A Netwan é uma empresa de Tecnologia de Informação que conseguiu verdadeiramente melhorar a prestação de serviços!
Localizada no estado de São Paulo, ela atende diversas cidades da região metropolitana. A empresa está no mercado há mais de 10 anos e possui uma frota veicular própria; é por meio desses veículos que realiza os serviços de instalação, consultoria e manutenção, com a mão de obra dos técnicos de TI também próprios. Alguns dos valores atribuídos pela corporação são: a responsabilidade ambiental, por meio de projetos de recolhimento de lixo eletrônico, e a chamada “TI Verde”, além da atenção especial no atendimento, por exemplo.
Neste artigo, você irá descobrir como esse negócio conseguiu melhorar a sua prestação de serviços, criar uma rotina mais eficiente de atendimento e reduzir os gastos desnecessários com a frota utilizando o rastreamento veicular.
Por ser uma empresa que oferece diversos serviços de T.I, a Netwan possui uma vasta cartela de clientes e isso exige que a equipe de campo seja dinâmica e ágil, para que assim, possa atender todas as solicitações recebidas; no entanto, as operações de campo não aconteciam de acordo com o esperado.
O gestor da Netwan, Felipe Biondi, nos contou que antes da contratação do sistema, os principais problemas observados na frota eram a falta de comunicação entre a empresa, os motoristas e os clientes, acarretando em atrasos e reclamações, além da ausência do acompanhamento por parte dos gestores durante as operações de campo, que não tinham acesso ao status dos atendimentos - cumprimento ou pontualidade, por exemplo - e assim não podiam medir a produtividade da frota.
Ademais, infrações como o desrespeito aos limites de velocidade eram algumas das ocorrências, que, muitas vezes, a empresa nem tinha conhecimento. Inclusive, comportamentos como esse causavam danos aos veículos, que acabavam ficando em situações desagradáveis.
Esse cenário é muito recorrente em empresas que dependem de uma frota veicular para oferecer seus serviços, mas não possuem um sistema que monitore e ofereça aos líderes o poder de gerir a equipe em campo. Então, como mudar essa realidade, usar todo o potencial da sua frota e por fim melhorar a prestação de serviços?
Como uma empresa de rastreamento presente no mercado há 9 anos, atendemos inúmeras empresas de segmentos variados, mas todas chegam com um problema em comum: a má conduta dos motoristas.
É fato que contar só com a disposição e proatividade da sua equipe em campo - sem nenhum acompanhamento em tempo real - é dar margem para situações que não são esperadas pela empresa. Por se tratar de veículos como instrumento de trabalho, os desvio de rotas, paradas indevidas, excessos de velocidade são corriqueiros e isso inevitavelmente gera gastos desnecessários ao seu negócio, além da queda de rendimento e riscos à conservação do veículo.
É por isso que para empresas que dependem de uma frota veicular para realizar seus serviços e entregas, como a Netwan, precisam investir na comunicação com a sua equipe de campo e monitoramento, para assegurar que todos os processos sairão como esperado e assim garantir a produtividade e evitar o custos altos com a frota.
Antes da Netwan contratar o RotaExata, a única forma do gestor da frota acompanhar o cumprimento dos agendamentos para consultoria e assistência técnica, era por meio do telefone. A norma era a seguinte: os colaboradores deveriam ligar para a empresa mencionando suas ações e dados de localização, como a chegada e saída do endereço dos clientes, por exemplo.
Todavia, o gestor Felipe Biondi nos contou que isso geralmente não acontecia de maneira efetiva; “Não funcionava, os nossos colaboradores acabavam não fazendo”, comentou ele. Portanto, era muito difícil ter o controle das operações de campo e obter informações exatas sobre a prestação de serviços dos técnicos, além de que esse modelo não era nada prático o que tomava tempo do gestor tentando contato com o motorista para validar o planejamento, afetando assim a produtividade de toda equipe.
Uma outra situação que infelizmente acontecia e não permitia a Netwan de melhorar a prestação de serviços, era o atraso no atendimento. O gestor relatou que de vez em quando os próprios clientes ligavam para o escritório da empresa com reclamações de atraso; e mesmo que a qualidade do serviço em si fosse excelente, a não execução de forma precisa do planejamento, era um empecilho para o crescimento da empresa.
Todavia, esse problema foi solucionado logo no primeiro mês de uso do sistema RotaExata. Com o monitoramento em tempo real da sua frota, o gestor Felipe conseguiu identificar atitudes ociosas dos motoristas e assim atuar de maneira corretiva com a sua equipe. “Depois que contratamos o sistema Rota, passamos a perceber que o veículo ficava parado por muito tempo após as instalações; aí conseguimos saber que o motorista estava matando tempo.”
Além disso, o simples fato dos motoristas saberem que a partir de então todas as suas ações estavam sendo registradas e acompanhadas pelo gestor, a suas condutas passaram a seguir o planejamento e rotas definidas.
