O rastreamento veicular no segmento agrícola: quais as problemáticas a serem resolvidas?

Se você trabalha com tratores e outros veículos para a agricultura, é necessário que você conheça os impactos do rastreamento!

Home / O rastreamento veicular no segmento agrícola: quais as problemáticas a serem resolvidas?

A agricultura é uma das principais atividades econômicas do Brasil até hoje, visto que o país é bastante forte na exportação, por isso, comporta diversos campos de plantio, onde muitas pessoas e veículos trabalham. Nesse sentido: qual a importância do rastreamento veicular no segmento agrícola?

Desde a colonização, o país é marcado pela produção na agricultura, o que demanda muita mão de obra. Inclusive, o número de trabalhadores nesse segmento corresponde a 22% da população ativa.

Todavia, não são só os trabalhadores que realizam a plantação, a manutenção do solo e a colheita, visto que as máquinas e veículos são responsáveis por isso também.

De fato, o segmento agrícola tem se modernizado cada vez mais, o que reflete na aquisição cada vez mais frequente de equipamentos e novos processos de produção.

Com todas essas novidades, torna-se necessário um monitoramento veicular efetivo sobre o cotidiano de trabalho nos campos, para que ele seja de fato produtivo.

Nesse artigo, você vai conhecer alguns dos desafios que podem ser solucionados pelo rastreamento veicular no segmento agrícola.

Confira!

Índice:

  1. Quais as necessidades do segmento agrícola?
  2. Desafio 1: Monitoramento da conduta do agricultor
  3. Desafio 2: Cuidado com os pneus dos veículos
  4. Desafio 3: Processo de produção cada vez mais moderno

Quais as necessidades dos veículos do segmento agrícola?

Para iniciar, devemos visualizar alguns dados.

De acordo com o Ministério da Economia no Brasil, o agronegócio representa cerca de 45% das vendas externas do país, ou seja, da exportação.

Pode-se dizer, portanto, que o desempenho da agricultura reflete diretamente no rendimento da economia do Brasil, no geral.

Por conta disso, a principal necessidade do segmento agrícola é a agilidade dos serviços e a verdadeira produtividade dos colaboradores e veículos (equipamentos utilizados no processo).

Os veículos utilizados na agricultura

Na maioria dos casos, esses veículos são os tratores, colheitadeiras e plantadeiras.

Apesar de serem máquinas, também são considerados veículos, já que são conduzidos e devem ser devidamente regulados, para que tenham um bom desempenho.

É aí que entra o monitoramento veicular por meio do rastreamento!

Desafio 1: Monitoramento da conduta do agricultor

Como mencionamos, o maior anseio dentro do segmento agrícola é a maior produtividade possível.

Nesse sentido, se os motoristas dos tratores não realizam um trabalho realmente eficiente, esse objetivo não é conquistado.

O monitoramento veicular pode gerar grandes resultados nesse aspecto, visto que proporciona a você o total controle sobre todo o trabalho. A maneira com qual o motorista está conduzindo o processo e todos os deslocamentos realizados.

Dessa forma, você tem acesso à velocidade de produção do agricultor, o número de paradas e até mesmo o tempo em que o veículo ficou desligado.

Tudo isso é apresentado a você por meio do sistema de rastreamento. Ele capta as informações advindas do satélite de forma exata, possibilitando a você o controle sobre as operações em tempo real.

Dessa forma, se você perceber que o colaborador está passando muito tempo ocioso, isso é identificado rapidamente, e é possível aplicar uma advertência no condutor em questão.

rastreamento veicular no segmento agrícola

Desafio 2: Cuidado com os pneus dos veículos

Outro desafio que pode ser solucionado pelo rastreamento veicular no segmento agrícola é o cuidado e a conservação dos pneus dos tratores.

De acordo com os especialistas do ramo da agricultura, a compactação de qualidade do solo depende diretamente da calibração dos pneus.

Portanto, se os equipamentos não passam por manutenções preventivas constantes, nas quais há a verificação e regulagem dos pneus, você pode estar tendo prejuízos na plantação, sem nem saber qual é o motivo.

Além disso, a falta de revisão dessas peças pode desencadear a perda da capacidade de tração.

A deformação do pneu também é um risco, bem como muitos outros problemas mais graves, que podem levar o trator à uma manutenção corretiva, muito mais cara do que a preventiva.

No entanto, por meio do rastreamento, você passa a ter um melhor desempenho até mesmo no gerenciamento da frota, uma vez que o controle passa a ser seu.

Além disso, praticando uma verdadeira gestão de frota, até mesmo a frequência das manutenções pode ser organizada e planejada. É o que chamamos de “plano de manutenção”.

Organizando essa questão no plano, o próprio sistema automatiza esse processo, para que você não esqueça de levar os veículos para a revisão.

rastreamento veicular no segmento agrícola

Desafio 3: Processo de produção cada vez mais moderno

Para finalizar, um desafio que envolve a frota veicular é a modernização do processo de produção agrícola.

Por conta do avanço da tecnologia, até mesmo o agronegócio está mudando o modo como as plantações e colheitas são feitas.

De acordo com os estudos da Geografia Econômica, a agricultura passou pela chamada “revolução verde”. Essa foi responsável pela inserção de muitos objetos técnicos e maquinários, em substituição do trabalho totalmente braçal.

Dessa forma, o serviço se torna mais exato e o processo todo é simplificado, o que facilita o seu trabalho como gestor. As máquinas como colheitadeiras e plantadeiras transformam o trabalho muito mais rápido também.

O rastreamento veicular é uma das formas de modernizar ainda mais a agricultura, visto que esse passa a ser verdadeiramente monitorada, com base em dados fornecidos em tempo real,

As informações fornecidas pelo software proporcionam um verdadeiro gerenciamento, tanto dos colaboradores, como dos veículos e do processo produtivo em si.

O registro de quantidades, colheita, jornada de trabalho e todas as outras informações necessárias também é realizado com eficácia. Isso pois é armazenado em um software digital e confiável - onde não há perigo de essas informações serem perdidas.

Resumidamente, torna o cotidiano de trabalho muito mais organizado.

Conta para a gente! Como funciona o seu trabalho com os tratores, na agricultura?

Quer saber mais sobre o rastreamento veicular e a gestão de frotas no meio agrícola?

Conhecer o sistema RotaExata na prática!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!