Gestão de risco: o que é e sua importância na frota

O gerenciamento de risco consiste em antecipar situações que possam representar ameaças para sua frota.

Home / Gestão de risco: o que é e sua importância na frota

Gerenciar uma frota implica diversos pontos, que vão desde a manutenção, custos e segurança dos motoristas. No entanto, a operação de uma frota de veículos não é isenta de riscos. Gerenciar esses riscos de forma eficaz é essencial para garantir a segurança e a eficiência das operações de frota. 

Assim, gerenciar uma frota de veículos é gerenciar riscos no cotidiano de uma empresa. Neste artigo, exploraremos a importância da gestão de riscos para frotas e como isso pode beneficiar sua empresa. Boa leitura!.

O que é gestão de riscos em uma frota 

gestão de riscos em uma frota

Gestão de risco é a prática de prever situações que possam ameaçar sua frota, a fim de agir para evitar ou reduzir o risco ou danos, garantindo que as operações ocorram de forma segura e contínua.

Antes de abordarmos a importância da gestão de risco, é crucial compreender os tipos de riscos associados à operação de uma frota de veículos. Alguns dos riscos mais comuns incluem: acidentes, roubos do veículo e carga, falhas mecânicas, multas de trânsito, entre outros. 

E sabemos que esses riscos podem ser multiplicados para empresas que utilizam de veículos para suas operações, resultando em muitos prejuízos.

Os riscos mais comuns em uma frota de veículos

Manutenções (1)

Como falamos acima, os principais riscos à frota são tudo aquilo que tem chance de perda, danos e lesões. E sabemos que podem ser evitados ou reduzidos com uma estratégia de segurança adequada. Entre os principais riscos os que têm maiores destaques são: 

Falta de Manutenção: Deixar de praticar a manutenção preventiva ou preditiva é um dos principais fatores de risco. A negligência na conservação de um veículo é uma escolha extremamente perigosa, uma vez que problemas ocultos podem surgir e levar a falhas que, por sua vez, podem resultar em acidentes graves

Roubo de veículo: Sabemos que o risco de roubo de veículos e cargas é uma realidade no nosso país. Sem dúvida, essa é uma das principais preocupações enfrentadas pelos gestores de frota, já que, além de causar prejuízos financeiros às empresas, também coloca em risco a segurança dos condutores. 

Acidentes de trânsito: Os riscos ligados ao comportamento do motorista podem levar a acidentes graves, por isso, é essencial estabelecer padrões de segurança a serem seguidos pelos condutores.  

Atrasos na entrega: A sua empresa pode sofrer impacto na sua imagem com atrasos, para evitar isso, é importante o gestor acompanhar em tempo real o posicionamento de seus veículos, podendo avisar ao cliente se houver qualquer imprevisto.

Os benefícios da gestão de risco de frota

Benefícios estar um passo a frente

Os gestores precisam entender que gestão de risco não é eliminar todos os riscos, mas está sempre “um passo à frente” das eventualidades, reduzido ao ponto de gerar impacto positivo para toda a operação. 

Lembrando que a implementação da gestão de risco na sua frota, assegura melhores situações de circulação e aumenta a vida útil dos veículos, diminuindo gastos desnecessários com manutenção. 

Sem contar, que os condutores da frota são beneficiados, pois a gestão de risco impacta diretamente sua jornada de trabalho, tornando muito mais segura. 

Segurança dos motoristas: A prioridade no gerenciamento de riscos de frotas é garantir a segurança dos motoristas e de terceiros. Isso envolve a implementação de políticas de segurança, treinamento de motoristas e monitoramento constante do comportamento. Ao reduzir o risco de acidentes, as empresas evitam os gastos inesperados.

Redução de custos: A gestão de risco feita de forma eficaz pode ajudar a reduzir custos significativos associados a acidentes, manutenção inadequada e consumo excessivo de combustível. Uma frota bem gerenciada é mais eficiente e econômica.

Maior eficiência operacional: Com o monitoramento de veículos e a manutenção preventiva, as empresas podem evitar paradas não planejadas e atrasos nas entregas. Isso resulta em uma operação mais eficiente e satisfação do cliente.

