Empresa de rastreamento: entenda a importância dos serviços dessas companhias!

Home / Empresa de rastreamento: entenda a importância dos serviços dessas companhias!

Rastreamento veicular é uma solução adotada por empresas de rastreamento para que os gestores saibam onde está um determinado veículo.

É muito comum que você se depare com o termo “empresa de rastreamento” em algum momento da sua vida, seja conversando com amigos, familiares, ou mesmo na internet.

Com o tempo, a tecnologia deixou de ser um luxo para se tornar um aliado em diversos setores da sociedade, e quando o assunto é mobilidade as coisas não são diferentes.

Isso ocorre a partir do momento que as empresas de rastreamento veicular começam a crescer cada vez mais, criando um mercado estável, mas também altamente competitivo.

Elas conquistaram seu espaço como uma alternativa mais acessível, segura, e que visa melhorar os processos das frentes envolvidas nas operações de transporte.

Nesse sentido, desenvolvemos esse artigo para que você entenda a importância da empresa de rastreamento e seus serviços. Além disso, saiba mais sobre o funcionamento do rastreamento, seus benefícios e muito mais. Boa leitura!

ÍNDICE 

Como funciona uma empresa de rastreamento veicular?

Como funciona uma empresa de rastreamento veicular?

Uma empresa de rastreamento veicular é aquela que oferece serviços de rastreio remoto de automóveis. 

Em resumo, o rastreamento veicular mostra a localização exata de cada veículo e oferece ferramentas que funcionam como facilitadoras do trabalho de todos os envolvidos com as operações logísticas.

Isso vale desde o gestor de frotas, que tem sua vida facilitada graças às tecnologias de rastreamento, até uma maior segurança e produtividade dos motoristas que atuam em campo.

Os objetivos são economia e segurança, além da prevenção de diferentes cenários e variáveis que possam influenciar negativamente no controle do gestor de frotas.

Para isso, utiliza-se uma enorme base de dados estruturados que são lidos por inteligências artificiais criadas para, por exemplo, traçar as melhores rotas.

No rastreamento veicular RotaExata, você consegue identificar diversos eventos de telemetria, como acelerações, curvas e freadas bruscas.

Para fazer esse controle, é usado uma extensa base de dados e inteligência artificial com o intuito de traçar as melhores rotas. 

Isso torna as operações de entregas mais assertivas, evitando locais de perigo e permitindo que o gestor saiba exatamente como os veículos estão sendo utilizados.

Como decidir qual empresa de rastreamento devo contratar?

Como decidir qual empresa de rastreamento devo contratar?

Antes de escolher uma empresa de rastreamento para contratar seus serviços, observe as suas necessidades e déficits.

Fatores como quantidade e finalidade dos veículos são fundamentais na hora de escolher a melhor solução de rastreamento veicular.

Faça questionamentos como:

  • Qual é o meu objetivo ao procurar uma empresa de rastreamento?
  • Em que essa empresa de rastreamento pode me ajudar? 
  • Quais tecnologias essa empresa de rastreamento está me oferecendo?

Após encontrar as respostas para as dúvidas, o próximo passo é observar qual empresa de rastreamento atende suas necessidades – e possui diferenciais interessantes se comparado aos concorrentes!

A seguir, confira os principais diferenciais que você deve observar em uma empresa de rastreamento veicular:

  • Captação e transmissão de dados em tempo real;
  • Exatidão na captação dos eventos de telemetria;
  • Sistema em versão mobile (aplicativo);
  • Histórico dos trajetos;
  • Cadastro ilimitado de clientes e pontos de interesse;
  • Mapa dinâmico focado na experiência do usuário;
  • Relatórios de desempenho e monitoramento.

Quais veículos podem ser monitorados à distância?

Quais veículos podem ser monitorados à distância?

Você deve estar se perguntando: quais veículos podem ser monitorados à distância? O fato é que, podem ser rastreados, carros de passeios, carros utilitários até caminhões grandes. 

