Saiba como garantir o bom funcionamento do rastreador de carro (e bateria!)

Entenda a função e benefícios do rastreador de carro e como garantir o bom funcionamento dessa ferramenta

Home / Saiba como garantir o bom funcionamento do rastreador de carro (e bateria!)

Garantir o acompanhamento em tempo real da sua frota veicular e equipe de motorista é essencial. É por meio da instalação de um rastreador de carro que você pode entender melhor suas rotas e melhorar seu desempenho logístico.

ÍNDICE

Além de impactar positivamente a produtividade das operações de campo, contar com um rastreador de carro também está ligado à garantia de que os veículos estejam sendo usados com o devido cuidado e segurança.

Contudo, não basta apenas instalar o rastreador de carro, é preciso garantir o bom funcionamento do mesmo. Infelizmente existem motoristas que desligam o rastreador de carro para evitar que gestores identifiquem suas más condutas no trânsito. 

Nesse sentido, desenvolvemos este artigo para que você esteja preparado para situações como essa. Não se esqueça: é sua responsabilidade garantir o bom funcionamento das operações, o que inclui o rastreador de carro. Boa leitura!

Rastreador de carro: função e benefícios!

Como já dito, a primeira função do rastreador de carro é informar, dentro de um sistema de rastreamento veicular, a localização exata dos veículos, sejam eles carros, vans, caminhões, motos e qualquer outro tipo de veículo. Essa ferramenta atende duas principais frentes — segurança e produtividade.

A primeira frente atendida por um rastreador de carro e um bom rastreamento veicular é a segurança, pois, uma vez que é possível armazenar informações da situação do veículo você pode, por exemplo, rastrear o trajeto do carro no caso de um sinistro.

A outra frente é a produtividade: com um rastreador de carro em cada veículo da sua frota, é possível estipular quais as rotas mais rápidas e eficientes para que, por exemplo, você faça mais entregas ou atendimentos em um mesmo dia.

Soluções de rastreamento veicular também são capazes de captar informações de telemetria, como aceleradas, freadas e curvas bruscas. 

Isso pode ser usado para que o gestor possa, por exemplo, descobrir quais motoristas têm uma direção agressiva com veículo da empresa e, assim, conversar com esses motoristas para promover uma melhora ou até mesmo puni-los por irem contra a política de frotas da empresa.

Também é possível usar essa função de captação de telemetria para responsabilizar os motoristas pelas multas (quando não identificado o motorista, o valor da multa é dobrado!) ou mesmo recorrer contra multas que tenham sido tomadas injustamente.

Porém, para que tudo isso aconteça, é preciso garantir o bom funcionamento do rastreador de carro. Infelizmente existem motoristas que, por exemplo, desligam o rastreador para evitar que gestores identifiquem suas más condutas no trânsito. 

No caso de sinistros, isso também pode acontecer; eles podem tentar desconectar o rastreador para que sua localização não seja descoberta. 

A pergunta que fica é: no meio de tantas situações complexas, como saber que a bateria, tanto do veículo quanto do rastreador de carro, está funcionando com perfeição? Vamos falar sobre isso a seguir, fique esperto!

Automação: regra de bateria desligada garante funcionamento perfeito de rastreador de carro!

Como você viu, é necessário buscar uma forma de manter o rastreador de carro funcionando perfeitamente, ainda mais quando existem pessoas que trabalham ativamente para burlar a ferramenta.

Diante dessa problemática, a RotaExata desenvolveu o mais novo módulo de Automação — solução inovadora e única no mercado.

Com base no rastreamento veicular, o módulo de Automação permite que regras sejam criadas e, assim, o sistema fiscalize e notifique quando elas forem quebradas. As regras que podem ser criadas são de:

  • Limite de velocidade;
  • Tempo de parada;
  • Parada proibida;
  • Direção agressiva;
  • E muito mais!

Essas regras permitem que certos processos da gestão que antes precisavam ser feitos manualmente, agora, sejam feitos automaticamente. Isso acontece por meio de checklists e formulários que estão conectados à solução de rastreamento veicular, que é a base de tudo. 

A Automação RotaExata pode ser usada para que sejam feitos checklists que auxiliam no controle de tudo, o que pode e não pode ser feito com veículo da empresa, registros de entregas, justificativas de paradas em locais proibidos ou fora do horário, registros de demandas realizadas, entre outros! 

Voltando para o exemplo do motorista que desliga a bateria para não ser rastreado: com o módulo de Automação RotaExata, é possível evitar isso.

Ao cadastrar a regra de bateria desligada, caso qualquer motorista desligue a bateria, tanto do carro quanto do rastreador de carro, automaticamente você recebe um alerta, e o motorista, pendências a serem respondidas.

Pendências essas, que são totalmente personalizáveis para atender as deficiências que você observa na sua frota. Com as ferramentas inteligentes do novo módulo de Automação, você pode coletar diversas informações como:

  • Fotos e imagens;
  • Assinatura do cliente;
  • Data e hora;
  • Texto livre, números;
  • Lista de opções;
  • Inúmeras maneiras de captação!

No caso do motorista que desliga a bateria do veículo ou rastreador de carro, faz sentido pedir, por exemplo, uma justificativa escrita sobre o motivo dessa ação ou até mesmo uma foto do local.

Caso ela não responda aquela pendência, fique em alerta, pois algo de errado pode estar acontecendo, como um roubo do veículo ou uma tentativa de desvio de combustível.

Outra situação que acontece é a bateria ser desconectada no momento da manutenção, onde você, após ser notificado, consegue olhar no Street View o local e momento exato em que a bateria foi desconectada...

As possibilidades são infinitas. No fim, é você quem vai adaptando as regras para aquilo que mais faz sentido na realidade da gestão de frotas do seu negócio!

Por fim, não podemos esquecer de situações ociosidade no trabalho: existem casos onde o motorista desliga a bateria para ficar parado durante o horário de trabalho, por exemplo. Nesse sentido, a regra de bateria desligada também serve.

Em resumo, é bem fácil de entender a regra de bateria desligada: sempre que a bateria do veículo ou rastreador de carro for desligada, você é notificado na hora, e seu motorista recebe uma pendência que fica aberta até que seja respondida. 

Observando a realidade da sua empresa, você consegue entender quais regras do Automação RotaExata você deve usar para garantir não apenas a qualidade do rastreador de carro, mas de todas as operações em campo.

Observe que, ao controlar por meio da regra de bateria desligada as tentativas de desligar o veículo ou rastreador de carro, você atua naqueles dois pontos principais que o rastreamento atua; segurança e produtividade da frota.

Todas essas ferramentas foram desenvolvidas para que você melhore o desempenho da sua equipe e, assim, você alcance todo o potencial logístico do seu negócio!

Tag: , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!