Renault Master X Fiat Ducato: qual é o melhor veículo para ambulância?

Entre o Master e o Ducato, qual é o melhor veículo para ambulâncias? Confira o nosso comparativo!

Home / Renault Master X Fiat Ducato: qual é o melhor veículo para ambulância?

De fato, os hospitais e outras instituições de saúde também dependem de frota veicular, visto que o transporte de pacientes se dá por meio desses veículos. Além disso, é evidente que a frota precisa desempenhar com o máximo de velocidade e eficiência. Nesse sentido, surge o questionamento: qual é o melhor veículo para ambulância?

Em suma, a necessidade de as operações serem ágeis se dá pelo fato de se tratar de uma situação urgente, em que pessoas estão envolvidas, bem como sua saúde.

Portanto, na hora de escolher qual veículo irá compor sua frota para serviços de ambulância, alguns pontos e aspectos precisam ser levados em consideração, para que a sua decisão leve a sua corporação a um desempenho favorável.

Nesse conteúdo, separamos dois dos veículos mais utilizados como ambulância: o Renault Master e o Fiat Ducato, ambos de grande porte e compostos por carrocerias para o equipamento médico.

Em nosso comparativo, você poderá conhecer algumas especificações técnicas de cada um dos veículos, a fim de decidir qual é o melhor para o seu caso. Confira!

Índice:

  1. O melhor veículo para ambulância
  2. Potência dos veículos
  3. Consumo de combustível 
  4. Tamanho e dimensões
  5. Vantagens e desvantagens dos veículos
  6. Infográfico
  7. Dicas para melhorar suas operações de pronto atendimento
melhor veículo para ambulância

Qual é o melhor veículo para ambulância?

Em suma, é notável que os veículos utilizados como ambulância são equipados com a estrutura e os artifícios necessários para o atendimento urgente dos pacientes, os quais precisam ser transportados para as unidades de saúde dentro do menor período de tempo possível.

Todavia, apesar da velocidade, é fundamental que os veículos tenham um grande tamanho - para que comportem todo o equipamento médico - e uma potência elevada, visto que o motor deve ser forte para suportar todo e qualquer trajeto.

Nesse sentido, o modelo de veículo geralmente utilizado é o furgão, veículo de carroceria que pode comportar tanto pessoas quanto cargas, no mesmo compartimento.

Como é exatamente esse o caso das ambulâncias, esse modelo é o mais recomendado para o uso dos estabelecimentos de saúde.

Sendo assim, escolhemos os dois furgões mais utilizados como ambulância, de acordo com os profissionais da saúde e gestores hospitalares.

melhor veículo para ambulância

Potência dos carros

De modo geral, a potência corresponde à grandeza que condiciona a quantidade de energia aplicada em um período de tempo no motor do veículo.

No caso das ambulâncias, a velocidade é extremamente necessária, visto que esse tipo de operação é considerado “urgente” - sendo inclusive a sua conduta diferenciada no trânsito - para que os pacientes transportados cheguem ao pronto-socorro o quanto antes.

Sendo assim, é fato que o motor precisa ser resistente e forte, características refletidas por meio de uma alta potência.

Pode-se dizer, portanto, que esse é um dos aspectos que mais deve ser levado em consideração, a fim de que o rendimento do pronto atendimento seja eficiente.

Confira os dados técnicos dos dois furgões e faça sua escolha do melhor veículo para ambulância:

Potência do Master

Em relação à potência, esse número no Master - versão Furgão Extra 2.3 - é de 130 cv (cavalo-vapor), enquanto sua quantidade de momento de força é 31,7 kgfm.

Peso/Potência 

Quanto a proporção entre peso e potência, o Master apresenta em média 15,9 kg/cv.

Potência do Ducato

A quantidade de potência do Ducato - versão MaxiCargo 2.3 - é de 130 cv (cavalo-vapor), sendo o torque em média de 32,6 kgfm.

Peso/Potência 

Para finalizar, a relação entre peso e potência nesse modelo da Fiat é de 17,7 kg/cv.

Conclui-se, portanto, que apesar de a potência de ambos os furgões serem iguais, o torque possui uma variação, sendo maior no Ducato, assim como a quantidade da relação entre peso e potência.

Consumo de combustível

O combustível compatível aos furgões é o diesel, que é geralmente mais barato do que a gasolina.

Ainda assim, pode-se notar que esse modelo de veículo possui um elevado consumo de combustível, não sendo considerado econômico. Devido às altas velocidades às quais as ambulâncias precisam chegar, por necessidade, este consumo tende a ser ainda mais elevado.

