Fiat Mobi X Renault Kwid: qual é o melhor veículo para empresas que realizam manutenção?

Confira o nosso comparativo entre o Mobi e o Kwid e decida qual é o melhor veículo para empresas que realizam manutenção!

Home / Fiat Mobi X Renault Kwid: qual é o melhor veículo para empresas que realizam manutenção?

Entre o Fiat Mobi e o Renault Kwid, qual o melhor veículo para empresas que realizam manutenção?

Se a sua empresa é uma prestadora de serviços e realiza manutenções diversas, tais como: reparos em computadores, móveis, correções em âmbito elétrico - ou outros consertos pequenos - são necessários alguns fatores para garantir o sucesso das suas operações, tendo em vista que elas dependem de veículos corporativos.

Nesse cenário, é importante ressaltar que não é qualquer tipo ou modelo de veículo que irá se enquadrar às necessidades da sua corporação. 

Como uma prestadora de serviços - operação considerada como pronto atendimento, isso é, solicitada para o momento imediato - alguns requisitos são importantes para a melhoria do desempenho dos colaboradores, para que os objetivos da sua empresa sejam alcançados.

Dentre eles, estão: o gerenciamento financeiro das operações, para que a sua empresa não sofra danos financeiramente, o planejamento estratégico para o atendimento de todas as regiões que demandam manutenções e, principalmente, o respeito à sua política de frotas.

Separamos dois modelos que se encaixam às necessidades desse modelo de negócio. Confira agora o nosso comparativo do Fiat Mobi e o Renault Kwid!

Índice

  1. O melhor veículo para empresas que realizam manutenção
  2. Potência dos veículos
  3. Consumo de combustível dos veículos
  4. Tamanho e capacidade de armazenamento
  5. Vantagens e desvantagens dos veículos
  6. Infográfico
  7. Dicas para a melhoria das suas operações de manutenção
melhor veículo para empresas que realizam manutenção

O melhor veículo para empresas que realizam manutenção

Como as empresas que realizam manutenção precisam enviar seus veículos para operações solicitadas para aquele mesmo momento, são necessários veículos velozes, práticos e econômicos, para que as operações não acabem gerando prejuízos financeiros e nem atrasos nos atendimentos.

Sendo assim, o modelo mais recomendado são os carros subcompactos, automóveis menores do que os compactos, mas maiores do que os chamados “minis”.

Esse tipo de automóvel é recomendado para esse padrão operacional pois possui um baixo custo de aquisição, além de serem práticos para dirigir e na maioria das vezes econômicos.

O Mobi e o Kwid são os dois veículos mais populares nesta categoria, sendo escolhidos para uma análise.

Acompanhe os dados técnicos dos dois carros abaixo e decida qual o melhor veículo para empresas que realizam manutenção, juntamente conosco:

melhor veículo para empresas que realizam manutenção

Potência do veículo

De modo geral, a potência de um veículo diz respeito à quantidade de energia aplicada em um determinado período de tempo, o que reflete no rendimento do automóvel na cidade e na estrada.

Potência do Mobi

A potência máxima do Mobi - versão Like 1.0 - é de em média 75 cv (cavalo-vapor), enquanto a quantidade máxima de torque (momento de força) é de 9,9 kgfm.

Peso/Potência 

A relação peso/potência é de 12,9 kg/cv.

Potência do Kwid

Em relação ao Kwid - versão Zen 1.0 12V - sua quantidade de potência é de 70 cv (cavalo-vapor), sendo o torque 9,8 kgfm. Sendo assim, seu rendimento é um pouco menor do que o do Mobi, apesar da diferença mínima do momento de força entre os dois.

Peso/Potência 

Quanto à relação entre peso e potência, a quantidade é de 11,1 kg/cv.

Pode-se afirmar, dessa forma, que o Mobi é o mais potente entre os dois carros em análise.

Consumo de combustível

Em relação ao consumo de combustível, pode-se dizer que esse é um dos fatores condicionantes para o gerenciamento financeiro, aspecto que citamos como essencial para empresas prestadoras de serviços.

Nesse contexto, é importante que você considere essa variável, para que sua operação tenha saúde financeira e favoreça a sua condição perante o mercado de trabalho e os concorrentes.

Confira os dados de consumo de combustível abaixo:

Consumo de combustível do Mobi

O consumo de combustível desse modelo do Fiat Mobi é de cerca de 12,7 km/l - sendo o combustível analisado: a gasolina - na cidade e 14,3 km/l em estrada.

Consumo de combustível do Kwid

Quanto ao Kwid, o consumo é de aproximadamente 14,9 km/l em âmbito urbano e 15,6 km/l em ambiente rodoviário.

