Seguro para frota de veículos - conheça a importância

As empresas que utilizam veículos na sua operação sabem que isso requer um investimento financeiro elevado. Assim, um Seguro para Frota pode ser visto como algo crucial, já que todo cuidado é pouco na gestão destes automóveis. Confira!

Home / Seguro para frota de veículos – conheça a importância

Multas, manutenções, combustível e até mesmo custos com documentações são alguns dos valores comuns a serem gastos por uma empresa que possui uma frota veicular.

O manejo da frota faz parte da operação da empresa, por isso, não perder tempo e dinheiro de maneira desnecessária é um objetivo importante a ser alcançado. Com este fim, serviços de roteirização e rastreamento dos automóveis estão entre as soluções mais contratadas por estas empresas.

O ideal é trabalhar sempre com a máxima produtividade e atuar de maneira preventiva. É aí é que entra o Seguro para Frota, com o objetivo de proteger o patrimônio da sua empresa em casos de roubos e acidentes.

Neste artigo, você saberá tudo sobre Seguro para Frota de veículos, quais são as coberturas, requisitos, importância e muito mais. Vem com a gente!

O que é um Seguro para Frota?

O Seguro Frota é um serviço voltado para pessoas e empresas com mais de um veículo. É muito similar ao Seguro Auto e tem como principal objetivo proteger e dar manutenção ao patrimônio em questão.

Requisitos para fazer um Seguro de uma Frota de Automóveis:

O requisito mínimo para fazer o Seguro de uma Frota é ter no mínimo dois carros. No entanto, os carros devem ter um vínculo com o contratante, seja CPF ou CNPJ.

Por que é importante ter sua Frota Segurada?

O primeiro ponto a ser citado para falar da importância de ter uma Frota Segurada, é que existem algumas situações que não são controláveis; ou seja, riscos que vão além do nosso esforço e cuidado.

Por exemplo, você pode minimizar o risco de ter um veículo roubado, estacionando com devida precaução, mas este risco não tem como ser zerado. Ademais, um acidente também pode ter o seu risco reduzido com uma direção defensiva, mas qualquer descuido pode causar uma batida.

Ambas as situações podem acarretar na perda do veículo da empresa, causando um custo elevado que vai afetar diretamente no resultado financeiro da empresa.

Coberturas deste Seguro

Confira abaixo todas as coberturas presentes no Seguro Frota:

Furtos e Roubos

O Brasil é o país com um dos maiores índices de furtos e roubos de veículos do mundo. Estima-se, inclusive, que seja roubado um carro por minuto no território nacional; e frotas empresariais não estão fora da conta.

Caso o veículo segurado seja roubado, o cliente terá acesso a uma indenização de acordo com a Tabela FIPE (explicaremos abaixo).

Impacto de Veículos

Este é outro risco que pode ser minimizado com direção defensiva, mas nunca zerado, dado que há a possibilidade de bater o carro. Caso aconteça algum acidente, o seguro para frota pode ser acionado para conserto do carro, ou valor de indenização, caso o carro dê perda total (PT) e não tenha mais como consertar.

Entenda a Tabela FIPE

A Tabela FIPE é uma tabela criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e é a principal base para a precificação de carros seminovos. Para criar a tabela, são analisados preços de carros, motos e caminhões. A tabela é usada para definir a indenização de Seguros de Veículos, em que o valor a ser ressarcido é o mesmo referente à tabela.

Responsabilidade Civil

Essa talvez seja a cobertura mais importante, já que ela está relacionada a danos que você pode causar a terceiros. Imagine bater o carro em uma BMW, isso poderia gerar um custo de conserto absurdo! Ou até mesmo atropelar alguém, já pensou o custo médico para cuidar da vítima?

Por isso, a cobertura contra terceiros é importante, tanto de danos materiais, quanto danos corporais.

Se você é gestor de um negócio, essa cobertura tem sua importância aumentada, porque um motorista pode causar um acidente e a empresa acabar sendo responsabilizada, mesmo que você, gestor, não tenha nada a ver com o ocorrido.

Para a sua sorte, o Seguro Auto Frota fornece este serviço!

Assistência 24 horas

A Assistência 24 horas também é muito importante, o cliente tem acesso a guincho 24 horas, caso seu carro quebre. Já pensou em ter problemas com bateria no meio da correria do dia a dia? É bom ter com quem contar!

Por isso, a Assistência 24 horas é extremamente necessária, ainda mais para carros que rodam muito! Você ganha agilidade e segurança.

