Gasolina vale a pena? Conheça suas vantagens e desvantagens!

Conheça as vantagens e desvantagens da gasolina quando o assunto for desempenho, rendimento, sustentabilidade, conservação do motor, entre outros

Home / Gasolina vale a pena? Conheça suas vantagens e desvantagens!

O cenário atual do Brasil é marcado por crises econômicas e valores de combustível — o que inclui a famosa gasolina — cada vez maiores. Isso faz com que os gestores de frota tenham que estudar para entender qual o combustível ideal para sua realidade logística. 

ÍNDICE

Porém, é preciso entender que não existe um combustível perfeito, todos eles — seja gasolina, álcool, diesel etc — possuem suas vantagens e desvantagens, que atuam sob diversos fatores, como desempenho do veículo, conservação do motor e até mesmo impacto ao meio ambiente.

Nesse sentido, desenvolvemos esse artigo para que você conheça as vantagens e desvantagens da gasolina. Se vale ou não a pena abastecer com esse combustível? Isso você só saberá ao fim desse artigo… Boa leitura!

Gasolina: como definir a qualidade do combustível?

Gasolina: como definir a qualidade do combustível?-

A gasolina é um dos combustíveis mais populares do mundo e é obtida por meio do refinamento e craqueamento do petróleo.

De maneira simples, sua base é formada por uma mistura de hidrocarbonetos, e a qualidade do combustível varia de acordo com a sua composição. A gasolina pode até ser popular, mas isso não significa que ela necessariamente seja a melhor.

Para definir a qualidade do combustível e chegar em uma conclusão, é preciso entender que um motor movido à gasolina geralmente funciona em quatro tempos:

1. Admissão: representa a entrada da mistura de ar e combustível na câmara de combustão.

2. Compressão: as válvulas de admissão se fecham e os pistões passam a se mover para cima, gerando o processo de compressão da mistura.

3. Combustão: consiste no momento onde ocorre a queima do combustível e a geração da propulsão do motor.

4. Escape: expulsão dos gases gerados pela queima do combustível para fora da câmara.

Em suma, quanto mais a gasolina suportar a compressão sem explodir, melhor pode ser considerada a qualidade do combustível. O parâmetro usado para medir a qualidade do combustível é o “índice de octanagem”.

Para melhorar a resistência à compressão e aumentar o índice de octanagem, alguns aditivos antidetonantes são adicionados à esse combustível, como o etanol. Os aditivos também auxiliam na diminuição de poluentes causados pela combustão e melhoram a limpeza interna do motor.

Quais são os tipos de gasolina disponíveis no Brasil?

Quais são os tipos de gasolina disponíveis no Brasil?

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), determinou por meio da Portaria nº 143 20/04/2020, que todos os tipos de gasolina devem receber 25% de etanol anidro em sua composição.

Assim, ela recebeu uma nova forma de classificação — A ou C — dependendo da quantidade de álcool que foi adicionada à sua composição. 

A gasolina A é a versão produzida nas refinarias ou petroquímicas e não possui etanol. Já a gasolina C é a versão que possui uma certa porcentagem de etanol na composição e, por isso, é comercializada nos postos de combustível.

A ANP também classifica a gasolina do Brasil com base nos seus componentes e qualidade do combustível. Entenda cada um deles a seguir:

Gasolina comum

Sem aditivos, a gasolina comum possui coloração amarelada, índice de octanagem igual a 87 e teor de enxofre de no máximo 50 ppm.

Gasolina aditivada

Possui as mesmas características da gasolina comum, porém a gasolina aditivada é acrescida de aditivos detergentes e dispersantes que auxiliam na limpeza do sistema de combustível e bicos injetores. É levemente esverdeada, para se diferenciar da gasolina comum.

Gasolina premium

Assim como a versão aditivada, a gasolina premium também recebe aditivos detergentes e dispersantes em sua composição. Contudo, esta versão é menos poluente, e tem um índice de octanagem igual a 91 e um menor teor de enxofre.

Gasolina podium

Com um índice de octanagem igual a 95 e baixo teor de enxofre, a gasolina podium apresenta maior desempenho em relação aos outros tipos de gasolina. 

Também é acrescida dos mesmo aditivos encontrados nas gasolinas aditivada e premium. Comercializada apenas pela Petrobras, a gasolina podium tem cor alaranjada.

