Controle de paradas: impulsione a produtividade da frota com a solução mais inovadora para gestão!

As paradas podem ser monitoradas de uma forma muito mais rápida!

Home / Controle de paradas: impulsione a produtividade da frota com a solução mais inovadora para gestão!

Apesar de fundamental, o controle de paradas é pouco exercido pelos gestores de frota, os quais devem monitorar as atividades dos motoristas em campo.

Essas “paradas” citadas são toda e qualquer interrupção durante um itinerário de trabalho. 

É claro que em diversas situações as paradas são necessárias, visto que são realizadas para um novo carregamento de carga, coleta entre outros motivos.

Todavia, algumas paradas dos motoristas são motivadas por uma má condução, intenções inadequadas e um comportamento indevido, atitudes que não estão alinhadas às necessidades da sua empresa.

É aí que acontece o uso indevido do veículo, o qual causa muitos gastos, decorrentes da improdutividade do colaborador e atrasos nas operações. Esses atrasos, inclusive, são a causa para a perda de clientes e de dinheiro.

Para evitar todos os resultados negativos mencionados acima e danos à sua empresa, vamos te apresentar uma solução ideal para o controle de paradas. 

Ela te entrega uma automatização maior dos processos, e consequentemente facilidade no cotidiano! Acompanhe com a gente e acabe com o prejuízo a partir de agora mesmo!

Índice:

  1. O que você ainda não sabia sobre os riscos das paradas
  2. Gerencie as paradas dos motoristas e veja a mudança acontecer!
  3. #4 vantagens pelas quais você começar a monitorar as paradas agora mesmo!
  4. Ferramenta de automação: gerenciamento de paradas rápido e eficiente

O que você ainda não sabia sobre os riscos das paradas

Como comentamos, o controle de paradas trata-se da administração e gerenciamento de todas as interrupções durante o expediente em campo do motorista.

Os pontos nos quais você - enquanto gestor - precisa se atentar é a localização e a intenção dessas paradas. 

O que você não sabia é que a ausência desse controle tira a sua autoridade sobre a frota e você perde o conhecimento do que está acontecendo em campo, visto que você passa a não enxergar atitudes como o colaborador “matando tempo” e praticando ociosidade.

Além disso, algumas paradas podem indicar suspeitas, em especial se você trabalha com cargas. Por exemplo, há casos em que o motorista retira uma parte das mercadorias para si, durante paradas que você nem sabe que acontecem.

Essa situação indica diversas problemáticas: o seu motorista possui um mau comportamento, você não tem controle sobre a frota e sua empresa está perdendo dinheiro sem que você saiba disso.

Gerencie as paradas dos motoristas e veja a mudança acontecer!

Como falávamos, o controle de paradas dos motoristas é uma forma de identificar o uso indevido do veículo, mas não para por aí.

Ainda nesse conteúdo, vamos te mostrar uma ferramenta completa que simplifica o controle de paradas, já que ultrapassa a simples identificação delas, te dando uma forma de solucioná-las.

Porém, antes disso, separamos aqui #4 motivos para você monitorar as paradas, tendo em vista que o uso indevido é apenas uma das consequências da falta de administração nesse âmbito.

Entendendo as consequências que você pode sofrer, a solução que iremos apresentar será efetiva para a sua empresa.

Confira:

#4 vantagens pelas quais você deve começar a monitorar as paradas agora mesmo!

Os principais motivos para você realizar o controle de paradas - o quanto antes - são os seguintes:

#1 Você identifica a ociosidade dos motoristas

Para iniciar, é aquilo que já te contamos: quando você monitora e controla as paradas, você passa a identificar quais motoristas estão praticando a ociosidade.

Assim, você pode aplicar uma advertência no colaborador e tornar as suas operações mais produtivas.

#2 Você evita muitos gastos desnecessários

Outro motivo para você exercer o controle de paradas é a economia que isso proporciona.

De fato, os gastos decorrentes do tempo que o condutor fica parado são, muitas vezes, irreparáveis. Ainda mais se o seu caso corre o risco que comentamos acima, acerca do furto de carga.

Para evitar a  perda operacional - isso é, a falta de proporcionalidade entre a produtividade e os custos envolvidos - e para garantir a segurança da carga, o controle de paradas precisa ser iniciado.

#3 A experiência dos clientes pode ser melhorada

Como continuação da perda operacional, podemos citar os atrasos nas visitas e atendimentos.

Por conta desses atrasos, a experiência dos clientes é gravemente prejudicada.

Realizando o controle nesse âmbito, as operações podem se tornar mais pontuais e até mesmo mais rápidas, o que favorece na forma como os clientes enxergam a sua corporação e o que falam dela.

