Descubra qual é o melhor motorista da frota com os formulários de rotina!

Você pode analisar qual o melhor motorista e avaliar desempenhos de forma prática!

Home / Descubra qual é o melhor motorista da frota com os formulários de rotina!

Se a sua empresa depende de frota veicular, você deve gerenciar motoristas, todos diferentes um do outro, não é verdade? Nesse cenário, avaliar qual o melhor motorista da frota é mais do que necessário.

Isso para que você identifique o que precisa fazer para garantir o desempenho esperado dos colaboradores e até mesmo tomar algumas atitudes pontuais, a fim de assegurar a eficiência da frota.

Sem um monitoramento integral das operações e sem uma gestão inteligente, você pode não saber qual é o motorista que está desempenhando melhor e qual não está rendendo conforme o desejado, inclusive gerando prejuízo para a sua empresa.

Por conta disso, monitorar o comportamento dos motoristas durante a utilização dos veículos é imprescindível para controlar o uso indevido do veículo.

Vamos te apresentar uma solução inovadora para que você controle o desempenho dos colaboradores e identifique o melhor motorista da frota. Assim, você evitará gastos desnecessários e impulsionará a produtividade das operações!

Confira!

melhor motorista da frota

Índice:

  1. Evite prejuízos descobrindo qual é o melhor motorista da frota! 
  2. Rastreamento e automação: crie regras de conduta para potencializar o desempenho dos motoristas
  3. Gerenciamento inteligente: vincule regras aos formulários automatizados!
  4. Ranking de motoristas: avalie seus motoristas automaticamente!

Evite prejuízos descobrindo qual é o melhor motorista da frota!

Como mencionamos, ter ciência de quem é o colaborador com o melhor desempenho na condução do veículo é uma forma de medir a produtividade das operações e analisar o que precisa ser melhorado.

Além disso, caso você esteja percebendo que o rendimento de algum dos colaboradores caiu - em um determinado período de tempo - é necessário identificar o que isso está causando.

Vale lembrar que podem ser atitudes não permitidas que estão sendo realizadas no cotidiano, tais como o desvio de rotas ou o excesso de paradas durante um itinerário.

A motivação como forma de melhorar a economia

Outro ponto positivo que monitorar os condutores pode trazer é o incentivo e a motivação por parte deles, que passam a aumentar sua produtividade.

De fato, isso tem uma ligação direta com a economia da sua empresa, visto que os colaboradores passam a render de uma melhor forma. Isso porque estão sendo monitorados e tendo sua conduta controlada.

Sendo assim, pode-se dizer que descobrir qual é o melhor motorista da frota é um passo para impulsionar a sua empresa.

Rastreamento e automação: crie regras de conduta para potencializar o desempenho dos motoristas

Tendo em vista os benefícios que descobrir qual o melhor motorista da frota proporciona, vamos te apresentar uma ferramenta inteligente e completa, a qual realiza todo o gerenciamento dos motoristas.

Nesse sentido, devemos ressaltar que o que determina a maneira como os colaboradores se portam perante às normas de trânsito e as regras de conduta é a forma como esse processo é gerenciado.

A solução que iremos explanar faz exatamente isso: gerencia a reação dos motoristas perante as normas, de forma automática e inovadora.

O sistema RotaExata possui um módulo de automação, o qual visa controlar as operações de uma maneira mais simplificada.

Nesse sentido, a automação é totalmente vinculada ao rastreamento veicular, pois dentro dele são criadas regras, as quais são vinculadas aos formulários automatizados.

As regras no sistema de rastreamento

Uma funcionalidade do RotaExata é a possibilidade de criar regras no sistema, as quais - se não cumpridas - geram pendências.

Quanto à escolha das regras, cabe a você (enquanto gestor) determinar, com base nas necessidades da sua corporação e os objetivos das operações de campo.

Por exemplo, algumas regras que você pode criar são:

  • Limite de velocidade;
  • Proibição de paradas em determinadas localizações;
  • Abastecimento em locais estabelecidos.

E toda e qualquer outra regra que você achar necessário.

Cadastrando-as no sistema de rastreamento, o software irá monitorar se elas estão sendo cumpridas. 

Caso elas sejam desrespeitadas por algum motorista, o RotaExata abre automaticamente uma pendência, a qual você pode aplicar o nosso módulo de automação.

Gerenciamento inteligente: vincule regras aos formulários automatizados!

No módulo de automação, você pode vincular os formulários às pendências, para que os colaboradores respondam todas as vezes que descumprirem as regras.

Quanto ao formato dos formulários, é você quem decide e cria conforme as suas necessidades:

As questões podem ser:

  • Solicitação de uma foto - para registrar alguma avaria no veículo, por exemplo, ou para comprovar a chegada no cliente. Em alguns casos, para documentar as notas fiscais;
  • Assinatura digital - essa opção é ideal para as empresas que realizam entregas e precisam coletar a assinatura do cliente;
  • Respostas por texto - o formato de texto nas questões pode ser utilizado quando você deseja coletar a justificativa do motorista para alguma situação, como uma parada não planejada, por exemplo.
  • Checkbox - essa modalidade de questão também pode ser bastante utilizada, para confirmar a realização de alguma atividade, por exemplo.

Por exemplo, se você criou uma regra de velocidade, caso o motorista ultrapasse o limite (você verificará isso no rastreamento), o sistema automaticamente envia o formulário para o colaborador responder, justificando sua atitude.

Outro exemplo é a ocorrência de um sinistro

Quando uma situação assim ocorrer, a regra cadastrada em relação ao acontecimento de uma colisão, por exemplo, serve como um gatilho para o envio de um formulário, o qual pode solicitar uma foto da avaria no veículo.

Assim, você pode ir monitorando a conduta dos colaboradores e identificando qual o melhor motorista da frota.

Ranking de motoristas: avalie seus motoristas automaticamente!

As ferramentas do módulo de automação não param por aí.

O sistema oferece uma funcionalidade que te permite criar um sistema de motivação e méritos para os motoristas.

Aliado às regras e aos formulários, tem-se o chamado ranking de motoristas.

Também automatizado, ele organiza todos os seus motoristas em hierarquia, conforme a sua conduta e obediência/desrespeito às regras instituídas e política de frotas.

Resumidamente, você pode atribuir a cada regra - cumprida ou descumprida - um número de pontos, os quais vão sendo contabilizados pelo sistema. Assim, no fim do mês, você pode visualizar quais motoristas precisam melhorar.

Ou seja, você pode acompanhar quem está sendo o melhor motorista da frota e quem está desempenhando inadequadamente, para que uma advertência seja aplicada.

Para finalizar, é possível que você acrescente uma observação no ranking, em relação a algum motorista em específico, a qual ficará registrada para quando você for realizar posteriores análises.

É a melhor forma de manter sua equipe de campo alinhada e organizada!

melhor motorista da frota

O que achou? Conta para a gente!

Quer saber mais sobre o módulo de automação e o ranking de motoristas?

Conheça o sistema RotaExata na prática!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!