Todos os veículos podem ser rastreados e monitorados. Alguns sistemas de rastreamento são mais simples e outros são mais robustos. Tudo depende da necessidade de cada empresa.

Abaixo, entenda melhor as funcionalidades dos equipamentos de acordo com os diferentes tipos de veículos:

1. Rastreamento de carros

Rastreamento de carros – sejam eles de passeio ou utilitários – é o principal tipo de rastreamento fornecido por uma empresa de rastreamento. 

Essa modalidade é procurada principalmente por proprietários que estão preocupados com a segurança dos veículos.

Além de ajudar na segurança, no caso de sinistros e acidentes, uma boa empresa de rastreamento também auxilia na organização do dia a dia do gestor de frotas.

Sabendo exatamente onde o veículo está, fica mais fácil de evitar gastos desnecessários e, assim, reduzir custos da frota – com trajetos e tempo de parada, por exemplo.

2. Rastreamento de caminhões

O rastreamento de caminhões é menos comum, mas ainda de extrema importância. A maioria dos alimentos que chegam nas mesas das famílias é transportada por caminhões que fazem grandes trajetos pelas rodovias do Brasil.

Essa modalidade é procurada com foco na segurança e transparência operacional, mas também na economia. 

As cargas transportadas por caminhões costumam ser muito muito valiosas e, dependendo da região, correm risco de ser pegas por quadrilhas especialistas em roubo de carga.

Outro grande benefício do rastreamento de caminhões – mas que também vale para outros tipos de rastreamento – é o aumento da eficiência da operação.

É importante que seja possível acompanhar a quilometragem para controle de manutenções preventivas, combustível consumido, autonomia veicular. 

Também é necessário que seja feito o acompanhamento da jornada de trabalho, tempos de descanso, paradas, espera e verificar a coerência da operação logística com a Lei do Motorista (Lei 13.103 de Março de 2015).

3. Rastreamento de motos

O rastreamento de motos também pode ser instalado e, normalmente, fica em lugares pouco aparentes, garantindo que a segurança dos veículos não seja comprometida.

Ao contratar uma empresa de rastreamento de moto, também é possível evitar sinistros, entre eles está o furto, que é comum de ocorrer com esse tipo de veículo.

Para se ter uma noção, só em dezembro de 2019, mais de 4 mil motos foram roubadas no estado de São Paulo.

Esse valor representa 54% a mais do índice registrado para esse tipo de crime mensalmente, impactando diretamente no dia a dia de muitos brasileiros.

No mais, o rastreamento de motos fornece as mesmas informações que os outros rastreamentos citados anteriormente: melhores rotas, quilometragem rodada, alterações na velocidade, entre outros.

Empresa de rastreamento: quais são as tecnologias de rastreamento?

Empresa de rastreamento: quais são as tecnologias de rastreamento?

Existem 3 formas de fazer o rastreamento de veículos a distância: satélite, radiofrequência e M2M2/GSM.

O rastreamento por GPS é comum a todos eles. O que muda é a forma que as informações chegam no computador de quem está monitorando as rotas.

M2M/GSM

Os rastreadores mais modernos costumam utilizar a tecnologia M2M/GSM, que transmite o sinal às antenas de telefonia, por meio de um chip, parecido com os chips de celular. 

Preste atenção a como os dados são disponibilizados no sistema de rastreamento, pois isso interfere na atualização da posição do veículo em tempo real, por exemplo.

Considerada por muitos a melhor opção, a tecnologia M2M/GSM exige conexão com as redes de telefonia para funcionar.

Radiofrequência

O rastreamento por radiofrequência costuma ser usado para evitar roubos de carga.

É um aparelho simples; pode acabar não satisfazendo as necessidades de uma empresa que queria fazer uma gestão de frotas mais completa.

Rastreador Satelital

Na tecnologia satelital, o rastreador manda o sinal para uma rede de satélites que compartilha as informações captadas para a central de rastreamento. É usado principalmente no rastreamento de caminhões.