#4 Sua empresa passa a ser mais organizada

Por fim, a organização é um dos resultados mais visíveis.

Controlando esse fator em sua frota, você vai perceber que o processo de envio dos motoristas, de finalização dos atendimentos e do planejamento de outros se tornarão muito mais fáceis e organizados.

controle de paradas

Ferramenta de automação: gerenciamento de paradas rápido e eficiente

Vendo todas as problemáticas que precisam ser resolvidas, vamos te apresentar a ferramenta mais completa quando se trata de gestão de operações.

Além de ser responsável por tornar o controle de paradas exato e cheio de detalhes; ela também executa uma administração de excelência.

No sistema RotaExata, os módulos podem ser todos integrados, visto que suas funcionalidades se complementam e geram um gerenciamento perfeito dos seus veículos.

Para o controle de paradas, é necessário que você execute tanto o monitoramento veicular como também a gestão das operações. Com o Rota, sua empresa consegue fazer tudo isso, e melhor: de maneira exata e automática!

Antes de tudo: identifique as paradas!

Para iniciar, devemos ressaltar que antes de resolver o uso indevido do veículo, você precisa identificá-lo.

O rastreamento veicular é a funcionalidade mais recomendada nesse sentido, visto que a sua tecnologia capta as informações relacionadas ao veículo - em tempo real - como os eventos de telemetria, dados de localização e as paradas realizadas.

Além disso, serve como base para disparar gatilhos que automatizarão o processo do controle de paradas.

Sendo assim, você pode verificar cada ponto em que o motorista parou, avaliando se é uma parada necessária ou não é correspondente ao permitido.

As informações dadas pelo rastreamento possuem um alto grau de exatidão e confiabilidade, pois são regidas por uma tecnologia desenvolvida e atualizada constantemente!

Gerencie automaticamente o controle de paradas!

O monitoramento é necessário com certeza. Todavia, a ferramenta inovadora que irá facilitar ainda mais a resolução desses problemas é a que realiza automatização do seu processo!

Em relação à gestão, o módulo de automação do RotaExata - uma ferramenta regida também pelo rastreamento - é o meio de colaboração entre gestor e motorista mais inovador do mercado!

No controle de paradas, a automação se dá por meio dos chamados formulários.

Os formulários são componentes que você mesmo cria dentro do sistema, para que os motoristas respondam. Esse é um meio de coletar informações necessárias para a sua gestão.

Você cria os formulários e o próprio sistema automatiza todo o processo!

Por exemplo, se você deseja saber os detalhes de cada parada, como:

  • Motivo de o motorista ter parado;
  • Finalidade da visita em questão: qual o cliente e qual o serviço;
  • Justificativa para uma parada que estava proibida na política de frotas;
  • Detalhes sobre aquela ação: alguém estava junto? Havia carga sendo transportada? Qual foi o horário e a duração da parada?

Dentre tantas outras questões que você pode inserir nos formulários.

Para a automação acontecer, basta cadastrar no sistema RotaExata uma regra que atribua ao motorista a obrigação de responder o formulário, vinculada às paradas.

Assim, todas as vezes que o colaborador parar em um local durante a operação, o sistema dispara automaticamente esse formulário para ele responder, visto que o condutor consegue acessá-lo pelo navegador do celular, ou deixar o sistema salvo por PWA, com o seu usuário motorista criado por você.

Como falamos, os formulários é você mesmo quem decide como vão ser. 

As respostas podem ser por campos de texto - para o condutor inserir uma justificativa - por fotos - que o motorista deve mandar - ou alternativas, checkbox e o que você achar melhor!

O mais interessante é que, por se tratar do seu controle de paradas, é você mesmo quem personaliza a automação, conforme suas necessidades.

Dessa forma, você não precisa se preocupar em realizar um controle ativo sobre cada uma das paradas.

Se a sua frota é maior, isso seria um grande problema! Imagine ter que contatar o motorista de cada veículo, em cada parada que acontecer, todos os dias?

Isso também serve para frotas menores! A automação é uma forma de tornar o seu cotidiano mais simples e te dar tempo para focar em outras coisas, em seu ofício de gestor.

Bacana, não é? É a ferramenta completa e inovadora que você precisava!

controle de paradas

No mais, nos despedimos por aqui. Se ficou alguma dúvida, basta falar com a gente! Deixe um comentário nesse post!

Quer saber mais sobre os formulários do módulo de automação e o sistema de rastreamento veicular?

Conhecer o RotaExata na prática agora mesmo!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!