Logística: qual sua relação com a reputação do seu negócio?

Satisfazer o cliente vai além de cumprir com esperado, é superar suas expectativas. Saiba como as operações logísticas afetam a experiência dos seus consumidores!

Home / Logística: qual sua relação com a reputação do seu negócio?

Quais motivos você tem dado para o seu cliente falar de você?

Certamente você irá concordar comigo de que vivemos uma espécie de “Crise de Mau Atendimento” nos estabelecimentos em geral, crise essa que é observada tanto no comércio, quanto no setor de serviços e até mesmo na indústria. Os desafios da logística impactam diretamente toda operação, e se não superados afetam diretamente na qualidade do seu atendimento. É impressionante observar o quanto se carece de atitude, comportamento e visão focados na satisfação do cliente, por parte da maioria dos profissionais. São comuns os casos em que o cliente chega a sentir-se um incômodo e um verdadeiro estorvo para o atendente ou fornecedor, tamanho o despreparo destes profissionais. Atitudes que beiram ao desrespeito e arrogância são “marcas registradas” em muitos estabelecimentos. Além do mau atendimento, há outra falha gravíssima, e bastante comum, o não cumprimento com o combinado ou prometido. Bem, cumprir com o combinado é no mínimo a obrigação de quem se dispõem a oferecer algum serviço ou produto para o mercado. E mesmo sendo o óbvio, há quem “peque” com frequência nesse quesito. Muitas vezes essa falha no cumprimento dos prazos de entrega se dá por alguma distorção na gestão da frota , ou má condução dos veículos. O cenário é caótico! De um lado temos carência de profissionais qualificados e com foco no cliente. E de outro, temos um forte aumento do nível de exigência e o surgimento de clientes extremamente críticos. O cliente nem sempre tem razão, é fato! Mas também se deve considerar de que o cliente, acima de tudo, é a razão de a empresa existir.

“TÃO OU MAIS IMPORTANTE DO QUE CONQUISTAR NOVOS CLIENTES É FIDELIZAR OS ATUAIS.”

Sem cliente não há demanda, não há negócio. Como bem disse Sam Walton, o guru revolucionário do mercado varejista: “Só existe um chefe: o cliente. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente do conselho até o faxineiro, simplesmente levando o dinheiro para gastar em outro lugar.” Simples assim! Portanto, as empresas e pessoas, que optarem em se diferenciar por meio do bom atendimento, certamente obterão ótimos resultados e perpetuarão seus negócios, ao estabelecerem relacionamentos fortes e duradouros com seus clientes.

“A PROPAGANDA MAIS PODEROSA E EFICAZ É AQUELA FEITA PELO PRÓPRIO CLIENTE. E MAIS, É GRÁTIS.”

Você pode dar motivos bons ou ruins para ele falar de você , e logicamente o que ele falará de você está diretamente ligado a esses motivos. E convenhamos, todos nós sabemos que construir uma boa reputação leva tempo, e para acabar com ela é questão de segundos, então será que vale a pena viver nesse risco de sua empresa perder toda credibilidade por algo que você poderia ter evitado?

Se seu negócio é um B2B, então você sabe que a sua pontualidade em realizar a entrega dentro do prazo estipulado é extremamente fundamental para que seu cliente possa continuar trabalhando e produzindo na mesma escala e não acabar de repente, perdendo muito dinheiro. Demonstrar importância com isso é essencial para seu cliente continuar com a sua empresa e indicá-la. O mesmo podemos pensar quando falamos com cliente físico, a diferença é que às vezes ele não perderá muito dinheiro caso o prazo atrase mas a chance dele ficar muito frustrado e acabar não se fidelizando e até difamando a sua empresa, é grande, e nesse caso quem pode perder muito dinheiro é você! Lembre-se: a logística agrega valor de lugar, tempo, qualidade e informação. Encantar o cliente, ou seja, não só atender suas expectativas, mas superá-las é a chave para transformar os clientes em verdadeiros agentes de marketing!

A relevância do acompanhamento da atividade logística!

Quando não se tem um monitoramento e controle das operações logísticas, fica mais difícil identificar onde está havendo falhas no processo e quais pontos merecem maior atenção. Com acesso à informações operacionais da sua frota, é possível criar indicadores e realizar métricas que tornam suas tarefas mensuráveis e resultados plausíveis.

Investir em ferramentas que otimizam sua gestão de frota, garantem a boa conservação do produto e a pontualidade do seu serviço é fundamental para você não ter prejuízos, e assim aumentar sua escala de entregas e consequentemente de vendas. Se o seu negócio depende de veículos para entrega, é importante saber que o modo como eles são conduzidos podem influenciar em todos esses fatores e prejudicar sua logística, então se podemos te deixar uma dica é: Cuide e invista na sua frota, pois ela é a extensão da sua empresa lá fora!

Que imagem seus veículos passam sobre sua empresa? Saiba por quê controlar sua frota!

Má conduta da frota. Como isso afeta seu negócio?






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!