Rastreamento veicular na área da saúde: problemáticas e benefícios

Você sabe como o rastreamento veicular pode aumentar a produtividade das operações na área da saúde? Confira!

Home / Rastreamento veicular na área da saúde: problemáticas e benefícios

Você sabe os efeitos que o rastreamento veicular na área da saúde gera?

De fato, as empresas voltadas para o tratamento de pacientes, emergências, encaminhamentos para outras unidades de saúde e outras atividades relacionadas a essas, dependem de frota veicular.

Por conta disso, ocorrem operações de campo diariamente, as quais precisam ser monitoradas apropriadamente, para que saiam conforme o planejado.

Como se tratam de itinerários muito importantes - visto que têm como foco a preservação da vida e o bem-estar das pessoas - é necessário que as operações sejam rápidas, seguras e produtivas.

Com esse intuito, criamos um conteúdo completo sobre os principais desafios da frota veicular da área da saúde. Por meio dele, esperamos te ajudar em seu cotidiano de operações.

Você vai descobrir de que forma o rastreamento veicular pode facilitar seus trajetos e otimizar ainda mais a sua frota de ambulâncias.

Acompanhe conosco!

Índice

  1. Área da saúde: necessidades das operações desse segmento
  2. Desafio 1: Velocidade no envio dos veículos da frota
  3. Desafio 2: Conservação das ambulâncias: uso apropriado do veículo
  4. Desafio 3: Custos relacionados às operações

Área da saúde: necessidades das operações desse segmento

Os profissionais da área da saúde são vários, visto que esse campo compreende os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas entre outros.

Quanto às atuações que envolvem o uso de frota veicular, geralmente são os hospitais, prontos-socorros e unidades básicas de saúde que dependem das ambulâncias.

Portanto, pode-se dizer que o modo como os itinerários de transporte de pacientes, operações de urgência e emergência e o encaminhamento para outras unidades é realizado reflete muito sobre a instituição de saúde.

Além disso, nos casos de emergência, é imprescindível que as operações sejam rápidas, pois a agilidade das ambulâncias pode definir a saúde e o estado de um paciente.

Ainda se tratando das operações com ambulâncias, a conservação dos veículos é essencial para a boa imagem da empresa da área da saúde, tendo em vista que esse segmento exige cuidado e higiene.

Abaixo, você vai conhecer, detalhadamente, cada um dos desafios que já citamos, bem como algumas formas de resolver as problemáticas citadas por meio do rastreamento.

Desafio 1: Velocidade no envio dos veículos da frota

Como já mencionamos, a velocidade das operações com ambulâncias é um dos fatores que mais fazem a diferença para a instituição de saúde.

Em síntese, quando os itinerários não são devidamente planejados e monitorados, sua empresa corre o risco de ter trajetos demorados, o que gera diversos riscos, em especial para os pacientes.

Por conta da falta de agilidade, não só a produtividade das operações caem, como também a segurança do paciente é comprometida. 

Inclusive, segundo o próprio CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as ambulâncias são exceções no trânsito. Isso se dá tanto em relação à velocidade - que não é contida nos limites impostos pela lei - como também referente às ultrapassagens.

Todavia, quando se fala da agilidade das operações com ambulâncias, não se trata apenas da velocidade alcançada pelos motoristas. Trata-se também do tempo que é dedicado para a organização e o envio do veículo até o destino.

O rastreamento veicular resolve todos esses pontos, visto que oferece um monitoramento integral das operações. 

Por meio desse monitoramento, você pode acompanhar a conduta dos motoristas, a velocidade em que o veículo está (naquele exato momento) e os trajetos que eles estão percorrendo.

Ademais, quanto ao envio dos veículos ao destino, o sistema de rastreamento veicular na área da saúde auxilia na visibilidade do itinerário, dando a você um mapa dinâmico e outras informações técnicas, as quais facilitam o seu planejamento.

Por meio dos dados fornecidos, você não perde tempo em enviar as ambulâncias até os locais de destino, garantindo assim a produtividade e principalmente a segurança do paciente.

Desafio 2: Conservação das ambulâncias - uso apropriado do veículo

Outro desafio referente ao rastreamento veicular na área da saúde é a conservação das ambulâncias.

De modo geral, pode-se dizer que a gestão da frota é uma das principais consequências do rastreamento.

Por conta do monitoramento das operações, os motoristas passam a verificar o modo que conduzem o veículo, extinguindo assim o uso indevido.

Portanto, atitudes como as citadas abaixo passam a não ocorrer mais:

  • Eventos de telemetria bruscos (acelerações e freadas);
  • Desvio proposital das rotas;
  • Paradas não permitidas.

Todas as atitudes citadas acima resultam em uma má conservação da frota veicular. Isso impacta diretamente na imagem da sua empresa e na credibilidade da instituição de saúde.

Portanto, o rastreamento é essencial para a efetivação de uma boa gestão dos seus veículos.

Para finalizar as informações sobre o desafio 2, deve-se ressaltar o plano de manutenção, ferramenta oferecida pelo sistema de rastreamento veicular.

Por meio dele, você pode esquematizar as peças a serem revisadas, a fim de manter a preservação dos veículos. 

Insira a peça em questão, a data - ou a quilometragem - que o próprio sistema te notifica.

rastreamento veicular na área da saúde

Desafio 3: Custos relacionados às operações

Para finalizar, o desafio 3 solucionado pelo rastreamento veicular na área da saúde é relacionado aos custos - ou seja, despesas - das operações.

Naturalmente, os custos de combustível são elevados em frotas de ambulâncias. Tendo em vista o número de trajetos e a velocidade atingida nos itinerários, já que a velocidade tem uma ligação direta com o consumo de combustível. 

Portanto, outros gastos - desnecessários - devem ser evitados, para que as despesas não ultrapassem o que realmente a empresa pode pagar.

Nesse sentido, o rastreamento veicular impacta positivamente na redução de custos.

Em adição à correção do uso indevido do veículo - já citado no tópico anterior - o impacto é referente à eliminação de riscos de sinistros e ocorrências de multas, as quais são gastos que podem gerar prejuízo financeiro.

Sendo assim, o rastreamento veicular na área da saúde otimiza a agilidade das operações. Também preserva o bom estado dos veículos e ainda gera a redução de custos.

Se você deseja que a sua frota de ambulâncias tenha um bom desempenho, esse sistema é um dos grandes instrumentos para essa finalidade.

rastreamento veicular na área da saúde

Conheça o sistema de rastreamento veicular e realize uma boa gestão das ambulâncias!

Ver o sistema RotaExata na prática!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!