Preservação da reputação da empresa: Um acidente grave ou uma má gestão da frota podem danificar seriamente a reputação de uma empresa. Um programa de gerenciamento de riscos eficaz ajuda a manter a boa imagem da empresa perante seus clientes.

Como identificar os riscos e evitar prejuízos

Como identificar os riscos e evitar prejuízos

Você sabe como identificar e corrigir possíveis riscos na sua frota? É importante saber que nesse processo é fundamental manter ativa a gestão de risco em todas as operações. Conheça as principais ações para uma estratégia de gerenciamento de risco eficaz.

Revisão de documentos

A primeira e mais fácil prática para qualquer gestor são as análises de documentação. Revisar os documentos relacionados ao veículo e serviços prestados, pode evitar multas ou até mesmo apreensão de carga, ou veículo. 

Diálogo com os condutores

Manter a conversa com os motoristas da sua frota é uma prática eficaz para entender os problemas no dia a dia, possíveis transtornos com os veículos por falta de manutenção e treinamentos para uma boa conduta e bom uso da frota, evitando custos extras para a empresa.

Utilizar um sistema de gestão de frota

Vale destacar que um sistema de gestão de frota proporciona um controle muito maior e efetivo. Além de oferecer dados informativos e alerta, principalmente em relação à má conduta dos motoristas, manutenções agendadas e muito mais.  

Essas ações em uma estratégia de gestão de riscos contribuem para a segurança e eficiência de sua operação. Lembre-se de que a gestão de risco deve ser um processo contínuo e integrado às suas atividades diárias.

Como gerenciar os riscos através de um sistema de gestão 

Gerenciar os riscos na gestão de frota é um processo contínuo que requer atenção constante e adaptação às mudanças nas condições e nas operações. Ao implementar estratégias assertivas e manter uma cultura de segurança, você pode reduzir os riscos e proteger sua frota, seus motoristas e sua empresa.

Dessa forma, conforme mencionado, a organização necessita de um sistema de gestão de riscos para, em primeiro lugar, detectar as origens que mais acarretam prejuízos associados às operações e, posteriormente, proceder com a tomada de decisões.

E, conforme podemos notar, não será simples para o gestor aplicar todas essas estratégias sem a assistência de um sistema de gestão, como o da RotaExata. Pois sabemos o quanto pode ser desafiador gerenciar uma operação à distância, e a forma mais segura é com o monitoramento da frota.

Como podemos ver a manutenção dos veículos é de suma importância, peças danificadas colocam em risco a vida do motorista e de terceiros e sua própria frota. No módulo Gestão do RotaExata, é possível controlar e programar manutenções preventivas. Isso possibilita a correção de falhas, antes que se torne um problema, reduzindo os custos com reparos corretivos.

sistema manutenção

Com o rastreador da RotaExata, você pode controlar automaticamente o excesso de velocidade, assim como, identificar comportamentos inadequados dos motoristas. Receba alerta sempre que houver uso indevido do veículo, como ultrapassagem dos limites de segurança estabelecidos, acelerações, frenagens e curvas bruscas

Não poderíamos deixar de mencionar os motoristas. Afinal, eles estão diretamente expostos e podem se tornar vulneráveis se não forem tomadas medidas adequadas. Por esse motivo, é indispensável oferecer treinamentos específicos para que os motoristas possam conduzir os veículos de maneira segura.

Uma estratégia eficaz é estabelecer critérios de pontuação para criar um ranking de motoristas. E isso a RotaExata tem! Por exemplo, o módulo de automação permite que você registre cada detalhe das operações em campo. 

Rastreamento Veicular RotaExata

Dessa forma, você terá dados confiáveis para avaliar o desempenho dos motoristas e promover uma condução mais eficiente e econômica. Além disso, ofereça treinamentos para aqueles que não estão indo bem no ranking.

Portanto, é crucial que cada gestor identifique, na sua operação, todos os pontos que podem resultar em riscos. Fazendo esse diagnóstico preventivo da operação, o gestor perceberá uma melhoria considerável na segurança da frota.

Veja muito mais conteúdo no nosso blog sobre gestão de frotas, roteirização, rastreamento e automação. Tenha um maior desempenho de sua frota, venha para a RotaExata.

Tag: , , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!