Os principais benefícios do monitoramento veicular no transporte de colaboradores

Se os seus colaboradores utilizam os veículos da frota para alguma atividade durante o expediente, é necessário um monitoramento!

Home / Os principais benefícios do monitoramento veicular no transporte de colaboradores

Você sabe a importância do monitoramento veicular no transporte de colaboradores?

Em muitas empresas, os veículos da frota são utilizados pelos próprios colaboradores, para reuniões comerciais, encontros com os clientes ou deslocamentos até locais necessários na rotina.

Nesses casos, geralmente os veículos são da categoria dos carros executivos, visto que são esses os utilizados para representar as empresas, em situações de vendas e negociações, por exemplo.

Sendo assim, existem alguns aspectos que devem ser verificados durante as operações de campo, para que não ocorram consequências negativas, capazes de interferir na produtividade da sua empresa e na economia dela.

Separamos os #3 principais desafios desse cenário, para que você os identifique e os elimine da realidade da sua frota veicular!

Confira!

Índice:

  1. Ocasiões em que há o transporte de colaboradores
  2. Desafio 1: Escolha o veículo certo!
  3. Desafio 2: Conservação dos veículos executivos
  4. Desafio 3: Monitore o uso do veículo para fins particulares

rastreamento veicular no transporte de colaboradores

Ocasiões em que há o transporte de colaboradores

Para que você consiga aplicar as soluções que iremos apresentar na frota veicular da sua empresa, selecionamos as principais ocasiões em que há esse tipo de deslocamento.

É nessas situações que você deve se atentar, pois o monitoramento veicular no transporte de colaboradores passa a ser fundamental.

Negociações e vendas

Primeiramente, uma ocasião em que pode haver o uso dos veículos da frota pelos colaboradores é para o trajeto da empresa até um cliente ou um parceiro.

Nesses casos, os colaboradores são os vendedores, uma equipe comercial ou de gestão da corporação.

Dependendo do setor onde o seu negócio se encontra, o time de vendas pode carregar no veículo alguns componentes, como catálogos, amostras e documentos, por exemplo.

Em contrapartida, se a empresa não trabalha com produtos, mas é especializada em algo que não envolve carga, o carro pode ser executivo.

Transporte de diretores e gestores

Outra ocasião em que há o transporte de colaboradores é o deslocamento dos diretores, donos da empresa e gestores de determinados times.

Na maioria das vezes, esses itinerários se dão por meio de carros executivos, já que os diretores os utilizam para realizar visitas, parcerias, reuniões de negócios, refeições com outros diretores e também eventos.

É importante que você saiba qual é o tipo de veículo mais utilizado em cada situação para compreender as necessidades dele e dos motoristas em questão.

Além dos casos que citamos acima, o uso dos veículos da frota para o transporte de colaboradores é comum em muitas outras ocasiões e em vários modelos de negócio.

Abaixo, você vai encontrar alguns dos desafios de todas essas empresas que utilizam a frota para esses fins, bem como irá entender de que maneira o monitoramento veicular pode solucioná-los e assim gerar benefícios.

Desafio 1: Escolha o veículo certo!

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que a escolha do veículo para o seu tipo de operação deve ser feita com cuidado.

Como mencionamos, cada segmento de empresa e cada modalidade de trabalho demanda alguns aspectos essenciais, como no caso dos veículos com compartimento de carga e os que não o possuem, por exemplo.

Ao adquirir veículos para os colaboradores utilizarem em meio ao expediente, tenha em mente as funções que eles irão realizar.

De fato, é natural pensar que por ser utilizado por uma equipe de vendas, por exemplo, não é “preciso” ser um veículo grande. 

Todavia, antes de decidir isso efetivamente, pense se o seu time comercial não vai querer levar amostras e outros componentes na operação. Quem sabe, um “agradinho” para o cliente?

Além disso, caso o veículo seja utilizado pelos diretores da empresa, durante a sua rotina, possivelmente esse será um carro executivo.

Nesse cenário, a escolha do automóvel deve ser feita com bastante análise, tendo em vista que existem diversos modelos.

Lembre-se que o veículo utilizado pelos colaboradores reflete a imagem da sua corporação. Sendo assim, ao escolher entre um Sedan e um SUV, por exemplo, é importante observar esses pontos.

Desafio 2: Conservação dos veículos executivos

Em se tratando de monitoramento veicular, esse é o primeiro desafio que pode ser solucionado integralmente por ele.

Por estarem nas ruas diariamente, é comum que os veículos desgastem-se, precisando assim de manutenções periódicas e revisões constantes.

O monitoramento advindo do sistema de rastreamento é muito eficiente nesse caso.

Como ele fornece informações completas sobre o status do veículo, dados de localização em tempo real e todos os eventos de telemetria que acontecem, você monitora a operação de perto, detendo assim o controle sobre esse processo.

Por conta disso, danos e riscos à conservação dos veículos executivos, por exemplo, que são mais sensíveis e mais caros - portanto, precisam de cuidado - são evitados completamente.

O monitoramento evita que as atitudes listadas abaixo sejam reduzidas, até que por fim eliminadas. São elas:

  • Eventos bruscos com o veículo;
  • Dirigibilidade ofensiva;
  • Estacionamentos inadequados;
  • Abuso da velocidade.

Ademais, o sistema de rastreamento, em seu módulo de gestão, também proporciona que você realize um planejamento estratégico para a manutenção preventiva da frota.

É o que chamamos de plano de manutenção. Nele, basta inserir as peças a serem verificadas e as datas, o próprio sistema te notifica!

Dessa forma, a sua frota ficará segura e bem conservada para o transporte de colaboradores, e a sua empresa permanecerá com uma boa imagem perante aos clientes e à concorrência.

rastreamento veicular no transporte de colaboradores

Desafio 3: Monitore o uso do veículo para fins particulares

Para finalizar, um desafio que pode ser resolvido pelo monitoramento veicular no transporte de colaboradores é a correção e o ajuste do uso do veículo para fins particulares.

Por exemplo, se o colaborador quiser utilizar o veículo da empresa para outros fins, que não sejam do trabalho (como as negociações, visitas aos clientes e outros), você deve formalizar esse processo.

Para evitar que esse uso particular cause prejuízos à sua empresa, é necessário que você regulamente o uso por meio de um documento, por exemplo, no qual você pode aplicar as regras de utilização, os limites e os horários restritos.

Você pode baixar um modelo de acordo de formalização que criamos para te ajudar nisso!

Aplicando todas essas dicas e resolvendo os desafios citados, o monitoramento veicular no transporte de colaboradores trará muitos benefícios e sua empresa terá sucesso!

Quer saber mais sobre rastreamento e gestão de frotas?

Conhecer o RotaExata na prática!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!