Consumo de combustível: evite que motoristas corram com veículo da empresa!

Aprenda a diminuir custos da frota relacionados ao consumo de combustível, acidentes e manutenções corretivas.

Home / Consumo de combustível: evite que motoristas corram com veículo da empresa!

Para evitar problemas na economia da empresa com, por exemplo, alto consumo de combustível ou acidentes, gestores de frotas precisam encontrar uma forma de evitar que seus motoristas tenham más condutas com veículo empresarial.

ÍNDICE

Independentemente da quantidade ou do tipo de veículo utilizado, o consumo de combustível é, com certeza, um dos maiores custos operacionais que as empresas precisam lidar. Isso evidencia ainda mais a importância em evitar que os motoristas corram com o veículo da empresa.

Ainda mais no momento econômico atual do Brasil, onde o preço do combustível está cada vez mais alto e sofrendo constantes variações. Evitar que o motorista ande em alta velocidade vai auxiliar de forma significativa no controle dos custos e resultados financeiros da empresa, além de tornar o planejamento mais preciso.

Sendo assim, desenvolvemos esse artigo para você que deseja controlar a conduta do motorista e evitar custos da frota, relacionados ao consumo de combustível, acidentes com veículo da empresa e até mesmo idas constantes ao mecânico. Boa leitura! 

Velocidade do motorista: entenda sua influência no consumo de combustível (e outras partes da operação!)

O principal objetivo do controle do consumo de combustível, nesse contexto, é a redução de custos operacionais, mas também existem outros, como você vai ver até o final deste tópico.

É importante saber a velocidade que seus motoristas andam durante as rotas, pois com essa informação, você pode identificar quais motoristas correm mais, e consequentemente, fazem um maior consumo de combustível.

Ao saber a velocidade dos motoristas, você evita acidentes e atropelamentos, pois eles acontecem principalmente com motoristas que andam em alta velocidade e têm atitudes agressivas no trânsito.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), ultrapassar o limite da velocidade permitido na via é uma das principais causas de acidente no mundo inteiro, tirando a vida de mais de 1,3 milhão de pessoas.

Esse controle também faz com que os veículos visitem com menos frequência o mecânico, pois ao correr, ocorre um gasto prematuro das peças dos veículos, como pneus e pastilhas de freio.

Atenção: caso você observe veículos em mau estado de conservação e que visitam constantemente ao mecânico, desconfie. Provavelmente algum motorista seu está cometendo más condutas no trânsito.

No caso do transporte coletivo, como furgões empresariais e escolares, garantir que o motorista não corra está ligado ao consumo de combustível, mas também ao conforto das pessoas que utilizam do serviço, pois não é nada confortável para quem está de carona ter que lidar com um motorista que pilota em alta velocidade.

Multas por excesso de velocidade? Redução de custos além do consumo de combustível!

Não podemos esquecer que o poder público aplica medidas duras com quem abusa da velocidade no trânsito.

Uma das infrações de trânsito onde a aplicação da multa é uma das mais pesadas é a multa por excesso de velocidade. Nos casos onde o motorista é pego em flagrante, ela chega a ter o valor de até R$ 880,41.

Mais recentemente, foi estabelecido um sistema de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e novas especificações de multa por excesso de velocidade; ou seja, mais problemas a serem evitados a todo custo.

Se você não consegue saber a velocidade do seu motorista, e de alguma forma, impedir que ele corra com o veículo da empresa, a tendência é que o número de infrações aumente, pois ela é aplicada todas as vezes que um condutor é flagrado andando acima da velocidade permitida naquela via.

O controle da conduta dos motoristas evita que haja gastos desnecessários com multas, gerando um impacto positivo no caixa da empresa!

Automação: regra de velocidade evita que motoristas corram com carro da empresa!

Tendo em vista todos os problemas gerados pela falta de controle da conduta dos motoristas, a RotaExata desenvolveu o mais novo módulo de Automação.

Com base no rastreamento veicular, o módulo de Automação permite que você crie regras para que o sistema fiscalize e notifique quando elas forem violadas. Existem regras de:

  • Limite de velocidade;
  • Tempo de parada;
  • Parada proibida;
  • Direção agressiva;
  • E muito mais!

Isso faz com que diversos processos da gestão de frota sejam automatizados por meio de checklists e formulários conectados ao rastreamento veicular. 

Ele pode ser usado para criar checklists que auxiliem na verificação de tudo o que precisa ser feito antes de começar a rota, registros entregas, justificativas de paradas proibidas, registros de serviços realizados, entre outros! 

Na prática é bem simples de entender: imagine que você tenha estipulado no sistema RotaExata, por meio da regra de velocidade, que os motoristas devem andar, no máximo, a 80km/h. 

Caso a regra de velocidade seja quebrada, seu motorista é notificado para responder a pendência. Com as ferramentas inteligentes do novo módulo de Automação, você pode coletar diversas informações como:

  • Fotos e imagens;
  • Assinatura do cliente;
  • Data e hora;
  • Texto livre, números;
  • Lista de opções;
  • Inúmeras maneiras de captação!

Conheça mais do novo módulo de Automação RotaExata, desenvolvido exclusivamente para você que deseja automatizar suas operações de campo e simplificar a rotina da sua frota!
TENHO INTERESSE.

Tag: , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!