Dica de frota: saiba como realizar a manutenção da ambulância

A manutenção da ambulância envolve diversos fatores, tendo em vista que esse modelo de operação é fundamental. Conheça os principais cuidados!

Home / Dica de frota: saiba como realizar a manutenção da ambulância

Você sabia que a forma como é realizada a manutenção da ambulância interfere diretamente no desempenho das operações realizadas por ela?

De modo geral, os veículos utilizados por organizações de saúde, tais como os PA (pronto atendimento) e hospitais, são as ambulâncias. Na maioria das vezes, esses veículos são da categoria dos furgões e vans, dependendo da necessidade e do tamanho da instituição de saúde.

Nesse sentido, são vários os cuidados que devem ser aplicados em uma frota veicular como essa, tendo em vista que se trata de uma operação muito importante e crucial para a saúde coletiva.

Além disso, deve-se lembrar que a manutenção não se limita apenas ao veículo em si - suas peças e sistemas - mas se estende até os cuidados com os equipamentos médicos e aparelhos necessários para o pronto socorro.

Portanto, a manutenção da ambulância é um processo bastante complexo e que exige atenção, cuidado e excelência.

Para que você entenda o que deve ser verificado, preparamos um conteúdo com algumas dicas práticas, as quais você pode aplicar no seu cotidiano, na manutenção da ambulância.

Acompanhe conosco!

Índice:

  1. Quais os principais cuidados na manutenção da ambulância?
  2. #1 Faça a revisão da parte elétrica e da parte mecânica!
  3. #2 Siga as orientações da legislação referente às ambulâncias!
  4. #3 Lembre-se de instruir os colaboradores sobre a limpeza!
  5. Dica rápida para melhorar a condução das operações!

Quais os principais cuidados na manutenção da ambulância?

Em síntese, a manutenção da ambulância e sua revisão periódica ultrapassam o quesito da otimização das operações, apesar de isso ser importante.

Além de servir como uma forma de impulsionar a produtividade da frota, as atividades de manutenção são regulamentadas por lei, quando se fala de serviço de saúde.

Por conta disso, as revisões e os cuidados se tornam ainda mais fundamentais, visto que o desrespeito à legislação resulta em multas para a empresa, ou seja, prejuízo financeiro.

Para evitar essas consequências ruins, há alguns passos que você pode dar a partir de agora mesmo, inclusive instruindo os colaboradores que atuam diretamente com a ambulância a cumpri-los também.

Confira os #3 principais cuidados com a manutenção da ambulância:

#1 Faça a revisão da parte elétrica e da parte mecânica!

Em primeiro lugar, você deve lembrar de levar todos os seus furgões ou vans às oficinas especializadas, a fim de realizar um check up periódico.

É importantíssimo que você entenda que o encaminhamento das ambulâncias aos atendimentos especializados não deve acontecer apenas quando elas apresentam problemas e quando seu funcionamento é prejudicado.

Pelo contrário, as revisões devem ocorrer em uma rotina planejada, cumprindo assim o processo de manutenção preventiva.

Neste sentido, dois âmbitos dos veículos devem ser levados como prioridade, sendo eles:

Parte mecânica

De fato, a parte mecânica de uma ambulância precisa de muita atenção, visto que nem mesmo a possibilidade de o veículo apresentar falhas - durante uma operação - pode ocorrer.

Como já comentamos, o tipo de operação realizada para pronto socorro e hospital é crucial, pois envolve a vida de uma pessoa.

Por conta disso, é necessário que você se lembre de realizar uma revisão no motor, nas rodas, nos filtros, injeções e fluidos frequentemente.

Se o veículo estiver mal conservado, sua corporação corre o risco de não conseguir atender - na velocidade correta - os pacientes, sendo alguns de caráter de emergência, inclusive.

Algumas peças do sistema mecânico que você não pode esquecer, na manutenção da ambulância, são:

  • Verificação de pneus (um pneu furado compromete toda a operação e pode causar acidentes de trânsito);
  • Troca de óleo e líquido de arrefecimento;
  • Monitoramento da temperatura do motor.

Parte elétrica

Em relação à parte elétrica, os cuidados relacionados são igualmente importantes.

Neste campo, os cuidados se ampliam para os equipamentos de saúde também, não se limitando apenas ao âmbito elétrico do veículo em si.

No caso mencionado, dois tópicos merecem atenção:

  • Verificação dos aparelhos elétricos de socorro à vítima

As ambulâncias maiores são equipadas com uma série de aparelhos elétricos, os quais visam o atendimento emergencial do paciente.

São eles: desfibrilador, respirador e bomba de infusão.

Como eles estão diretamente envolvidos com o âmbito elétrico, realizar a manutenção da frota envolve revisar e verificar o estado desses equipamentos também, para que estejam prontos para uso, quando necessário.

  • Bateria do veículo

A vida útil da bateria de um furgão é de aproximadamente 4 anos, mas pode ser desgastada com o uso em excesso da parte elétrica da ambulância.

Para evitar que a bateria gere um pane elétrico - o que compromete a operação e pode causar consequências fatais ao paciente - é importante que você troque essa peça segundo as recomendações.

#2 Siga as orientações da legislação referente às ambulâncias!

Outra dica essencial para as frotas que precisam fazer a manutenção da ambulância é aplicar atenção à legislação referente à temática.

De acordo com a lei 5804/19, a manutenção dos veículos que realizam o transporte de pacientes é obrigatória, tanto na parte mecânica como também na elétrica. 

Ademais, essa deve ser realizada periodicamente e deve estar alinhada à quilometragem sugerida, em outro caso, deve ser feita a cada 6 meses.

Portanto, cabe a você a organização para levar toda a frota de ambulâncias para as revisões, no tempo determinado.


Dessa forma, você não correrá o risco de sofrer com prejuízos financeiros e nem na imagem do seu negócio.

#3 Lembre-se de instruir os colaboradores sobre a limpeza!

Por fim, destacamos que você deve se atentar à parte dos motoristas nesse processo, especificamente na limpeza das ambulâncias.

Além da questão da higienização do veículo, a limpeza interna da ambulância é primordial para a recepção do paciente, que em alguns casos pode estar com ferimentos abertos - sujeitos à contaminação.

Portanto, após as operações, os colaboradores responsáveis por isso devem higienizar os equipamentos, esterilizando-os e descartando aqueles que são descartáveis.

Em alguns casos, torna-se necessário realizar uma desinfecção também, a fim de exterminar os microrganismos que podem afetar o próximo paciente.

manutenção da ambulância

Dica rápida para melhorar a condução das operações!

Para finalizar esse conteúdo, vamos pontuar mais uma atitude que o motorista do veículo deve se atentar.

Sendo assim, deixaremos a #DicaRápida da vez, e você pode repassá-la aos seus condutores da frota.

Além da manutenção da ambulância, a conservação do veículo deve ser feita todos os dias, durante as operações. Por isso, esteja apto para aprender cada vez mais sobre a sua função. Realize o treinamento preparatório e de reciclagem também! 

Dessa forma, suas operações de pronto socorro serão bem sucedidas, econômicas e seguras. Muitas vidas podem ser socorridas!

Chegando ao fim, o que achou das dicas?  Você ficou com alguma dúvida? Se sim, deixe aqui nos comentários! Responderemos o quanto antes!

Saiba como realizar uma manutenção preventiva eficaz na sua frota!

Fale com um especialista do RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!