Garanta a segurança do trabalho nas operações por meio de uma checklist automatizada!

Saiba como manter a segurança de forma simples!

Home / Garanta a segurança do trabalho nas operações por meio de uma checklist automatizada!

A segurança do trabalho nas operações é um dos aspectos mais importantes em toda empresa, ainda mais nas corporações que dependem de veículos para a realização das atividades. Isso é, empresas que atuam em campo.

Todavia, os acidentes de trabalho são muito recorrentes no Brasil. De acordo com a Justiça do Trabalho, a cada minuto que passa, um trabalhador brasileiro sofre um acidente desempenhando sua função corporativa.

Esse dado indica que a segurança do trabalho não é devidamente aplicada no cotidiano dos colaboradores, o que implica em muitas complicações jurídicas e prejuízos financeiros, sem falar da insegurança das pessoas em trabalhar em determinados locais.

Sendo assim, é necessária uma segurança ainda maior, tendo em vista que os colaboradores também são motoristas, correndo riscos tanto no trânsito, como também no serviço em si.

Nesse conteúdo, vamos te mostrar a solução que garante a segurança do trabalho nas operações de forma automatizada, transformando os seus processos mais práticos e produtivos. Sua frota terá autonomia e fará operações bem-sucedidas!

segurança do trabalho nas operações

Índice:

  1. O prejuízo da ausência da segurança do trabalho nas operações
  2. Conquiste a segurança do trabalho de maneira exata e automática!
  3. Controle automatizado: regras e formulários como garantia da ST

O prejuízo da ausência da segurança do trabalho nas operações

Resumidamente, a segurança do trabalho é o conjunto de cláusulas e medidas que visam a prevenção dos riscos aos colaboradores de uma empresa. A ST serve para proporcionar aos colaboradores um ambiente mais estável e seguro para se trabalhar.

Em sua ausência, muitas consequências negativas podem atingir a sua empresa, que pode passar a sofrer com prejuízo financeiro, em sua imagem e também na própria organização interna.

Os principais são os seguintes:

Danos ao colaborador acidentado

Como já comentamos, no Brasil é muito comum ocorrerem acidentes de trabalho; a frequência é muito elevada.

Nesse sentido, os colaboradores são os primeiros afetados, visto que podem sofrer agressões tanto físicas como também psicológicas, muitas vezes bastante graves.

Já que os locais de trabalho dos colaboradores e motoristas ao mesmo tempo são os mais variados, todos os dias - o expediente é realizado na estrada e em diferentes clientes - cabe a ele obedecer às normas impostas pela sua empresa, mesmo à distância.

Prejuízo na imagem da corporação

Em especial quando são acumuladas complicações jurídicas por conta dos acidentes de trabalho, há danos à imagem da sua empresa, ou seja, como ela é vista tanto pelos clientes, como também pelos concorrentes e público-alvo.

Nessa situação, a reconquista da boa imagem é bastante complexa, visto que são necessárias muitas outras boas atitudes para haver uma reconstrução da imagem favorável.

Gastos elevados

Quando os acidentes com os colaboradores acabam acontecendo em locais diferentes (como em um cliente), os custos pelos quais a sua empresa deve arcar são relacionados tanto aos danos que o funcionário sofreu, como também à estrutura da empresa que era o destino da operação.

Isso porque se os colaboradores trabalham sempre em campo, as medidas de ST devem ser aplicadas e praticadas pelo próprio colaborador, aonde quer que ele esteja.

Como empresa e contratante desse funcionário, cabe a você monitorar e garantir que as medidas de segurança estão sendo cumpridas por ele.

São muitas consequências difíceis de lidar e muito prejudiciais!

Para que você se livre delas, vamos te apresentar a  ferramenta que permite estabelecer uma segurança do trabalho para operações de forma automatizada e prática.

Conquiste a segurança do trabalho de maneira exata e automática!

