Integração de sistemas por API: as vantagens de contratar um software de rastreamento que ofereça essa possibilidade

Entenda como a integração do rastreamento veicular com outros sistemas pode facilitar a sua gestão de frotas!

Home / Integração de sistemas por API: as vantagens de contratar um software de rastreamento que ofereça essa possibilidade
Caro leitor
Este conteúdo é orientado para quem deseja ou já utiliza o sistema RotaExata, porém, as orientações também se aplicam a qualquer processo ou sistema que por ventura você se identifique.

Você já ouviu falar sobre a integração de sistemas?

A integração de sistemas é uma das principais tendências no atual mercado, visto que as empresas estão armazenando suas informações em meio digital cada vez mais.

Nesse sentido, os softwares estão desenvolvendo funcionalidades e maneiras de tornar o acesso à informação ainda mais simples, para que a sua empresa tenha um maior rendimento.

Inclusive, esse bom desempenho está relacionado à simplificação do cotidiano. Em especial na maneira que os gestores realizam o gerenciamento das operações de campo e dos veículos.

Afinal, não seria mais acessível possuir todas as informações da sua própria empresa - pedidos de serviço, demanda de entregas, informações dos clientes - e também os dados de rastreamento - os quais fazem o monitoramento veicular dos deslocamentos - todos no mesmo lugar?

É aí que entra a integração. Essa funcionalidade é uma forma de inserir dados em outra plataforma automaticamente.

Nesse artigo, vamos especificar a integração por API. Esperamos que a partir dessas informações, você possa usufruir dessa ferramenta e alcançar êxito em suas operações.

Acompanhe conosco!

Índice

  1. O que é a integração de sistemas por API?
  2. Exemplos: como as API’s ajudam você na prática
  3. Os #3 benefícios de contratar um sistema que possibilite integrações
  4. #1 Economia de tempo e de trabalho
  5. #2 Segurança das informações
  6. #3 Mais automatização e menos controle ativo
  7. A integração de sistemas do RotaExata
  8. Como funciona no RotaExata?
  9. Diferenciais
  10. O sucesso das empresas clientes que utilizam a integração

O que é a integração de sistemas por API?

A integração de sistemas por API (Interface de Programação de Aplicação) é uma ferramenta de comunicação automática entre duas plataformas.

É, de certa forma, um software que realiza a mediação das informações, o que possibilita a troca de dados e a migração deles para uma só plataforma, sem que você precise fazer esse lançamento.

Sendo assim, pode-se dizer que a integração de sistemas por API é uma recomendação - e funcionalidade que se torna necessária para quem quer simplificar sua operação - para empresas que já possuem um sistema interno e buscam uma gestão mais automatizada.

Sua função é transacionar dados de um software para outro automaticamente.

integração api

Exemplos: como as API’s ajudam você na prática

Por exemplo, empresas provedoras de internet que realizam assistência técnica possuem as informações completas sobre cada instalação. Tais como: dados de conexão, informações de rede e até mesmo as mais simples, como o endereço das empresas clientes.

Tudo isso é armazenado em um sistema interno na maioria das vezes, no software que a empresa utiliza para registrar suas informações. 

Como a maioria das provedoras de internet dependem de uma frota veicular para realizarem seu trabalho - ou seja, o deslocamento entre a empresa e cada cliente que deve ser atendido - o rastreamento veicular é empregado.

Isso ocorre pois o rastreamento é uma forma de monitorar as operações de campo e as tornar mais eficientes.

Sendo assim, uma empresa desse segmento possui muitas informações necessárias à sua disposição, para que a operação seja feita de forma organizada.

Nesse sentido, a integração por API faz a união automática desses dados, deixando-os todos em uma mesma plataforma, para um acesso mais fácil.

Ou seja, realizar uma integração é construir uma ponte entre dois sistemas, pela qual as informações caminham automaticamente, sem que você precise cadastrar dados duas vezes.

Sendo assim, sua administração se torna mais intuitiva e rápida.

Como funciona?

Em suma, a integração é um padrão de programação. Seu principal objetivo é unir informações que trabalham juntas, em um mesmo aplicativo na internet.

