Uso pessoal do veículo da empresa? Saiba como evitar essa prática na sua gestão de frotas!

Defina um horário permitido para garantir a responsabilidade do funcionário e evitar o uso pessoal do veículo da empresa!

Home / Uso pessoal do veículo da empresa? Saiba como evitar essa prática na sua gestão de frotas!

É comum empresas fornecerem veículos para seus motoristas para que eles possam realizar suas demandas em campo, sejam elas entregas, coletas ou até mesmo atendimentos em empresas e domicílios. 

ÍNDICE

Contudo, isso pode trazer uma série de problemas para a empresa, caso ela não tenha uma forma de saber o que acontece em campo, e definir limites que evite um uso indevido do veículo da empresa.

Uma frente que deve ser observada — e controlada — é o horário permitido para uso do veículo. Se o motorista trabalha, por exemplo, das 9h às 18h, porque não evitar que ele use o veículo depois de um determinado horário?

Nesse sentido, desenvolvemos este artigo para você entender os problemas gerados pelo uso pessoal dos veículos e como validar a conduta dos motoristas para descobrir quem não respeita as regras da sua gestão de frotas. Boa leitura!

Sem horário permitido? Conheça os problemas gerados pelo uso pessoal do veículo da empresa!

É comum que existam usos indevidos dos veículos quando seus motoristas não são orientados a utilizar os veículos da empresa de maneira correta, o que inclui o uso dentro do horário permitido. A seguir, conheça os principais problemas gerados por essa prática:

Má conduta do motorista

Um dos principais problemas gerados pelo uso pessoal do veículo é a má conduta dos motoristas, que por estar utilizando o veículo — muitas vezes sem o devido monitoramento logístico — tem atitudes que geram altos custos operacionais. 

Se você não monitora o que acontece nas operações de campo, e seu motorista tem ciência disso, as chances dele conduzir o veículo da empresa de qualquer maneira é alta.

Isso significa que ele irá conduzir o veículo sem pensar em pontos essenciais para que haja uma melhora na sua gestão de frotas, como a redução de custos desnecessários e o aumento da produtividade da equipe como um todo.

Digamos que seu motorista tenha uma direção agressiva no trânsito: isso pode resultar em multas que, por terem sido tomadas com um veículo registrado no nome da empresa, precisam ser pagas com os recursos da empresa.

Vale ressaltar que a falta de rastreamento e do registro do que acontece em campo, também faz com que o gestor não consiga identificar o responsável pela multa. 

Quando não identificado o responsável pela multa, o valor da multa é multiplicado pela quantidade de vezes que a infração foi cometida em um período de 12 meses; essa é a popularmente conhecida “multa em dobro”.

Chamada de multa NIC (Não Indicação do Condutor), a multa em dobro não é aplicada apenas em dobro. 

Multiplicações maiores acontecem quando há reincidência da infração, ou seja, quando as infrações acontecem mais de uma vez dentro de um mesmo período de 12 meses.

Em outros casos, a má conduta do motorista pode causar acidentes, colocando em risco não apenas a sua própria integridade, como a de todos os usuários que utilizam as vias públicas para se locomover.

Em casos mais graves, o uso pessoal do veículo pode causar acidentes, cujos custos não são resumidos apenas as multas, mas também para o conserto do veículo da empresa, e até mesmo de outros veículos envolvidos no acidente.

Não se esqueça das consequências jurídicas!

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), se um acidente ocorrer com algum veículo de frota empresarial, a responsabilidade sob aquela situação é da empresa dona do veículo.

O que isso significa? Que no fim, é você quem terá que arcar com as infrações cometidas pelos seus motoristas e, em casos mais delicados, causas jurídicas que tenham relação com a vítima do acidente.

Altos gastos com combustível

Quando você não monitora suas rotas para identificar usos pessoais do veículo da empresa, e também não há um acordo claro acerca das regras que devem ser seguidas pela sua equipe, é muito provável que haja altos gastos com combustível.

Imagine que seu motorista exceda a velocidade permitida com o carro da empresa. Isso significa que, além de uma possível multa que ele pode tomar, o consumo de combustível aumenta, pois o motor irá exigir uma quantidade maior de combustível.

De acordo com estudo publicado na revista Quatro Rodas, a velocidade pode aumentar os custos com combustível em até 103%, e você só irá perceber os prejuízos financeiros no fim do mês, quando for contabilizar seus custos!

Danos a marca da empresa

Veículos empresariais costumam ser plotados para auxiliar no marketing da empresa, sendo essa é uma ótima forma de atrair novos clientes. Se esse for o seu caso, então fique ainda mais atento à conduta dos seus motoristas durante o horário de trabalho.

Caso seu motorista cometa uma infração ou vá para locais inapropriados, a plotagem denunciará a sua empresa. No fim, não será o motorista que terá a imagem manchada, mas sim o seu negócio.

As pessoas podem até não lembrar do rosto do motorista que cometeu determinada má conduta, contudo, as chances deles lembrarem do logo e nome da empresa são grandes.

