Multa por pneu careca: valores e prejuízos para sua frota

Rodar com pneus desgastados é uma infração grave e pode gerar multas significativas

Home / Multa por pneu careca: valores e prejuízos para sua frota

Pneus desgastados ou carecas representam um risco significativo para a segurança não somente dos veículos, mas também dos condutores e podem resultar em prejuízo com multas e na eficiência operacional de uma frota

A manutenção dos pneus é primordial, porém com a demanda que os gestores têm no seu dia a dia, essa etapa pode passar despercebida, o que pode se tornar um grande problema para as suas operações.

Talvez muitos gestores não saibam, mas trafegar com pneus carecas é uma infração grave, sujeita a multa e pontos na carteira de motorista. Isso ocorre porque os pneus são componentes cruciais para garantir a segurança de qualquer veículo. 

É importante que o gestor fique atento aos custos desnecessários, por não supervisionar seus veículos. Corrigir um problema é muito mais caro do que prevenir.

Neste artigo, exploraremos os principais gastos associados a pneus carecas e como isso pode afetar sua frota, seus motoristas e sua empresa como um todo. Boa leitura!

O que são pneus carecas

O que são pneus carecas

Os pneus carecas são aqueles que atingiram um nível crítico de desgaste, onde a banda de rodagem está muito desgastada ou ausente. Ou seja, quando os sulcos, ranhuras da superfície dos pneus que estão em contato direto com o asfalto já não existem.

Quando a banda de rodagem está excessivamente desgastada, os pneus perdem a capacidade de aderência com o solo, tornando-se escorregadios e propensos a aquaplanar em condições de chuva severa. Isso compromete significativamente a capacidade de tração, frenagem e estabilidade do veículo.

Como saber se os pneus estão carecas

Como saber se os pneus estão carecas

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é um requisito fundamental que os pneus mantenham sulcos com uma profundidade mínima de 1,6 milímetros para carros. 

No caso das motocicletas, a profundidade mínima dos sulcos é ainda mais crítica, com um limite de 1 milímetro. Essa medida é essencial para garantir a estabilidade e segurança do veículo, contribuindo significativamente para prevenir a aquaplanagem e outros riscos nas estradas. 

Uma maneira eficaz de verificar se os pneus estão carecas é por meio da avaliação dos indicadores de desgaste da banda de rodagem, conhecidos como Tread Wear Indicator (TWI). Esses indicadores são pequenas marcações na superfície do pneu e podem ser encontrados dentro dos sulcos. 

Quando a borracha do pneu se alinha com essas marcações, isso indica que os sulcos estão muito rasos, ou seja, os pneus estão carecas e é hora de substituí-los.

Data de validade dos pneus

DOT pneu

Uma dúvida muito frequente é sobre a validade dos pneus. Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), não existe prazo de validade, o que é exigido pelos órgãos é o prazo de garantia do produto, que é em média de cinco anos, após a data de fabricação.  

Você sabe identificar a data de fabricação do seu pneu? A data de fabricação e outras informações importantes do pneu se encontram no DOT (Departament of Transportation), localizado na lateral do pneu. São 4 dígitos em que os dois primeiros indicam a semana de fabricação e os dois últimos o ano.  

Por exemplo, se os últimos quatro dígitos são "3519", isso significa que o pneu foi fabricado na 35ª semana do ano de 2019.

É bom lembrar de que cada pneu pode ter sua própria data de fabricação, por isso é importante verificar todos os pneus no seu veículo. Às vezes, os pneus dianteiros e traseiros podem ter datas diferentes, mesmo se forem do mesmo lote.

As penalidades por rodar com pneus carecas

As penalidades por rodar com pneus carecas

Além dos riscos à segurança, conduzir um veículo com pneus carecas pode resultar em multas e penalidades. O Código Brasileiro de Trânsito, considera que rodar com pneus carecas é infração grave, segundo o inciso 18º do artigo 230, com multa prevista de R$195,23, e cinco pontos na carteira.

Em alguns casos, a multa pode ser apenas o começo dos problemas, já que as autoridades podem reter o veículo até que os pneus sejam substituídos por novos e adequados. Além de que em caso de acidente, a empresa pode ser considerada responsável se for descoberto que a frota estava operando com pneus carecas, resultando em ações judiciais e indenizações.

Não se esqueça do estepe: Se o estepe estiver careca, você sofrerá as mesmas penalidades aplicadas aos condutores que circulam com pneus desgastados.

É importante destacar que as penalidades mencionadas não se aplicam apenas a pneus de carros, mas a todas as categorias de veículos, incluindo motos, ônibus, caminhões e qualquer outro tipo de veículo motorizado.

Prejuízos do pneu careca para a frota

Prejuízos do pneu careca para a frota

Apesar dos gestores saberem de todos os perigos de rodar com os pneus carecas representa, é muito comum não conhecerem quais os riscos que podem gerar para sua frota. Em resumo, pneus carecas são uma ameaça à segurança, eficiência e rentabilidade de uma frota de veículos. 

Prolongar o uso dos pneus em mau estado ou com validade vencida, é muito praticada pela maioria das empresas. Muitos gestores acreditam que estão gerando economia, mas, na verdade, estão gerando prejuízos e despesas ainda maiores.

Postergar a manutenção pode resultar na deterioração precoce de componentes. A perda de estabilidade devido aos pneus desgastados pode levar o condutor a aplicar força excessiva na direção do veículo, causando danos em outras partes mecânicas.