Nesse sentido, pode-se afirmar que uma das principais características dessas ferramentas é a automação que ela proporciona.

Por realizar a junção dos dados em um mesmo software, você não precisa trabalhar consultando dois ambientes diferentes, pois as informações ficam todas disponíveis no mesmo lugar.
Além do mais, vale ressaltar que as ações empregadas em um sistema aparecem automaticamente no outro que está integrado.

Possíveis ações

Em resumo, as ações que podem ser praticadas e são automatizadas no outro software integrado são as seguintes:

  • Envio de um dado;
  • Busca de um dado;
  • Eliminação de um dado;
  • Alteração de um dado.

Portanto, utilizando como exemplo uma empresa de distribuição de produtos, pode-se dizer que no caso de o gestor precisar cadastrar em seu sistema interno alguma informação sobre o ponto onde vai distribuir algumas mercadorias, esse cadastro aparece também no outro sistema que está integrado, no caso, o sistema de rastreamento.

Outro exemplo é o seguinte: se a sua empresa utiliza um cartão combustível para realizar o abastecimento, você pode usar uma API para que os custos sejam deslocados diretamente no sistema de gestão de frotas.

Assim, todas as vezes que o motorista abastecer o veículo com o cartão, essa informação vai automaticamente para o módulo de gestão do sistema que sua empresa utiliza.

Assim acontece com as outras ações também, tudo o que você cadastrar em seu software interno, cai automaticamente no sistema de gestão de frotas também.

É bem simples!

Os #3 benefícios de contratar um sistema que possibilite integrações

Em se tratando do rastreamento veicular, devemos afirmar que a integração de sistemas é muito benéfica, visto que são vários os tipos de serviços que precisam de veículos para o seu cumprimento.

Sendo assim, unindo de forma automatizada as informações do seu sistema interno - isto é, seus dados essenciais para o serviço que a sua empresa emprega - aos dados de rastreamento, certamente suas operações serão bem-sucedidas.

Isso porque caso você queira montar uma rota, por exemplo - planejar um trajeto mais econômico até um cliente - basta integrar por API para que a rota montada pelo sistema de rastreamento e roteirização caia automaticamente no sistema interno da sua corporação.

Neste contexto, surgem vários benefícios, visto que o exemplo que citamos é apenas uma das possibilidades que a integração de sistemas oferece.

Abaixo, separamos #3 dos principais benefícios trazidos por essa ferramenta.

A partir deles, você vai perceber que se o perfil da sua empresa se encaixa a esse que estamos abordando, você desejará iniciar a integração agora mesmo!

Confira:

#1 Economia de tempo e de trabalho

A principal vantagem é a economia de tempo e de esforço por parte do gestor, ou o colaborador que administra os softwares, e até mesmo para os motoristas.

Isso porque durante uma operação, não é mais necessário visualizar os dois sistemas para ter acesso às informações essenciais. 

Você não precisa se preocupar, pois a API funciona como uma ponte que gera o compartilhamento automático de uma informação, simplificando seu acesso a ela.

Portanto, tanto o tempo como também o esforço são poupados.

A integração é uma forma de simplificar o dia a dia!

#2 Segurança das informações

Outro benefício da integração de sistemas por API é a segurança dos dados referentes à sua empresa.

Como não é uma pessoa que irá buscar essas informações, alterá-las ou cadastrá-las - e sim um software de automação - a exatidão dos dados é maior.

Dessa forma, você pode ter a segurança para confiar integralmente em todas as informações na plataforma.

#3 Mais automatização e menos controle ativo

Por fim, um benefício de contratar um sistema de rastreamento que ofereça a possibilidade da integração entre sistemas é a automatização que isso proporciona.

Empresas que portam veículos precisam de meios que auxiliem na simplificação de todos os processos.

O rastreamento veicular já faz isso, todavia, apenas o sistema certo pode oferecer vantagens a mais para você.

O mais recomendado é portar um sistema que preze pela exatidão em todas as etapas do processo: tanto na execução do rastreamento em si, como também em estratégias que visam melhorar o trabalho do gestor.

