Dica de frota: como zelar pelo filtro de combustível?

O filtro de combustível é responsável pela purificação do fluido, indispensável no veículo. Saiba como realizar a manutenção!

Home / Dica de frota: como zelar pelo filtro de combustível?

O filtro de combustível é uma das peças mais importantes para o funcionamento do veículo e da sua movimentação.

Ainda assim, poucas empresas - portadoras de frota - se dão conta da necessidade de manutenção nesse caso e acabam se esquecendo de revisar a condição do filtro, bem como o momento de sua troca.

Por conta disso, o veículo passa a ter desgastes e diminuição no seu rendimento, além de ocasionar prejuízo financeiro para a sua empresa, que terá de pagar um valor maior pelo combustível - em alguns casos, perdido - e sentirá as consequências da improdutividade das operações.

Nesse cenário, é fundamental investir em uma manutenção preventiva, revisões frequentes das peças dos veículos e um monitoramento efetivo das atividades em campo.

Preparamos um conteúdo completo relacionado a isso, formado por dicas práticas que você pode aplicar desde já.

Saiba como melhorar o desempenho da sua frota, realizando a manutenção do filtro de combustível!

Acompanhe conosco!

Índice:

  1. Quais os principais cuidados com o filtro de combustível?
  2. #1 Identifique o momento certo de trocar o filtro!
  3. #2 Evite gastos desnecessários com combustível!
  4. #3 Realize a limpeza necessária!
  5. Dica rápida de direção defensiva para os seus motoristas

Quais os principais cuidados com o filtro de combustível?

Nos automóveis - abastecidos por gasolina ou álcool - e nos caminhões - cujo combustível é o diesel - o filtro de combustível funciona como uma passagem do fluido do tanque ao motor.

Desse modo, o formato do filtro é cilíndrico, para facilitar a transição do combustível.

Quanto à sua finalidade, seu intuito nada mais é do que filtrar corretamente o combustível a fim de prepará-lo para o consumo. Retirando todas as impurezas e partículas de sujeira antes que o líquido chegue à injeção do motor.

Todavia, quando essa peça não está nas condições ideais, isto é: está suja ou estragada, inadequada para a continuidade do uso, o filtro pode acabar gerando mais malefícios do que resultados positivos, como a perda do combustível, por exemplo.

Sendo assim, é imprescindível que a manutenção desta peça esteja em dia, bem como a sua limpeza.

Confira os #3 principais cuidados que você deve aplicar nos veículos da sua frota, a fim de manter um alto rendimento e um bom desempenho das operações.

#1 Identifique o momento certo de trocar o filtro!

Nossa primeira dica diz respeito ao tempo de vida útil do filtro de combustível.

Segundo os especialistas, o momento ideal de troca é após 10000 km rodados. No entanto, dependendo da frequência de uso do veículo, esse número pode ser menor.

Geralmente, as recomendações de troca são fornecidas no manual de uso do veículo, fornecido pelo fabricante do modelo. É interessante se atentar nisso!

Em todo caso, o mais recomendado a se fazer é prestar atenção nos sinais que o veículo dá, os quais são bastante perceptíveis e servem como um alerta de momento de troca.

Alguns deles são:

Marcha lenta irregular

Como as primeiras marchas exigem uma força maior - a fim de tirar o carro ou caminhão da estagnação e gerar a primeira movimentação do veículo - o consumo de combustível tende a ser mais elevado.

Nesse sentido, se o filtro está com algumas irregularidades, o próprio motorista sentirá a dificuldade na hora de arrancar. O veículo fica mais lento, como se não estivesse abastecido, mesmo quando o tanque está cheio.

Barulhos agudos

Outro sinal de que o filtro de combustível precisa ser trocado são os barulhos frequentes, em especial na hora de arrancar o veículo.

Por servir de passagem do combustível entre o tanque e o motor, se a peça estiver danificada, os mecanismos tenderão a fazer barulhos agudos, deixando claro que algo está inadequado.

Sendo assim, é primordial que você instrua os seus motoristas a estarem sempre de ouvidos atentos, assim, os sinais serão notados e a manutenção não será tão cara, tendo em vista que o dano foi percebido antes.

Dificuldade de aceleração

A dificuldade sentida pelo motorista, na hora de acelerar, é talvez o sinal mais grave, o qual indica a necessidade de uma troca urgente.

Além de resultar em gastos elevados com combustível, mesmo com o veículo não desempenhando da maneira devida, essa dificuldade na aceleração pode causar consequências ainda mais graves, como a improdutividade das operações e o risco de acidentes de trânsito, por exemplo.

Portanto, para determinar o momento certo de trocar o filtro de combustível, esses são alguns dos sinais que você deve perceber.

#2 Evite gastos desnecessários com combustível!

Quando mais combustível for circulando no filtro, mais esse se desgastará.

De modo geral, essa passagem do fluido é normal e necessária, visto que no caso de empresas que portam uma frota, é muito comum o uso dos veículos todos os dias - o que demanda uma grande quantidade de combustível.

No entanto, se os seus motoristas estão utilizando o veículo corporativo para outros fins, gerando gastos excessivos - e desnecessários - com combustível, você deve identificar esse problema e monitorar essa conduta a partir de agora mesmo.

Os gastos com combustível - causados por trajetos que nem fazem parte do trabalho - podem ser um grande prejuízo financeiro para a sua empresa. Além de causarem um desgaste cada vez mais rápido para o filtro, que terá que ser trocado antes do previsto.

No caso do uso indevido do veículo há apenas malefícios.

Portanto, um cuidado com o filtro é justamente evitar gastos desnecessários de combustível. Corrija seus motoristas!

#3 Realize a limpeza necessária!

Para finalizar, deve-se ressaltar que a limpeza é um ato imprescindível para a conservação do filtro de combustível.

Nesse sentido, levar os veículos da frota para revisões frequentes é o ideal. Se a sua frota passa por manutenções preventivas, o risco de problemas com a peça - causados pela impureza e falta de limpeza - é evitado.

Portanto, encaminhe os carros/caminhões periodicamente para um check up na oficina ou na revendedora especializada. Dessa forma, você estará prevenindo gastos futuros, por conta de danos maiores.

Dica rápida de direção defensiva para os seus motoristas!

Como já mencionamos, o uso indevido do veículo é uma das causas para os danos ao filtro de combustível.

Nesse cenário, todo cuidado é pouco! Sendo assim, corrigir - e monitorar as operações de campo - é bastante recomendado, para que você saiba exatamente o que ocorre quando o veículo está fora da empresa.

Nossa #DicaRápida de hoje, para os seus motoristas, é essa:

Não utilize o veículo corporativo para fins particulares, evite o gasto excessivo de combustível!

Dessa forma, seus trajetos serão eficientes e conscientes!

Você ficou com alguma dúvida? Se sim, deixe aqui nos comentários! Responderemos o quanto antes!

Saiba como realizar uma manutenção preventiva eficaz na sua frota!

Fale com um especialista do RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!