#7 dicas que irão fazer toda a diferença no seu negócio nesse período!

Os pequenos e médios negócios não podem parar de crescer; sabendo disso, queremos que a sua empresa continue assim, alcance êxito e seja produtiva o máximo possível! Confira #7 dicas práticas que farão toda a diferença durante esse período!

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Os pequenos e médios negócios são fundamentais na produtividade econômica do país; além disso, elas estão em constante crescimento, que não pode parar! Neste conteúdo, você irá descobrir algumas sugestões práticas para aplicar na sua empresa! Separamos esses tópicos com o intuito de te ajudar a manter seu negócio firme durante esse período, o que resultou em #7 dicas que com certeza farão toda a diferença!

Dica #1: Aperfeiçoe seu Home Office!

Como você já sabe, o home office é a saída para muitas empresas nesse período. Por isso, é necessário encontrar meios de incentivar seus colaboradores com o objetivo de manter a produtividade lá em cima!

Em primeiro lugar, aprimore a #1.1 COMUNICAÇÃO, já que você precisa estabelecer um bom contato com a sua equipe - uma equipe produtiva é uma equipe alinhada! - e também com os seus clientes. Para isso, existem diversas ferramentas que proporcionarão qualidade para você manter essa área excelente!

A chamada “Telefonia em Nuvem” é uma das tendências para essa temporada de home office, já que se trata de uma ferramenta que disponibiliza que os ramais digitais e o número da sua empresa sejam utilizados em qualquer lugar que tenha acesso à internet. Desse modo, a nuvem possibilita que o seu ambiente doméstico tenha a mesma qualidade do ambiente empresarial, aperfeiçoando assim a sua comunicação.

Além disso, especificando seu contato com os seus colaboradores agora, há alguns softwares que podem te ajudar, como o Basecamp (para atribuição de tarefas, organização e comunicação entre a equipe) e o Slack - uma plataforma de comunicação comercial - para que a sua equipe troque ideias a hora que quiser, e não deixe ninguém de fora!

Em segundo lugar, foque na #1.2 MOTIVAÇÃO. Lembre-se que uma equipe motivada vai sempre para frente! Uma dica é estabelecer metas semanais, ou até mesmo diárias, para que seus agentes tenham um alvo e assim se mantenham motivados.

Para fazer isso funcionar, uma sugestão é criar um sistema de “recompensas”. O envio de um mimo para o colaborador que mais se destacou é uma ótima ideia! Por exemplo, mande uma cesta de café da tarde no fim do expediente, ou até mesmo alguns componentes para ele/ela fazer a sua própria happy hour, enfim...seja criativo!

Dica #2: Foco nos clientes!

Atenção: esse é o momento certo de investir na lealdade de seus clientes!

Como todos estão com uma certa vulnerabilidade financeira, é fundamental que você encontre maneiras de não perdê-los.

Com esse objetivo, uma sugestão é #2.1 FLEXIBILIZAR PAGAMENTOS. Nesse sentido, você pode criar soluções para os seus clientes ao aumentar o número de parcelas, dar descontos ou prolongar o período para o pagamento.

Uma dica é criar propostas de flexibilização cujo método de pagamento é o mais confiável durante esse período, como o dinheiro e o cartão de débito, por exemplo. Opções como cheque ou outras formas que podem causar inadimplência ou atrasos, não são recomendáveis. É claro que você deve pensar na condição dos seus clientes, mas não deve esquecer de manter a segurança e a estabilidade do seu negócio.

Além disso, ainda se tratando do foco nos clientes, é essencial que a sua empresa esteja sempre disponível para tirar as dúvidas, dar atenção às suas necessidades, e gerar engajamento com eles de todas as formas possíveis! O atendimento pelas #2.2 REDES SOCIAIS também é muito importante; por isso, certifique-se que a pessoa responsável pelo Instagram e pelo Facebook, esteja sempre ativo e interagindo com os clientes, respondendo os comentários e o bate-papo. Tenha como referências as grandes marcas, como a Nubank e a Apple, que estão sempre gerando engajamento no meio digital; você também pode criar relacionamentos assim... por que não?

Por fim, saiba que seu atendimento precisa relembrar os clientes que o seu serviço é essencial, mesmo agora. É por isso que esse setor precisa caprichar!

Dica #3: Crie novas estratégias!

Neste tópico, iremos especificar um segmento. Sabe-se que os comércios são exemplos de empresas que mais precisam tomar cuidado nesse momento; e por isso, precisam se reinventar! Criar novas estratégias é um processo que exige bastante estudo e pesquisas, por isso, queremos te dar algumas sugestões!

As lojas, supermercados, padarias, farmácias e restaurantes geram um grande movimento de pessoas. Não se preocupe, você não precisa perder parte dos seus clientes, basta mudar o sentido: ao invés de eles chegarem até você, chegue até eles. Estamos falando das #3.1 ENTREGAS!

