As entregas da minha empresa estão chegando atrasadas. O que fazer?

Saiba o que causa entregas atrasadas nas suas operações em campo e como resolver esse problema logístico

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ÍNDICE

 
  1. O que gera entregas atrasadas?
  2. Como resolver o problema de entregas atrasadas?
  3. O que é um sistema de roteirização?
  4. Como o rastreamento veicular influência a roteirização?
  5. Como a roteirização otimiza a produtividade da frota?
  6. Como a roteirização impacta na experiência do cliente?
  7. Como a roteirização funciona na prática?
  8. Qual o melhor sistema de roteirização?

Atuar no ramo do transporte de mercadorias exige uma gestão cada vez mais organizada, pois os clientes desejam entregas cada vez mais rápidas e não perdoam atrasos. 

Para você estar aqui, provavelmente entregas atrasadas estão acontecendo com uma frequência maior do que você deseja, gerando, por exemplo, reclamações de clientes, certo?

Isso, se você tiver uma boa comunicação com seus clientes a ponto de receber feedbacks! Em outros casos mais graves, você vai estar perdendo clientes e perdendo dinheiro, sem entender o porquê.

Responda com sinceridade: você tem certeza que seus motoristas não estão perdendo tempo durante o itinerário? Vou além: já parou para pensar que, a partir de um controle maior, você pode atender muito mais clientes do que já atende?

Nesse texto, você vai entender o que pode estar causando entregas atrasadas e como resolvê-los. Boa leitura!

O que gera entregas atrasadas?

Se as suas operações logísticas não estão acontecendo como planejado, você precisa descobrir as causas antes que seja tarde demais. Busque descobrir quais fatores estão colaborando com essas entregas atrasadas. Algumas possibilidades são:

Desvios de Rota

Casos onde os funcionários fazem desvios de rota e usam o veículo da empresa para motivos pessoais são mais comuns do que você imagina.

 Em conversa com a RotaExata, a responsável pela frota da empresa Super Safra contou que seus motoristas tinham o costume de desviar o trajeto e ir a lugares que não deveriam durante os itinerários.

“O que nós percebemos é que os motoristas matavam bastante tempo quando estavam na rua.”

Isso é algo que pode estar acontecendo na sua empresa. Ao invés de fazer as entregas pelo caminho mais rápido, seus colaboradores podem estar usando rotas maiores para perder tempo ou fazer atividades pessoais.

E se eu te disser que é possível resolver o problema de desvio de rotas e ainda melhorar a produtividade das suas operações de campo, fazendo com que você atenda mais clientes do que você já atende? Você acredita?

Já que os gestores não sabiam desses desvios de rotas, a única consequência aparente era o aumento exagerado nos custos com combustível. A gestora da frota ainda comentou: “nós percebemos que os motoristas matavam bastante tempo quando estavam na rua.”

Ócio dos colaboradores

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, a ociosidade pode ser descrita como falta de compromissos com o trabalho, indolência, inatividade e até mesmo preguiça; ou seja, está ligado a falta de ética.

Ainda assim, é responsabilidade do gestor manter a equipe motivada e integrada com os valores da empresa. Você tem aplicado uma política de frotas para que seus motoristas saibam que existe um padrão de conduta para a realização dos trajetos?

Essa ociosidade por parte dos motoristas traz consequências graves, pois pode gerar entregas atrasadas, gastos exacerbados, perda de clientes e até mesmo manchar a imagem do seu negócio.

Não se esqueça: se seus veículos forem plotados, é o nome da sua empresa que está sendo vista em toda cidade — se é bem vista ou mal vista, depende apenas dos limites que você impõe.

Falta de planejamento de rotas

Para você entender como a falta de planejamento de rotas é um problema vamos olhar um caso recente.

A VI Fiberglass, uma empresa de distribuição de resinas e fibras de vidro, depende de uma frota veicular de caminhões para a realização das entregas. Os principais problemas eram as entregas atrasadas e a falta de produtividade dos veículos da frota que não performavam todo o seu potencial. 

