O que é telemetria e como ela pode auxiliar sua gestão de frotas?

Entenda como a telemetria pode te auxiliar na prevenção de más condutas no trânsito e redução de gastos desnecessários.

Home / O que é telemetria e como ela pode auxiliar sua gestão de frotas?

A telemetria veicular é uma tecnologia moderna que permite a coleta de informações de um veículo. Através dessa ferramenta é possível ter um controle maior sobre o que acontece nas operações de campo.

ÍNDICE

De acordo com relatório da McKinsey & Company, apenas um veículo é necessário para que uma grande quantidade de dados sejam gerados, podendo chegar a até 25 GB por hora. Essa quantidade de informação poderia encher 445 DVDs por mês! 

Imagine que você, gestor de frotas, pudesse ter acesso a dados que informem más condutas no trânsito tomadas com os veículos da empresa Tudo em tempo real, e na palma da sua mão. 

Para isso existe a telemetria, uma tecnologia de ponta que colhe dados gerados pelos veículos, e permite que gestores avaliem e detectem oportunidades para otimizar seu negócio. 

Nesse sentido, desenvolvemos este artigo para que você entenda como a telemetria pode te auxiliar na prevenção de más condutas no trânsito, além dos gastos desnecessários com combustível e o desgaste prematuro das peças. Boa leitura!

Telemetria: o que é e quais suas funções?

De acordo com definição do Oxford Languages, telemetria é “a arte de medir distâncias”. “Tele” significa “remotamente”, e “metria” significa “medição”. Nesse sentido, podemos definir “telemetria” como “a arte de medir distâncias remotamente”.

A telemetria aliada a tecnologias de ponta permite que informações específicas de cada veículo sejam captadas, armazenadas e, posteriormente, analisadas. Exemplos de eventos de telemetria são:

  • Acelerações bruscas;
  • Freadas bruscas;
  • Curvas bruscas.

Vale ressaltar que, a telemetria só funciona a partir da instalação de um sensor no veículo e, a partir disso, torna-se possível medir com precisão informações como aceleradas, freadas e curvas bruscas. 

Os dados são organizados e distribuídos em um sistema de maneira visual para que o gestor possa, com base naquelas informações, traçar novas estratégias e tomar decisões mais assertivas.

O objetivo sempre é a melhora das operações de campo. Isso inclui a extinção de más condutas dos motoristas com os veículos da frota e, consequentemente, a redução de custos desnecessários.

Telemetria: como essa ferramenta atua na prática?

Imagine que seu motorista goste de arrancar o veículo bruscamente quando, por exemplo, o sinal fica verde. Atitudes como essa geram gastos desnecessários que poderiam ser evitados, como o gasto prematuro dos pneus e o alto consumo de combustível.

No Brasil, quando o assunto é consumo de combustível, o cuidado precisa ser redobrado. O preço do combustível aumenta diariamente e não parece haver uma perspectiva de melhora a curto prazo.

A telemetria também capta eventos de freadas e curvas bruscas. Nesses casos, além do gasto prematuro dos pneus, existe um deterioramento das pastilhas de freio e o aumento das chances de colisão.

O motorista da sua empresa observa que o semáforo do próximo cruzamento vai fechar. Existe a real necessidade de acelerar para ter que depois, lá na frente, frear bruscamente? Obviamente que não.

E um problema vai levando a outro: imagine que chegue a acontecer uma colisão nesse cruzamento. Nesse caso, além do motorista colocar a sua integridade e a dos outros à sua volta em risco, os gastos com manutenções corretivas são ainda maiores, pois é muito caro arrumar, por exemplo, a pintura e a lataria de um carro.

Automação: acabe com gastos desnecessários com a regra de telemetria!

Tendo em vista os problemas gerados por más condutas no trânsito, e que geram gastos desnecessários que podem ser evitados, a RotaExata desenvolveu o mais novo módulo de Automação.

O módulo de Automação tem como base outro módulo: o de rastreamento veicular. Ele capta informações essenciais, como a posição do veículo, sua velocidade e quilometragem rodada; além dos eventos citados neste artigo (aceleradas, freadas e curvas bruscas).

A partir disso, a nova solução de Automação permite que todo o processo de justificativa e armazenamento dos eventos seja feito de forma automática. 

Na prática é simples: ao invés do gestor olhar no sistema e, manualmente, ter que registrar a ocorrência de uma determinada má conduta, agora, com o Automação RotaExata, esse processo é automatizado.

Você precisa apenas registrar as regras que vão auxiliar o sistema a fiscalizar e automaticamente te notificar quando ela for violada. 

Isso faz com que muitos processos da gestão de frotas sejam automatizados graças aos checklists e formulários conectados à solução de rastreamento. 

O Automação pode ser utilizado para criar checklists que auxiliem na organização de tudo o que precisa ser feito antes de começar as rotas, registrar entregas, registrar serviços realizados e registrar até mesmo justificativas por paradas proibidas, entre muitos outros usos!

Imaginemos as situações de aceleradas, freadas e curvas bruscas. Depois de registrada as regras de telemetria, o rastreamento capta esses eventos, informa o gestor pelo sistema e envia uma pendência que precisa ser respondida pelo motorista que cometeu a má conduta.

Essas pendências podem ser, por exemplo, justificativas escritas sobre o que aconteceu. Você também pode coletar assinaturas via preenchimento de formulário, sendo possível exigir a data e horário do momento que o motorista realizou o evento de aceleração, freada ou curva brusca.

As ferramentas do novo módulo de Automação são inteligentes e permitem que você pode colete diversas informações, entre elas:

  • Fotos e imagens;
  • Assinatura do cliente;
  • Data e hora;
  • Texto livre, números;
  • Lista de opções;
  • Inúmeras maneiras de captação!

Conheça mais do novo módulo de Automação RotaExata, desenvolvido exclusivamente para você que deseja automatizar suas operações de campo e simplificar a rotina da sua frota!
TENHO INTERESSE.

 

Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!