Para isso, você pode investir nos pedidos via WhatsApp, Instagram e Facebook, investir na qualidade do seu delivery ou até mesmo agendar as retiradas no balcão.

Vão aí algumas sugestões:

  • Deixe alguns dos seus vendedores responsáveis pelo WhatsApp do seu comércio, a fim de que todos os pedidos sejam recolhidos apropriadamente. Oriente-os a atender os clientes de maneira atenciosa, e após o pedido pelo aplicativo, eles podem organizá-los em planilhas - como o excel ou google planilhas - e softwares de organização, para que nenhum pedido seja perdido. Para quem não possui veículos para entregas e trabalha especialmente no segmento da alimentação, a sugestão é investir para inserir o seu negócio em aplicativos de entrega, como o Delivery Much e o iFood; inclusive, a startup iFood criou um fundo de R$ 50 milhões com um conjunto de medidas para auxiliar restaurantes em meio à crise, aproveite!
  • Quanto à retirada no balcão, também é uma ótima ideia. Você pode preparar o pedido do cliente e orientá-lo a escolher uma data e um horário, para que não haja aglomeração no local; assim, você não precisa investir em meios de entrega.
  • Utilize o Instagram para #3.2 DIVULGAR OS SEUS PRODUTOS! A rede social possui uma ferramenta, que facilita o processo de vendas; funciona assim: ao ver uma foto no feed de uma marca, é possível clicar na imagem e visualizar uma tag, com os detalhes daquele produto. Posteriormente, a pessoa será direcionada à página na internet, para comprar o produto que está sendo mostrado na rede social. Assim, fica muito mais fácil para os seus clientes adquirirem os seus produtos; fica aí a sugestão!

Dica #4: Mostre que você zela pela saúde!

O momento atual exige zelo na saúde, e temos certeza que tanto você quanto os seus clientes já sabem quais são os cuidados necessários para a higienização. Se você quer relembrar, pode baixar a nossa checklist de higienização aqui

Contudo, a dica que queremos dar remete à construção e aperfeiçoamento da #4.1 IMAGEM DA SUA EMPRESA. Nesse período, é essencial que você mostre aos seus clientes o cuidado que você está tendo e a sua preocupação com a saúde coletiva.

Para isso, você pode investir no seu setor de marketing! Oriente seus colaboradores a construírem conteúdos relacionados ao momento atual, além de criarem e-mails marketing com a finalidade de acompanhar cada cliente. Lembre-se: esteja sempre demonstrando o cuidado que a sua empresa está tendo, para que os serviços e/ou produtos que você está entregando, possam ser vistos como “confiáveis”!

A empresa Uber por exemplo, em seu serviço de entrega de comida (Uber Eats) adotou uma medida bastante interessante, que deixou aos clientes essa mentalidade de confiança. No aplicativo, há a possibilidade de o usuário deixar uma observação para o entregador - como deixar o pedido na porta da residência, por exemplo - a fim de que não haja contágio. Um outro exemplo é o Mercado Livre, que com o objetivo de reduzir o risco de contágio, aumentou a divisão entre os grupos de trabalho para reduzir o contato entre as pessoas.

Essas atitudes fazem toda a diferença na hora de escolher o serviço de uma empresa. Por isso, seja transparente! Mostre aos clientes o seu processo de produção, divulgue isso nas redes sociais, no seu site ou blog. Assim, a imagem e valor da sua marca será reforçado ainda mais.

Dica #5: Vire a chave!

Essa dica tem a finalidade de fazer você pensar em sua empresa internamente...Como está a sua equipe? O rendimento do seu trabalho? E a sua organização?

O planejamento é essencial para todas as empresas, e esse momento pode ser uma boa oportunidade de rever as suas operações e atitudes. Nossa sugestão é que você invista em #5.1 BRAINSTORMING! Como muitas das empresas ainda não retornaram às suas atividades presenciais, você tem a possibilidade de utilizar ferramentas nesse processo. Uma ideia é o MindMeister, que possibilita a criação de mapas mentais compartilhados, para que todos compartilhem seu ponto de vista.

Ademais, você pode utilizar esse tempo para realizar a sua #5.2 ANÁLISE SWOT! Quanto tempo faz que você não analisa isso? Como o mercado de trabalho é instável, e está sofrendo constantes mudanças, é fundamental que você tenha noção do desempenho da sua empresa nesse momento. A análise SWOT é uma maneira de identificar os fatores internos da empresa (forças e fraquezas) e os fatores externos (ameaças e oportunidades), e é algo bem simples de realizar.

Reúna sua equipe - mesmo que virtualmente, pelo skype ou pelo hangouts - e identifique esses fatores juntamente com eles, assim você terá uma visão mais abrangente do seu negócio e poderá planejar do jeito certo.

Dica #6: Não se esqueça da segurança!

