Roteirizador: a chave para desbloquear a eficiência na gestão de frotas

Para gestores de frota e motoristas em busca de otimizar suas rotas e horários, a RotaExata oferece uma solução poderosa.

Home / Roteirizador: a chave para desbloquear a eficiência na gestão de frotas
Caro leitor
Este conteúdo é orientado para quem deseja ou já utiliza o sistema RotaExata, porém, as orientações também se aplicam a qualquer processo ou sistema que por ventura você se identifique.

No mundo acelerado de hoje, a eficiência é essencial para o sucesso, especialmente quando o cerne da operação depende de uma frota de veículos para entregar seus serviços. Para gestores de frota e motoristas em busca de otimizar suas rotas e horários, a RotaExata oferece uma solução poderosa. 

Ideal para negócios que demandam um controle rigoroso sobre a rota percorrida, o roteirizador é o parceiro ideal para assegurar níveis de serviço excelentes e permitir aos motoristas e técnicos a maior agilidade no atendimento aos chamados. Essa é uma ferramenta projetada para simplificar a otimização de rotas, beneficiando tanto os gestores de frota quanto os motoristas. E como tudo isso é feito? 

Ele utiliza algoritmos avançados para calcular as rotas mais eficientes, o que significa menos tempo de viagem, menor consumo de combustível e, em última análise, economia de custos.  Simples, mas impactante!

Qual o retorno do roteirizador para sua operação?

Antes de tudo, através da otimização de rotas, seus motoristas podem chegar mais rapidamente e pontualmente aos clientes. No caso de um chamado de manutenção por conta de uma avaria num elevador, por exemplo,o roteirizador permite que o técnico siga a rota ideal para responder no menor tempo possível à ocorrência. 

Ele fornece atualizações e ajustes em tempo real ao trajeto mais eficiente, com recurso a algoritmos inteligentes. Ao iniciar a sequência de visitas, é possível utilizar os mapas da RotaExata, do Google Maps ou Waze, o que, em última análise, melhora a reputação de sua empresa em termos de confiabilidade e satisfação do cliente.

Sendo o controle e a visibilidade aspectos cada vez mais importantes para quem gere operações, o roteirizador permite um monitoramento detalhado ao fornecer dados valiosos e insights que podem orientar decisões estratégicas, ajudando você a aprimorar ainda mais suas estratégias de gestão de frota: 

Aumento da produtividade

Com rotas eficientes, seus motoristas podem concluir mais entregas e chamados em menos tempo, aumentando a produtividade geral.

Alocação de recursos

Gestores de frota podem alocar recursos de maneira mais eficaz, garantindo que cada veículo seja utilizado ao máximo. 

Redução de custos

Ao otimizar rotas e minimizar o consumo de combustível, você pode reduzir significativamente os custos operacionais, o que leva a uma maior lucratividade.

Melhor conformidade

A RotaExata ajuda você a garantir que sua frota esteja em conformidade com regulamentos e padrões de segurança, através de relatórios e alertas relacionados às horas dos motoristas, manutenção e inspeções.

Numa tela apenas, você terá completa visibilidade sobre as rotas programadas, ficando mais fácil ter uma visão ampla da sua operação, acompanhar em detalhe cada rota, corrigindo desvios que possam surgir e identificar facilmente qual motorista está prestes a ficar disponível. Tenha acesso a previsão de tempo e km rodado, saiba quanto tempo tem levado cada visita e fiscalize o cumprimento dos atendimentos em tempo real!

Você sabia? A RotaExata permite alertas de manutenção com base em diagnósticos do veículo. Essa abordagem proativa ajuda a evitar quebras e reparos custosos, diagnosticando problemas antes que se tornem graves.

Quais as vantagens do roteirizador para os motoristas?

Seus motoristas são a espinha dorsal de sua frota, e sua satisfação e bem-estar são fundamentais. Com o roteirizador da RotaExata, eles não precisam mais se preocupar em planejar a rota mais eficiente por conta própria, o que reduz o estresse e permite que se concentrem na direção segura. Mas não é tudo: 

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Os motoristas podem concluir suas rotas de maneira mais eficiente, reduzindo potencialmente as horas extras e permitindo um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Como dizem os nossos parceiros da Infraspeak, isso é ser “source of good life”!

Segurança aprimorada

O roteirizador considera algoritmos inteligentes para atualizações em tempo real e ajustes de rota, tornando as viagens dos motoristas mais seguras.

Satisfação no trabalho

Quando os motoristas veem que seu empregador investe em ferramentas para facilitar seu trabalho, isso aumenta sua satisfação e a fidelidade à empresa.

A integração com a Infraspeak 

A RotaExata oferece uma suíte abrangente de ferramentas que capacitam o gerenciamento de frotas de forma eficaz. Na base dessa promessa está uma abordagem integrada, essencial para que as empresas ganhem vantagem competitiva no mercado dinâmico de hoje.

A integração com a Infraspeak torna possível o melhor de dois mundos: o roteirizador auxilia os técnicos que necessitam atender um chamado, ao garantir que eles seguem a rota mais otimizada; por outro lado, a Infraspeak permite entender com clareza o volume de chamados, que técnicos e veículos estão sendo alocados, tempos de resolução, entre outros. 

Dados-chave relacionados à gestão de frota, como localização de veículos, rotas e cronogramas de manutenção, podem ser sincronizados da RotaExata para a Infraspeak. Isso garante que os gestores tenham visibilidade, em tempo real, sobre o status e movimentações dos ativos da frota. Por exemplo, se um veículo específico estiver próximo de uma instalação que requer serviço, ele pode ser designado para a tarefa.

A Infraspeak permite, igualmente, gerar ordens de serviço ou solicitações de serviço com base nos dados recebidos da RotaExata. Por exemplo, se um veículo de entrega relatar um problema que requer manutenção, a Infraspeak pode criar automaticamente uma ordem de serviço para a equipe de manutenção.

Você sabia? Através da integração com a Infraspeak é possível planejar e agendar tarefas de manutenção para os veículos de sua frota. Isso inclui manutenção de rotina, reparos e inspeções.

Por fim, não podemos esquecer um dos maiores desafios do setor: como otimizar as distâncias, o tempo gasto em cada manutenção e, claro, o custo com deslocações? Nesse ponto, a integração com a Infraspeak é valiosa, ao fornecer relatórios abrangentes e análises que oferecem insights tanto sobre a gestão de frota, quanto sobre as operações de manutenção. 

É essa abordagem baseada em dados que ajuda as organizações a tomar decisões informadas e, não só economiza tempo e dinheiro, como também contribui para uma rotina de trabalho menos desgastante para a sua equipe. 

Saiba mais sobre o roteirizador aqui. 

Tag: , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!