Isso acontecia porque não havia um planejamento dos itinerários e nem um acompanhamento em tempo real das operações em campo. Os motoristas escolhiam o caminho para o destino, independente se aquele era o melhor caminho ou se tinha algum motorista mais próximo.

Como resolver o problema de entregas atrasadas?

Segundo o Procon-SP, entregas atrasadas ainda são o principal motivo de reclamação por parte de clientes que fazem compras on-line. No ambiente digital, ou você cumpre os prazos estipulados com o máximo de antecedência ou você está fora do jogo.

Como são seus colaboradores os responsáveis pela entrega das mercadorias, questione e converse com eles para descobrir o que está acontecendo. Porém, isso é só o começo da resolução completa.

Não adianta de nada conversar com eles e esperar que isso resolva seus problemas. Uma empresa que deseja ser relevante precisa estar integrada com soluções tecnológicas para otimizar suas operações e ter meios de garantir que o combinado esteja sendo de fato cumprido.

Uma empresa que deseja se manter relevante precisa manter o controle das suas operações. E isso só pode ser feito a partir de um sistema de roteirização.

O que é um sistema de roteirização?

Os sistemas de roteirização são ferramentas que auxiliam na organização e execução das operações de campo, tendo impacto direto nos resultados logísticos, pois as entregas se tornam muito mais práticas.

De acordo com uma pesquisa da COPPEAD, 45% das empresas provedoras de serviços logísticos pretendem aumentar os custos nessa área. A partir disso, estão surgindo cada vez mais soluções de roteirização no mercado, o que não significa que todos sejam eficientes de fato. 

Fique atento: existem muitos sistemas que não informam a rota exata do veículo, invalidando a eficácia da roteirização.

Escolha um parceiro que permita o monitoramento de empecilhos no trajeto, separe as áreas de atuação por região, acompanhe os veículos em tempo real e ainda possua uma ótima equipe de Suporte e CS! 

Como o rastreamento veicular interfere na roteirização?

No geral, os softwares de roteirização são independentes do rastreamento, e por isso não são regidos pelos dados de localização em tempo real, gerando desvios de rota e ociosidade. Porém, uma boa gestão deve ser composta por três pilares: rastreamento, gestão e roteirização; sendo o rastreamento a base de tudo

Com base nesses três pilares, é possível garantir a boa conduta dos motoristas, promover economia de tempo e combustível ao reduzir a distância dos percursos e ainda ter o controle de todos os gastos gerados, graças às rápidas atualizações do rastreamento.

Esse posicionamento permite que você tenha acesso a todos os eventos de telemetria, como curvas, esquinas e paradas bruscas que podem afetar na qualidade de uma entrega, por exemplo.

Como a roteirização otimiza a produtividade da frota?

Como dito, o foco da roteirização é otimizar as operações logísticas. A partir de uma maior organização e execução das operações, essa tarefa é automatizada e otimizada, proporcionando uma redução de tempo e custos.

A roteirização aliada ao rastreamento não leva em conta apenas as vias mais rápidas. Tendo o rastreamento veicular como base, a roteirização une os dados de localização em tempo real à organização dos itinerários, formando uma estratégia que evita entregas atrasadas. 

E não para por aí: existem muitas outras características facilitadoras. Um exemplo é o tempo de atendimento, que é você quem delimita. Assim, você consegue aumentar o número de entregas no dia e, consequentemente, evitar o ócio durante o expediente.

Como a roteirização impacta na experiência do cliente?

Muito se fala sobre a experiência do cliente; e com toda razão, pois é um aspecto decisivo na fidelização de clientes e na prospecção de outros.

Como as operações de campo devem ter como objetivo entregar ao cliente a melhor experiência possível, a melhoria no desempenho das entregas é a principal meta dessa solução. 

