Como evitar processos trabalhistas por meio dos formulários automatizados?

Evite processos trabalhistas e custos elevados por meio da automação!

Home / Como evitar processos trabalhistas por meio dos formulários automatizados?

Para evitar processos trabalhistas, sua empresa precisa estar devidamente alinhada à legislação referente aos colaboradores, sua jornada de trabalho, segurança e documentação.

No caso das empresas que portam frota veicular, o cuidado com os aspectos citados deve ser ainda maior, tendo em vista que os colaboradores estão em campo, tornando o gerenciamento mais difícil.

Sendo assim, como gestor, cabe a você administrar e monitorar integralmente todas as atividades em campo, para que a sua empresa não sofra com processos trabalhistas, os quais geram danos à imagem do negócio, perda da vantagem competitiva e perda de dinheiro!

Temos a solução ideal para que você consiga evitar processos trabalhistas de uma forma fácil e prática. Por meio dela, você não precisará passar pelos danos que citamos acima e nem por prejuízo em qualquer âmbito. 

Trata-se de uma forma inovadora e automática de controlar suas operações!

Acompanhe conosco!

Índice:

  1. Os principais processos trabalhistas que atingem gravemente a sua empresa
  2. As perdas causados pelos processos trabalhistas e pela falta de gerenciamento
  3. Acabe com o risco de processos: a ferramenta completa e inovadora que vai mudar a realidade da sua frota!

Os principais processos trabalhistas que atingem gravemente a sua empresa

Os processos trabalhistas são diversos, tendo em vista que toda e qualquer inadequação perante à lei pode gerar complicações jurídicas. Essas complicações, por sua vez, geram prejuízos em diversos sentidos para a sua empresa.

Muitas vezes, os resultados são irreversíveis. Por isso, é fundamental que você os evite.

Os processos mais comuns são:

Carga horária

Os processos motivados pela irregularidade da jornada de trabalho dos colaboradores - que também são motoristas, visto que trabalham em campo e dependem do veículo para isso - são frequentes e bastante prejudiciais.

Sendo assim, se há algum problema com as horas extras - por exemplo, elas são feitas em excesso ou não são registradas (e consequentemente não são pagas devidamente) - sua empresa pode ser responsabilizada por isso.

Dessa forma, mesmo que você nem ao menos saiba que o colaborador está fazendo hora extra, cabe a sua corporação arcar com o prejuízo e o compromisso com o processo, tendo em vista que você não registra as informações desse âmbito.

Segurança do motorista

Outro ponto que pode gerar processos trabalhistas para a sua frota é a segurança do motorista no cumprimento de suas atividades.

Cabe a você estabelecer medidas de segurança e também monitorá-las, para que sejam cumpridas durante todo o itinerário.

Se esse fator não é gerenciado e nem acompanhado integralmente, caso ocorra um acidente de trabalho com um motorista da sua empresa, o processo vai para a sua corporação.

Por exemplo, se em meio a um trajeto ocorre um acidente de trânsito ou um sinistro, e esses forem causados por conta da falta de conservação do veículo, a responsabilidade é toda da sua empresa.

É necessário que a corporação portadora dos veículos preze pela manutenção dos veículos e os deixem sempre apropriados para a condução. 

Ausência de registros

Por fim, uma causa para processos trabalhistas, bastante comum também, é a ausência de registros, indispensável para a gestão da frota. Esses registros podem ser tanto das horas extras, como já comentamos, quanto dos documentos dos motoristas e das próprias operações concluídas.

Por exemplo, pode acontecer de o próprio cliente argumentar algo contra a sua empresa - relacionado ao serviço. 

Se o colaborador em questão não coletou uma nota fiscal ou registrou a finalização do serviço, entrega e coleta, pode ser que o próprio cliente consiga vencer o processo.

Tendo isso em vista, devemos ressaltar que registrar toda a documentação relacionada - como a CNH do motorista e a licença do veículo, por exemplo - além de todos os comprovantes de um serviço ou entrega é fundamental.

evitar processos trabalhistas

As perdas causadas pelos processos trabalhistas e pela falta de gerenciamento

Como já comentamos, a falta de medidas que visam evitar processos trabalhistas causa prejuízos irreversíveis para a sua corporação.

Essas consequências são muito desagradáveis e graves, tanto para a sua condição econômica, como também para a imagem perante o mercado.

Isso porque os processos cumulam em multas, as quais são bastante altas.