Apesar de funcionar bem em ambientes abertos, é mais caro e não transmite as informações em tempo real. Outra característica é o tamanho do equipamento, que é bem maior e exige uma instalação específica. 

Empresa de rastreamento: facilite o dia a dia da sua gestão de frotas!

Empresa de rastreamento: facilite o dia a dia da sua gestão de frotas!

A primeira função do rastreamento é informar, dentro de um sistema, a localização dos veículos; sejam eles carros, caminhões, motos ou outros tipos de veículos. Com foco em duas frentes — segurança e produtividade.

Segurança 

A primeira frente atendida por um rastreador de carro e um bom rastreamento veicular é a segurança, pois, uma vez que é possível armazenar informações da situação do veículo você pode, por exemplo, rastrear o trajeto do carro no caso de um sinistro.

Produtividade

Com um rastreador de carro em cada veículo você melhora a produtividade da frota, pois é possível estipular rotas mais rápidas e eficientes para que, por exemplo, você faça mais entregas ou atendimentos em um mesmo dia.

Soluções de rastreamento veicular também captam informações de telemetria, como aceleradas, freadas e curvas bruscas. 

Assim, o gestor consegue saber quais colaboradores têm uma direção agressiva com veículo da empresa e, assim, conversar com esses motoristas para promover uma melhora ou puni-los por irem contra sua política de frotas.

RotaExata: conheça o melhor rastreamento veicular disponível no mercado!

RotaExata: conheça o melhor rastreamento veicular disponível no mercado!

Um sistema de rastreamento te ajuda a fiscalizar veículos e motoristas de forma rápida. E o módulo de Rastreamento Veicular RotaExata foi desenvolvido exatamente para isso!

Prático e simples, o Rastreamento RotaExata fornece diversas informações úteis para identificar os responsáveis das multas, entre elas:

  • Aceleradas bruscas;
  • Curvas bruscas;
  • Freadas bruscas
  • Nome do motorista;
  • Horário de utilização do veículo;
  • Entre outros!

No sistema RotaExata você consegue validar se o veículo da sua frota, de fato, passou pelo trajeto onde a multa indica ter ocorrido uma infração, e também, por exemplo, a aceleração naquele momento (quem fura o sinal costuma acelerar bruscamente).

Para facilitar a vida de gestores de frota de todo o país, desenvolvemos um sistema que permite o monitoramento de qualquer lugar e a qualquer momento. Acompanhamento 100% remoto!

Rastreamento veicular RotaExata o melhor do mercado

Esse investimento é mínimo quando você entende os benefícios logísticos que o sistema RotaExata traz para a sua gestão de frotas. Ele permite que você:

  • Garanta a veracidade das informações graças ao rastreador;
  • Evite e acabe com usos indevidos;
  • Reduza os custos da frota;
  • Aumente a produtividade da frota;
  • Saiba qual motorista teve más condutas graças ao QR Code;

Além do sistema de qualidade, a empresa RotaExata é referência quando o assunto é transparência e profissionalismo

Quando for estudar uma empresa de rastreamento, escolha uma que seja bem conceituado no Google, pois é ali onde as pessoas expressam suas reais experiências com as empresas.

Avaliação RotaExata no Google

Evite contratos cheios de armadilhas e “letras pequenas”. A RotaExata não te prende em contratos de fidelidade!

Avalie o número de reclamações e como a empresa responde seus clientes em sites como Reclame Aqui.

Cuide com empresas que acabaram de entrar no mercado, muitas vezes, elas acabam prometendo muito e entregando pouco.

Prefira um atendimento humanizado, onde o consultor te explica todos os detalhes, do que só ficar seguindo os padrões de atendimento que em nada resolve os problemas de fato.

icou interessado? Saiba como você pode aplicar o monitoramento e automação nos processos da sua frota e economizar muito.
Converse com um de nossos especialistas!

Tag: , , , , , , , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!