Quais são os melhores carros para frota veicular?

Compacto, sedan, utilitário ou executivo? Conheça as características dos tipos de veículos e monte sua frota veicular!

Home / Quais são os melhores carros para frota veicular?

​​​Escolher o melhor carro para frota veicular não é uma tarefa simples. Primeiro, é preciso conhecer os tipos de veículos existentes para depois decidir qual faz mais sentido para as demandas atendidas pela sua empresa.

ÍNDICE

E não para por aí: depois de definir os modelos e categorias, ainda é preciso estudar as marcas para saber quais tem os recursos compatíveis com seu negócio — sem falar na relação de custo-benefício!

Montar uma frota veicular com carros que melhor cumpram as suas operações de campo torna a sua rotina muito mais simples. 

Nesse sentido, desenvolvemos esse artigo para você conhecer os tipos de veículos disponíveis e, assim, você possa fazer a melhor escolha na hora de montar sua frota. Boa leitura!

Carros compactos: veículos com foco na praticidade e economia!

No geral, carros compactos são usados para serviços de atendimento e entrega feitos dentro da cidade. 

Ou seja, carros compactos são o tipo de automóvel ideal para demandas regionais e sem transporte de cargas muito grandes — para entregas pequenas e médias, carros compactos compactos são uma ótima opção!

Carros compactos são muito utilizados por:

  • Técnicos de empresas telefônicas;
  • Corretores de imóveis;
  • Equipes de vendas de serviços;
  • Entre outros! 

Dependendo do segmento de atuação, os carros da frota podem precisar de alguma modificação ou personalização — como a adição de um porta-escada, por exemplo. 

No geral, carros compactos são uma opção muito vantajosa, pois são fáceis de manobrar e estacionar, mesmo em vagas menores, tornando mais prático o dia a dia do motorista que opera no meio da cidade.

Carros compactos são mais leves, com motores menores, sistema flex e são mais econômicos. Carros compactos mais modernos possuem sistemas de otimização de performance e outros confortos, como direção hidráulica.

Além disso, existe uma grande variedade de estilos de carros compactos,fazendo com que a escolha dos veículos da frota englobe tanto custo-benefício quanto estética.

Carros sedan: veículos com foco no espaço e conforto!

A principal vantagem dos carros sedan é seu amplo espaço, tanto na parte onde os passageiros ficam, quanto no porta-malas.

Além de serem muito seguros, os carros sedan possuem motores bem fortes. Os motores dos veículos desse tipo oferecem mais torque e potência, o que faz toda diferença para motoristas que pegam a estrada.

Os carros sedan, no geral, são focados exclusivamente para o transporte de pessoas, e contam com ferramentas mais modernas. É comum encontrar em carros sedan:

  • Ar condicionado;
  • Teto solar;
  • Bancos de couro;
  • Sensores de estacionamento;
  • Comandos no volante;
  • Centrais multimídia;
  • Itens de segurança de fábrica. 

Carros utilitários: transporte de pessoas e cargas ao mesmo tempo!

Carros utilitários, como furgões e caminhonetes, são ideais para empresas com demandas como:

  • Deslocamento de pedidos ou materiais de trabalho;
  • Transportadoras de medicamentos;
  • Entregas de alimentos;
  • Prestação de serviços de manutenção;

Jardineiros e encanadores, por exemplo, são profissionais que fazem muito uso de carros utilitários, como caminhonetes e furgões. Por ter a carroceria aberta, caminhonetes são mais flexíveis quanto ao transporte de materiais mais altos. 

Já os furgões, que têm a parte de carga fechada, se tornam uma boa opção para empresas que realizam suas demandas em centros movimentados, e para cargas que não podem ficar expostas às condições climáticas.  

Outra vantagem dos carros utilitários é a sua capacidade de transportar pessoas e cargas ao mesmo tempo. 

Maiores que os carros compactos, os carros utilitários são ótimos para diversos tipos de cargas; desde o transporte de cargas leves até aquelas mais pesadas, que não poderiam ser transportadas em um compacto ou sedan, por exemplo.

Carros utilitários são ótimos tanto para estradas quanto para centros urbanos, e todo ano surgem novos modelos de carros utilitários que são mais leves e esportivos.

Sendo assim, pesquise sobre os diversos modelos de carros utilitários disponíveis e veja qual deles faz mais sentido para que sejam realizadas as demandas da sua empresa

Como escolher os melhores veículos para frota veicular?

Agora que você já conhece os principais tipos de veículos disponíveis para frota veicular, é hora de você saber que pontos observar na hora de escolhê-los.

