Rastreamento veicular nos serviços de manutenção: conheça os impactos!

Saiba como melhorar as operações de campo da sua frota por meio do rastreamento veicular!

Home / Rastreamento veicular nos serviços de manutenção: conheça os impactos!

O rastreamento veicular nos serviços de manutenção evita que muitos problemas atinjam a sua corporação, bem como potencializa o número de serviços realizados no dia.

Aplicando essa tecnologia em sua empresa, tanto o monitoramento será aplicado, como também a melhoria na experiência dos seus clientes, que terão um atendimento agradável.

Sendo assim, se a sua empresa é uma prestadora de serviços, os problemas mais recorrentes da realidade da sua frota podem ser solucionados, para que a sua empresa tenha cada vez mais êxito.

Nesse artigo, separamos os principais desafios das empresas que prestam serviços e dependem dos veículos para realizar as manutenções.

Além disso, vamos te mostrar de que maneira o rastreamento veicular pode te auxiliar a solucionar cada um deles.

Acompanhe conosco!

Índice: 

  1. O que é preciso nos serviços de manutenção?
  2. Desafio 1: Envio rápido de veículos até o cliente
  3. Desafio 2: Monitoramento sobre o comportamento do prestador de serviço
  4. Desafio 3: Registro e comprovação de serviço

O que é preciso nos serviços de manutenção?

De modo geral, as frotas que realizam manutenção detém colaboradores que são, ao mesmo tempo, prestadores do serviço e também motoristas.

Portanto, o primeiro aspecto no qual você precisa se atentar é o modo como os prestadores conduzem o veículo até o destino, isso é, como é o seu comportamento em campo.

Caso esteja ocorrendo o uso indevido do veículo, diversas consequências podem estar atingindo a sua frota, sem que você nem ao menos saiba disso.

É por isso que ter o controle sobre os serviços é essencial, 

Além disso, uma característica necessária na prestação de serviços de manutenção é a agilidade da chegada do veículo até os clientes que os solicitaram.

Desse modo, você precisa exercer uma organização que gere tanto agilidade quanto prudência na direção.

É nesse cenário que o rastreamento entra: ele possibilita que a organização dos trajetos aconteça com base em dados reais e inteligentes, advindos do monitoramento.

Confira abaixo os desafios que separamos, para entender de que maneira as necessidades dessas operações podem ser supridas por meio do rastreio veicular!

Desafio 1: Envio rápido de veículos até o cliente

Como comentamos, a agilidade da chegada dos veículos até o destino é uma das necessidades das frotas de serviços de manutenção que desejam alcançar sucesso.

Isso porque os clientes priorizam empresas que resolvam os seus problemas o quanto antes, sem que o serviço perca a qualidade.

Portanto, quanto mais rápido os motoristas chegarem ao destino, melhor para a sua clientela, que terá uma visão ainda melhor da sua empresa.

Ademais, essa eficiência também pode trazer benefícios para a sua corporação.

Isso ocorre porque se você realiza envios rápidos e bem organizados, sua empresa pode potencializar o número de serviços prestados, sendo ainda mais produtiva!

E como aumentar a velocidade de envio dos veículos?

O rastreamento veicular pode te ajudar nisso com muito êxito!

Dentro do sistema, você pode utilizar diversas ferramentas que simplificam o envio dos veículos até os clientes que demandaram a manutenção.

São elas:

Mapa dinâmico

Contando com o mapa da tela inicial do sistema, você pode visualizar quais veículos da sua frota estão mais próximos dos clientes, facilitando assim a escolha do motorista que irá realizar a operação.

Inclusive, tendo uma visão personalizada do campo (a região onde estão os seus clientes e os seus veículos) a organização dos itinerários também é facilitada.

rastreamento veicular nos serviços de manutenção

Cadastro e classificação de destinos

Uma outra opção que facilita bastante o envio dos veículos aos clientes e torna o rastreamento veicular nos serviços de manutenção realmente eficiente é o cadastro dos destinos.

No sistema de rastreamento, você pode cadastrar o endereço de cada cliente, deixando esse registro no software para quando precisar.

Assim, quando você precisar enviar um veículo até um destino, basta colocar o nome do cliente na barra de pesquisas e pronto! O envio fica muito mais ágil.

Desafio 2: Monitoramento sobre o comportamento do prestador de serviço

Outro desafio solucionado pelo rastreamento veicular nos serviços de manutenção é o uso indevido do veículo, por parte dos motoristas.

Como já mencionamos no início deste texto, monitorar o comportamento do colaborador é uma das necessidades desse tipo de operação.

Por meio do rastreio, o controle sobre o trabalho dos prestadores é realmente aplicado. Tendo em vista as informações que são fornecidas pelo sistema, você passa a identificar problemas e atitudes indevidas, como:

  • Desvios propositais de rota;
  • Paradas em excesso;
  • Eventos de telemetria bruscos (acelerações e freadas);
  • Desrespeito ao limite de velocidade;
  • Estacionamento em locais proibidos.

Além dos citados acima, muitos outros problemas podem ser descobertos por meio do monitoramento.

Na realidade das empresas que realizam manutenção, isso é imprescindível, já que os motoristas podem utilizar o tempo da prestação de serviços em ociosidade.

Por exemplo, se a manutenção for realizada rapidamente, seu colaborador pode utilizar o tempo que poderia estar realizando outra para paradas indevidas, como em postos de combustíveis, casas de amigos ou até mesmo a sua própria casa.

Para isso, o sistema de rastreamento oferece a opção de determinar a localidade da casa do motorista como um ponto proibido, bem como qualquer outro destino que você deseja proibir.

Assim, caso o condutor vá até esses locais, o próprio sistema te notifica!

rastreamento veicular nos serviços de manutenção

Desafio 3: Registro e comprovação de serviço

Por fim, um problema resolvido pelo rastreamento nos serviços de manutenção é o gerenciamento apropriado de todo o processo.

No módulo de gestão de frotas do sistema, você tem a opção de cadastrar documentos, como a nota fiscal (ordem de serviço), por exemplo.

Assim, na hora de verificar os custos e o rendimento do seu negócio, você tem o registro de tudo o que precisa!

Dessa forma, seus serviços de manutenção terão suas necessidades supridas e a sua empresa terá êxito! Você pode aplicar o rastreamento veicular nos serviços de manutenção a partir de agora mesmo!

Conta pra gente! Qual ferramenta mais te chamou a atenção? 

Quer saber mais sobre o rastreamento, a gestão de frotas e o roteirizador?

Conhecer o sistema 3 em 1 da RotaExata, na prática!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!