Dica de frota: como zelar pela corrente da moto?

A corrente da moto é uma das peças cruciais e decisivas para o seu desempenho. Confira alguns cuidados que você deve ter!

Home / Dica de frota: como zelar pela corrente da moto?

Se a sua empresa porta uma frota veicular composta por motocicletas, você certamente se atenta às peças e suas especificações necessárias. Nesse cenário, a corrente da moto é uma das partes mais importantes, pertencente ao sistema de transmissão de força - do motor para as rodas - e responsável pela movimentação do veículo.

No entanto, é importante ressaltar que a corrente é apenas uma das possibilidades, tendo em vista que existem modelos de motocicletas que utilizam outras ferramentas de transmissão, como o cardã e a correia, por exemplo.

Segundo os especialistas, as motocicletas que utilizam corrente (inclusive, são a maioria), são as que mais precisam de manutenções frequentes, pois possuem tendência a apresentarem falhas.

É justamente por isso que alguns cuidados precisam ser aplicados na sua frota, para evitar que as suas operações tenham que ser interrompidas por conta desses problemas mecânicos.

Nesse sentido, criamos um conteúdo específico para te auxiliar a gerenciar corretamente a manutenção da corrente da moto. 

Confira!

Índice:

  1. Quais os principais cuidados com a corrente da moto?
  2. #1 Atente-se à lubrificação da corrente!
  3. #2 Regule a tensão do maquinário!
  4. #3 Não se esqueça do alinhamento!
  5. Dica rápida para melhorar a condução das operações!

Quais os principais cuidados com a corrente da moto?

De modo geral, a corrente da moto é suscetível a falhas durante situações específicas, como quando está parada em um local úmido, ou quando é exposta à temperaturas em excesso, por exemplo.

Além disso, como os motociclistas conduzem o veículo mesmo em condições climáticas desfavoráveis, como a chuva, é possível que a corrente da moto passe por um processo de corrosão. 

Dessa forma, todo o seu funcionamento é comprometido e as outras peças também são afetadas.

Neste sentido, alguns cuidados - realizados em revisões periódicas - são indispensáveis para manter a motocicleta conservada, a fim de realizar as operações de campo com eficiência e agilidade.

Separamos 3 desses cuidados, específicos para motos que possuem corrente como sistema de transmissão e ideais para quem deseja otimizar as suas operações cada vez mais!

#1 Atente-se à lubrificação da corrente!

Como já comentamos, a corrente da moto pode enferrujar e passar pela - tão perigosa e prejudicial - corrosão.

Para evitar que isso aconteça com os veículos da sua frota, é imprescindível submeter as correntes à lubrificação.

O processo de lubrificação consiste em colocar fluidos e o óleo - específico para o modelo da moto - na corrente, deixando-a úmida e flexível para realizar a sua função.

Nesse sentido, alguns pontos podem ser aplicados, para uma melhor lubrificação:

  • Como lubrificar a corrente da moto?

Quanto ao modo certo de lubrificar a corrente, o mais recomendado a se fazer é levar as motocicletas a lugares especializados em manutenção, como oficinas que atendem essa categoria de veículo, em específico.

Em se tratando dos materiais utilizados pelos profissionais nesse processo, é fundamental a utilização de um óleo ou de um spray lubrificante.

Quando o processo é realizado em oficinas, geralmente a limpeza é feita juntamente, poupando sua preocupação com isso.

 

corrente da moto

  • Quando lubrificar a corrente da moto?

Em relação ao momento certo para a realização da lubrificação, pode-se dizer que esse tempo depende muito da frequência de utilização da moto - quantidade de operações - e dos ambientes em que o veículo é submetido.

Entretanto, os especialistas recomendam - de forma geral - que esse processo seja feito a cada 500 quilômetros rodados.

Outro ponto em que você deve se atentar é em relação ao modelo da moto em questão. Na maioria dos manuais do veículo (compostos pelas sugestões do fabricante), esse período de tempo é apontado, já que varia de um modelo - e de uma marca - para outra.

#2 Regule a tensão do maquinário!

Outra dica muito importante está relacionada à tensão da corrente da moto.

Se a tensão da corrente está excessiva ou se está com muita folga, é necessário regular sua força, a fim de mantê-la funcionando corretamente.

Caso essa variável esteja incorreta, a transmissão da força não ocorre em todo o seu potencial, podendo reduzir a capacidade de velocidade e eficiência da motocicleta, o que atrasará sua prestação de serviços ou entregas.

Portanto, o recomendado pelos especialistas é a folga de 1,5 a 2,0 centímetros. Se esse número for maior ou menor, a motocicleta da sua frota pode desempenhar de uma maneira desfavorável.

#3 Não se esqueça do alinhamento!

Por fim, outra sugestão que faz toda a diferença na qualidade da corrente da moto é o alinhamento dessa.

Em suma, uma corrente desalinhada pode gerar torções, as quais são causas para a danificação completa do maquinário.

Ademais, a falta de alinhamento pode gerar prejuízo na embreagem do veículo, que fica sobrecarregada.

Neste sentido, levar as motos da frota para um alinhamento periódico é uma recomendação muito interessante, visto que gera uma prevenção efetiva de problemas maiores na corrente.

Dica rápida para melhorar a condução das operações!

Para finalizar o presente conteúdo, deve-se ressaltar que os motoristas das motos da sua frota possuem uma grande influência na conservação da corrente, pois ela pode ser preservada - ou danificada - pelo modo como o veículo é conduzido.

Portanto, se a direção dos condutores é agressiva - marcada pela velocidade exacerbada, acelerações e freadas bruscas - todas as peças da moto podem ter sua vida útil reduzida.

Quando isso acontece, as consequências maiores vão para a sua empresa, a qual deve arcar com os prejuízos financeiros com manutenções corretivas e aquisição de novas peças.

Portanto, nossa #DicaRápida a ser repassada aos motoristas é a seguinte:

Respeite a política de frotas e pense na conservação da motocicleta. Assim, as operações serão mais seguras e muito mais econômicas!

Chegando ao fim, o que achou das dicas?  Você ficou com alguma dúvida? Se sim, deixe aqui nos comentários! Responderemos o quanto antes!

Saiba como realizar uma manutenção preventiva eficaz na sua frota!

Fale com um especialista do RotaExata!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!