Logística em tempo real: o monitoramento completo das operações de campo

A logística real time é uma das principais tendências para 2021. Saiba como aplicá-la!

Home / Logística em tempo real: o monitoramento completo das operações de campo

A logística em tempo real é uma das necessidades caracterizadas como tendência no atual mercado de trabalho.

Como muitas empresas passaram a depender de veículos para a realização dos seus serviços, entregas, coletas, funções no geral, tornou-se essencial um meio de organizar todo o processo.

A isso, dá-se o nome de logística

Inclusive, de acordo com Ballou, um dos autores mais conhecidos desse campo de estudos: a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores.

Isso por meio de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.

No entanto, com a aceleração dos processos e o refinamento dos meios pelos quais se faz a logística, uma nova necessidade é a exatidão das atividades e do planejamento em si.

A logística em tempo real é o nome dado para isso, visto que busca-se conectar a administração de todo o processo à integralidade das informações.

Nesse artigo, vamos te mostrar como a organização e o monitoramento em tempo real podem trabalhar juntos e que resultados eles trazem.

Confira!

Índice:

  1. Logística em tempo real: o que é e como funciona?
  2. #3 características da logística em tempo real
  3. Como realizar a logística em tempo real?

Logística em tempo real: o que é e como funciona?

Como já comentamos, a logística compreende todos os fatores e os processos pelos quais é realizado um planejamento, a execução e o acompanhamento de uma determinada função.

No cenário das empresas portadoras de frota, a logística em tempo real é fundamental para o acompanhamento do que realmente está acontecendo em campo, enquanto os colaboradores realizam os itinerários.

De fato, para garantir que as operações estão sendo feitas da maneira que foram planejadas, é necessário exercer um monitoramento integral sobre os veículos e todas as localidades percorridas.

No mais, esse monitoramento precisa ser feito em tempo real, para que o controle seja efetivo e realmente correspondente aos deslocamentos.

Acompanhando no mesmo momento em que estão sendo executados os itinerários, você tem confiança na veracidade das informações, bem como pode tomar decisões rápidas para otimizar a produtividade dos motoristas.

Real time 

De acordo com os estudiosos da área, a logística real time, como é denominada, trata-se de ter uma visão integral da cadeia de suprimentos e do planejamento da operação, com base em dados coletados naquele mesmo momento.

Nesse sentido, a logística real time só pode ser efetiva por meio de tecnologias que permitem o acompanhamento rápido das operações.

O sistema de rastreamento veicular é uma dessas ferramentas, visto que dão visibilidade a tudo o que está acontecendo com os veículos.

logística em tempo real

#3 características da logística em tempo real

Agora que você já sabe o que é a logística em tempo real e no que ela se baseia, é importante conhecer algumas das principais características desse fenômeno, bem como quais são os aspectos que norteiam essa tendência.

#1 Segurança do trabalho

A segurança do trabalho é uma das principais características da logística em tempo real.

Como essa segurança é definida como a promoção de medidas que visam a qualidade do colaborador em seu ambiente de trabalho - que nesse caso é a estrada - o monitoramento logístico é a melhor forma de proporcionar isso.

Com base nos dados de rastreamento (localizações, identificação do motorista, especificações sobre a carga, velocidade e eventos de telemetria, por exemplo) você pode prever os riscos durante os itinerários.

Assim, a frequência de possíveis problemáticas é reduzida e há uma maior segurança no trabalho do seu motorista.

Os problemas evitados são:

  • Furto do veículo e da carga;
  • Acidentes de trânsito;
  • Esquecimento da carga;
  • Sinistros com o veículo;
  • Infrações e desrespeitos às regras de trânsito.

Ademais, monitorando em tempo real o trabalho do motorista, você possui o conhecimento de onde ele está, caso ocorra uma acidente e ele precise ser socorrido.

A logística em tempo real é uma forma de assegurar a proteção em todos os sentidos!

#2 Controle da conduta e da jornada dos colaboradores

Outra característica da logística em tempo real é o controle da conduta e da jornada de trabalho dos motoristas.

Diferentemente de uma empresa em que os colaboradores atuam no ambiente empresarial mesmo - onde o gestor pode monitorá-los - as empresas que portam frota precisam acompanhar o trabalho dos motoristas na estrada.

Aplicando a logística em tempo real, você pode verificar a jornada de trabalho dos colaboradores e evitar que a carga horária seja violada, tanto com excesso quanto com ociosidade.

Por conseguinte, sua empresa evita passar por processos trabalhistas motivados pela inadequação da jornada, o que geraria multas e muitas complicações jurídicas.

Ademais, vale lembrar que, por meio do monitoramento, você garante:

  • Comprovantes em casos de horas extras;
  • Redução do uso indevido do veículo, como desvio de rotas;
  • Economia e prevenção à perda de dinheiro, motivada pelo gasto exacerbado do motorista;
  • Fim dos atrasos nos atendimentos aos clientes.

#3 Gerenciamento financeiro

Por fim, o gerenciamento financeiro é outro aspecto - e também resultado - da logística em tempo real.

Acompanhando o planejamento, a execução, a gestão de carga, a conduta do motorista e até mesmo o rendimento das visitas, você pode acompanhar todos os gastos envolvidos no processo.

A partir daí, o gerenciamento da sua empresa é otimizado, já que as informações relacionadas aos custos são coletadas em tempo real, não tendo o risco de serem perdidas.

Assim, sua empresa mantém a saúde financeira e permanece organizada.

logística em tempo real

Como realizar a logística em tempo real?

Para finalizar esse conteúdo, queremos ressaltar que para tornar realidade esse tipo de logística, o mercado oferece inúmeras tecnologias, todas tendência para esse tempo.

No entanto, o sistema de rastreamento é a funcionalidade mais completa e atual para o seu segmento, já que oferece tanto o monitoramento como também a gestão da frota.

Sendo assim, por meio do sistema, você pode tanto acompanhar a conduta dos motoristas e o andamento das operações, como também verificar o estado financeiro do processo todo e tudo o que envolve a logística.

Assim, a sua tomada de decisões tem base em conhecimentos inteligentes e informações confiáveis, fornecidas em tempo real.

É a nova forma de gerir e gerar resultados que você nunca viu!

Quer saber mais sobre o sistema de logística e monitoramento integral do RotaExata?

Ver sistema na prática agora mesmo!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!