Dica de frota: o que você deve saber sobre o balanceamento do caminhão?

Você sabe realizar o balanceamento do caminhão apropriadamente? Confira a nossa dica e otimize suas operações!

Home / Dica de frota: o que você deve saber sobre o balanceamento do caminhão?

Se a sua empresa possui uma frota veicular formada por caminhões, você precisa saber que os cuidados relacionados à manutenção são muitos e devem acontecer com frequência, tendo em vista a complexidade do veículo. Nesse sentido, uma das partes mais importantes é o balanceamento do caminhão.

Em suma, esse balanceamento trata-se do alinhamento das rodas e das suas posições perante a movimentação do veículo e os trajetos realizados.

Esse processo é necessário pois, por terem um grande porte, os caminhões frequentemente correm o risco de ficarem desequilibrados, dificultando assim o transporte das cargas, o que interfere no sucesso da operação de campo.

Portanto, se você deseja que o transporte de cargas e mercadorias, além de suas operações externas de entregas e distribuições realmente ocorram com sucesso, existem alguns pontos que você deve priorizar.

Esses tópicos dizem respeito à manutenção, a qual visa a conservação das peças do veículo, especialmente o tão recomendado balanceamento do caminhão.

Acompanhe conosco!

Índice:

  1. Quais os principais cuidados com o sistema de balanceamento do caminhão?
  2. #1 Atente-se aos sinais de desequilíbrio do caminhão!
  3. #2 Realize o balanceamento estático e o dinâmico!
  4. #3 Leve os veículos às oficinas confiáveis e de qualidade!
  5. Dica rápida de direção defensiva para os seus motoristas

Quais os principais cuidados com o sistema de balanceamento do caminhão?

De modo geral, os cuidados com o balanceamento do caminhão - se bem realizados - fazem toda a diferença na estabilidade do veículo e na segurança do motorista ao dirigir. Essa garantia se dá principalmente quando o deslocamento está contando com um transporte de carga pesada, situação que exige uma maior proteção.

De todo modo, realizar uma revisão para verificar o balanceamento e a estabilidade do caminhão é essencial na realidade das empresas que dependem da frota para realizarem suas operações.

Nesse processo de revisão e manutenção, alguns pontos precisam ser considerados.

Entretanto, antes de expô-los a você, vale lembrar que é sua responsabilidade estar atento aos sinais que o caminhão dá, quando necessita de um balanceamento.

Depois disso, você pode pensar na manutenção em si.

Confira o primeiro passo!

#1 Atente-se aos sinais de desequilíbrio do caminhão!

Estar atento aos sinais do caminhão - os quais denunciam instabilidade - é o primeiro passo para a conservação da sua frota.

Neste contexto, a responsabilidade é tanto sua - como gestor da frota - quanto do motorista, que está utilizando diariamente o veículo e, consequentemente, pode se atentar a esses sinais.

Para que você entenda quais são exatamente esses sinais, separamos alguns deles para você:

Perda de tração 

Resumidamente, a tração de um caminhão diz respeito à força aplicada pelo motor às rodas do veículo, fazendo com que ele se movimente.

Sendo assim, caso o equilíbrio do veículo esteja prejudicado - por falta de balanceamento - a tração é reduzida, gerando consequências como a diminuição do rendimento, da força e da velocidade do caminhão.

Se o seu motorista notar esse enfraquecimento repentino do veículo, pode-se tratar de um sinal de desequilíbrio e instabilidade das rodas.

Vibração excessiva do volante e trepidação das rodas

Outro sinal que revela a necessidade do balanceamento do caminhão é a vibração anormal do volante.

Ao transitar nas vias - em especial quando a velocidade está elevada - é comum que o caminhão receba impactos. Porém, as reações em excesso, como a trepidação das rodas e os barulhos nos maquinários são anormais e indicam instabilidade.

Desgaste irregular nos pneus

É importante ressaltar que a falta de balanceamento do caminhão pode afetar outras peças do veículo também. Neste sentido, os pneus são as partes mais atingidas, podendo sofrer desgastes frequentes (em alguns cuidados, a troca dos pneus se torna necessária).

Ou seja, a falta de balanceamento pode gerar outros problemas - ainda mais graves - para a sua frota, o que ocasiona gastos elevados para a sua corporação.

#2 Realize o balanceamento estático e o dinâmico!

Agora que você já sabe quais os sinais indicativos da necessidade de balanceamento nos caminhões, vamos te mostrar algumas práticas que devem ser realizadas periodicamente, a fim de otimizar o desempenho dos veículos.

Balanceamento estático

De modo geral, o balanceamento estático trata-se da regulagem da vibração vertical das rodas.

Pode-se dizer que é esse processo - que funciona como uma avaliação - que determina se o caminhão precisa de uma aplicação de pesos para gerar equilíbrio.

Na maioria das vezes é o desequilíbrio estático que gera a trepidação das rodas.

Balanceamento dinâmico

Em contrapartida, o balanceamento dinâmico é a análise da proporção entre os dois lados do caminhão.

Ou seja, o peso pode estar adequado, mas está distribuído de modo desigual entre as rodas. 

Sendo assim, esse processo serve para corrigir o aspecto “torto” do veículo, em especial quando esse alcança velocidades mais elevadas.

#3  Leve os veículos às oficinas confiáveis e de qualidade!

Outra recomendação - que deve ser levada em consideração - é o local onde você leva os caminhões para serem revisados.

A qualidade do serviço prestado - isso é, do balanceamento estático e do balanceamento dinâmico - faz toda a diferença no desempenho posterior do veículo, quando esse estiver nos itinerários.

Portanto, priorize oficinas que tenham profissionais qualificados, que sejam confiáveis e que ofereçam um serviço de excelência.

Uma sugestão é optar por ambientes que sejam especializados no modelo do seu caminhão. Dessa forma, a qualidade do serviço é mais garantida.

Dica rápida de direção defensiva para os seus motoristas!

Para finalizar, devemos ressaltar que a direção, quando mal executada, é um dos grandes fatores para a instabilidade do caminhão, o que o torna cada vez mais dependente de balanceamento e manutenções corretivas.

Portanto, para evitar esses gastos em excesso, o ideal é alertar os seus motoristas acerca da direção defensiva, os cuidados com a carga e com as ações em campo.

Por exemplo, se os seus colaboradores utilizam o caminhão indevidamente, desrespeitando limites de velocidade ou fazendo acelerações e freadas muito bruscas, é provável que os danos comecem a aparecer.

Nesse sentido, nossa #DicaRápida da vez, a qual você deve repassar para os seus motoristas, é a seguinte:

Respeite a política de frota da sua empresa e as leis de trânsito. Assim, o caminhão estará sempre estável para um próximo - e bom - trajeto.

O que achou? Bem simples para colocar em prática, não é mesmo? Conta aqui nos comentários como funcionam os cuidados com os caminhões da sua frota!

Você ficou com alguma dúvida? Se sim, deixe aqui nos comentários! Responderemos o quanto antes!

Saiba como realizar uma manutenção preventiva eficaz na sua frota!

Fale com um especialista do RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!