Bloqueador veicular: como utilizar de forma estratégica?

Instalar um bloqueador veicular é favorável para a sua frota? Saiba quais são os prós e contras do bloqueio, e como você pode alcançar a segurança que deseja para os seus veículos.

Home / Bloqueador veicular: como utilizar de forma estratégica?

O uso do bloqueador veicular é um assunto que desperta muitas perguntas por parte dos gestores de frotas, que não sabem exatamente como utilizá-lo e nem ao menos se essa utilização é de fato favorável.

É verdade que existem casos específicos em que o bloqueador se torna necessário e bastante benéfico para a frota, todavia, isso não acontece em todas as ocasiões.

Há situações em que o uso desse aparelho pode ocasionar diversos problemas e gerar custos desnecessários para a sua empresa.

Sendo assim, é necessário analisar a realidade do seu negócio, observar as vantagens e as desvantagens e só assim tomar essa decisão.

Para que você entenda exatamente que casos são esses, criamos um conteúdo completo, com a explicação do que é o bloqueador veicular, como ele funciona e como o utilizar estrategicamente. Confira!

BLOQUEADOR VEICULAR: O QUE É E COMO FUNCIONA?

Em resumo, o bloqueador veicular é um equipamento adicional cuja função é bloquear o veículo e impedir a sua movimentação.

Ele é ativado por comando de radiofrequência, e o seu acionamento é efetivado pela pessoa responsável pelo monitoramento do veículo em questão, quando essa julgar necessário.

Essa tecnologia é geralmente instalada junto à ignição ou à bomba de combustível, e por causa disso, deve ser instalado adequadamente. 

Inclusive, é comum que muitos bloqueadores automotivos causem problemas na parte mecânica e elétrica do veículo, por isso, o cuidado é indispensável.

Ainda assim, as empresas optam por utilizar esse mecanismo para a segurança veicular, para garantir o cumprimento das suas regras e outros motivos mais subjetivos.

Além disso, é importante lembrar que o bloqueador é um aparelho independente do rastreador veicular, por isso, você não precisa ter um para ter o outro, ou vice-versa.

Agora que você já tem acesso a essas informações e a todo o contexto, entenda agora quais os prós e contras do bloqueador veicular!

QUAL É A MANEIRA CERTA DE UTILIZAR O BLOQUEADOR VEICULAR?

É fato que a utilização do bloqueador veicular nos veículos da frota pode gerar tanto benefícios quanto malefícios, como já comentamos, isso depende do modo que você o utiliza e das ocasiões também.

Para que você entenda isso de forma aprofundada e saiba qual é a estratégia mais favorável para o seu caso, confira as vantagens e as desvantagens que separamos:

Vantagens de utilizar um bloqueador veicular

Em síntese, apesar de os resultados obtidos por meio do bloqueador veicular poderem ser substituídos por meios mais efetivos, como as diversas ferramentas que existem dentro do sistema de rastreamento veicular, por exemplo, ainda existem algumas vantagens.

1 - Estacionamentos externos/paradas em lugares perigosos

O primeiro ponto positivo de se instalar um bloqueador veicular nos veículos da empresa é a segurança quando o carro está parado.

Em alguns casos, a empresa não possui estacionamento próprio, ou é necessário que em algumas situações o veículo seja paralisado em locais que podem ser “perigosos” e em horários perigosos, como no período da noite.

Em cenários como esse, o bloqueador veicular pode ser uma forma de manter os seus veículos da frota protegidos. 

Todavia, atente-se em alguns pontos: o veículo precisa estar parado e estabelecido em um lugar em específico, para que quando o bloqueio seja acionado, não haja riscos de acidentes no trânsito e danos ao motorista.

Ademais, você pode acionar o bloqueio no veículo parado também nos casos em que ele não está sendo utilizado, como um meio de se assegurar que não haja uso indevido ou fora das permissões da sua política de frota.

2 - Controle de jornada de trabalho

O problema com as horas extras ou a má conduta do motorista, que utiliza o veículo corporativo para fins pessoais e em horários proibidos, são casos em que o bloqueio pode ser favorável também.

Para evitar que o condutor utilize seu veículo fora do horário previsto - ou seja, que não seja o horário do expediente - você pode acionar o bloqueio automático, que pode ser programado dentro do sistema.

Por meio da automação do bloqueio através do sistema, todos os veículos da frota são bloqueados no horário que você programar, contanto, é claro, que eles estejam parados e estacionados em sua propriedade, ou em um local determinado por você.

Para estabelecer esse local, você pode criar uma “cerca virtual” dentro do sistema, uma área no mapa que delimita um destino escolhido por você. 

No horário escolhido e estabelecido no sistema, os veículos que estiverem dentro da cerca serão bloqueados. 

Essa é uma garantia de prevenção a acidentes também!

3 - Regiões determinadas para as operações

Se você planeja as rotas e as operações de acordo com as regiões, o bloqueador veicular pode ser um instrumento pelo qual você vai assegurar que os motoristas estejam seguindo essas normas.

Você pode utilizar o bloqueio como uma forma de controlar a conduta dos seus colaboradores, e caso eles dirijam até regiões que não estavam no planejamento, você pode bloquear o veículo para impedir que o uso indevido ocorra.

4 - Obediência às regras da política de frotas

Para exemplificar esse cenário, vamos trazer uma situação real de uma empresa cliente do nosso serviço.

A gestora afirmou que os motoristas costumavam perder a comunicação com a empresa durante as operações, e assim, perdiam informações como serviços de última hora.

Para ativar a comunicação com o condutor e assegurar que ele recebesse a informação, a gestora da empresa acionava o bloqueio.

Ela apenas desbloqueava o veículo quando o motorista atendia às ligações, ou recebia a informação corretamente.