Um aspecto que você não pode deixar de lado durante esse período é a segurança! As pessoas estão vulneráveis nesse momento, e por isso, pode acontecer que aumente os casos de furtos e de outros perigos que podem afetar o seu negócio e te trazer prejuízo. Por isso, utilize meios de manter o seu negócio seguro; confira:

  • Proteja sua estrutura: invista em recursos tecnológicos, como o acesso por biometria, para que não entrem estranhos, e o uso de câmeras nos locais de acesso (Sistema CFTV). No caso dos varejos, uma dica é eliminar os pontos cegos, utilizando espelhos, por exemplo; e manter sua equipe de vendas sempre atentas às atitudes suspeitas.
  • Proteja seus dados: em uma pesquisa realizada pela consultoria PWC, foi revelado um crescimento de 274% no número de ataques cibernéticos no Brasil. Por isso, é fundamental que você pratique algumas medidas para manter a segurança nesse âmbito, como: sempre fazer o backup das informações, proteger sua rede wi-fi, utilizar antivírus e até mesmo certificado SSL no website (ele utiliza a criptografia de dados para proteger as informações dos usuários que navegam a página).
  • Proteja seus veículos: os veículos são extensões da empresa, e não devem ser desconsiderados; além do mais, é muito comum que hajam furtos na estrada, muitas vezes mais do que na empresa em si.

Ademais, como já mencionado na dica #3, o #6.1 DELIVERY está em alta nesse período, por isso, priorizar a segurança dos seus veículos é muito importante. Uma sugestão são os sistemas de rastreamento e gestão, como o RotaExata, que possibilitam o controle dos seus veículos e garantem a segurança das suas entregas, já que os dados de localização são fornecidos em tempo real.

Dica #7: Dê importância à logística!

Principalmente em relação aos #7.1 SEGMENTOS ESSENCIAIS, como os supermercados e farmácias, em especial, a logística precisa ser repensada e colocada em prática. Para isso, te daremos algumas sugestões.

Você deve ter percebido que os supermercados estão muito movimentados no momento, não é? Por isso, se a sua empresa é justamente um mercado, é importante que você preste atenção em alguns elementos, como os a falta ou a presença dos produtos.

As cercas virtuais:

Um fator bastante recorrente durante esse período e que se encaixa nos supermercados, é a necessidade de encontrar um meio de gerar maior organização e velocidade na entrega das mercadorias. Esse processo pode ser facilitado com o estabelecimento de cercas virtuais - ferramenta oferecida pelos sistemas de monitoramento - pois por meio dela, pode haver uma antecipação dos serviços.

Especificando melhor, funciona da seguinte maneira: as cercas virtuais são espaços (alguns metros ou quilômetros) delimitados no sistema de rastreamento; elas podem ser denominadas da maneira que você quiser, dependendo da finalidade delas. Quando os veículos adentram nesse espaço (ou saem), há uma notificação no sistema; e assim, a pessoa que estiver monitorando é avisada. Para os supermercados isso pode ser bastante útil, visto que através das informações no sistema é possível saber que o veículo que fará as próximas entregas de mercadorias está se aproximando, podendo assim, a equipe agilizar o preparo da remessa que carregará o veículo em questão facilitando o processo de distribuição e garantindo a qualidade dos produtos perecíveis, destacando o seu negócio por qualidade e velocidade!

Por fim, outra dica interessante é estabelecer limites no número de produtos, para que os consumidores não comprem mais do que precisam; assim, você mantém a logística e não terá problemas com a política de preços.

Abrangendo o restante dos segmentos essenciais agora, uma dica é investir na #7.2 GESTÃO DE ESTOQUES. Para isso, você não precisa contratar uma empresa de logística ou um gestor especializado, visto que hoje em dia há diversas possibilidades diferentes. Os softwares substituem as planilhas e a papelada pela digitalização das informações, o que facilita até mesmo a rotina dos seus colaboradores; o ABC Inventory e o Odoo são exemplos de softwares gratuitos, que podem te auxiliar nessa operação.

Conclusão: Faça desse período um sucesso!

Para finalizar, cuidado para não utilizar esse período para ser oportunista, visto que esse período é um desafio para todos, por isso, essa vulnerabilidade deve ser respeitada; afinal, todos estão passando pela mesma situação. É importante relembrar isso pois algumas atitudes erradas podem prejudicar a imagem da sua empresa, e nesse momento, queremos que você só cresça!

Temos certeza que essas #7 dicas irão te auxiliar; unindo essas sugestões com a sua gentileza e honestidade, os resultados serão ainda maiores!

Conheça o sistema RotaExata e perceba como o seu negócio pode continuar crescendo durante esse período!

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1 comentário

  • Gabriele says:

    Neste momento, oferecer um atendimento acolhedor ao cliente é essencial, bem como, deixar claro que seu produto é tudo que ele precisa para se manter neste período.




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