A automação é uma forma de fazer isso se tornar realidade! O RotaExata desenvolveu exatamente isso.

integração sistema rastreamento

A integração de sistemas do RotaExata

Agora que você já sabe como funciona a integração por API e quais são os benefícios de ter um sistema de rastreamento que ofereça essa possibilidade, vamos te mostrar como funciona no RotaExata.

Como você já sabe, nosso sistema trabalha com diversos módulos: gestão de frotas, roteirização, automação; todos baseados no rastreamento veicular.

Cada uma das nossas ferramentas trabalha com a intenção de melhorar a produtividade dos seus veículos e fazer com que a sua empresa economize

A integração do Rota vem com esse objetivo também: simplificação de processos e economia de custos, tempo e esforço.

Como funciona no RotaExata?

A integração do nosso sistema se dá por meio da disponibilização de diversas API’s.

Ou seja, o RotaExata oferece a você - caso você tenha um sistema interno e deseje essa funcionalidade - toda a documentação das nossas integrações.

Assim, cabe a você integrar ao nosso software. 

A partir daí, você pode ter acesso, em sua plataforma, a todas as informações como:

  • Dados de localização;
  • Cadastro de clientes;
  • Identificação de motoristas;
  • Histórico de paradas;
  • Custos envolvidos nos deslocamentos;
  • Rotas planejados;
  • Formulários de automação.

Ou seja, tudo o que o sistema tem de informações pode ser integrado!

Além disso, devemos ressaltar que o sistema RotaExata é todo desenvolvido com API’s, o que possibilita que qualquer funcionalidade do sistema seja integrada.

Diferenciais:

Agora, vamos te mostrar 3 dos nossos diferenciais, para que você perceba o quanto pode alcançar por meio dessa ferramenta.

Formato das informações integradas

A integração de sistemas por API é diferenciada pois o formato das informações é um dos melhores.

O formato que disponibilizamos é o JSON, um formato compacto de programação, o qual proporciona troca de informações rápidas e com dados simples.

Por ser uma linguagem moderna, acessível e popular, o contato às informações é ideal para as suas operações.

Redução de dados guardados

Por fim, um benefício da integração e diferencial do Rota é que, por conta de o banco de dados ser nosso, você não precisa gastar dinheiro tendo o seu próprio.

Como a união automática entre os sistemas simplifica o acesso aos dados, há a redução de informações guardadas.

Isso gera muita economia e eficiência organizacional!

Portanto, investir em um software de rastreamento que possibilite a integração de sistemas por API é uma forma de aumentar a produtividade e reduzir os custos.

O sucesso das empresas clientes que utilizam a integração

Para finalizar esse conteúdo completo e exclusivo sobre a integração de sistemas, queremos citar alguns dos nossos clientes que já utilizam essa tecnologia.

Como exemplo, temos a FVB, uma empresa locadora de veículos. 

Por conta do alto volume de informações - já que a empresa realiza locação para diversas situações e ainda oferece serviços de ambulância - a organização é primordial durante o processo.

A integração é uma forma de unir os dados do software interno deles e as informações de rastreamento do sistema RotaExata. Por locar veículos, a FVB depende da integração para identificar a localização de cada uma de suas propriedades, qual a disponibilidade dos veículos e o status da operação.

Outro cliente nosso que utiliza essa ferramenta é a InterBrasil, uma empresa de importação e exportação de produtos.

Justamente por ser uma distribuidora, a logística é fundamental para o sucesso das operações.

A empresa utiliza a API de integração para ter acesso às informações de rastreamento e roteirização dentro do seu sistema interno, onde é realizado o controle de demandas e estoque.

Nesse quesito, quanto mais acessíveis as informações, melhor! A automação gerada pelas API’s resulta em uma maior velocidade e produtividade das entregas.

Esses dois exemplos mostram que empresas de qualquer segmento que possua um sistema interno, pode usufruir da integração.

Experimente agora mesmo!


Além disso, se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Você também pode entrar em contato conosco para esclarecer tudo o que precisar. Estamos à sua disposição.

Facilite a sua gestão de frotas integrando o sistema de rastreamento veicular com os seus softwares internos!
Converse com um de nossos especialistas!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!