O aumento do delivery na realidade das frotas: como adaptar o seu serviço ao distanciamento social?

Com o crescimento cada vez mais rápido da tendência do delivery, sua empresa deve encontrar meios de se adequar.

Home / O aumento do delivery na realidade das frotas: como adaptar o seu serviço ao distanciamento social?

O aumento do delivery é um dos fenômenos mais notáveis durante o novo período em que vivemos, em que o distanciamento social é uma norma e uma prioridade.

Ao passo que anteriormente apenas alguns modelos de negócio conseguiam se enquadrar à realidade das entregas, pode-se dizer que essa modalidade evoluiu até abranger diversos segmentos.

Nesse sentido, o uso de uma frota veicular passou a ser comum em pequenas, médias e grandes empresas, que anteriormente nem possuíam veículos para a realização das suas funções.

A frota passou a ser um instrumento indispensável para que o cliente seja alcançado, sem que haja riscos à saúde coletiva e à segurança da sociedade como um todo.

Inclusive, de acordo com os dados do portal de notícias Terra, o aumento do delivery foi de mais de 60%, desde o início da pandemia. Ou seja, diante de novas necessidades - anteriormente nunca enfrentadas no mundo - a busca por métodos alternativos se tornou essencial.

Nesse artigo, vamos conversar sobre essa tendência, seus impactos e de que maneira você pode aplicá-la em seu negócio, otimizando o rendimento da frota.

Acompanhe conosco!

Índice:

  1. Aumento do delivery: a modalidade em si e seu crescimento recente
  2. Os #3 principais impactos do aumento do delivery
  3. Como aplicar a tendência do delivery em seu modelo de negócio?

Aumento do delivery: a modalidade em si e seu crescimento recente

De modo geral, o delivery trata-se do serviço de entrega ao cliente. Portanto, ao adquirir um produto, o comprador não precisa se deslocar até a loja ou espaço físico, podendo optar por receber em casa.

Por conta das restrições e das recomendações de distanciamento social, essa prática se tornou ainda mais recorrente, tendo passado por uma expansão em relação aos segmentos adeptos.

De fato, anteriormente era muito mais comum que o delivery estivesse presente em companhias que trabalham com alimentação, como restaurantes e lanchonetes, por exemplo.

Todavia, todos os negócios que trabalham com produtos podem estar aderindo essa tendência agora, aproximando-se assim dos clientes e disponibilizando uma forma segura de fazer compras.

O delivery é uma maneira de melhorar a acessibilidade da sua empresa ao cliente, inclusive proporcionando - por meio desse contato - uma melhor experiência ao consumidor.

É nesse sentido que a organização da frota precisa estar presente. Para aderir a tendência do delivery, é necessária uma preparação apropriada por parte da empresa, bem como dos motoristas que irão conduzir os veículos.

Falaremos sobre como você pode aplicar tudo isso em sua empresa ainda no decorrer desse texto.

Os #3 principais impactos do aumento do delivery

Como estávamos conversando, o aumento do delivery é uma realidade bastante perceptível e por isso, bastante explorada desde o ano passado.

Entretanto, como isso pode impactar a sua empresa e quais seriam os resultados disso?

Para você entender melhor todas as consequências dessa tendência, separamos os #3 principais impactos do aumento do delivery, em especial para o seu tipo de empresa, que depende de frota veicular.

Confira:

#1 Investimento na frota

O primeiro impacto é, sem dúvidas, o investimento que a sua empresa tem que fazer, em especial se ainda não trabalhava com delivery.

Para iniciar a modalidade de entregas, é preciso de mais de um veículo - dependendo do tamanho da sua empresa e da quantidade de clientes - para o atendimento pleno de todas as demandas.

Nesse sentido, não só a aquisição dos veículos deve ser feita, como também a sua conservação, manutenção e preservação de cada um deles.

Portanto, um impacto inicial está relacionado ao financeiro da sua corporação: você possui capital o suficiente para investir em uma frota e em todas as variáveis?

Utilizando veículos para aprimorar o seu serviço e expandir a sua disponibilidade diante da clientela, as despesas seguintes são alguns exemplos de investimentos que você precisará fazer:

  • Combustível;
  • Revisões do veículo;
  • Reparos e manutenção corretiva;
  • Troca de peças;
  • Plotagem (opcional).

Além disso, leve em consideração a aquisição de acessórios para os veículos, os quais vão comportar os produtos para as entregas.

aumento do delivery

#2 Cuidado e higienização

Outro ponto muito importante - que é considerado um dos principais impactos do aumento do delivery - é a necessidade da higienização.

Como já mencionamos, a própria modalidade de delivery trata-se de uma alternativa que passou por um grande crescimento devido ao distanciamento social.

Sendo assim, uma consequência é a obrigatoriedade de medidas e ações que visam o cuidado e a higienização, tanto dos produtos, como também no momento da entrega no cliente.

Nesse sentido, é necessário que os seus colaboradores - os quais se tornarão motoristas dos veículos da frota - sejam treinados quanto a isso, a fim de manter a integridade dos produtos, higienizados e devidamente embalados.

Se a sua empresa está presente no segmento dos perecíveis, é necessário redobrar o cuidado! 

Lembre-se que a migração para o delivery só será um diferencial na sua empresa se esse for realizado com excelência!

aumento do delivery

#3 Agilidade nas entregas

Por fim, um impacto que o aumento do delivery gera para a sua empresa é a procura por serviços cada vez mais rápidos.

Em um mundo em que diversas empresas estão migrando para essa modalidade, é preciso que você alcance vantagem competitiva.

Nesse contexto, analise todos os fatores relacionados à operação - desde o preparo dos produtos, até a finalização da entrega no cliente - e perceba o que está gerando atrasos.

O que você precisa objetivar é a velocidade em seu delivery e a eficiência da sua frota!

 

Como aplicar a tendência do delivery em seu modelo de negócio?

Que houve um grande aumento do delivery e que se trata de um diferencial nos dias de hoje você já sabe.

No entanto, como aplicar essa tendência em seu negócio?

Com base nos impactos abordados acima, vamos te dar uma dica indispensável, para você ter sucesso com o delivery!

Anote: 

Invista em gerenciamento, controle e monitoramento!

Ao optar por adotar o delivery, é mais do que necessário que você esteja por dentro de tudo o que acontece nos trajetos.

Sendo assim, tanto para garantir o cuidado, a higienização e a velocidade das entregas, quanto para organizar os custos e investimentos relacionados à frota, o gerenciamento é primordial!

Aplicando um monitoramento integral sobre os veículos e registrando todos os dados relacionados, você vai perceber que seu delivery será organizado e te trará muitos resultados positivos!

Quer saber mais sobre como aumentar a sua produtividade por meio do sistema RotaExata?

Ver o sistema funcionando na prática!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!