Observar alguém parar em local proibido com veículo empresarial é algo que diz muito sobre a qualidade da empresa dona daquele veículo. Não é incomum ouvir por aí que motoristas de determinada empresa são ruins ou imprudentes.

Para que sua empresa não tenha uma má reputação, é preciso que você garanta que seus motoristas não comentam atitudes antiéticas durante as operações de campo!

Para entender a gravidade da situação, a RotaExata já ajudou gestores de frota a identificar motoristas que, com veículos empresariais, foram a locais ilícitos e indecentes.

É extremamente fundamental que você zele pela imagem do seu negócio, pois isso reflete na prospecção de novos clientes, e até mesmo na permanência dos seus melhores clientes.

Mostre profissionalismo em todas as frentes do seu negócio, e isso inclui até mesmo como os veículos plotados são conduzidos e os locais onde eles são avistados pelas pessoas.

Cuidar com a sua reputação é indispensável, para que os comentários a respeito da sua empresa sejam sempre positivos, e você não esteja em desvantagem em relação aos seus concorrentes.

Para cuidar da reputação da sua empresa, é preciso buscar uma forma de fazer valer as regras da sua gestão de frotas. 

Ainda tem uma política de frotas? Clique aqui e baixe gratuitamente uma agora mesmo!

Seus motoristas precisam entender que você se preocupa com a melhora da qualidade das operações logísticas, e que tem as ferramentas necessárias para que as rotas sejam, de fato, otimizadas!

Automação: regra de horário permitido ajuda gestores a identificar uso pessoal do veículo da empresa!

Tendo em mente os diversos problemas causados pelo uso pessoal dos veículos da empresas, a RotaExata desenvolveu o mais novo módulo de Automação.

Essa inovadora e moderna solução desenvolvida pela RotaExata tem como base outro módulo: o rastreamento veicular. É ele quem capta as informações mais importantes das operações logísticas, como:

  • Posição do veículo;
  • Velocidade;
  • Quilometragem rodada.

É ele que também capta os eventos de telemetria que apontam para usos indevidos ligados à agressividade do motorista. Os 3 eventos de telemetria são:

  • Aceleradas bruscas;
  • Freadas bruscas;
  • Curvas bruscas.

Dessa forma, você consegue conversar com os motoristas, entender os problemas da sua gestão de frotas e atuar para melhorar a qualidade das operações.

Com base nessas funções do rastreamento veicular, você já pode registrar a regra de horário permitido e fiscalizar a conduta da sua equipe de motoristas; basta acessar o sistema RotaExata e registrar a regra no módulo de Automação.

Digamos que seu motorista trabalhe das 8h às 17h, você pode definir esse período como o horário permitido. 

Porém, existem situações onde é vantagem deixar que o colaborador leve o veículo para casa todos os dias. Nesses casos, aumente o horário permitido no módulo de Automação para que o motorista consiga se deslocar até a empresa sem problemas.

Quanto tempo deve ser acrescentado? A resposta é: você quem decide! É papel do gestor entender a realidade da sua frota para utilizar as regras de automação da maneira que mais gere benefícios para seu negócio!

O sistema RotaExata foi criado para ser adaptável às necessidades logísticas de diversos tipos de empresa, independente de seu porte ou segmento.

E os benefícios não param aí. Ele também permite que você crie checklists para te auxiliar, por exemplo, na organização de tudo o que precisa ser feito antes de iniciar as rotas, registrar entregas, serviços realizados e até mesmo justificativas escritas.

As possibilidades são infinitas, seu papel é observar a realidade da sua frota e ter a expertise para usar o sistema da maneira que mais gere benefícios para suas operações de campo!

O que acontece quando a regra de horário permitido é quebrada?

Quando o motorista andar com o veículo da empresa fora do horário permitido, a regra é acionada, fazendo com que uma notificação seja enviada ao gestor, e uma pendência ao motorista, que fica aberta até ser respondida.

Vale ressaltar que essa validação é feita com base no local que o veículo está, ou seja, não é necessária nenhuma ação manual do gestor de frotas para registrar chegadas e saídas dos motoristas.

Essas pendências podem ser, por exemplo, uma justificativa escrita para que o motorista explique porque estava rodando com o veículo fora do horário permitido. Além disso, você também pode coletar assinaturas via preenchimento de formulário.

As ferramentas do mais novo módulo de Automação são inteligentes e permitem que você colete diversas informações, entre elas:

  • Fotos e imagens;
  • Assinatura do cliente;
  • Data e hora;
  • Texto livre, números;
  • Lista de opções;
  • Inúmeras maneiras de captação!

Ao invés de o gestor ter que ficar buscando falhas no sistema para identificar — manualmente — algum tipo de uso pessoal do veículo da empresa, agora, graças ao novo módulo de Automação, esse processo é automatizado.

A partir da união dos módulos de Automação e rastreamento veicular, o gestor de frotas tem seu tempo otimizado, pois terá mais tempo à sua disposição para focar em outras frentes.

Conheça mais do novo módulo de Automação RotaExata, desenvolvido exclusivamente para você que deseja automatizar suas operações de campo e simplificar a rotina da sua frota!
Converse com um de nossos especialistas!

 

Tag: , , , , , , , , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!