Bloqueador veicular: como utilizar de forma estratégica?

Instalar um bloqueador veicular é favorável para a sua frota? Saiba quais são os prós e contras do bloqueio, e como você pode alcançar a segurança que deseja para os seus veículos.

Home / Bloqueador veicular: como utilizar de forma estratégica?

O uso do bloqueador veicular é um assunto que desperta muitas perguntas por parte dos gestores de frotas, que não sabem exatamente como utilizá-lo e nem ao menos se essa utilização é de fato favorável.

É verdade que existem casos específicos em que o bloqueador se torna necessário e bastante benéfico para a frota, todavia, isso não acontece em todas as ocasiões.

Há situações em que o uso desse aparelho pode ocasionar diversos problemas e gerar custos desnecessários para a sua empresa.

Sendo assim, é necessário analisar a realidade do seu negócio, observar as vantagens e as desvantagens e só assim tomar essa decisão.

Para que você entenda exatamente que casos são esses, criamos um conteúdo completo, com a explicação do que é o bloqueador veicular, como ele funciona e como o utilizar estrategicamente. Confira!

BLOQUEADOR VEICULAR: O QUE É E COMO FUNCIONA?

Em resumo, o bloqueador veicular é um equipamento adicional cuja função é desligar o motor do veículo e impedir a sua funcionalidade, de forma remota.

O bloqueio ou desbloqueio acontece por comando de radiofrequência, mecânico, eletrônico, entre outros, sendo o seu acionamento efetivado por um software ou pessoa mediante um botão dentro do veículo, ao abrir a porta e alarme acionado, também pode ser ligado por um aplicativo programado no celular e pela central de monitoramento.

Assim que é ativado, a distribuição do combustível para o motor é cortado, o que impede o veículo de continuar a aceleração e faz com que ele pare. 

Essa tecnologia é instalada geralmente junto ao sistema de ignição ou à bomba de combustível, e por causa disso, deve ser instalado adequadamente por profissionais qualificados. 

Inclusive, é comum que muitos bloqueadores automotivos causem problemas na parte mecânica e elétrica do veículo quando mal instalados, por isso, o cuidado é indispensável.

Ainda assim, as empresas optam por utilizar esse mecanismo para a segurança veicular, para garantir o cumprimento das suas regras e outros motivos mais subjetivos.

Além disso, é importante lembrar que o bloqueador é um aparelho independente do rastreador veicular, por isso, você não precisa ter um para ter o outro, ou vice-versa.

Agora que você já tem acesso a essas informações, entenda quais os prós e contras do bloqueador veicular!

QUAL É A MANEIRA CERTA DE UTILIZAR O BLOQUEADOR VEICULAR?

É fato que a utilização do bloqueador veicular nos veículos da frota pode gerar tantos benefícios quanto malefícios, como já comentamos, isso depende do modo que você o utiliza e das ocasiões também.

Para que você entenda isso de forma aprofundada e saiba qual é a estratégia mais favorável para o seu caso, confira as vantagens e as desvantagens que separamos.

Vantagens de utilizar um bloqueador veicular

Em síntese, apesar de os resultados obtidos por meio do bloqueador veicular poderem ser substituídos por meios mais efetivos, como as diversas ferramentas que existem dentro do sistema de rastreamento veicular, por exemplo, ainda existem algumas vantagens.

1 - Estacionamentos externos/paradas em lugares perigosos

O primeiro ponto positivo de se instalar um bloqueador veicular nos veículos da empresa é a segurança do patrimônio.

Em alguns casos, a empresa não possui estacionamento próprio, ou é necessário que em algumas situações o veículo faça paradas em locais e horários que podem ser “perigosos”, como no período da noite.

Em cenários como esse, o bloqueador veicular pode ser uma forma de manter os seus veículos da frota protegidos. Também aumentam as chances de não ter uma carga saqueada. 

2 - Seguro veicular mais barato

O problema com as horas extras ou a má conduta do motorista, que utiliza o veículo corporativo para fins pessoais e em horários proibidos, são casos em que o bloqueio pode ser favorável também.

Para evitar que o condutor utilize seu veículo fora do horário previsto, que não seja o horário do expediente - você pode acionar o bloqueio do veículo, impedindo o uso.

3 - Regiões determinadas para as operações

Se você planeja as rotas e as operações conforme as regiões, o bloqueador veicular pode ser um instrumento pelo qual você vai assegurar que os motoristas estejam seguindo essas normas.

Você pode utilizar o bloqueio como uma forma de controlar a conduta dos seus colaboradores, e caso eles dirijam até regiões que não estavam no planejamento, você pode bloquear o veículo para impedir que o uso indevido ocorra.

4 - Obediência às regras da política de frotas

Para exemplificar esse cenário, vamos trazer uma situação real de uma empresa cliente do nosso serviço.

A gestora afirmou que os motoristas costumavam perder a comunicação com a empresa durante as operações, e assim, perdiam informações como serviços de última hora.

Para ativar a comunicação com o condutor e assegurar que ele recebesse a informação, a gestora da empresa acionava o bloqueio.

Ela apenas desbloqueava o veículo quando o motorista atendia às ligações, ou recebia a informação corretamente.

Ou seja, o bloqueador veicular pode ser uma forma de fazer com que os colaboradores se adéquem à sua política de frotas.

Desvantagens de utilizar um bloqueador veicular

Existem também desvantagens em relação ao uso do bloqueador veicular, em alguns casos e contextos, como iremos te mostrar abaixo:

1 - Furtos/ tentativas de roubos

Pode parecer que não, mas acionar o bloqueador veicular em casos de roubos pode ser desfavorável para a sua empresa e para a sua economia.

