes.

Para que sua empresa não tenha uma má reputação, é preciso que você garanta que seus motoristas não comentam atitudes antiéticas durante as operações de campo!

Gasto com multas

Parar em local proibido resulta em multas de trânsito e pontos na carteira de motorista. Essas infrações podem acarretar custos significativos para a empresa, não apenas em termos de penalidades, mas também por meio da redução da eficiência operacional e possíveis ações judiciais em caso de acidentes relacionados à prática.

Já pensou em quanto dinheiro a empresa perde cada vez que paga uma multa? Muitos recursos que poderiam ser usados para melhorar as operações da empresa são gastos com multas.

Reduza os custos da frota de uma vez por todas! Descubra uma maneira de eliminar esses e outros gastos desnecessários, e é mais simples do que você imagina...

Não apenas parar em local proibido: acabe com os desvios de rota!

Quando se fala do uso indevido do veículo, muitas vezes pensamos nas infrações de trânsito, como estacionar em locais proibidos.

No entanto, desviar rotas também representa um problema significativo para as operações de campo, resultando em prejuízos consideráveis.

Ao observar as consequências de desvios de rota, é possível afirmar que os principais são a diminuição de produtividade da equipe e o aumento de gastos.

Quando seu motorista opta por desviar a rota, ele aumenta a distância total que precisa percorrer até alcançar o destino, o que, por sua vez, resulta em um aumento nos custos com combustível.

Aumentar a distância até o destino não só eleva os custos de combustível, mas também estende o tempo necessário para concluir a operação. Esse fator tem um impacto negativo na produtividade da frota, uma vez que menos clientes são atendidos em comparação com o potencial, caso o motorista não desvie da rota.

É importante destacar que essa prática é mais comum do que se imagina. Encontrar uma solução para esse problema é crucial, pois, do contrário, seus funcionários podem continuar a desviar rotas, prejudicando o eficiente funcionamento de suas operações.

Estratégias para evitar infrações

Treinamento e conscientização

Investir em programas de treinamento para os motoristas é fundamental. Isso inclui a explicação detalhada das regras do uso do veículo e a conscientização sobre os riscos associados a parar em locais inadequados e desvios de rota.

Utilização de tecnologia

A tecnologia desempenha um papel crucial na prevenção de infrações. Sistemas de rastreamento e aplicativos que alertam os motoristas sobre áreas proibidas podem ser ferramentas eficazes.

Políticas internas 

Estabelecer políticas internas e consequências para infrações é essencial. Os motoristas devem compreender as expectativas da empresa em relação ao cumprimento das leis de trânsito.

Incentivos positivos
Criar programas de incentivo positivo para motoristas que mantenham registros impecáveis em termos de conformidade pode motivar a equipe a seguir as normas estabelecidas.

Automação: regra de parada fora de qualquer destino auxilia na redução de gastos (e aumento da produtividade)!

Tendo em mente os diversos problemas causados por más condutas como parar em local proibido e desvio de rotas, a RotaExata desenvolveu o módulo de Automação.

Essa inovadora e moderna solução desenvolvida pela RotaExata tem como base outro módulo: o rastreamento veicular. 

É ele quem capta as informações mais importantes das operações logísticas, entre elas estão:

  • Posição do veículo;
  • Velocidade;
  • Quilometragem rodada.

É ele que também faz o trabalho de captar eventos de telemetria que apontam para usos indevidos ligados à agressividade do motorista. Os 3 eventos de telemetria são:

  • Aceleradas bruscas;
  • Freadas bruscas;
  • Curvas bruscas.

O sistema é bem simples, basta que o gestor registre essa regra para que o módulo de Automação possa fiscalizar o cumprimento dela. 

Caso seu motorista pare, por exemplo, (locais não cadastrados) em um tempo maior que o permitido, o sistema notifica automaticamente o gestor, e envia uma pendência para o motorista responder.

Ao invés de o gestor ter que ficar buscando falhas no sistema para encontrar — manualmente — más condutas dos motoristas, com módulo de Automação, esses processos são automatizados.

A partir da união dos módulos de Automação e rastreamento veicular, o gestor de frotas tem seu tempo otimizado, pois terá mais tempo à sua disposição para focar em outras frentes.

E os benefícios não acabam aí! Ele também permite que você crie checklists para te auxiliar, por exemplo, na organização de tudo o que precisa ser feito antes de iniciar as rotas, registrar entregas, serviços realizados e até mesmo justificativas escritas.

No caso dos motoristas que param em local proibido ou desviam das rotas, é possível usar a regra de parada fora de qualquer destino. 

Você pode definir um tempo máximo para que seu motorista fique fora de qualquer destino cadastrado (muito importante que destinos permitidos estejam cadastrados!). O tempo máximo? É totalmente personalizável! 

O sistema RotaExata foi criado para ser adaptável às necessidades logísticas de diversos tipos de empresa, independente de seu porte ou segmento.

As possibilidades são infinitas, seu papel é observar a realidade da sua frota e ter a expertise para usar o sistema da maneira que mais gere benefícios para suas operações de campo!

Vale ressaltar que a validação do tempo parado fora de qualquer destino tem como base o local que veículo está, ou seja, não é necessária nenhuma ação manual do gestor de frotas para registrar chegadas e saídas dos motoristas.

As ferramentas do módulo de Automação são inteligentes e permitem que você colete diversas informações, entre elas:

  • Fotos e imagens;
  • Assinatura do cliente;
  • Data e hora;
  • Texto livre, números;
  • Lista de opções;
  • Inúmeras maneiras de captação!

Conheça mais do módulo de Automação RotaExata, desenvolvido exclusivamente para você que deseja automatizar suas operações de campo e simplificar a rotina da sua frota! TENHO INTERESSE.

Conheça mais do novo módulo de Automação RotaExata, desenvolvido exclusivamente para você que deseja automatizar suas operações de campo e simplificar a rotina da sua frota!
TENHO INTERESSE.

Tag: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!