Saiba como melhorar a sua condução para entregas de gás e água

Se você é um motorista que realiza conduções para entregas de gás e água, precisa saber algumas formas de melhorar suas operações! Confira!

Home / Saiba como melhorar a sua condução para entregas de gás e água

As empresas que utilizam os veículos da frota para entregas de gás e água são bastante comuns, visto que a compra desses dois produtos se dá - popularmente - por pronto atendimento; isto é: quando a água ou o gás acaba, o cliente liga para a empresa e solicita a entrega em sua casa.

Nesse sentido, esse tipo de operação é um serviço de entrega, o qual lida diretamente com o consumidor.

Por conta disso, são necessários alguns cuidados e atitudes para o aperfeiçoamento dessas entregas, bem como a redução de algumas práticas, para que o seu negócio não tenha prejuízos financeiros.

Como essas entregas exigem um tipo de veículo específico - como as picapes e os veículos ainda maiores, como as chassis-cabines - as recomendações são diferenciadas e devem ser seguidas corretamente.

Neste conteúdo, vamos te trazer dicas de economia, segurança, produtividade, rendimento e experiência do cliente, relacionadas ao segmento em que você atua como motorista.

Acompanhe conosco!

Índice:

  1. Como devem funcionar as operações de entregas de gás e água?
  2. Dica #1: Organize seu tempo para as operações do dia!
  3. Dica #2: Atente-se ao veículo mais adequado para o seu tipo de operação!
  4. Dica #3: Tenha empatia! E se no seu horário de almoço acabasse o gás?
  5. Dica #4: Verifique as regras de uso particular do veículo!
  6. Dica #5: Conserve as entregas: reconheça seu valor!
  7. Dica #6: Descubra o segredo para se destacar!
como melhorar a condução para entregas de gás e água

Como devem funcionar as operações de entregas de gás e água?

Em suma, pode-se dizer que as operações de entregas de gás e água exigem muito zelo, tanto no transporte dessas mercadorias quanto na entrega. No caso do específico do gás, o zelo também deve estar presente na instalação, visto que essa etapa faz toda a diferença para o cliente.

Sendo assim, é o motorista o responsável por proporcionar segurança em todo o trajeto da empresa de gás e água ao destino, isto é, o cliente que fez a solicitação. 

Além da proteção da carga - e também do veículo - é sua responsabilidade realizar uma visita diferenciada, buscando consolidar a marca em que você trabalha como realmente qualificada no ramo.

É com esse objetivo que preparamos 6 dicas para você, práticas para o cotidiano e realmente eficientes. Confira:

Dica #1: Organize seu tempo para as operações do dia!

A organização e administração do tempo são essenciais para o sucesso da operação.

Nesse sentido, como motorista que realiza operações para entregas de gás e água, cabe a você realizar um bom planejamento, para que não acabe se atrasando para a realização de entregas.

Caso ocorram atrasos, a possibilidade de ser gerada uma velocidade exacerbada durante o trajeto é bastante elevada, o que consequentemente ocasiona riscos de danos às mercadorias e até mesmo acidentes de trânsito.

Portanto, para dirigir na velocidade adequada - devidamente segura - e realizar uma operação sem o risco de infrações ou multas, o ideal é planejar bem anteriormente, incluindo todas as etapas da operação:

  • Carregamento do veículo com as unidades de gás e de água;
  • Trajeto integral da empresa até os clientes;
  • Descarregamento do veículo e entrega/instalação no destino.

Uma sugestão é estabelecer horários determinados para cada uma das etapas, como se fossem pequenas metas.

Dica #2: Atente-se ao veículo mais adequado para o seu tipo de operação!

Como já comentamos, esse tipo de operação exige modelos diferenciados de veículos. Eles devem conter uma grande capacidade de carga, e um espaço de armazenamento diferenciado, para que os produtos sejam comportados adequadamente.

Sendo assim, caso a sua empresa tenha uma frota própria e com veículos diferentes um do outro, opte por aquele compatível com o tipo de operação que você irá realizar.

Caso a sua empresa ainda esteja no início do seu desenvolvimento - e consequentemente ainda adquirindo os veículos da frota - preste atenção no melhor modelo, a fim de montar a sua frota corretamente.

Analise se o tamanho do veículo irá gerar bons resultados, ou seja, se a quantidade de entregas que a sua empresa objetiva poderá ser comportada pelo seu veículo em questão e só assim o adquira.

Dica #3: Tenha empatia! E se no seu horário de almoço acabasse o gás?

Uma dica relacionada aos clientes - e que faz toda a diferença na experiência que eles têm com a sua marca - é a maneira como você os trata durante os atendimentos.

Coloque-se no lugar: se você fosse o cliente e acabasse o seu gás justamente no horário do almoço, como você se sentiria?

Tendo a empatia e a cordialidade como bases, porte-se diante da clientela de uma maneira humana e simpática, mostrando-lhe que não é incômodo estar no horário da refeição em sua casa prestando um serviço, muito pelo contrário!

Além disso, leve em consideração que o cliente pode estar atarefado e preocupado, no caso do pedido em horário de almoço. Sendo assim, facilite para ele e lhe proporciona um atendimento agradável.

Assim, temos certeza que a satisfação estará garantida!

Dica #4: Verifique as regras de uso particular do veículo!

Em algumas empresas, é comum a utilização do veículo para uso particular; nesse caso, o motorista deve seguir algumas normas e orientações criadas pela empresa, a fim de seguir sua política de frotas.

Portanto, se isso ocorre em sua empresa, é importante que você verifique essas regras e as siga corretamente, a fim de evitar problemas de gastos e improdutividade, por exemplo.

Caso a sua empresa não tenha regras específicas sobre isso, é recomendável que elas sejam criadas, a fim de formalizar esse uso particular e o enquadrar segundo os princípios da corporação. 

Por exemplo, se a empresa preferir que o veículo seja utilizado para fins pessoais apenas nos horários de intervalo - ou entre as entregas - isso deve ser registrado. No caso de o gestor preferir certo limite de velocidade nesses casos, o registro também deve ser feito, e assim por diante.

Dica #5: Conserve as entregas: reconheça seu valor!

O valor de aquisição do gás e da água são bastante elevados, apesar de serem itens considerados essenciais.

Sendo assim, enquanto esses estiverem no veículo que você está conduzindo, é sua responsabilidade e seu compromisso zelar para que eles fiquem em segurança e sejam adequadamente conservados.

Nesse sentido, sua direção deve ser compatível com esse objetivo: realize uma direção defensiva, com todos os cuidados necessários para que os produtos cheguem ao cliente do jeito que saíram da sua empresa.

Dica #6: Descubra o segredo para se destacar!

Você sabe qual é o segredo para se destacar entre todos os outros motoristas da sua frota?

Para se diferenciar, entregue aos seus gestores - e aos clientes também - o melhor desempenho que você puder. Dessa forma, você estará se desafiando e impondo novas metas a você mesmo diariamente.

Lembre-se que a força de vontade, uma visão determinada e uma perspectiva com grandes expectativas faz toda a diferença. 

Por isso, invista em sua evolução pessoal e profissional todos os dias!

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, te responderemos assim que possível!

Conheça o sistema RotaExata!

Falar com um especialista!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!