O sistema de rastreamento veicular tem como objetivo dar o poder do controle e organização para o gestor da frota. Lembrando sempre que o objetivo é melhorar a prestação de serviços! Por isso, o mapa marca todas as rotas percorridas pelos motoristas e as paradas no trajeto, informando o status do veículo (se está parado, ligado em movimento, ou até mesmo parado ligado). Como o sistema informa esses dados, não há como ficar parado em algum lugar “matando tempo” sem que o gestor saiba disso. É o fim da ociosidade!
Essa funcionalidade foi a solução para os atrasos que a Netwan enfrentava, e por meio dela, pode-se realizar um acompanhamento integral das operações de campo, garantindo assim a produtividade e pontualidade.
Por diversas vezes, os técnicos só lembravam de fazer “o registro” por meio das ligações quando já estavam em seu terceiro cliente da rota; e por isso, as operações de campo não eram devidamente registradas e monitoradas com qualidade.
Eventualmente, era necessário realizar algum atendimento emergencial próximo ao local onde já estava agendada alguma consultoria, entretanto, como a comunicação por telefone era falha e não havia monitoramento, geralmente conseguia-se contato com o motorista apenas quando esse estava distante do local. Assim, o condutor tinha que retornar ao local anterior, o que desencadeava gastos excessivos com combustível e tempo também.
Nesse sentido, outra vantagem alcançada por meio do uso do sistema, foi a redução de gastos com combustível, como já mencionado. Como o gestor passou a ter acesso ao endereço em que o técnico está prestando serviços naquele momento, em casos dessas situações emergenciais, o colaborador pode ser informado rapidamente, e assim atender a solicitação emergencial na região presente, promovendo economia para a frota.
Ademais, até conseguir o contato com o motorista, Felipe nos contou que utiliza outra vantagem do sistema, para garantir que os gastos não se acumulem por falta de comunicação. O gestor afirmou que utiliza o método de bloqueio do veículo, funcionalidade que não permite que o motorista ligue o carro, deixando-o parado no local até o posterior desbloqueio.
Dessa forma, se o condutor não visualizou o celular ou não atendeu a ligação no momento, ao perceber que o carro não está ligando, ele entra em contato com o gestor e assim a comunicação é realizada com sucesso, sem que dê tempo do condutor se afastar do local.
Por causa da falta de controle, Biondi afirmou que os veículos passavam por danos que ele nem sabia de onde vinham. “Foi só com o sistema que eu descobri que o motorista andava acima do limite de velocidade, em estradas instáveis!”, uma vez que o sistema mostra a velocidade do veículo em tempo real, inclusive a velocidade média em determinado trajeto, a velocidade mínima e a máxima atingidas.
Quanto aos limites, a ferramenta das regras de aviso ajudou a melhorar a prestação de serviços e foi extremamente útil. Essa opção oferecida pelo RotaExata diz respeito às normas da política de frota da empresa, que são registradas pelo gestor. Assim, caso o condutor ultrapasse a velocidade permitida - tanto em relação à lei, quanto ao limite estabelecido para a frota - o sistema gera uma notificação, e o controle pode ser garantido, bem como advertências podem ser aplicadas.
Por fim, um grande benefício para a Netwan foi a possibilidade de integrar o sistema deles ao nosso. Os agendamentos são registrados no sistema interno deles, e a integração permite que esses dados sejam lançados automaticamente para o RotaExata, formando a rota com os pontos de parada.
Essa funcionalidade entre os softwares é um meio de garantir a veracidade das informações, visto que reduz o trabalho manual por ser automatizado, além de ser uma forma de facilitar o trabalho do gestor e otimizar as operações.
Quando a busca por um sistema de rastreamento começou, a Netwan fez pesquisas e realizou contato com diversas empresas do segmento, todavia, foi por causa dos diferenciais da RotaExata que o contrato foi efetivado.
“A abordagem do RotaExata foi eficaz e decisiva. Muitos outros sistemas de rastreamento que pesquisamos anteriormente, nos deixavam em segundo plano, por sermos uma empresa de frota pequena. Sentimos que não éramos um cliente interessante.” afirmou Felipe. Inclusive, o processo de contratação foi muito rápido, e no dia posterior ao primeiro contato, o contrato e o agendamento para a instalação do rastreador já estavam em andamento.
Com relação aos clientes da empresa, o feedback foi igualmente positivo. O gestor nos contou que com a otimização da prestação de serviços da empresa, os clientes se mostraram muito mais satisfeitos. Além disso, a excelência das operações de campo aliadas à qualidade do serviço asseguraram vantagem competitiva para a empresa.
Conhecida por ter um ótimo atendimento, um serviço de qualidade e técnicos bem preparados, a Netwan tem um grande destaque em sua região agora. São os diferenciais de um bom sistema que proporcionam melhorias para a empresa!
Em seu relato, os elogios também foram para a equipe de Suporte da RotaExata: “O suporte resolveu os nossos problemas de maneira muito simples e imediata. É bom ouvir uma pessoa entendendo a sua situação… um atendimento humanizado mesmo!” finalizou o gestor.
Por fim, é importante ressaltar que a qualidade dos serviços de uma empresa é um fator que diferencia o negócio no mercado competitivo. A Netwan conseguiu melhorar a prestação de serviços, e por causa disso, alcançou muito sucesso perante à concorrência!
Confira agora mesmo como funciona o sistema na prática!
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RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
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