Os benefícios do rastreamento veicular no uso do veículo do colaborador para trabalho

De fato, algumas empresas que não possuem frota própria optam por utilizar o veículo próprio do motorista, principalmente para operações periódicas e prestações de serviços.

Home / Os benefícios do rastreamento veicular no uso do veículo do colaborador para trabalho
  1. O que a legislação diz sobre o uso do veículo do colaborador para trabalho?
  2. Qual valor deve ser disponibilizado para a cobertura da depreciação do veículo?
  3. Como o sistema de rastreamento é fundamental nesses casos?
  4. Essas informações resolvem a problemática?
  5. Regulamentação referente ao uso do rastreador no veículo do colaborador
  6. Aumento da produtividade das operações: uma vantagem do rastreamento
  7. Colaboração entre o motorista e a empresa: como o rastreamento beneficia isso?

Como deve funcionar o uso do veículo do colaborador para trabalho? Isso é permitido? Quais as recomendações a serem seguidas?

De fato, algumas empresas que não possuem frota própria optam por utilizar o veículo próprio do motorista, principalmente para operações periódicas e prestações de serviços.

Nesses casos - os quais envolvem geralmente as empresas menores - surgem alguns requisitos que devem ser observados e cumpridos, para que as operações continuem em ordem e para que a sua empresa não sofra com prejuízos.

Mantendo uma organização e seguindo a legislação correta quanto a isso, seu gerenciamento da frota se tornará ainda mais efetivo, assim como o rendimento dos seus atendimentos.

Nesse artigo, separamos algumas informações para que você fique por dentro do que pode e o que não pode no uso do veículo do colaborador, para fins de trabalho. 

Além disso, te daremos algumas dicas referentes à economia dos custos relacionados aos veículos e os deslocamentos realizados por eles.

Acompanhe conosco!

O que a legislação diz sobre o uso do veículo do colaborador para trabalho?

Em suma, existem algumas normas e orientações que regulamentam o uso do veículo particular do motorista em prol da empresa, para a realização das operações de campo.

Por conta disso, você - como gestor - deve seguir essas regras efetivamente, para que a sua empresa não corra o risco de passar por processos trabalhistas. Esses geram gastos e danos à imagem da corporação.

Sendo assim, é imprescindível que todas as normas sejam seguidas apropriadamente, para que o uso do veículo do colaborador continue sendo possível.

A determinação da lei nesse caso

De acordo com a justiça do trabalho, o uso do veículo do colaborador para fins de trabalho é possível, se a empresa arcar com todos os custos relacionados.

Ou seja: despesas com combustível, reparos das peças dos veículos, manutenções preventivas e todos os custos correspondentes à depreciação do veículo.

Dessa forma, caso a empresa não realize o pagamento relativo a essas despesas de forma correta, pode ser responsabilizada por submeter o colaborador a riscos de trabalho.

Além disso, a empresa não pode descontar qualquer porcentagem dessas despesas do salário do colaborador, como é previsto na disponibilização do vale-transporte.

Todas essas especificações estão contidas na Lei n° 11.442.

Para as empresas que optam pelo reembolso, quanto ao cálculo das despesas para a execução deste, pode-se dizer que o pagamento deve ser realizado segundo a comprovação do motorista.

Ou seja, cabe ao colaborador recolher notas fiscais, recibos e outros documentos que registrem o abastecimento, a revisão na oficina e assim por diante.

Qual valor deve ser disponibilizado para a cobertura da depreciação do veículo?

Quanto ao valor adequado que a empresa deve pagar ao colaborador para a compensação dos danos ao veículo, pode-se dizer que esse corresponde ao uso do veículo mediante às regras de política de frotas da empresa.

Portanto, é dever da corporação pagar o valor referente à quilometragem rodada, sendo essa apenas a realizada em período de expediente.

Como o sistema de rastreamento é fundamental nesses casos?

Por conta das despesas que devem ser arcadas pela empresa, uma problemática relacionada ao uso do veículo do colaborador para trabalho surge:

De que maneira garantir e ter certeza que tal quilometragem e que tais custos são mesmo relacionados ao período de expediente?

Esse questionamento surge visto que por se tratar do veículo próprio do motorista, o colaborador utiliza o carro para fins particulares também.

Nesse contexto, a sua empresa corre o risco de arcar com custos que nem foram acumulados em itinerários do trabalho.

