Dica de frota: quando trocar óleo e água do veículo?

O sistema de lubrificação e refrigeração do veículo é crucial para o seu bom funcionamento. Confira alguns cuidados necessários!

Home / Dica de frota: quando trocar óleo e água do veículo?

Na realidade das empresas que portam veículos para a realização de serviços e outras operações externas, é comum o questionamento: “quando trocar o óleo e a água do veículo?”.

De fato, a troca de óleo e água é muito importante para o rendimento da sua frota, seja ela composta por automóveis ou caminhões. Ainda assim, em adição ao saber qual o momento certo de trocar, é fundamental que você saiba quais são os principais cuidados de manutenção, relacionados à refrigeração e lubrificação do motor.

Sendo assim, realizar a revisão dos mecanismos dos veículos periodicamente é essencial, visto que assim você evita que ocorram problemas e danos maiores futuramente, os quais te causarão muito prejuízo financeiro.

Além disso, vale ressaltar que a falta de revisão do óleo e água do veículo pode ocasionar redução na eficiência da sua frota, podendo assim prejudicar a produtividade das operações, sem falar da pontualidade dos atendimentos.

Neste conteúdo, você vai aprender alguns cuidados sobre essa parte da manutenção. Esperamos que elas sejam de grande proveito para o seu cotidiano de operações. 

Confira!

Índice:

  1. Quais os principais cuidados com o óleo e a água do veículo?
  2. #1 Atente-se aos sinais de necessidade de troca!
  3. #2 Verifique as especificidades dos caminhões!
  4. #3 Revise para evitar superaquecimento!
  5. Dica rápida de direção defensiva para os seus motoristas

Quais os principais cuidados com o óleo e a água do veículo?

Em suma, o óleo não serve somente para lubrificar o radiador, mas também como um fluído que gera força e um bom funcionamento de outras peças do motor.

Ademais, o óleo possui a função de absorver calor das peças ao redor, também presentes no motor. Por conta disso, a sua temperatura é bastante elevada.

Quanto à água, pode-se afirmar que ela é o que dá equilíbrio ao radiador. Realizando o fenômeno da troca de calor, esse líquido (geralmente a água é misturada a um aditivo) refresca todo o motor, evitando o superaquecimento.

Como funciona?

Em relação ao funcionamento, a água passa por mangueiras internas do motor, indo até o radiador para refrescar todo o maquinário; depois, ela volta para o seu lugar inicial, completando um ciclo.

Como você deve ter notado, tanto a água quanto o óleo são fatores de extrema importância para o bom funcionamento do veículo, tendo em vista que a condição do motor é crucial para isso.

Para que você passe a cuidar corretamente desses componentes, preparamos #3 dicas de cuidados práticos. Acompanhe:

#1 Atente-se aos sinais de necessidade de troca!

Como já comentamos, tanto o óleo quanto a água precisam ser trocados periodicamente, para que prossigam cumprindo suas funções adequadamente.

Nesse cenário, novamente entram os questionamentos: “quando trocar?”, “como saber qual é o momento certo para realizar a troca?”.

Em suma, podemos afirmar que é o próprio motor que dá sinais da necessidade dessa troca.

Dentre os aspectos que você precisa se atentar - pois podem estar indicando o mau funcionamento do radiador, por falta de refrigeração e lubrificação - alguns devem ser priorizados. São eles:

Modelo do veículo e as recomendações da marca

No caso dos automóveis, geralmente a marca fabricante do veículo fornece indicações e recomendações quanto à validade dos fluidos.

Neste sentido, uma opção é levar os carros para uma concessionária especializada no modelo, a fim de realizar uma revisão completa e ouvir a opinião dos profissionais.

Mesmo assim, as oficinas declaram que - de um modo geral - o ideal é trocar o óleo do radiador a cada 10 mil quilômetros ou seis meses. Todavia, aconselha-se que você verifique a condição em um período de tempo menor, a fim de evitar possíveis prejuízos.

Quanto ao líquido de arrefecimento (água + fluido aditivo), recomenda-se a troca a cada 2 anos.

#2 Verifique as especificidades dos caminhões!

No caso dos veículos pesados, a presença do óleo para lubrificação configura uma importância ainda maior, visto que os mecanismos do caminhão são maiores e realizam um grande esforço para proporcionar o movimento.

Quanto às especificações do óleo, isso depende do sistema que compõe o veículo. 

No caso do sistema EGR, precisa-se de um fluido mais robusto, sendo a troca menos frequente.

Já nos caminhões que possuem sistema SCR, o fluido é mais leve, o que consequentemente exige trocas constantes.

O líquido de arrefecimento também pode ser trocado a cada 2 anos, como no caso dos automóveis.

Cor e textura dos fluidos

A aparência do óleo e da água devem ser verificados com frequência também, visto que são indicativos do momento de troca.

Se o óleo estiver denso e escuro em excesso, esse pode ser o momento certo.

#3 Revise para evitar superaquecimento!

Outro cuidado de extrema importância é a temperatura dos fluidos no radiador.

Caso você não realize uma revisão e verificação constante, tanto o óleo quanto a água podem superaquecer, comprometendo a integridade do motor do seu veículo.

Inclusive, de acordo com as oficinas e especialistas de manutenção, a falta da troca de óleo é um dos principais motivos para o superaquecimento do motor, visto que o fluido não consegue lubrificar apropriadamente mais.

Além disso, a revisão do líquido de arrefecimento também é essencial. Seu baixo volume pode ser a causa do estrago do motor, que fica superaquecido.

Nesse sentido, levar os veículos da frota para verificar óleo e água do veículo é uma forma de prevenir esse risco. Lembre-se que adquirir outro motor ou levá-lo para uma restauração completa configura um grande prejuízo financeiro para a sua corporação.

óleo e água do veículo

Dica rápida de direção defensiva para os seus motoristas!

Para finalizar, queremos ressaltar a importância da direção defensiva - por parte dos motoristas - no cenário das manutenções.

É fato que o uso indevido do veículo, ou seja, a dirigibilidade inadequada do veículo pode ocasionar problemas nas peças e no automóvel - ou caminhão - como um todo.

Portanto, se os motoristas da sua frota costumam abusar da velocidade, realizar eventos bruscos ou não buscam zelar pela conservação do veículo, essa pode ser uma variável para os gastos elevados com manutenção corretiva.

Sendo assim, anote a nossa #DicaRápida e repasse para os seus colaboradores que conduzem os veículos:

Ao parar em um posto de combustível, lembre-se de verificar óleo e água do veículo, em especial se o trajeto for longo!

Assim, você economiza e evita prejuízos, mantendo suas operações produtivas.

Você ficou com alguma dúvida? Se sim, deixe aqui nos comentários! Responderemos o quanto antes! Conta pra gente! De quanto em quanto tempo você trocava óleo e água do veículo?

Saiba como realizar uma manutenção preventiva eficaz na sua frota!

Fale com um especialista do RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!