Em alguns casos já relatados para a nossa equipe, os veículos sofreram danos em casos de tentativas de roubos, isso porque ao serem bloqueados, os ladrões passaram a procurar pelo equipamento para desativá-lo ou danificá-lo.

Dessa forma, mesmo que o veículo fosse recuperado posteriormente, muitos prejuízos para a empresa acabaram sendo causados.

Isso porque além de perder o bloqueador veicular, também houve um acúmulo de gastos com a manutenção das peças que foram danificadas pelo ladrão.

Por isso, se a sua principal motivação para a implantação do bloqueador veicular for evitar os roubos e furtos, essa pode não ser a solução ideal, tendo em vista o risco da ação do bandido.

bloqueador veicular e o furto

2 - Elevada frequência de uso do dispositivo

Outra situação é quando o bloqueador veicular é acionado com muita frequência. 

Por ser uma tecnologia simples e até mesmo frágil, você pode enfrentar problemas técnicos - não somente com o equipamento, mas também no próprio veículo.

Pois se for acionado involuntariamente, o motorista pode ser surpreendido ao volante com o desligamento do motor, sem contar que o motor desligado implica em outros problemas.

Veículos mais atuais podem contar com um sistema de assistência hidráulica, para facilitar o uso tanto da direção quanto dos freios, porém, essa unidade hidráulica necessita do motor ligado para seu pleno funcionamento, do contrário, o pedal de freio e direção ficam rígidos e praticamente inoperantes, colocando em risco o motorista e demais pessoas e veículos na via.

Então, se o bloqueador veicular não tiver uma alta qualidade, esse uso em excesso pode prejudicar até mesmo a peça em que ele está inserido, por exemplo.

3 -Perda de garantia

Caso os carros da sua frota sejam novos e estejam sob garantia de fábrica, saiba que a instalação do dispositivo pode acarretar a perda da proteção.

A interferência que o bloqueador causa no sistema elétrico, pode fazer com que a montadora, negue a garantia diante de algum problema, independente do tipo da falha, se elétrica ou mecânica.

Por isso, se você pensa em adquirir um bloqueador veicular, saiba desses riscos.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE O BLOQUEADOR VEICULAR E O RASTREAMENTO?

De antemão, algumas ferramentas do sistema de rastreamento podem substituir muitos dos resultados que você deseja ao adquirir um bloqueador veicular.

Em resumo: o bloqueador, nada mais é do que impedir o funcionamento do veículo, caso ocorra algum sinistro. 

Entretanto, se o seu caso for a busca por segurança, produtividade e resultados seguros e confiáveis, com o sistema de rastreamento RotaExata, você pode aliar o bloqueio veicular dentro do sistema e inclusive criar regras de bloqueio automático.

Somos 5 Estrelas em Rastreamento e Gestão de Frotas.

nota-estrelas-bloqueador

Contando com um sistema de rastreamento de qualidade, a RotaExata fornece a você dados verdadeiramente precisos em relação à localização.

O melhor disso é que você acompanha o desempenho e o itinerário dos motoristas em tempo real, inclusive com acesso às informações de posição do veículo.

Entre elas a velocidade do momento, eventos de telemetria, como acelerações e curvas bruscas, por exemplo, e ainda tem conhecimento caso o veículo fique parado por muito tempo ou desvio de rota (o que pode indicar um furto).

Caso isso aconteça, você mesmo pode acessar a localização do veículo em tempo real, aumentando a probabilidade de recuperação do mesmo, sem precisar utilizar o bloqueador veicular e arriscar de sofrer danos.

Além disso, situações que você resolveria por meio do bloqueio - como as regiões permitidas e proibidas, por exemplo - também podem ser geridas e solucionadas através do sistema de rastreamento.

O mesmo se encaixa em relação ao horário permitido para o uso do veículo; caso haja uma má conduta do motorista, você ficará sabendo em detalhes!

Por meio da automação do bloqueio através do sistema, todos os veículos da frota são bloqueados no horário que você programar, contanto, é claro, que eles estejam parados e estacionados em sua propriedade, ou em um local determinado por você.

Para estabelecer esse local, você pode criar uma “cerca virtual” dentro do sistema, uma área no mapa que delimita um destino escolhido por você. 

No horário escolhido e estabelecido no sistema, os veículos que estiverem dentro da cerca serão bloqueados. 

Essa é uma garantia de prevenção a acidentes também!

bloqueador veicular

Os principais benefícios do rastreamento veicular

Assim, podemos afirmar que você alcança benefícios incríveis - a produtividade, a economia e o cumprimento dos trajetos - com o auxílio de uma plataforma inteligente e confiável que, na maioria das vezes, o potencial ladrão nem sabe que está sendo utilizada.

Você não precisa ter um gasto a mais necessariamente, tanto na aquisição quanto na manutenção do bloqueador veicular, visto que o sistema de rastreamento pode te entregar o que você precisa - e um pouco mais! 

Por isso, é importante que você avalie suas estratégias - bem como os prós e contras - e só assim tome essa importante decisão.

Para encerrar, se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! Iremos te responder quanto antes.

Conte com o Rota para potencializar suas estratégias e fazer valer sua política de frotas.

Saiba mais sobre as funcionalidades do sistema de rastreamento RotaExata e alcance segurança, economia e produtividade para a sua frota!

VEJA UMA DEMONSTRAÇÃO AGORA!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!