Vidros e Retrovisores

Os carros que estiverem dentro da apólice do seguro, também terão coberturas para os vidros e retrovisores, que estão sujeitos a acidentes e geram multas.

Carro Reserva

Em caso de sinistro, acidente e roubo, é possível ter acesso a um carro reserva. Isso é muito importante para empresas que não podem parar a operação.

As coberturas do Seguro devem ser acionadas em caso de problemas. Situações prévias como manutenções, alinhamento e balanceamento, não fazem parte deste serviço.

Seguro Frota x Seguro Auto

A principal diferença entre um Seguro para Frota e um Seguro Individual é a quantidade de veículos. Isso impacta em outros pontos importantes do serviço, como preço, por exemplo.

Vantagens do Seguro para Frota

Foi possível perceber que não existem muitas diferenças entre um Seguro Auto e um Seguro Frota. No entanto, a frota tem algumas vantagens, por se tratar de ser um produto “maior”. Dentre elas, podemos ressaltar:

  • Preço mais baixo do que seguros para veículos particulares;
  • Não é necessário informar na apólice o principal condutor e questionário de risco para este. O Seguro é abrangente a qualquer condutor;
  • Não é necessário informar o CEP de pernoite.

De uma maneira geral, pode-se afirmar que o Seguro voltado para Frotas traz a característica de ter uma apólice menos detalhista, além de geralmente ser mais barato.

Principais Seguradoras que trabalham com Frotas

Veja abaixo uma lista com as melhores seguradoras do mercado que trabalham com frotas de veículos:

Porto Seguro

A Porto Seguro é uma seguradora brasileira, fundada em 1945. É uma referência no mercado e trabalha com os mais diversos ramos de Seguros. Apresenta bons preços e pode ser considerada uma boa opção.

Allianz

A Allianz é um grupo alemão, com presença em inúmeros países e conta com mais de 85 milhões de clientes. Referência em Seguros no mundo inteiro.

Mapfre

A Mapfre também é uma seguradora de porte mundial, fundada na Espanha. Apesar disso, tem presença no Brasil desde 1992 e conseguiu crescer muito no país através de uma parceria com o Banco do Brasil.

Tokio Marine

A Tokio Marine é uma seguradora japonesa, mas que tem forte presença no Brasil. Tem um nome forte no mundo e uma atuação de qualidade no Brasil, com bom atendimento e preços acessíveis na maior parte das vezes.

Bradesco Seguros

A Bradesco Seguros é uma empresa que faz parte do grupo Bradesco e muitas vezes tem o preço bastante competitivo. Também é uma seguradora renomada e leva o nome de uma instituição forte.

Com relação ao preço, isso vai variar a cada caso e cada proposta. É impossível afirmar que uma seguradora tem um preço melhor, porque isso é algo totalmente inconstante.

Como contratar um Seguro Frota

O ideal para efetuar a contratação de um Seguro para a sua Frota é fazer contato com uma Corretora de Seguros. Esta, por sua vez, irá solicitar informações a respeito dos itens a serem segurados, tais como:

  • Número total de veículos;
  • Informações sobre os veículos, como placa, modelo e chassi;
  • Se a frota já possui seguro;
  • Informações sobre sinistros anteriores.

Com todas as informações, a corretora irá buscar no mercado quais seguradoras vão apresentar as melhores propostas, desta forma, será possível analisar a melhor opção do mercado.

Importância de cuidar bem dos veículos da sua empresa

Manter a saúde dos veículos da sua empresa também é cuidar da saúde do seu negócio. Afinal, isso é algo que está diretamente relacionado com a sua produção, sem nem falar do alto investimento que foi feito, não é mesmo?

Você pode ter esse cuidado de várias formas, através de um software de rastreamento e gestão de veículos, que te proporcionará controle e organização da frota veicular, por meio de funcionalidades excelentes. Além disso, você também pode contratar um Seguro, ideal para te salvar em casos de acidentes e situações fora de controle.

Para isso, você pode contar com a Rota Exata, que vai te ajudar com a gestão e o bom uso da sua frota veicular, e com a Anubis Corretora de Seguros, que pode te ajudar a levar a melhor solução em Seguros para os automóveis da sua empresa.

Esse artigo foi desenvolvido pelo João Gabriel Souza, analista de marketing digital da Anubis.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o Seguro para Frota ou quiser efetuar uma cotação, clique aqui e fale com um especialista!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!