Ou seja, o bloqueador veicular pode ser uma forma de fazer com que os colaboradores se adequem à sua política de frotas.

Desvantagens de utilizar um bloqueador veicular

Existem também desvantagens em relação ao uso do bloqueador veicular, em alguns casos e contextos, como iremos te mostrar abaixo:

1 - Furtos/ tentativas de roubos

Pode parecer que não, mas acionar o bloqueador veicular em casos de roubos pode ser desfavorável para a sua empresa e para a sua economia.

Em alguns casos já relatados para a nossa equipe, os veículos sofreram danos em casos de tentativas de roubos, isso porque ao serem bloqueados, os ladrões passavam a procurar pelo equipamento para desativá-lo ou danificá-lo.

Dessa forma, mesmo que o veículo fosse recuperado posteriormente, muitos prejuízos para a empresa acabaram sendo causados.

Isso porque além de perder o bloqueador veicular, também houve um acúmulo de gastos com a manutenção das peças que foram danificadas pelo ladrão.

Por isso, se a sua principal motivação para a implantação do bloqueador veicular for evitar os roubos e furtos, essa não é a solução ideal, tendo em vista o risco da ação do bandido. 

Para evitar esses roubos de forma efetiva, o mais recomendado é o monitoramento completo da frota, o cumprimento da política da sua empresa e o acionamento da polícia, que saberá chegar ao local graças ao rastreio em tempo real do seu veículo.

bloqueador veicular e o furto

2 - Elevada frequência de uso do dispositivo

Outra situação é quando o bloqueador veicular é acionado com muita frequência. 

Por ser uma tecnologia simples e até mesmo frágil, você pode enfrentar problemas técnicos - não somente com o equipamento, mas também no próprio veículo.

Por conta da constante verificação e manutenção do aparelho, você pode ter atrasos em suas operações e itinerários, uma interferência na rotina da frota.

Muitas empresas tendem a ativar o bloqueio todos os dias, nos casos que já abordamos acima. 

Se o bloqueador veicular não tiver uma alta qualidade, esse uso em excesso vai prejudicar até mesmo a peça em que ele está inserido (a bomba de combustível, por exemplo.

3 - Interferências mecânicas e elétricas

A tecnologia que rege o bloqueador veicular pode sofrer interferências tanto mecânicas quanto elétricas.

Existem alguns relatos de situações em que o bloqueador sofreu interferência e foi acionado sem uma ativação proposital, e por causa disso, houve riscos no trânsito. Lembre-se que prevenir é o melhor a se fazer!

Essas interferências podem inclusive ocorrer quando o veículo está em movimento ou durante a realização de um serviço, o que gerará como consequência atrasos para com o cliente, e nos casos mais graves, acidentes de trânsito.

Por isso, se você pensa em adquirir um bloqueador veicular, saiba desses riscos.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE O BLOQUEADOR VEICULAR E O RASTREAMENTO?

Como já pincelamos anteriormente, algumas ferramentas do sistema de rastreamento podem substituir muitos dos resultados que você deseja ao adquirir um bloqueador veicular.

Se mesmo assim você optar por instalar um bloqueador em seu veículo, pode haver uma ligação entre ele e o aparelho. 

No geral, você pode aliar o bloqueio veicular dentro do sistema e inclusive criar regras de bloqueio automático, como também já explicamos.

Entretanto, se o seu caso for a busca por segurança, produtividade e resultados seguros e confiáveis, o sistema de rastreamento oferece uma ferramenta muito mais garantida:

Problemas resolvidos por meio do monitoramento veicular e o acompanhamento em tempo real

O rastreio do RotaExata é um dos melhores disponíveis no mercado.

Contando com um equipamento rastreador de qualidade e um desenvolvimento impecável, o software fornece a você dados verdadeiramente exatos em relação à localização.

O melhor disso é que você acompanha o desempenho e o itinerário dos motoristas em tempo real, inclusive com acesso às informações de status do veículo.

Essas são: velocidade do momento, eventos de telemetria, como acelerações e curvas bruscas, por exemplo, e ainda tem conhecimento caso o veículo fique parado por muito tempo ou desvie de rota (o que pode indicar um furto).

Caso isso aconteça, você mesmo acompanha a localização do veículo e pode recuperá-lo rapidamente, sem precisar utilizar o bloqueador veicular e correr o risco de sofrer danos.

Além disso, situações que você resolveria por meio do bloqueio - como as regiões permitidas e proibidas, por exemplo - também podem ser geridas e solucionadas através do sistema de rastreamento.

Por mostrar integralmente o status e a posição do veículo, ele gera notificações sobre a quebra das regras que você determinou. 

O mesmo se encaixa em relação ao horário permitido para o uso do veículo; caso haja uma má conduta do motorista, você ficará sabendo em detalhes!

bloqueador veicular

Os principais benefícios do rastreamento veicular

Assim, podemos finalizar afirmando que você alcança benefícios incríveis - a produtividade, a economia e o cumprimento dos trajetos - com o auxílio de uma plataforma inteligente e confiável, que na maioria das vezes, o potencial ladrão nem sabe que está sendo utilizada.

Você não precisa ter um gasto a mais necessariamente, tanto na aquisição quanto na manutenção do bloqueador veicular, visto que o sistema de rastreamento pode te entregar o que você precisa - e um pouco mais! 

Por isso, é importante que você avalie suas estratégias - bem como os prós e contras - e só assim tome essa importante decisão.

Para encerrar, se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! Iremos te responder o quanto antes.

Conte com o Rota para potencializar suas estratégias e fazer valer sua política de frotas.

Saiba mais sobre as funcionalidades do sistema de rastreamento RotaExata e alcance segurança, economia e produtividade para a sua frota!

VEJA UMA DEMONSTRAÇÃO AGORA!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!