Fatores como o preço devem ser levados em conta, mas não é tudo. Considerar apenas o preço como um fator determinante na hora de montar uma frota veicular é um erro cometido por muitos gestores, que acabam sentindo os prejuízos depois.

Mas afinal, como escolher os melhores veículos para frota veicular? Para te auxiliar com essa dúvida, separamos 3 dicas para que você consiga montar uma frota com os melhores veículos.

1. Cuidado redobrado com carros usados!

Carros usados costumam ser mais baratos que carros novos, mas isso não significa que eles são a melhor opção para compor a frota veicular da sua empresa. Antes de fechar uma compra, se atente a detalhes importantes como:

  • Tipo de veículo;
  • Desgaste de peças;
  • Quilometragem;
  • Documentação;
  • Custos de manutenção;
  • Qualidade dos pneus e freios;
  • Consumo de combustível;
  • Disponibilidade de compra das peças;
  • Tipo de demanda que sua empresa atende.

É importante se atentar a esses detalhes antes de adquirir carros usados, e também verificar a empresa que está fazendo a venda dos veículos. Pesquise na internet, pergunte para pessoas que conhecem o estabelecimento e só negocie se a empresa for confiável.

2. Entenda as demandas realizadas pela sua empresa!

Entender as demandas diárias da sua empresa é uma das coisas mais importantes que você deve observar antes de escolher os melhores carros para sua frota.

Se a sua empresa faz o transporte de cargas de pequeno e médio porte, optar por carros utilitários pode ser a melhor opção. Agora, se a sua empresa transporta produtos específicos, como fármacos, pode se tornar necessário a compra de outros veículos.

Uma forma de estudar sobre as demandas da sua empresa é anotar os pontos fortes e fracos dos tipos de veículos disponíveis. Lembre-se: comprar um carro para frota também envolve um plano de gestão de frotas.

3. Analise os custos da frota!

Ter veículos empresariais envolve muitos outros custos além do valor que é gasto para formar sua frota veicular.

Ao decidir o melhor tipo de veículo para sua frota veicular, também é preciso fazer uma análise de custos completa, pensando em toda a vida útil dos carros e no estado da frota. Pense em fatores como:

  • Manutenções corretivas;
  • Manutenções preventivas;
  • Combustível;
  • Seguro do carro;
  • Impostos;
  • Documentações;
  • Entre outros!

Em suma, faça um planejamento a curto e longo prazo, analise as suas metas e expectativas relacionadas à frota e, a partir disso, avalie se vale a pena arcar com esses custos.

Gestão de frotas: mantenha sua frota super produtiva!

Como você viu, os custos da frota não estão relacionados apenas ao valor investido para formar sua frota veicular. Mesmo adquirindo os melhores carros para frota veicular, você terá que se organizar para não ter gastos desnecessários depois.

Nesse sentido, a RotaExata desenvolveu o módulo de Gestão de Frotas RotaExata que, com base no rastreamento veicular, permite que você acesse um painel de gestão completo e personalizável.

Você pode criar alertas para manter o plano de manutenção da sua frota própria em dia, personalizar seu painel com informações que fazem mais sentido para sua realidade e sempre estar atualizado e seguro sobre a organização da sua gestão.

Esse módulo permite que seja feito o controle dos custos facilmente. Como uma visão interativa, é possível registrar e acompanhar os custos da frota no geral, mas também custos específicos.

Para acompanhar os indicadores do Gestão de Frotas, foram feitos gráficos automatizados que facilitam a visualização, mensal e anual, da média de custos da frota.

Também ficou muito mais simples fazer a gestão de manutenções, com registros de prazos de manutenções de fábrica, visualização de quais são as manutenções pendentes de cada veículo e o controle do plano de manutenções, onde é possível registrar diversas informações ligadas ao que precisa ser arrumado no veículo.

A parte de gerenciamento de documentações e multas se tornou muito mais prático! Como o módulo de gestão da RotaExata, você gerencia as etapas de cada multa, retira pontos no ranking de motoristas de acordo com o ranking, verifica se a multa pode ser contestada. 

Tudo feito para que você reduza custos e tempo, gerenciando suas pendências de maneira inteligente para evitar prejuízos. Em um só lugar tudo o que você precisa para gerenciar com sucesso a sua frota!

Dessa forma, além de ter os melhores carros para frota veicular, é possível controlar os custos, reduzir gastos desnecessários e ainda manter sua frota super produtiva.

Confira agora mesmo como funciona o melhor sistema de gestão de frotas, na prática!
Converse com um de nossos especialistas!

Tag: , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!