Confira a seguir os principais benefícios da roteirização na experiência do cliente: 

Valor para o cliente

Você já ouviu falar sobre o “valor para o cliente”? Considerado “Pai do Marketing”, Philip Kotler afirmou que a experiência do consumidor com uma empresa depende desse conceito. 

“Valor para o cliente” diz respeito ao conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço. Portanto, quanto mais você supera as expectativas dos seus clientes, maior a chance de fidelização.

Nesse cenário, a proposta de valor que sua empresa comunica deve ser cumprida à risca. Se o seu negócio promete uma entrega de excelência, então entregue com excelência. É aqui que entra a sua frota veicular.

A imagem que os clientes terão da sua empresa vem da experiência que eles tiveram com o seu serviço. E no ramo do transporte de mercadorias é a performance da sua equipe em campo a responsável por grande parte disso.

Entregas atrasadas, falta de educação e avarias no produto podem fazer com que o cliente nunca mais queira ver a logotipo da sua empresa na frente.

Fidelização do cliente

Como você pode ver anteriormente, a roteirização existe para garantir que a fidelização ocorra a partir da experiência do cliente. A roteirização vai reduzir as entregas atrasadas e aumentar a produtividade da frota; caso aconteça, tanto o gestor da frota quanto o cliente serão notificados. 

De acordo com Kotler, essa comunicação é essencial. É esse cuidado que fará com que eles parem de ser apenas clientes e se tornem parceiros fiéis. 

Fidelizar clientes é um desafio e tanto, mas caso você tenha sucesso, eles não irão parar de usar seus produtos ou serviços e ainda irão falar da sua marca com paixão para amigos e família!

Como a roteirização funciona na prática?

Na prática, as soluções de roteirização funcionam não apenas para as empresas que querem acabar com as entregas atrasadas, mas para diferentes tipos de segmentos. Conheça os principais:

Atendimento por região

No caso das empresas que trabalham com horários e precisam planejar as visitas, a roteirização oferece a funcionalidade do agendamento por região. Essa ferramenta permite que você desenhe no mapa e crie regiões de atendimento específicas para cada veículo. 

Com base nisso, o roteirizador fornece as melhores rotas com base nessas demarcações. Você também consegue atribuir a cada região o motorista que desejar.

Pronto atendimento

Há também os segmentos de pronto atendimento, ou seja, os motoristas trabalham atendendo a solicitação que surge no momento, sem programação antecipada. Nesse caso, por meio do mapa e dos dados de rastreamento, o sistema mostra qual veículo está mais próximo ao local de destino.

Assim, é só notificar pelo sistema que o motorista vai até o cliente. Rápido, prático e sem enrolação.

Prestação de serviços que demandam tempo

Se a sua empresa é uma prestadora de serviços, onde os próprios funcionários também são os motoristas, uma solução de roteirização também pode te auxiliar. 

As chamadas “regras de operação” foram criadas para esses casos, pois estabelecem um tempo para o cumprimento do atendimento. O sistema oferece um canal de comunicação entre a empresa e o motorista, caso necessário.

Qual o melhor sistema de roteirização?

Além de otimizar processos e reduzir custos, as soluções da RotaExata tem como objetivo gerar valor para o cliente e proporcionar uma experiência 100% positiva. 

É possível planejar os atendimentos de modo que você possa acompanhar e fiscalizar se as rotas estão sendo cumpridas conforme programado, inclusive com parâmetros e alertas determinados. 

Com o Roteirizador RotaExata você:

  • Reduz custos;
  • Otimiza seu tempo;
  • Aumenta a produtividade da frota;
  • Torna a tomada de decisão mais precisa;
  • Evita entregas atrasadas;
  • Melhora a experiência do cliente.

Acompanhe e interaja em tempo real com sua equipe de campo para evitar entregas atrasadas. Seja proativo e veja como suas entregas e serviços estão sendo executados!
Converse com um de nossos especialistas!

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RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


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