Controle automático de operações: aprenda a lidar com os imprevistos na estrada

Na hora do imprevisto, como proceder para não sair prejudicado?

Home / Controle automático de operações: aprenda a lidar com os imprevistos na estrada

De fato, é muito comum ocorrerem imprevistos na estrada, em especial no cotidiano dos motoristas que conduzem os veículos de frota, para prestarem algum serviço ou realizarem as suas funções em um geral.

Eles causam grandes danos nos veículos e até mesmo na sua corporação em si, por ser proprietária da frota, em especial no âmbito econômico.

O prejuízo na imagem da empresa e na segurança dos colaboradores também são problemáticas decorrentes dos imprevistos.

Para evitar sofrer com as consequências, o que você deve fazer é administrar bem essas situações, a fim de não ter queda no rendimento e problemas maiores.

Nesse artigo, vamos te apresentar a solução perfeita para você gerenciar corretamente os imprevistos na estrada e passar por essas situações sem prejuízos. Seu cotidiano de operações passará a ser mais simplificado e regido por uma tecnologia inteligente!

Acompanhe com a gente!

Índice:

  1. Os riscos e prejuízos trazidos pelos imprevistos na estrada
  2. Gerencie adequadamente os imprevistos por meio de uma ferramenta automática e inovadora!
  3. Formulários automatizados como solução efetiva

Os riscos e prejuízos trazidos pelos imprevistos na estrada

Como mencionamos, os imprevistos na estrada causam diversas consequências e impactos negativos para a sua empresa, por isso, situações como essa devem ser gerenciadas.

Os três principais imprevistos e suas consequências são os seguintes:

1 - Pneu furado

O pneu furado é um dos imprevistos mais frequentes - e difíceis de controlar - de todos os outros sinistros.

Apesar de sua ocorrência se tornar mais provável quando o veículo está em más condições - sem manutenção preventiva - os danos aos pneus também podem acontecer sem que haja um motivo para isso.

Muitas vezes, esse imprevisto acontece por conta da condição inadequada da estrada em si, por falta de iluminação ou condições climáticas desfavoráveis.

Quanto às consequências, os furos nos pneus causam grandes riscos à segurança do motorista, bem como danos financeiros à sua empresa, que devem arcar com os custos da manutenção corretiva.

Além disso, caso o colaborador se machuque nesse processo, o prejuízo também é direcionado à vida do colaborador.

2 - Colisão em seu veículo - imprudência de outro motorista

As colisões transversais, frontais ou traseiras são muito comuns de acontecerem, em especial em grandes centros e em dias de grande tráfego.

Nesse sentido, muitas vezes o motivo para as colisões - ou seja, o “culpado” - não é o motorista da sua empresa, mas sim o outro condutor envolvido no acidente.

Esses casos são enquadrados como imprevistos na estrada, que não poderiam ter sido evitados - pela atitude do seu colaborador - visto que não teve como desviar ou frear a tempo.

Todavia, apesar da responsabilidade ser de outro condutor, o compromisso com as despesas e reparos que devem ser feitos são todos da sua corporação.

Sendo assim, o resultado disso impacta de forma grave o seu negócio, em especial se você não souber administrar a situação corretamente.

3 - Parada obrigatória por conta da condição climática

Por fim, as paradas obrigatórias, motivadas pela condição climática do momento, também são imprevistos que atrapalham no andamento das operações de campo.

Ainda mais na realidade das empresas que fazem viagens - visto que atendem clientes distantes - o clima pode atrapalhar no desempenho dos motoristas, que não conseguem manter uma velocidade ideal.

Assim, essas paradas acabam se tornando obrigatórias - em casos de tempestades bruscas e nevoeiros, por exemplo - o que gera o atraso nos serviços e entregas.

Esse imprevisto na estrada, em questão, também causa tanto prejuízo econômico e na vantagem competitiva da sua empresa.

Como as operações acabam atrasando, a experiência dos clientes é prejudicada, o que pode implicar na perda de clientes.

Ademais, vale ressaltar que em casos de acidentes de trânsito, a imagem da sua empresa pode acabar manchada, em especial se o veículo for plotado.

imprevistos na estrada

Gerencie adequadamente os imprevistos por meio de uma ferramenta automática e inovadora!

Como já comentamos, os imprevistos na estrada - em sua maioria - não podem ser evitados por algo que você faça. Por conta disso, o que você deve focar é na forma que a sua empresa irá lidar com o imprevisto.