Outro risco à segurança que esse tipo de pneu pode causar é uma maior distância de frenagem. Pneus em mau estado tornam a frenagem menos eficaz. O tempo de resposta é prolongado, o que pode resultar em colisões.

Bem como, pneus desgastados têm dificuldade em drenar a água da pista. Isso pode levar à aquaplanagem, onde o veículo perde completamente o contato com o asfalto, resultando em perda de controle aumentando o risco de derrapagens, especialmente em curvas ou ao fazer manobras bruscas.

Definitivamente optar por manutenção corretiva é muito mais prejudicial às finanças da empresa. Por isso é fundamental que o gestor tenha um auxílio de um sistema de gestão para manter em dia as manutenções de sua frota, evitando assim, perdas operacionais e financeiras.

Como evitar multas por pneu careca

A melhor maneira de evitar multas por pneus carecas e garantir a segurança, é adotar práticas de manutenção adequadas. Aqui estão algumas dicas essenciais:

  • Verificação regular: Faça verificações regulares na profundidade da banda de rodagem dos pneus. Use um medidor de profundidade ou verifique as marcações nos próprios pneus.
  • Calibragem adequada dos pneus: Mantenha a calibragem dos pneus dentro das especificações recomendadas pelo fabricante. Pneus mal inflados podem desgastar irregularmente.
  • Rodízio de pneus: Faça o rodízio dos pneus conforme o recomendado ou em intervalos regulares para garantir o desgaste uniforme.
  • Substituição oportuna: Substitua os pneus quando a profundidade da banda de rodagem atingir o limite mínimo legal ou quando estiverem desgastados de forma irregular.
  • Alinhamento e balanceamento: Mantenha o alinhamento e balanceamento dos pneus para evitar desgaste irregular, prolongando assim sua vida útil.

Seguindo essas práticas de manutenção, você não apenas prolongará a vida útil de seus pneus, mas também garantirá a segurança e o desempenho de seu veículo.

Além disso, uma manutenção adequada dos pneus contribui para uma direção mais econômica, reduzindo os custos de operação do veículo.

Como reduzir custos com a troca dos pneus

Como reduzir custos com a troca dos pneus

Compreender os benefícios de uma boa gestão de pneus e como esse processo impacta diretamente os custos da empresa é o primeiro passo para os gestores reduzirem as despesas relacionadas à sua frota.

Manter os pneus em perfeitas condições também tem um impacto positivo na economia de combustível da empresa. Pneus desgastados aumentam o consumo de combustível, o que resulta em gastos adicionais. 

Com pneus novos, a tendência é aumentar a vida útil de outras peças do veículo, entre elas amortecedores, freio e suspensão. Resultando em redução de gastos inesperados com manutenções da frota.

A manutenção adequada dos pneus dos veículos da frota também contribui para uma maior produtividade da equipe, pois problemas que ocorrem durante as operações em campo podem atrasar entregas e rotas, exigindo recursos internos para solucionar os problemas e prejudicando todo o processo logístico.

Não podemos deixar de mencionar que há redução de multa, mantendo seu veículo regularizado, a frota não sofrerá autuação por má conservação. Lembrando que o estepe deve estar em perfeito estado e dentro da data de validade.

Como a tecnologia ajuda a reduzir multas e melhorar a gestão de pneus 

Gerenciar uma frota de veículos não é tarefa simples, mas a RotaExata está aqui para ajudar. Desenvolvemos um sistema inteligente que facilita o controle e a manutenção de seus veículos.

No sistema RotaExata, você encontra ferramentas inteligentes como o módulo de automação, que oferece o plano de manutenção, ou seja, o gestor cria um planejamento para que os veículos sejam levados para as manutenções preventivas, o que acaba reduzindo custos extras. 

As manutenções são agendadas com base em critérios de tempo ou quilometragem, incluindo um check-list de peças a serem verificadas. Quando se aproximam da data limite, os gestores recebem notificações automáticas.

Além de manter seus veículos em conformidade com a lei, a manutenção preventiva também ajuda a evitar gastos desnecessários com multas decorrentes de acidentes ou fiscalizações.

Pensando nisso, a RotaExata simplificou o controle de multas desenvolvendo o melhor sistema de rastreamento que auxilia empresas a controlar e fiscalizar veículos e condutores de forma prática e automática

Gestão de multas

Dentro do módulo, você consegue gerenciar os custos de multa da sua frota. O rastreamento oferece informações como dados de localização, data, hora e motorista que estava dirigindo o veículo. Dessa forma, você tem um gerenciamento automatizado e exato. 

Por fim, um problema grave causado quando você decide não realizar manutenção preventiva é a queda de produtividade das operações de campo. É por essas consequências que você deve se atentar à manutenção da frota, para haver uma prevenção e uma conservação adequada.

A manutenção veicular é de extrema importância, pois peças danificadas podem representar um risco tanto para o motorista quanto para terceiros. Com o módulo de Gestão da RotaExata, é possível programar e controlar manutenções preventivas, identificando e corrigindo problemas antes que se tornem mais graves, o que, por sua vez, reduz os custos com reparos corretivos.

Por isso, é importante que cada gestor identifique na sua operação todos os pontos que podem gerar risco pessoais ou para o patrimônio. Fazendo esse diagnóstico preventivo da operação, o gestor perceberá um ganho considerável em segurança.

Veja muito mais conteúdo no nosso blog sobre gestão de frotas, roteirização, rastreamento e automação. Tenha um maior desempenho de sua frota, venha para a RotaExata.

Tag: , , , , , , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!