Quais as vantagens da utilização da gasolina?

Apesar de ser mais cara se comparado com outros combustíveis, como o etanol, a gasolina compensa seu valor mais elevado no rendimento. Além disso, por ser extraída basicamente do petróleo, esse combustível é encontrado na maior parte do mundo.

O desempenho de arranque dos automóveis abastecidos com esse combustível costumam ser muito melhores. Isso é provado, por exemplo, a partir do motor de arranque que aquece o motor do veículo de maneira mais rápida que os demais.

Outra grande vantagem do uso de gasolina é na sua versão aditivada. Apesar de estar certo que ela tem um teor poluente maior que combustíveis concorrentes, a sua versão aditivada é menos poluente se comparada a versão comum.

A gasolina aditivada consegue limpar o sistema de combustível e os bicos injetores. Isso ocorre porque os acréscimos de aditivos são detergentes e dispersantes.

Por ser mais densa, a gasolina também auxilia na conservação do motor, pois contribui para lubrificação do tanque, o que não ocorre com combustíveis finos, como o etanol.

Por ter um tempo de combustão prolongado, a gasolina é menos consumida pelo motor, e por essa razão acaba rendendo mais. Quando comparada com o diesel, a gasolina apresenta vantagens. Ela encontra mão de obra mais abundante e, por isso, mais barata.

Além disso, quem usa gasolina não tem que ouvir aquele barulho alto característico de veículos movidos à diesel. Pelo contrário, os motores movidos a gasolina vibram menos e, consequentemente, são menos barulhentos.

Por fim, os veículos movidos a gasolina costumam ter motores mais baratos. Isso ocorre por se tratar de uma tecnologia popular, já adotada pela maioria e desenvolvida há muitos anos.

Quais as desvantagens da utilização da gasolina?

Apesar de existirem muitas vantagens na utilização desse combustível, também é possível encontrar desvantagens. Veja a seguir:

A primeira delas está relacionada a sua fonte. Ao contrário de outros combustíveis mais sustentáveis que estão surgindo, a gasolina não pode ser encontrada em uma matéria renovável. 

Ou seja, em algum momento, por mais distante que pareça, não haverá mais fonte para extração de gasolina.

Também relacionado ao tema da sustentabilidade, é importante observar que a combustão da gasolina emite gases que aceleram o processo do aquecimento global — além de gerar um acúmulo de resíduos nas válvulas do motor. 

No geral, a gasolina também costuma ser mais cara que os demais combustíveis. Com a crise econômica e, mais recentemente, a pandemia do Coronavírus, o preço da gasolina só tem aumentado, sem perspectiva de melhora a curto prazo.

Não basta escolher o combustível "certo". Faça o controle de combustível!

Não basta escolher o combustível certo. É preciso fazer o controle de combustível!

Tendo em vista as vantagens e desvantagens da gasolina expostas ao longo desse texto, você já pode ter uma noção sobre esse combustível, e o quão ideal ele é ou não para sua frota veicular.

Contudo, é preciso deixar claro que não basta escolher o melhor combustível. Você pode até mesmo encontrar o combustível ideal; caso não haja um controle de combustível, você irá sofrer com gastos mais altos do que o necessário.

Aqui, vamos mostrar para você a melhor solução para esse problema organizacional: o módulo Gestão de Frotas RotaExata, que dentre suas diversas funcionalidades, também auxilia no controle de combustível.

Isso pode ser feito pelo lançamento e registro de todos os investimentos e os especificando apropriadamente no software, gerando gerenciamento mais organizado para sua frota.

Lançamentos de Custos no Sistema RotaExata

Dessa forma, você mesmo pode fazer o controle de combustível da sua frota periodicamente e determinar novas metas, visando sempre uma economia cada vez mais saudável.

O módulo de Gestão tem por objetivo tornar sua gestão de frotas mais organizada e assertiva, com relatórios que te permitam visualizar todos os gastos gerados pela sua frota — inclusive os gastos com combustível.

Praticando as nossas sugestões, você não só potencializa a produtividade das operações, como também reduz gastos para a sua empresa e, consequentemente, alcançará o sucesso ainda mais rápido!

Ficou interessado? Então não perca tempo! Entre em contato conosco e melhore sua gestão de frotas ainda hoje.
Tenho interesse!

Tag: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!