É aí que o rastreamento veicular surge como solução!

Sistema de rastreamento veicular: as ferramentas de auxílio

O monitoramento das operações de campo é a forma mais recomendada de registrar quais são os custos referentes apenas ao expediente.

Por isso, é essencial ter acesso a informações integrais sobre os itinerários, como a localização dos veículos, as paradas realizadas por eles, o histórico de deslocamentos e até mesmo os eventos de telemetria envolvidos, como:

  • Velocidade média, máxima e mínima;
  • Acelerações;
  • Freadas;
  • Curvas realizadas.

No entanto, não são todos os sistemas capazes de proporcionar essa riqueza de informações.

De fato, existem diversos sistemas de rastreamento disponíveis no mercado, mas nem todos eles fornecem dados com exatidão e confiabilidade.

Quanto ao RotaExata, essas informações são captadas por meio de três variáveis: tempo, distância e angulação.

Por conta disso, as informações relacionadas às operações são realistas e precisas, além de serem fornecidas em tempo real.

Essas informações resolvem a problemática?

Como já mencionamos, é necessária uma maneira de comprovar que tais custos são mesmo relacionados ao expediente, isto é, aos trajetos com finalidade de trabalho.

As informações trazidas pelo rastreamento veicular resultam em exatamente isso: uma forma de monitorar a quilometragem rodada, as paradas e todos os deslocamentos, ou seja: inclusive os custos aplicados nisso.

Sendo assim, para não correr o risco de ter que arcar por despesas que nem são correspondentes ao uso profissional do veículo, utilizar o rastreamento é a melhor solução!

Inclusive, para realizar o cálculo e descobrir o valor exato que deve ser pago devido à depreciação do veículo, você deve saber qual é a quilometragem exata percorrida nos itinerários de trabalho. Ou seja, em horário de expediente.

É o rastreamento veicular que fornece essas informações! O pagamento deve ser feito de acordo com os dados exatos advindos do sistema.

Nesse contexto, para começar a utilizar essa tecnologia, é necessária uma autorização por parte do motorista, para a implantação do rastreador em seu veículo.

As tecnologias disponíveis são duas, específicas para cada tipo de operação e segundo a preferência do motorista. São elas:

Rastreador fixo

O rastreador veicular instalável de maneira fixa é uma das maneiras mais seguras de exercer o rastreamento no veículo, tendo em vista que é um profissional especialista que o instala.

Ademais, essa aplicação é feita em um local estratégico do veículo, como uma peça escondida, por exemplo.

Dessa forma, as possibilidades de furto são eliminadas, gerando assim uma maior segurança e garantia.

Esse tipo de rastreador é ideal para quem deseja qualidade e exatidão nos dados fornecidos, bem como um monitoramento efetivo e permanente.

Confira os prós e os contras desse modelo:

Vantagens do rastreador fixo

  • Segurança e proteção contra furtos;
  • Qualidade dos dados fornecidos;
  • Não há riscos de perda de sinal.

Desvantagens do rastreador fixo

  • Dificuldade para retirar;
  • O rastreador fixo continuará realizando o monitoramento, mesmo em momentos fora do expediente.

Rastreador plug and play

Alguns motoristas podem ficar resistentes em relação à implantação de um aparelho como o rastreador, visto que o veículo pertence a ele - que não deseja ser monitorado fora do horário de trabalho e nos fins de semana, por exemplo.

Como solução, a RotaExata oferece a opção do rastreador plug and play.

Esse tipo de equipamento tem uma instalação simples e prática, visto que pode ser retirado quando o condutor quiser.

Dessa forma, se o colaborador não quiser que o seu veículo seja rastreado em período que não são de expediente, ele mesmo pode retirá-lo.

Ademais, essa funcionalidade gera exatidão no controle e a garantia dos custos que devem ser arcados pela empresa, visto que os trajetos rastreados serão apenas os do trabalho.

Todavia, antes de escolher o tipo de rastreador, confira as vantagens e desvantagens desse modelo:

Vantagens do rastreador plug and play

  • Fácil instalação;
  • Fácil remoção, quando necessária;
  • Privacidade para o motorista, no caso que estamos abordando neste conteúdo.

