Saiba como ter mais previsibilidade em seus equipamentos e ativos

A previsibilidade de equipamentos pode ser um fator fundamental para o sucesso e o funcionamento de uma empresa. Aprenda como manutenção preventiva e preditiva podem contribuir com esse processo.

Home / Saiba como ter mais previsibilidade em seus equipamentos e ativos
Você acordou em um dia de muita sorte e foi escolhido para uma nova experiência que tem um prêmio, no mínimo, curioso: ter o poder de prever o que vai acontecer no seu dia assim que você acorda. Você aceitaria? A gente sabe que, para uns, esse prêmio seria um sonho. Já, para outras pessoas, é melhor viver o dia de forma menos pré-definida. Para empresas, porém, esse prêmio seria um diferencial competitivo que traria inúmeros benefícios para o processo produtivo. Imagina como seria saber se algum funcionário desviará de uma rota ou, mesmo, se um equipamento vai deixar de funcionar em um determinado dia? Esse superpoder ainda não existe. Nem para as pessoas, nem para empresas. Porém, o sonho disso é tão grande que alguns processos de gestão, auxiliados também pela tecnologia, definem formas de aumentar a previsibilidade de equipamentos, máquinas e os ativos fundamentais para o funcionamento de uma empresa. E esse artigo vem para te tirar do campo da fantasia e mostrar como fazer isso, de verdade, no seu dia a dia. Os benefícios são inúmeros. Continue a leitura para saber.

O papel da previsibilidade em equipamentos e ativos

O pleno funcionamento de uma empresa depende de muitos equipamentos. Quando falamos da indústria, então, as máquinas se tornam ainda mais fundamentais para o dia a dia da fábrica e o de todo o processo produtivo. A gestão de manutenção é o principal setor responsável pelo funcionamento pleno dos ativos de uma empresa. E a previsibilidade é um ponto fundamental no trabalho desse setor. A previsibilidade é responsável por, como o próprio nome diz, diminuir o acaso no processo produtivo. E este entendimento de uma realidade futura pode se aplicar ao setor de compras, vendas, produção, estoque e, claro, manutenção. Uma indústria que consegue prever quando um equipamento vai parar de funcionar ou diminuir a sua eficiência, por exemplo, tem uma enorme vantagem competitiva relacionada com custos de produção. Mas, se aquele superpoder que falamos antes está apenas nos nossos sonhos, como podemos trabalhar isso dentro da gestão de uma empresa? A resposta para essa pergunta, infelizmente, não é magia. Mas, sim planejamento e uma gestão estratégica de manutenção, que trabalha com dados e monitoramento constante de seus ativos. As manutenções preventiva e preditiva são alguns dos modelos que devem ser aplicados para a melhoria desse processo. Vamos entender mais sobre elas?

Manutenção preventiva ou preditiva

Quando falamos em prevenção, logo vem na nossa cabeça aquele ditado: melhor prevenir do que remediar. E, nesse caso, ele se aplica muito bem à realidade corporativa. Em uma indústria, a prevenção evita gastos excessivos e, principalmente, não previstos. E esta é uma das grandes premissas da manutenção preventiva e da preditiva, dois modelos que são grandes aliados na previsibilidade. Mas, você sabe qual a diferença entre esses dois modelos? Na manutenção preventiva, o planejamento é a chave do sucesso. Neste modelo, o gestor atua de forma estratégica para definir os melhores momento para a realização de ações de manutenção nos equipamentos da empresa. Dessa forma, essas máquinas recebem manutenção constante - o que diminui consideravelmente a incidência de problemas mais graves - e o impacto na produção é menor. A manutenção preventiva considera a importância de equipamentos na fábrica e como as suas paralisações impactam o fluxo completo do processo produtivo. Assim, as manutenções podem ser agendadas para períodos de menor produção, como férias coletivas ou sazonalidades. Já na manutenção preditiva, o sucesso está no monitoramento. Este modelo de manutenção realiza, constantemente, o acompanhamento de equipamentos e ativos da empresa. Este acompanhamento é realizado por meio da coleta de dados de rondas e monitoramentos, criando assim uma inteligência sobre estes ativos. Com esses dados em mãos, o gestor de manutenção consegue prever queda de produtividade das máquinas e problemas futuros, considerando histórico, vida útil e sua capacidade de utilização. A partir da análise desses dados é possível tomar decisões preventivas e estratégicas, diminuindo impactos maiores no ritmo da produção. Essas informações contribuem ainda para o acompanhamento de relatórios de produtividade, resultados da equipe e de indicadores de manutenção para certificações e o acordo SLA, por exemplo. É importante ressaltar que uma empresa não precisa optar por apenas um modelo de manutenção para ter sucesso e bons resultados em previsibilidade. Cada um deles pode ser aplicado em diferentes momentos ou, mesmo, em setores distintos. equipamentos ativos em funcionamento