Além disso, outras perdas são muito comuns nesses casos:

#1 Perda de clientes

Empresas que se envolvem com processos trabalhistas são observadas como companhias que não zelam pelos seus colaboradores e que não possuem uma organização interna.

Por conta disso, um resultado direto disso é a perda de clientes, que passam a não ter confiança na sua marca, pois para eles ela não possui mais credibilidade.

#2 Perda de vantagem competitiva

Ao ter sua imagem danificada pelos processos e complicações jurídicas, sua empresa também perde vantagem competitiva.

Ou seja, as empresas concorrentes - que oferecem o mesmo serviço e função - passam a ser vistas de melhor forma, ao passo que a sua empresa fica com o nome manchado.

#3 Perda de dinheiro

Por fim, a perda de dinheiro é um dos maiores prejuízos para a corporação.

Ela se dá como consequência de todos os outros fatores citados. Sem clientes, sem vantagem competitiva e ainda com multas para serem arcadas, o prejuízo financeiro é iminente.

Acabe com o risco de processos: a ferramenta completa e inovadora que vai mudar a realidade da sua frota!

Para você evitar processos trabalhistas, aspectos como a organização, planejamento, monitoramento e registro são imprescindíveis em todas as operações de campo.

Você só irá garantir tudo isso de forma efetiva por meio da tecnologia mais inovadora do mercado, a qual não só possibilita um gerenciamento completo de tudo o que acontece em campo, mas que o faz de forma automática, simplificada e prática!

No sistema RotaExata, tem-se os chamados formulários automatizados!

O módulo de automação é uma das ferramentas do sistema, que regida pelo rastreamento veicular, permite que você colete dados dos motoristas de forma automática.

Os formulários permitem que você administre tanto a carga horária dos colaboradores, quanto a segurança do trabalho e o registro de documentos.

Isso tudo com base nas suas necessidades específicas, visto que é você quem cria os formulários, com base em regras.

As regras são feitas dentro do sistema RotaExata, embasadas em cada um dos seus problemas e estruturadas nas informações de rastreio.

Por exemplo, se você deseja controlar a jornada de trabalho dos colaboradores, basta criar uma regra que a cada vez que o motorista for iniciar sua jornada (na localização da sua empresa) e quando for finalizar ela (ao retornar para a localização da sua empresa), o formulário é enviado automaticamente a ele.

Os colaboradores respondem aos formulários automatizados pelo aplicativo RotaExata para motoristas.

Você cria o formulário, o sistema automatiza todo o processo, enviando-o para o motorista quando o gatilho da regra é acionado!

Nesse sentido, para cada uma das causas, pode ser aplicada essa automação, como mostraremos em seguida, nos exemplos:

Os formulários no controle de carga horária

Para controlar a jornada de trabalho, você pode criar botões para a coleta do horário de início e fim de expediente, como já comentamos.

Basta o motorista selecionar o botão “iniciar dia” e “finalizar dia”, ou a denominação que você preferir. Assim, caso sejam feitas horas extras, você vai ter isso comprovado.

Os formulários na garantia da segurança do trabalho

Em relação à segurança, nossa recomendação é criar uma checklist, contendo todos os passos essenciais para manter a segurança no trajeto e no trabalho em si.

Essa checklist - que é um modelo de formulário automatizado - pode ser acionada pela seguinte regra: todas as vezes que os motoristas pararem nos clientes, para realizarem o atendimento, o sistema de rastreamento visualiza essa localização e aciona o gatilho, enviando a checklist ao motorista.

Controlando por meio dessa ferramenta, a cada passo que o motorista for concluindo, você vai saber!

Os formulários no registro de documentos e serviços

O registro é uma das principais funcionalidades nesse caso, visto que os formulários servem exatamente para isso.

Nossa ideia é solicitar o envio de uma foto, ou até mesmo solicitar a assinatura digital. Isso pode ser feito na conclusão de um serviço ou na coleta de uma nota fiscal, por exemplo.

evitar processos trabalhistas

Dessa forma, você armazena dados e mantém tudo organizado para evitar processos trabalhistas!

Essa solução tem como foco a personalização do gerenciamento segundo as suas necessidades. Além disso, para evitar processos trabalhistas, o módulo de automação faz o gerenciamento integralmente, poupando seu esforço e tempo.

Você ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! Nossa equipe irá esclarecer tudo o que você precisar.

Quer saber mais sobre o módulo de automação na prevenção de processos trabalhistas?

Conhecer o sistema RotaExata na prática!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!