Como estabelecer uma política de frotas para prestadoras de serviços?

Se a sua empresa presta serviços, existem algumas normas que devem nortear suas operações. Confira quais são elas!

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A política de frotas para prestadoras de serviço serve como uma forma de regularizar as operações de campo e torná-las produtivas e econômicas.

Como as empresas que prestam serviços utilizam os veículos para ir até às localidades que demandam os serviços, é essencial que um conjunto de normas seja seguido, para que as operações prossigam organizadas.

A isso dá-se o nome de política de frotas, a qual é segmentada de acordo com cada modelo de empresa.

Nesse caso em específico, é uma necessidade das prestadoras de serviço a agilidade do envio dos veículos aos destinos, a otimização do tempo para a finalização de cada atendimento e a economia nesse processo todo.

A política tem como intuito justamente isso: determinar regras de acordo com o que é fundamental para a sua empresa e deve ser seguido pelos motoristas.

Neste artigo, vamos te mostrar a melhor forma de criar uma política de frotas para prestadoras de serviço. Também explicaremos qual é a importância disso para o rendimento da sua empresa.

Acompanhe conosco!

Índice:

  1. Empresas prestadoras de serviço: funcionamento das operações
  2. #3 fatores indispensáveis para as suas operações
  3. Como garantir que tais fatores sejam colocados em prática?
  4. Soluções!

Empresas prestadoras de serviço: funcionamento das operações

De modo geral, pode-se dizer que as empresas prestadoras de serviço possuem operações de campo em dois modelos diferentes: por agendamento ou por pronto atendimento.

Quando a operação é agendada anteriormente - que é o caso das empresas de instalação de aparelhos, limpeza, frete e saneamento, por exemplo - há uma certa política de frotas.

No caso das corporações que realizam serviços de pronto atendimento - isto é, empresas que portam ambulâncias, que fazem manutenções, são dedetizadoras ou provedoras de internet -  a política é diferente.

Além dessa diferença, há muitas outras segmentadas, visto que cada empresa trabalha de acordo com os seus valores e objetivos específicos.

Essa é uma das principais características da política de frotas: a flexibilidade que ela proporciona.

De todo o modo, as empresas prestadoras de serviços devem seguir alguns pressupostos básicos, para que a operação de campo seja bem sucedida e proporcione uma boa experiência ao cliente.

Abaixo, selecionamos 3 desses fatores, para que você saiba o que deve conter em sua política de frotas:

#3 fatores indispensáveis para as suas operações

Como mencionamos, existem alguns fatores que devem ser zelados em toda prestadora de serviços. Isso porque se trata de um tipo de operação em que o motorista também é o prestador.

Sendo assim, além da conduta no trânsito - isto é, durante o trajeto até o destino - deve-se prestar atenção no comportamento do colaborador durante o serviço.

Além disso, é essencial a economia de tempo, em especial no modelo de pronto atendimento, pois quanto mais rápido, mais destinos poderão ser visitados. 

Nesse sentido, se o motorista praticar ociosidade, optar por itinerários mais longos, ou realizar paradas em excesso, até mesmo, essa economia não é efetiva.

Para preservar a eficiência, o cuidado, a produtividade e a economia, os fatores abaixo devem estar inseridos em sua política de frotas para prestadoras de serviço:

#1 Tempo determinado para a conclusão do serviço

A maioria das empresas que prestam serviços e dependem de uma frota veicular para isso controlam o tempo da operação com base no período de duração até um serviço ser concluído.

Dessa maneira, é fundamental que você estabeleça um período determinado para a finalização da manutenção, assistência, instalação ou qualquer outro serviço que a sua empresa realize.

Na política de frotas, acrescente essa informação, como uma regra

Assim, seus motoristas terão um comportamento padronizado durante o expediente, inclusive tendo o mesmo rendimento entre eles.

#2 Pontos específicos para paradas

Outro fator que deve estar na política de frotas para prestadoras de serviço é a determinação de pontos específicos em que as paradas são permitidas.

Como mencionamos, sua empresa acaba passando por prejuízo quando as paradas são efetuadas em excesso.

A consequência disso é ainda mais agravada quando o motorista aproveita essas paradas para praticar a ociosidade. Atrasando assim todo o planejamento de visitas para aquele dia - no caso das empresas que trabalham por agendamento.

Em sua política de frotas, especifique quais são as paradas permitidas ou ao menos a quantidade delas a cada período de tempo.

Dessa forma, seus colaboradores terão uma base e sua empresa não terá a economia prejudicada.

#3 Rotas mais rápidas visando economia

Por último, um ponto indispensável para a sua política é a ordem para seguir as rotas mais rápidas.

Se os seus motoristas escolhem os próprios trajetos até os destinos - sem haver sequer um padrão ou modelo - seus serviços tendem a ser lentos, o que prejudica na experiência do cliente.

Hoje em dia, o que a clientela espera das empresas cujo serviço é contratado é agilidade. Além de uma resolução prática do seu problema.

Por causa disso, é importante colocar em sua política de frotas um certo padrão a se seguir, para que todos os condutores da sua corporação estejam alinhados.

Como garantir que tais fatores sejam colocados em prática?

Na teoria, os 3 fatores podem ser compreendidos e você pode até concordar com eles. Todavia, como colocar essa política de frotas para prestadoras de serviço em prática?

Para cada um deles, o sistema de rastreamento veicular tem uma solução!

Inicialmente, devemos ressaltar que é o rastreamento que possibilita um monitoramento veicular integral. Ou seja, é o software que fornece informações que te permitem ter o controle sobre as operações de campo.

Com base nos dados de localização, eventos de telemetria, informações de deslocamento, velocidade média e identificação de motoristas, você já consegue identificar quais os problemas que têm interferido no rendimento dos serviços.

Solução para o período de tempo de cada serviço

Em relação ao tempo determinado para a conclusão de um serviço, o sistema oferece uma ferramenta que padroniza isso.

Dentro do software, você pode estabelecer esse período, registrando-o. Dessa forma, caso o motorista o ultrapasse, o próprio sistema te notifica.

Dessa forma, você não precisa ficar controlando isso, o processo é automatizado!

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Solução para as paradas específicas

Quanto às paradas, é importante ressaltar que você pode visualizá-las no mapa dinâmico do sistema.

Ademais, caso haja alguns pontos nos quais você não quer que os motoristas parem, basta estabelecer uma cerca virtual na localização.

Dessa forma, o sistema estará monitorando e notificando cada entrada e saída da cerca.

política de frotas para prestadoras de serviço

Solução para a escolha das rotas

Por fim, a escolha das rotas pode acontecer de forma efetiva por meio de um módulo do rastreamento, a roteirização.

O roteirizador é uma ferramenta que aponta as rotas mais rápidas até o destino que você precisar. Ele é integrado a outros softwares de localização, como o Google Maps e o Waze.

Por meio dela, suas operações serão otimizadas e muito mais ágeis.

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Conta pra gente! O que achou da política de frotas para prestadoras de serviço? Comece a aplicá-la em sua empresa agora mesmo!

Disponibilizamos um modelo de política de frotas para você baixar! Ele é editável, para que você estabeleça as regras segundo o modelo do seu negócio e com base em suas necessidades!

Faça um bom proveito!

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