Volvo FH 540 X Scânia R450: qual é o caminhão ideal para cargas pesadas?

Você sabe qual é o caminhão ideal para cargas pesadas? Confira nosso comparativo e decida qual é o melhor para a sua frota!

Home / Volvo FH 540 X Scânia R450: qual é o caminhão ideal para cargas pesadas?

Entre os veículos Volvo e o Scânia, qual o caminhão ideal para cargas pesadas?

Se a sua empresa é uma transportadora ou uma distribuidora, você certamente possui uma frota veicular formada por caminhões, visto que esses são os veículos mais recomendados para esse tipo de transporte.

No entanto, com tantas marcas, modelos e versões diferentes disponíveis no mercado, surgem esses questionamentos: qual o caminhão mais adequado para quem transporta cargas pesadas? O que devo levar em consideração na hora de escolher?

Obviamente, veículos transportadores de cargas pesadas precisam ter uma alta capacidade de armazenamento e um tamanho adequado, além de serem potentes e com a manutenção razoavelmente barata, para que a sua empresa não tenha mais prejuízos do que ganhos financeiros.

No artigo de hoje, separamos dois modelos de caminhões para carga pesada para realizarmos um comparativo. Você verá dados do Volvo FH 540 e do Scânia R450, para que assim, você possa decidir qual é o caminhão ideal para as operações logísticas do seu negócio. Boa leitura!

ÍNDICE

  1. O caminhão ideal para cargas pesadas
  2. Potência dos caminhões
  3. Consumo de combustível dos caminhões
  4. Tamanho e capacidade de armazenamento
  5. Vantagens e desvantagens dos veículos
  6. Infográfico
  7. Dicas para melhorar suas operações com carga pesada
caminhão ideal para cargas pesadas

Qual o caminhão ideal para cargas pesadas?

Assim como acontece com os carros, os caminhões também são divididos em várias categorias, principalmente por conta do seu tamanho.

Dessa forma, existem diversos segmentos, sendo cada um deles recomendado para um tipo de operação e uma carga específica.

No caso das cargas pesadas, o mais recomendado é o modelo chamado “cavalo mecânico”, por conta do seu grande tamanho e sua elevada capacidade de carga.

Como a sua empresa realiza operações de distribuição ou transporte desse tipo de carga, um dos requisitos para um bom desempenho é justamente a agilidade, o rendimento e velocidade da operação, para que as entregas possam ser finalizadas o quanto antes.

Dentre os cavalos mecânicos mais utilizados por transportadoras e empresas responsáveis por cargas pesadas, destacam-se algumas marcas, sendo a Volvo e a Scânia duas das principais.

A seguir, confira as especificações técnicas desses dois cavalos mecânicos:

caminhão ideal para cargas pesadas

1. Potência do veículo

Em síntese, a potência diz respeito à grandeza que condiciona a quantidade de força aplicada em um período de tempo, no motor do veículo.

No caso dos caminhões, essa é uma variável bastante necessária, que você deve levar em consideração.

Confira dos dados comparativos:

Potência do Volvo

Considerado o caminhão mais vendido do Brasil, o Volvo — versão FH 540 — possui uma potência de 540 cv (cavalo-vapor). Quanto ao torque, seu valor é de 265 mkgf.

Potência do Scânia

Em relação ao Scânia — versão R450 — a quantidade de potência é de aproximadamente 450 cv (cavalo-vapor). O seu momento de força (torque) é de 260 mkgf.

Portanto, pode-se concluir que essa versão do Scânia é mais potente do que o modelo apresentado da Volvo.

2. Consumo de combustível

O consumo de diesel nos caminhões é bastante elevado. Para evitar que você tenha prejuízos ainda maiores no consumo, é importante que verifique essa média de consumo, antes de adquirir o veículo para compor a sua frota.

Consumo de combustível do Volvo

Quanto ao consumo de combustível, essa versão do Volvo consome 1,41 km/l.

Consumo de combustível do Scânia

Em contrapartida, o consumo do Scânia é de 23,25 litros de diesel a cada 100 quilômetros rodados.

3. Tamanho

Quando falamos de tamanho, a pergunta que deve ser feita é: "qual a capacidade de armazenamento do Volvo e do Scânia?"

Na maioria das vezes, os caminhões de carga são bastante pesados e com grandes dimensões, para serem capazes de transportar um número elevado de produtos, esses também de grande porte.

De fato, a capacidade de carga de um caminhão é a medida mais importante em relação ao tamanho do veículo, pois é no espaço de armazenamento que são transportadas as cargas pesadas.

Volvo: 57000 kg;

Scânia: 66000 kg.

Percebe-se, então, que o Scânia possui uma capacidade de carga maior, se comparado a esse modelo da Volvo.

Volvo X Scânia: vantagens e desvantagens!

Vantagens do Volvo              Desvantagens do Volvo
Tecnologia otimizada; Falta de conforto para o motorista;
Manutenção barata. Consumo de combustível elevado.
Vantagens do Scânia             Desvantagens do Scânia
Grande capacidade de carga; Câmbio rígido para manusear;
Alta potência. Consumo de combustível elevado.
caminhão ideal para cargas pesadas

Como melhorar as operações com carga pesada?

Para finalizar, você deve ter em mente que não é apenas o porte do melhor caminhão para operações de cargas pesadas que irá garantir sucesso e uma alta produtividade para a sua empresa.

Além da escolha certa do veículo, a sua frota precisa estar bem administrada e organizada, com os trajetos planejados e mantendo sempre a boa conduta dos motoristas e o zelo pelo gerenciamento financeiro.

Para que isso seja possível na sua corporação, vamos te apresentar duas ferramentas específicas para isso, as quais visam alcançar as características que citamos acima.

Ferramenta #1: Gestão de frotas

Por meio de um software de gestão de frotas, você pode lançar e registrar todos os custos relacionados à sua frota, sejam eles advindos de combustível — no seu caso, o diesel — como também de manutenções, correções, revisões e em alguns casos multas.

Registrando cada um deles em uma ferramenta digital — a qual garante que você não perca a informação, pelo contrária, tenha-a de uma forma exata — você mantém um gerenciamento adequado e não corre o risco de ter sua economia prejudicada!

Ferramenta #2: Roteirização de trajetos

Em adição, com um roteirizador de entregas, suas operações passam a ser muito mais organizadas e devidamente planejadas, sendo as rotas selecionadas intencionando velocidade.

Por meio do roteirizador — que é pautado no rastreamento — você tem a chance de acompanhar todos os trajetos e deslocamentos dos seus colaboradores, monitorando assim a sua conduta.

Além do mais, como o roteirizador é uma ferramenta inteligente, integrada ao Google Maps e ao Waze, as rotas apontadas serão escolhidas estrategicamente, visando seu desempenho máximo.

Dessa forma, utilizando o caminhão ideal para cargas pesadas e algumas ferramentas de otimização para a sua frota, certamente as suas operações de entrega serão diferenciadas!

Saiba como você pode aplicar o monitoramento e automação nos processos da sua frota e economizar muito!
Converse com um de nossos especialistas!

Tag: , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!