5 sinais de perigo de furto da carga

Os furtos da carga são bastante recorrentes, quando não se aplicam medidas preventivas. Saiba como solucionar esse problema!

Home / 5 sinais de perigo de furto da carga

O perigo de furto da carga existe em muitas situações e cenários, mesmo que os gestores de frota e motoristas não saibam disso.

Infelizmente, é comum o pensamento que apenas em alguns casos muito isolados o furto do produto pode ocorrer. No entanto, o risco do roubo de carga está presente em diversas situações, em especial se os cuidados básicos não são tomados.

De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, as ocorrências de furto de carga continuam aumentando gradativamente, a cada ano que passa.

Os dados fornecidos pelo órgão revelaram que ocorrem cerca de 2 roubos por hora, em especial nas grandes cidades.

Ou seja, essa ocorrência tornou-se muito frequente, o que gera a necessidade de um cuidado ainda maior em relação aos veículos da empresa e suas operações de campo.

Nesse artigo, vamos te mostrar 5 sinais que indicam que a sua frota está em perigo de furto de carga. 

Dessa forma, esperamos que você extermine esses problemas e passe a praticar algumas atitudes essenciais para evitar que os roubos aconteçam.

Acompanhe com a gente!

Índice:

  1. Empresas expostas ao perigo de furto da carga
  2. 1° sinal: Seus motoristas transitam por regiões perigosas 
  3. 2° sinal: Não há um planejamento e nem rotina de carregamento e entrega
  4. 3° sinal: As operações não são monitoradas
  5. 4° sinal: Seus colaboradores estão praticando ociosidade
  6. 5° sinal: Você não utiliza um roteirizador

Empresas expostas ao perigo de furto da carga

De um modo geral, são vários os modelos de negócio que dependem de frota veicular, visto que os automóveis e caminhões são transportes rápidos para a prestação de serviços e realização de entregas.

No entanto, as corporações cujo foco são as entregas, especificamente, são aquelas suscetíveis ao perigo de furto de carga, tendo em vista que todas as operações de carga ocorrem com as mercadorias inseridas no veículo.

Por conta disso, o veículo da frota e o motorista em questão ficam vulneráveis ao roubo, já que a movimentação pelas rotas - e suas paradas periódicas - ocorre durante todo o expediente (toda a operação acontece em campo).

Nesse cenário, é fundamental que você encontre maneiras de reduzir essa vulnerabilidade da carga o máximo possível, a fim de o perigo não ser ainda maior.

Dessa forma, seus motoristas poderão transitar e realizar as entregas tranquilamente, cientes de que as entregas estão seguras.

Por meio dos 5 sinais que separamos, você pode indicar o grau de proteção ao qual sua frota está submetida. Confira agora:

1° sinal: Seus motoristas transitam por regiões perigosas

O primeiro sinal que indica o perigo de furto da carga diz respeito às duas situações que envolvem regiões perigosas.

São elas:

Desvio de rota

Um dos casos é advindo do uso indevido do veículo.

O risco de um roubo está presente quando os motoristas utilizam o veículo da empresa para fins particulares - durante o expediente - o que ocasiona um desvio de rota.

Nesses desvios de rota, os trajetos escolhidos pelo condutor (que está praticando o uso indevido) podem ser perigosos, com alta incidência de furtos e criminalidade, por exemplo.

Portanto, nesse primeiro caso, o que você deve fazer é corrigir esse uso inadequado da frota, advertindo o motorista acerca das regras de transitação e os locais até onde ele pode ir.

Clientes em áreas de risco

A outra situação diz respeito ao destino dos clientes em si, que estão localizados em ambientes perigosos, como bairros mais afastados e com uma alta taxa de incidência de crimes.

Nesse cenário, o problema não está no uso indevido, mas sim na localização em si. A responsabilidade não é do motorista.

Para realizar as operações de entrega de uma forma segura nesses lugares, é importante que você monitore os veículos, por meio de um sistema de rastreamento.

Assim, caso ocorra um furto, você poderá recuperá-lo rapidamente.

perigo de furto da carga

2° sinal: Não há um planejamento e nem rotina de carregamento e entrega

Outro sinal que indica o perigo de furto da carga é a falta de planejamento das entregas e dos processos que a antecedem, como o carregamento das mercadorias no veículo, por exemplo.

Se você não delimita um período de tempo determinado para que o colaborador prepare os produtos e os coloque no veículo, bem como não estabelece a quantidade de tempo para que a entrega em si seja realizada, sua operação se torna desorganizada.

Além da desorganização, um período de tempo muito elevado para estas etapas pode ser perigoso para a sua empresa, visto que isso acontece na estrada, podendo ocorrer um furto.

Por isso, torna-se necessária uma esquematização dessas atividades, com a posterior validação dela.

Nesse sentido, um sistema de gestão de frotas oferece exatamente essa ferramenta, cuja função é verificar e garantir que o carregamento da mercadoria e a entrega no cliente sejam realizadas no tempo que você determinou.

Por meio da ferramenta, você estabelece a quantidade de tempo, e ela mesma automatiza o monitoramento.

3° sinal: As operações não são monitoradas

Como estávamos comentando, a falta de monitoramento - tanto da conduta dos motoristas, que podem estar realizando desvios de rota, como da própria operação e os períodos de tempo para a entrega - é um grande problema.

Se não há o acompanhamento das entregas, sua frota fica suscetível ao perigo de furto da carga.

Tenha em mente que se você não tem controle sobre os veículos em campo, você também não tem controle sobre as entregas e nem as mercadorias que estão dentro do veículo, que deveriam estar sob sua responsabilidade.

perigo de furto da carga

4° sinal: Seus colaboradores estão praticando ociosidade

Além do desvio de rotas, uma atitude que configura o uso indevido do veículo é a ociosidade por parte dos motoristas.

Se os seus colaboradores utilizam o expediente para ficarem parados, ou geram atrasos propositalmente, sem foco no trabalho, isso pode indicar um grande perigo de furto da carga.

O fato de os condutores estacionarem em locais aleatórios pode resultar em furto das mercadorias, em especial se a região for perigosa.

Nesse cenário, investir em um sistema de rastreamento veicular - que mostra as paradas e todos os deslocamentos - é uma boa ideia.

Por meio dele, você pode extinguir o ócio e evitar esse risco.

5° sinal: Você não utiliza um roteirizador

Para finalizar, um sinal que indica o risco de furto é o fato de você não utilizar um roteirizador.

Em síntese, a ferramenta de roteirização tem como objetivo apontar as melhores rotas até os clientes, visando a velocidade e eficiência da operação.

Como essa funcionalidade é integrada com o Google Maps, as informações são exatas e visam a segurança. 

Por isso, a escolha dos trajetos por meio do roteirizador é muito mais segura do que os motoristas simplesmente optarem por um caminho, por conta própria.

Sendo assim, para reduzir o perigo de furto, o uso dessa ferramenta é ideal!

Você vai perceber que além de mais seguras - sem o perigo de furtos - suas operações de entregas terão um rendimento maior e serão ainda melhores.

Quer saber mais sobre o rastreamento e a roteirização de entregas?

Conheça o RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!