Como você observou, o prejuízo da ausência da segurança do trabalho é gigantesco e muitas vezes irreversível.

Além disso, devemos ressaltar que a ST deve ser reforçada ainda mais no caso das empresas que dependem de frota, uma vez que não há exatamente um único ambiente corporativo. O expediente é cumprido nas estradas, dentre vários clientes.

É nesse contexto que surgem os questionamentos:

  • Como zelar pela segurança do trabalho nas operações, em que o ambiente de trabalho é variado para os colaboradores que são motoristas?
  • Como impedir que a minha empresa sofra com prejuízos pela ausência de uma segurança do trabalho efetiva?

O controle e a gestão dos processos são as maneiras certas de solucionar tudo isso. 

É aí que entra a ferramenta de automação entre empresas e colaboradores da equipe de campo - os quais são os motoristas dos veículos.

No RotaExata, a automação garante a você um gerenciamento fácil e muito completo das operações de campo, seja qual for o segmento da sua empresa.

Trata-se de uma tecnologia inovadora que visa reduzir o controle ativo - e consequentemente o seu tempo e esforço - e te dar uma gestão mais simplificada e rápida, além de uma maior autonomia para a frota.

Por transformar o processo em automático, a segurança do trabalho é garantida com perfeição, visto que passa a ser vinculada com regras e formulários exatos.

Abaixo, você vai conhecer as especificações dessa ferramenta que vai transformar a realidade da sua empresa e solucionar de uma vez por todas os problemas da sua frota!

Controle automatizado: regras e formulários como garantia da ST

O ideal é que você mesmo crie as suas medidas de segurança, com base nas necessidades da sua empresa, do seu segmento de mercado e também da lei, visto que várias normas de trânsito precisam ser seguidas. Posteriormente, cabe a você monitorar se elas estão sendo de fato executadas.

As regras e os formulários automatizados são a solução para isso.

De modo geral, as regras são definidas  por você dentro do módulo de rastreamento, com base em cada medida de segurança.

Por exemplo, ao iniciar a operação, seja ela com a finalidade de uma prestação de serviço ou outras atividades, você pode criar uma regra no sistema que determina o envio de um formulário para o motorista, que deve respondê-lo.  

Como a automação é embasada no rastreamento veicular do RotaExata, você deve usar as informações de rastreio como referência. 

Tome como exemplo a seguinte situação: sempre que o veículo chegar na localização onde deve prestar o serviço ou a entrega, a regra é disparada e o formulário é automaticamente enviado.

Checklists de ST

Esse formulário é respondido pelo motorista, por meio do aplicativo do RotaExata para motoristas. O mais benéfico é o seguinte: os formulários são personalizáveis para você criá-los da maneira que preferir.

O importante é manter o controle e a gestão das medidas de segurança!

Você pode transformar as medidas de ST em uma checklist, por exemplo,  possibilitando assim que os condutores deem um “check” para cada atitude praticada.

Assim, cada vez que a regra for acionada no sistema - por meio do gatilho que você mesmo escolher, no sistema de rastreamento - o motorista se lembra de preencher a checklist formada pelas medidas de segurança.

Outra possibilidade é criar um formulário com a solicitação de uma imagem ou uma resposta por texto, detalhando tudo o que foi efetuado para manter a segurança. 

Pode-se enviar uma foto do colaborador utilizando os EPI’s, por exemplo, da mercadoria a ser entregue (para que você verifique sua integridade) e tudo o que você desejar.

Mantendo essa organização e realizando um gerenciamento automatizado, você previne de sofrer com as consequências que citamos, de forma simples!

segurança do trabalho nas operações

A automação surge como uma forma de garantir a segurança e a redução de riscos durante as operações, de um jeito moderno e inovador.

E aí, o que achou? Conta para a gente!

A qualquer dúvida, basta entrar em contato conosco.

Quer saber mais sobre a automação dos processos para garantir a segurança do trabalho?

Conhecer o sistema RotaExata na prática!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!