Desvantagens do rastreador plug and play

  • Fácil acesso ao equipamento (suscetibilidade a furtos);
  • Impossibilidade de instalação em motocicletas;
  • Uso indevido do veículo, já que o motorista pode retirá-lo durante o expediente;
  • Interferência em estradas instáveis, como ruas de chão e paralelepípedos. A desestabilização do rastreador se dá por conta da trepidação.

Regulamentação referente ao uso do rastreador no veículo do colaborador 

A fim de regulamentar a instalação do rastreador no veículo do colaborador, é necessária uma autorização dele.

Dessa forma, é fundamental a formalização por parte do proprietário do veículo, para deixar claro que a instalação do aparelho foi permitida

Caso contrário, a empresa pode ter complicações jurídicas, tendo em vista que o veículo não é de sua propriedade.

Para acordar tanto a instalação, como também os deveres e direitos da sua empresa e do motorista, recomendamos um acordo - para documentar - isso.

Sendo assim, criamos um modelo para você baixar. Nele, o motorista e a sua empresa terão acesso a todos os direitos e deveres envolvidos no processo.

Além disso, ele é preenchível em algumas cláusulas, para que você complete com o que achar adequado para a sua realidade.

Aumento da produtividade das operações: uma vantagem do rastreamento

Devemos ressaltar mais uma vantagem a mais do rastreamento veicular.

Além de servir como uma forma de monitorar e registrar as informações verdadeiras sobre os itinerários, o sistema também impulsiona a produtividade das suas operações de campo.

Como ele gerencia integralmente todos os trajetos, você passa a ter uma visibilidade maior dos veículos e dos destinos, o que agiliza ainda mais o serviço realizado pela frota.

Produtividade + economia

A produtividade está totalmente ligada à economia também.

Ao passo que as operações passam a ser mais ágeis e adequadas às normas da empresa, o número de danos ao veículo diminui. 

Dessa forma, a sua empresa economiza com os custos de cobertura à depreciação do veículo.

Escolhendo o rastreador fixo ou o rastreador plug and play, você terá um monitoramento efetivo que é a única forma - realmente eficaz - de se certificar que você está pagando por custos realmente existentes.

Colaboração entre o motorista e a empresa: como o rastreamento beneficia isso?

colaboração entre motorista e empresa

Para finalizar, é importante ressaltar que o rastreamento veicular traz vantagens até mesmo para a relação entre o gestor e os motoristas.

Abaixo, você vai conferir algumas das vantagens que a instalação do rastreador veicular proporciona para ambas as partes.

#1 Controle de horas extras

Em primeiro lugar, por conta da presença do rastreador no veículo do colaborador, você passa a ter noção de todas as horas que os colaboradores passam realizando o trabalho, inclusive as chamadas horas extras.

Como o rastreamento realiza um monitoramento completo, todos esses momentos fora do expediente são devidamente registrados, o que evita que você caia em processos trabalhistas por excesso de jornada de trabalho.

# Segurança do motorista

Em muitas empresas, acontece de o motorista utilizar seu veículo para realizar viagens a trabalho.

Nessas ocasiões, são realizados longos deslocamentos, incluindo alguns em que há a perda da comunicação entre o motorista e a sua empresa.

É possível que, em situações como essa, o seu colaborador fique exposto a riscos de acidentes e sinistros, que comprometem a sua segurança.

O rastreador funciona como uma garantia para identificar esses riscos, visto que continua transmitindo os dados de localização para quem está monitorando o sistema. 

Dessa forma, pode-se dizer que a presença do equipamento confere que o motorista seja protegido, mesmo a longas distâncias.

# Descontos para o colaborador

Por fim, um benefício do rastreamento veicular na relação entre o colaborador e o gestor da frota é o desconto que o colaborador pode receber, por utilizar o rastreador em seu veículo.

De modo geral, algumas seguradoras geram descontos para os motoristas que utilizam o rastreamento.

Isso acontece pois veículos que são rastreados estão submetidos a 90% de possibilidade de recuperação do carro, em casos de furtos.

Por isso, algumas empresas que trabalham com seguros podem oferecer até 25% de desconto.

São muitos benefícios! Se você deseja saber mais sobre o rastreamento no uso do veículo do colaborador para trabalho, entre em contato conosco!

Quer saber mais sobre o rastreamento veicular e outras maneiras de otimizar suas operações de campo?
Conhecer o RotaExata na prática!

Tag: , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!