Pode-se concluir, portanto, que o Kwid é mais econômico nos dois âmbitos: cidade e estrada.

Tamanho do veículo

Como estamos analisando o melhor veículo para empresas que realizam manutenção, o tamanho acaba não sendo uma variável tão relevante, tendo em vista que as ferramentas e outros acessórios importantes para a realização dos reparos e consertos, geralmente possuem um tamanho reduzido.

Por conta disso, o tamanho acaba por se tornar uma variável a se considerar por motivos secundários, como: o conforto dos motoristas, a facilidade para estacionar e até mesmo para o desempenho da dirigibilidade.

As dimensões dos dois carros escolhidos podem ser vistas abaixo:

Mobi: 3566 mm de comprimento, 1666 mm de largura e 1523 mm de altura.

Kwid: 3680 mm de comprimento, 1579 mm de largura e 1474 mm de altura.

Apesar de não serem dimensões tão diferentes, há alguns pontos que você deve considerar, antes de fazer a sua escolha.

Por exemplo, se a sua preferência for por automóveis mais altos, opte pelo Mobi, se preferir um veículo mais largo, escolha o Kwid.

Mobi X Kwid: vantagens e desvantagens 

Por fim, separamos duas vantagens e duas desvantagens de cada um desses modelos. Esperamos que assim possamos facilitar a sua escolha do veículo ideal para as suas operações de manutenção. Confira!

Vantagens do Mobi Desvantagens do Mobi
Manutenção barata; Porta-malas pequeno. Esse compartimento não serviria de forma ideal para comportar as ferramentas de manutenção;
Alta potência, se em comparação a outros carros do mesmo porte. Difícil dirigibilidade (direção hidráulica um pouco rígida).
Vantagens do Kwid Desvantagens do Kwid
Econômico em combustível; Necessidade de reparos constantes.
Boa estabilidade em estrada: fácil dirigibilidade. Baixa potência, se em comparação a outros carros do mesmo porte.
melhor veículo para empresas que realizam manutenção

Como melhorar as operações de manutenção?

Para finalizar esse artigo comparativo do Fiat Mobi e o Renault Kwid e o questionamento de qual é o melhor veículo para empresas que realizam manutenção, vamos te dar algumas dicas para otimizar ainda mais as suas operações.

Como já comentamos acima, por se enquadrarem ao modelo de pronto atendimento, é essencial que a sua empresa possua uma forma de enviar os veículos aos destinos o quanto antes, para que os consertos e reparos sejam feitos rapidamente.

Existem algumas ferramentas que simplificarão esse trabalho para você.

Envio rápido dos veículos por meio de uma central

Uma das formas de reunir os veículos em um só local é por meio de um software inteligente, o qual armazena as informações da sua frota e comporta algumas ferramentas que simplificam o seu trabalho.

Dentre essas funcionalidades, está o mapa de pronto atendimento; um mapa dinâmico que te mostra a localização de cada cliente e/ou destino, bem como os veículos da sua frota mais próximos deles.

Utilizando essa ferramenta, basta um clique para enviar o veículo para o cliente desejado, sem perder tempo. 

Assim, a velocidade e a pontualidade são mantidas!

Gerenciamento financeiro inteligente

A partir do momento que a sua empresa cresce e, consequentemente, necessita de um número maior de veículos corporativos na frota, as planilhas para registro de custos se tornam ineficientes.

Um gerenciamento financeiro eficiente e verdadeiramente inteligente pode ser realizado por meio de um sistema de gestão de frotas, o qual possui funcionalidades específicas para o lançamento de custos, análise da média de gastos de determinado período e o controle de toda a economia da empresa, no geral.

Lembre-se que gerir a sua corporação envolve gerir os veículos da frota também!

Política de frotas consolidada

Outro ponto interessante que queremos abordar, para finalizar este conteúdo, é a política de frotas.

Se você ainda não sabe, essa política trata-se de uma maneira de padronizar e disciplinar a conduta dos seus colaboradores, quando estes estão em campo.

A sua política deve ser desenvolvida internamente, com base nos seus valores e em prioridades que a sua empresa tem, como padrão de velocidade, horário de chegada e saída, dirigibilidade entre outros.

Como uma maneira de te ajudar a formalizar isso, temos um documento flexível, que você pode baixar e preencher da maneira que desejar.

Baixe agora o termo de responsabilidade para utilização de veículos e estabeleça uma conduta adequada para os seus veículos!

Assim, temos certeza que as suas operações de manutenção será mais eficiente

Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! Conta para a gente! Na sua opinião, qual o melhor veículo para empresas que realizam manutenção?

Saiba como melhorar ainda mais as suas operações de campo !

Conheça o RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!