Previsibilidade de frotas

Empresas que possuem frotas de veículos enfrentam diariamente desafios em manutenção. Afinal, veículos com muita circulação podem sofrer de desgastes constantes que impedem o seu pleno funcionamento. Ou, mesmo, aumentam os gastos com combustível. Por conta disso, a geståo de frotas deve considerar inúmeras variáveis para ter uma previsibilidade maior do quanto é investido em manutenção. Mas, uma coisa não se difere da gestão de manutenção de frotas de todas as outras: é fundamental ter um planejamento consistente. Esta organização estratégica contribui para que o gestor de frotas tenha maior previsibilidade, principalmente, em relação ao orçamento despendido em manutenções. Afinal, as manutenções e cuidados periódicos podem ser predefinidos com antecedência. Neste planejamento, é importante levar em consideração a substituição dos pneus, manutenções preventivas, como troca de óleo e revisões periódicas do motor. Muitas empresas enxergam essa etapa como um custo desnecessário, e não como investimento. Mas, além de conseguir controlar quais veículos param e quando, essa manutenção periódica ajuda a evitar acidentes, melhora a vida útil dos veículos e seu desempenho. Na hora de organizar o orçamento, é fundamental se lembrar também de outros custos, como multas e os gastos com combustível. Neste último, vale fazer um alerta: abasteça os veículos da sua frota, sempre que possível, em postos de combustível conhecidos e de confiança para evitar o uso de combustíveis adulterados ou, no mínimo, de qualidade questionável. E, sim, às vezes o valor pode ser um pouco mais alto. Mas, como a gente já falou e aqui se encaixa como uma luva: é melhor prevenir do que remediar. Outro fator fundamental para aumentar a previsibilidade das frotas está relacionado com a comunicação com os condutores desses veículos. Incentive esses colaboradores a reportarem assim que perceberem alguma mudança no desempenho dos veículos. E, claro, trabalhe a conscientização para que eles conduzam os veículos de forma que garanta o seu pleno funcionamento e diminua o desgaste excessivo desnecessário. Conte com sua equipe também na hora de criar o diagnóstico da sua gestão de frotas. Receber o feedback daqueles que trabalham na linha de frente com os veículos pode tornar a avaliação dos resultados desse trabalho muito mais positiva. E se você quiser aprender mais sobre como melhorar a gestão de frotas da sua empresa, baixe agora, gratuitamente, o ebook Gestão e manutenção de frotas.

A tomada de decisões baseada na previsibilidade

Nós vivemos a era da internet das coisas, um conceito que aborda a conexão entre o que acontece na "vida real", como a manutenção de equipamentos, com os dados que vão para a internet. Mas, por que estamos falando disso? Porque definir passos e tomar decisões a partir de previsibilidade só é possível com uma gestão inteligente de informações e desses dados. Quanto mais a manutenção estiver integrada a um sistema de gestão, mais fácil o gestor poderá acessar esses dados e tomar decisões de forma estratégica. Ele poderá considerar o fluxo de produção da empresa, sazonalidades, custos com equipamentos e todas as outras variáveis possíveis para evitar gastos desnecessários.

Saiba o que fazer para manter a sua frota e seus equipamentos sempre em pleno funcionamento
baixe gratuitamente o e-book Gestão e manutenção de frotas e potencialize sua operação.
Ebook: Gestão e Manutenção de Ativos

Tag: ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!