Ou seja, o seu posicionamento e a forma de organizar os impactos do imprevisto são fundamentais na redução do prejuízo e até mesmo na prevenção de posteriores situações como essa.

Se a sua frota for organizada, a situação não trará agravamentos futuros, visto que será gerenciada no momento e amenizada.

No entanto, se não houver essa organização, sua empresa corre o risco de sofrer com muito prejuízo, como já te explicamos.

Abaixo, vamos te mostrar uma ferramenta que automatiza esse gerenciamento e simplifica todos os resultados dos imprevistos.

Confira:

Formulários automatizados como solução efetiva

De modo geral, em situações de peças danificadas em meio às operações, atrasos em entregas e serviços, acidentes de trânsito e outros imprevistos, o registro das informações é essencial.

Resumidamente, registrar as avarias no veículo, o furo do pneu, a condição climática, o motivo do atraso e todas as outras causas dos imprevistos faz toda a diferença na gestão.

Isso porque tendo todas essas informações ao seu alcance, você pode controlar os custos e administrá-los corretamente. 

No caso de acidentes causados por outro condutor no trânsito - contra a sua empresa - você pode comprovar o ocorrido, para recorrer a um processo judicial, por exemplo.

Quanto aos atrasos, o registro é uma forma de os seus motoristas justificarem para os seus clientes, mostrando responsabilidade.

Em relação ao seu trabalho, por sua vez, o registro é muito importante, visto que você mantém o controle sobre tudo o que aconteceu em campo, monitorando tudo corretamente.

O sistema RotaExata possui uma ferramenta completa que soluciona isso, visto que gerencia completamente os registros. Chamado de módulo de automação, funcionalidade que torna o gerenciamento verdadeiramente automático.

Por meio dela, você pode criar formulários para os motoristas responderem em campo, quando acontecerem os imprevistos.

Quanto aos registros que citamos, a função dos formulários é exatamente essa: você mesmo pode criar questões que buscam possibilitar esse gerenciamento com base em informações do que realmente aconteceu.

imprevistos na estrada

Como funciona?

De modo geral, a automação funciona vinculando regras de rastreamento aos formulários automatizados.

Assim, você mesmo cria as regras - no sistema de rastreamento veicular - que servirão como gatilhos para o envio automático dos formulários.

Essas regras são criadas com base nos problemas que você quer solucionar e nas informações que você deseja coletar, para o seu monitoramento e gestão.

Os formulários automáticos, por sua vez, são respondidos pelos colaboradores pelo aplicativo do RotaExata para motoristas.

Exemplificando:

Tome a seguinte situação como exemplo: 

Se um dos seus veículos passam pelo imprevisto de uma colisão, e você tiver registrado no sistema uma regra de rastreamento relacionada a isso (todas as vezes que o veículo ficar parado por muito tempo, caracterizando um sinistro), um formulário é enviado para o motorista.

O formulário em questão pode ser personalizado da maneira que você achar melhor: ele pode solicitar uma foto da avaria, por exemplo, ou uma justificativa por texto do colaborador, explicando exatamente o que aconteceu.

Esse ponto é bastante vantajoso: os formulários e as regras - todos os aspectos do módulo de automação - são flexíveis de acordo com as suas necessidades.

Portanto, você pode criar formulários com questões que pedem foto, texto, assinatura digital, checkbox ou checklist, o que você preferir!

Outro exemplo é o seguinte: se alguma peça do veículo estragar em meio à uma rota e o veículo parar, obviamente você vai perceber essa parada irregular por meio do sistema de rastreamento.

Uma regra que você pode cadastrar é o envio de um formulário todas as vezes que o veículo ficar parado por um determinado período de tempo.

Assim, o colaborador pode responder e esclarecer o motivo e todas as especificações do ocorrido.

Assim, você tem acesso a essas informações - no mesmo momento - e não corre o risco de sofrer com prejuízos ainda maiores, pois está realizando um gerenciamento inteligente.

A sua gestão e o seu monitoramento nunca mais serão os mesmos, depois que você começar a utilizar essa ferramenta inovadora e prática!

O que achou? Conta pra gente nos comentários!

Você pode começar esse gerenciamento agora mesmo!

Quer saber mais sobre o módulo de automação no controle e organização das operações de campo?

Conhecer o sistema RotaExata na prática!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!