Por conta disso, é fundamental que você verifique esse dado relacionado ao futuro veículo da sua frota, para que a sua empresa não passe por prejuízos financeiros muito elevados.

Acompanhe essas informações:

Consumo de combustível do Master

Em média, o consumo de diesel do Master é de cerca de 7,8 km/l na cidade e 8,2 km/l em âmbito rodoviário.

Consumo de combustível do Ducato

Em contrapartida, o consumo de diesel do Ducato é de em média 8,7 km/l em âmbito urbano e 10,1 km/l em estrada.

Diante dessas informações, é possível afirmar que o Ducato é mais econômico do que o Master, tanto nos deslocamentos dentro da cidade quanto na estrada também.

Tamanho: quais as dimensões do Master e do Ducato?

A preferência por furgões é pensada estrategicamente, visto que os veículos que servem como ambulância são equipados para atendimentos de pronto-socorro e uma recepção adequada para o paciente - que na maioria das vezes está em um estado grave.

Sendo assim, o tamanho da carroceria e as dimensões do veículo, no geral, são fatores que fazem toda a diferença para a sua empresa.

Certamente, eles refletem qual será o desempenho do furgão, além de serem decisivos em questão de facilidade de trabalho - em relação aos profissionais da saúde - e de acomodação do paciente.

Confira as dimensões do Master e do Ducato:

Master: 6198 mm de comprimento, 2070 mm de largura e 2496 mm de altura.

A capacidade da carroceria é de cerca de 13 m³, enquanto sua capacidade de carga é de 1433 kg.

Ducato:  5998 mm de comprimento, 2100 de largura e 2524 mm de altura.

Quanto à capacidade da carroceria, sua medida é de 12 m³, sendo a capacidade de carga de 1204 kg.

Nota-se, dessa forma, que apesar de o Ducato ser maior em potência e ser mais econômico, seu tamanho é bastante reduzido em comparação às dimensões do Master, cuja capacidade de carroceria e a capacidade de carga são maiores.

Master X Ducato: vantagens e desvantagens 

Para finalizar o nosso comparativo, separamos quadros com algumas vantagens e desvantagens, para facilitar a sua escolha:

Vantagens do Master Desvantagens do Master
Manutenção preventiva barata e acessível; Alto consumo de combustível;
Bom tamanho e alta capacidade de armazenamento, espaço ideal da carroceria. Peças frágeis.
Vantagens do Ducato Desvantagens do Ducato
Economia no consumo de combustível; Tamanho pequeno, se comparado aos outros veículos do mesmo porte;
Alto valor de torque. Custo de aquisição das peças.
melhor veículo para ambulância

Como tornar suas operações de pronto atendimento mais ágeis?

Como comentamos ao longo desse conteúdo, a velocidade e a urgência das operações realizadas pelas ambulâncias são indispensáveis.

Todavia, é importante ressaltar que não é apenas a escolha pelo melhor veículo para ambulância que irá determinar essa eficiência, mas a forma de condução e a organização que rege os itinerários também.

Nesse cenário, o mais correto a ser feito é proporcionar uma maior organização para os trajetos, tornando-os mais velozes.

Algumas funcionalidades podem ser aplicadas em prol desse objetivo:

#1 Mapa de pronto atendimento

Nos sistemas de rastreamento veicular, o mapa dinâmico pode funcionar como um painel de visualização dos destinos, a fim de que esses sejam atendidos pelos veículos mais próximos da localidade em questão.

Nesse sentido, a cada solicitação por uma ambulância, você pode enviar o veículo mais próximo em questão de poucos minutos, garantindo assim a agilidade da operação.

Certamente o seu pronto atendimento passará por grandes melhorias!

#2 Integração de sistemas

Ainda falando do sistema de rastreamento, é possível que seja realizada uma integração com o sistema do hospital/instituição de saúde, para que o processo de envio dos veículos seja ainda mais prático.

Com os sistemas integrados, as informações de ambos os softwares podem ser unidas, resultando assim em uma otimização do seu trabalho.

Você ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! Será um prazer esclarecê-la para você.

Além disso, caso queira mais informações sobre o sistema, entre em contato conosco. Nossa equipe demonstrará tudo o que você precisa saber. Conta para a gente! Na sua opinião, qual é o melhor veículo para ambulância?

Conheça o RotaExata!

Falar com um especialista!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!