4 perguntas que você deve fazer antes de adquirir veículos utilitários!

Tudo o que você precisa saber antes de adquirir veículos utilitários para sua frota empresarial

Home / 4 perguntas que você deve fazer antes de adquirir veículos utilitários!

“Comprar ou não veículos utilitários para formar minha frota?”. Tomar essa decisão é mais complicado do que parece. Isso porque são muitos os modelos disponíveis, e com valores que variam bastante.

ÍNDICE

Sabendo disso, é importante que você faça uma boa pesquisa e analise o que você descobrir para que, assim, você decida por adquirir (ou não) esses veículos utilitários para formar a frota veicular da sua empresa.

Contudo, a dúvida que fica é: 

Quais fatores observar e avaliar para não errar na hora de comprar os veículos utilitários?

Para te ajudar nessa missão, desenvolvemos esse artigo com alguns questionamentos essenciais que você deve ter em mente na hora de decidir comprar ou não veículos utilitários. Boa leitura!

1. Qual uso você dará ao veículo utilitário?

O primeiro fator que deve ser observado é o objetivo de uso do veículo. Isso te ajudará a identificar quais características você precisa em um automóvel para atender suas necessidades.

Como exemplo, podemos citar empresas que trabalham com pequenas entregas. Para essas, é vantajoso comprar uma picape ou um carro sedan com interior grande e bancos traseiros que podem ser removidos.

Se for uma empresa que trabalha apenas com atendimentos em empresas ou domicílio, como técnicos de internet, que conseguem realizar suas demandas com um veículo mais compacto e econômico.

Não existe segredo: o primeiro passo para descobrir se vale a pena comprar veículos utilitários é olhar para o seu negócio, e estudar o tipo de serviço que é realizado pela sua equipe. 

2. Quais acessórios são necessários no veículo?

Outro ponto importante a ser observado são os acessórios do veículo. Travas elétricas, vidros, airbags, direção hidráulica e até mesmo a quantidade de portas do automóvel são características que precisam ser observados.

Se as operações da sua empresa são realizadas em uma região mais quente, é interessante que você adquira veículos utilitários com ar condicionado para aliviar o calor nos momentos mais quentes.

Se os seus motoristas precisam transitar por rodovias, opte por veículos utilitários com airbags e direção hidráulica, para que seus motoristas estejam dirigindo automóveis mais seguros. 

Com um sistema de rastreamento veicular para te auxiliar no controle de tudo o que acontece em campo e veículos utilitários seguros, o risco de acidentes é muito menor!

3. Qual a marca do veículo utilitário?

Provavelmente você tem suas marcas preferidas, e não tem problema; isso também pode ser levado em consideração. Mas também observe, junto com o objetivo do uso do carro, as marcas mais confiáveis.

Afinal, imagino que você não deseje sofrer com problemas mecânicos por ter feito a compra por conta de fatores como estética e conforto na hora da compra, não é mesmo?

Sendo assim, faça uma cuidadosa pesquisa de mercado. Você precisará carregar muito peso? Então busque por veículos utilitários mais resistentes. Isso também vale para quem pretende rodar longas distâncias.

No fim, por mais que diversas características dos veículos utilitários parecem igual, cada marca tem seus pontos positivos e negativos. 

Além disso, também é importante que você confira o custo das peças caso, eventualmente, precisem ser trocadas, e quanto combustível aquela marca/modelo consome.

Como bem sabemos, existem veículos que “bebem” mais que outros, ou seja, alguns veículos precisam de mais combustível para rodar, e isso não pode ser desprezado pelo gestor!

4. Quão durável é o modelo?

Um veículo empresarial precisa ser durável, pois ele irá rodar todos os dias durante muitas horas. 

Nenhum gestor deseja formar uma frota com veículos tecnológicos, mas que irão começar a dar problemas um ano depois.

Tendo isso em mente, consulte mecânicos e, se possível, outros donos de frota para saber mais sobre a durabilidade de diferentes modelos de veículos utilitários.

Um bom ponto a ser observado é a versatilidade. Se você precisa passar por ruas asfaltadas e outras que não estão asfaltadas, é importante que o veículo consiga andar bem nos dois ambientes.

Um test drive é sempre recomendado, pois você consegue avaliar esses itens e questões como dirigibilidade, conforto e segurança.

Reforçando: ao procurar veículos utilitários, busque saber a opinião de outros donos de frotas veiculares e faça um test drive você mesmo. Se precaver é a melhor forma de adquirir veículos de qualidade para não se arrepender depois!

Não basta adquirir os veículos utilitários certos. É preciso saber como eles estão sendo usados em campo!

De fato, adquirir veículos depois de observar todos esses pontos apresentados já evita muitas dores de cabeça. Pense comigo: do que adianta ter uma frota com bons veículos se seus motoristas fazem um uso indevido deles?

Pensando nisso, a RotaExata desenvolveu o módulo de rastreamento que faz o trabalho de captar tudo o que acontece durante as operações de campo — em tempo real! Entre elas estão:

  • Excesso do limite de velocidade;
  • Aceleradas bruscas;
  • Freadas bruscas;
  • Curvas bruscas.

Isso significa que você não terá apenas os veículos ideias para executar as demandas da sua empresa, como também poderá solucionar a primeira etapa da redução de custos da frota: a identificação de usos indevidos do veículo.

O uso indevido dos veículos é um dos principais fatores que geram altos custos da frota. Atitudes como o desvio das rotas e o descumprimento das leis de trânsito resultam em gastos desnecessários que podem — e devem — ser evitados.

Caso você decida avisar seus motoristas que eles estão sendo rastreados, a tendência é que eles comecem a respeitar mais as leis de trânsito, e também as normas da sua empresa.

Implemente o rastreamento veicular RotaExata na sua empresa e resolva problemas de uso indevido dos veículos da empresa. Dessa forma, você controla seus gastos e elimina os custos desnecessários de uma vez por todas! 

Saiba como você pode aplicar o monitoramento e automação nos processos da sua frota e economizar muito!
Converse com um de nossos especialistas!

Tag: , , , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!