5 sinais que a sua frota está gerando gastos elevados com manutenção

Os custos com manutenção, quando em excesso, podem gerar prejuízo financeiro para a sua empresa. Saiba como identificar isso!

Home / 5 sinais que a sua frota está gerando gastos elevados com manutenção

Se a sua empresa porta uma frota de veículos, certamente há despesas relacionadas à manutenção dos carros, caminhões ou motos. Nesse sentido, muitas companhias passam a se deparar frente a gastos elevados com manutenção, os quais ultrapassam o “normal” e geram como consequência danos à saúde financeira do seu negócio.

No entanto, alguns gestores nem ao menos percebem esses gastos e, por conseguinte, acostumam-se a essa situação.

Nesse sentido, a empresa passa a ser prejudicada e as operações perdem a sua produtividade, bem como não agradam completamente os seus clientes, que recebem sua entrega ou serviço de forma inadequada.

Para entender melhor os fatores envolvidos nos gastos elevados com manutenção, suas causas, reflexos e consequências, bem como deseja identificar se essa problemática existe em sua empresa, esse texto pode te ajudar!

Confira agora os 5 sinais de que a sua frota está gerando gastos elevados com manutenção.

Índice:

  1. O que compreende os custos de manutenção?
  2. 1° sinal: Os veículos não estão bem conservados
  3. 2° sinal: A dirigibilidade dos motoristas não é adequada
  4. 3° sinal: Sua frota já se envolveu com acidentes e sinistros
  5. 4° sinal: Você não gere a sua frota com a manutenção preventiva
  6. 5° sinal: A imagem da sua empresa está sendo prejudicada

O que compreende os custos de manutenção?

Os custos relacionados à manutenção são todos aqueles que envolvem as peças dos veículos, consertos, reparos e substituições.

Esses podem ser os gastos que envolvem a substituição dos pneus, dos filtros do motor (de ar, de óleo e de combustível), dos freios e da pintura do veículo em si. 

De fato, todos esses custos são essenciais e devem mesmo ser investidos, tendo em vista que a troca de peças é benéfica para o desempenho dos veículos e, consequentemente, das operações de campo.

Entretanto, quando os gastos são exacerbados e ultrapassam o estado de necessidade, o prejuízo pode afetar a sua empresa.

Estamos nos referindo ao caso das manutenções corretivas, as quais são realizadas por conta de acidentes, batidas, arranhões, sinistros e má conservação do veículo, simplesmente.

Se isso estiver acontecendo na sua empresa, é essencial que você identifique imediatamente e passe a aplicar medidas para resolver esse problema, a fim de evitar ainda mais danos ao seu negócio.

Confira os 5 sinais:

1° sinal: Os veículos não estão bem conservados

Se os veículos da sua frota não estão devidamente conservados, esse pode ser um reflexo das causas das manutenções.

Dentre as principais características da falta de conservação, estão:

  • Peças com mau funcionamento, mesmo novas;
  • Panes elétricas em meio às operações;
  • Pneus carecas;
  • Aparência mal cuidada (pintura desgastada);
  • Motor sem lubrificação ou refrigeração.

Se a sua frota veicular apresenta uma ou mais desses aspectos, pode-se dizer que seus veículos não estão sendo conservados apropriadamente, o que pode gerar manutenções corretivas em excesso.

Na maioria das vezes, essa ausência de conservação é responsabilidade dos motoristas, que dirigem sem o cuidado de zelar pelo veículo. Dessa forma, as peças acabam se desgastando, podendo até mesmo serem perdidas (em casos de acidentes).

Essa situação gera gastos elevados com manutenção, a correção de erros que poderiam não ter ocorrido.

2° sinal: A dirigibilidade dos motoristas não é adequada

Sendo estreitamente relacionado ao primeiro sinal, o segundo diz respeito a um dos fatores que mais gera gastos elevados com manutenção.

Em síntese, além de gerar uma má conservação dos veículos, a conduta inadequada do motorista também ocasiona muitos gastos, alguns deles bastante altos.

Neste sentido, é essencial que você esteja sempre atento ao comportamento e à direção dos colaboradores que conduzem os veículos da frota.

Caso alguns deles já possuam pontos na CNH e histórico de multas e infrações, é extremamente necessário que você aplique um treinamento, para que eles corrijam a sua conduta e melhorem suas habilidades, evitando assim acidentes de trânsito (causadores de gastos com manutenção corretiva).

Uma outra dica é direcionar ao motorista uma advertência disciplinar, como uma forma de despertar a sua atenção e vontade por melhorias.

Dessa forma, a dirigibilidade melhorará e a necessidade por manutenções corretivas será reduzida.

gastos elevados com manutenção

3° sinal: Sua frota já se envolveu com acidentes e sinistros

Se a sua frota já se envolveu - e continua se envolvendo com acidentes e sinistros - você pode estar tendo gastos elevados com manutenção.

Os principais gastos - de grande proporção, que configuram prejuízo - são justamente esses, causados por atitudes inadequadas, como os acidentes de trânsito.

Tenha em mente que os acidentes com veículos corporativos não causam apenas gastos com as manutenções e consertos de peças em si, mas também com processos jurídicos, muito comuns em relação aos acidentes de trânsito.

Antes mesmo de identificar a ocorrência e frequência dos acidentes, identifique quais são as causas disso: falta de treinamento? Veículo mal conservado? Peças com defeitos? 

Assim que ocorrer a identificação, você pode encontrar maneiras de solucionar essas causas, extinguindo por completo os acidentes.

gastos elevados com manutenção

4° sinal: Você não gere a sua frota com a manutenção preventiva

A manutenção corretiva é totalmente diferente da manutenção preventiva.

Ao contrário da corretiva - que tem como objetivo consertar erros já cometidos - a preventiva visa evitar que eles ocorram.

O fato de você não gerir a sua frota com o método preventivo é, sem dúvidas, um sinal de que você pode estar sofrendo com gastos elevados com manutenção.

Portanto, o mais recomendado é investir em um sistema de gestão, o qual oferece ferramentas de prevenção, como um plano de manutenção, por exemplo.

5° sinal: A imagem da sua empresa está sendo prejudicada

Para finalizar, pode-se dizer que a imagem que os clientes têm da empresa é um dos grandes indicativos.

Caso as pessoas “de fora” tenham a impressão que a sua empresa não administra bem os veículos - por estarem mal cuidados - ou não cumprem com pontualidade os atendimentos, esse pode ser um sinal de prejuízo.

Lembre-se que o prejuízo pode vir da manutenção, visto que ela exige custos bastante elevados.

Para melhorar a experiência dos clientes, diminuir os custos e otimizar o gerenciamento, atente-se a estes 5 sinais e procure solucionar cada um deles!

Quer saber mais sobre manutenção preventiva e plano de manutenção?

Conheça o RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!