Óleo do motor adulterado: Como evitar cair na fraude?

Como se não bastasse as adulterações que acontecem nos combustíveis, agora chegou a vez dos lubrificantes dos motores, fique atento na hora de comprar o óleo para seu veículo.

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“É verdade esse bilhete”, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que fiscaliza postos em todo território nacional, descobriram que além de todos os problemas de adulteração de etanol, gasolina e diesel, agora chegou a vez da comercialização de óleos lubrificantes para motor com suspeita de adulteração e falsificação.

óleo do veiculo

A ANP, constatou a suspeita de adulteração em fiscalizações por postos de combustíveis e prestadores de serviços pelo país, as empresas especialistas em troca de óleo comercializavam lubrificantes do motor sem registro no órgão fiscalizador. 

Quais os danos que o óleo adulterado pode calçar? 

Como são desconhecidos os componentes existentes nesses lubrificantes adulterados, alguns problemas podem ser desconhecidos. 

Ainda assim, a lista é intensa, por exemplo: podem ocasionar lubrificação inadequada do motor, alta temperatura devido ao aumento do atrito entre as peças, além das famosas borras, além da corrosão e aceleração da oxidação do óleo aumentando o consumo. E todos esses resultados podem levar à quebra do motor. 

Os especialistas na área alertam que os problemas não surgem de imediato, os prejuízos aparecem a longo prazo. 

Como identificar o óleo adulterado? 

Essa é uma grande dificuldade para os proprietários tanto para os órgãos fiscalizadores, em geral as adulterações, passam por oferecer um produto inferior do que se apresenta no rótulo. Mas ainda assim é possível tomar algumas precauções.

A primeira coisa que deve ser observada são valores muito atraentes, por exemplo, lubrificantes para motores modernos ou de alto desempenho dificilmente custarão abaixo de R$70, o litro. O próximo passo é observar o registro deste óleo junto à ANP que deve estar no rótulo do produto, neste registro devem constar a origem, qualidade e a categoria desse óleo e claro se a embalagem encontra-se lacrada.

Luz óleo

Já naqueles estabelecimentos que vendem o lubrificante a granel, confira as datas de fabricação e envase, observe também o local de armazenamento. Caso não haja registro de quando o produto foi acondicionado e nem a numeração do lote é melhor não utilizar.

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), afirma que é permitido buscar informações sobre as empresas nos boletins do Programa de Monitoramento de Lubrificantes (PML). As informações estão disponíveis no site da ANP.

Você sabe quando trocar o óleo do motor?

As trocas vão depender de cada modelo, as montadoras têm suas recomendações de troca podendo variar entre 4 mil Km a 10 mil Km ou a cada 6 meses e um ano, mesmo que não tenha alcançado a quilometragem específica. 

Por isso é importante consultar o manual do veículo e verificar a indicação do fabricante. Importante lembrar que deve ser feita a substituição do filtro do óleo a cada troca, pois o acúmulo de resíduo pode poluir o novo lubrificante e causar danos ao motor.

O sistema de gestão da RotaExata, possui um plano de manutenção inteligente, onde é possível registrar os prazos de manutenção de fábrica. Quando o vencimento estiver próximo o sistema emite uma notificação para o gestor, alertando que sua frota deve passar por manutenção.

Quais são os tipos de óleo e qual usar?

É preciso saber que no mercado atual existem três tipos de óleos lubrificantes: base mineral, sintética e semissintética. Sem esquecer os dois índices, API (American Petroleum Institute) e SAE (Society of Automotive Engineers), que são as classificações dos tipos de óleo segundo suas propriedades. O API se refere aos aditivos, já o SAE indica a viscosidade em temperaturas frias e quentes.

Porém as montadoras já especificam no manual do veículo qual o fluido adequado para aquele modelo e até indicam a marca utilizada pela própria fábrica, como uma referência adequada para o consumidor.

Mas optar por usar esse tipo de óleo, pode não sair barato, por isso existem outras marcas no mercado com a mesma base, viscosidade e aditivos que são opções mais acessíveis.

Óleo mineral: derivado do petróleo, funciona em grande parte dos veículos nacionais, porém com durabilidade menor, sendo feito a troca a cada 5 mil Km e não tolera altas temperaturas, por ser menos viscoso.

Óleo sintético: é um produto produzido em laboratório e indicado para quem roda muitos quilômetros todos os dias. Por ser um lubrificante mais puro, suporta qualquer temperatura. É indicado que sua troca seja feita no máximo a cada 10 mil Km.

Óleo semissintético: sendo uma combinação entre o mineral e o sintético, ele possui a qualidade dos dois fluidos. É indicado para motores com alta rotação. A principal diferença para os anteriores, é que ele cria uma camada sobre as partes metálicas do motor, quando o veículo se encontra desligado, diminuindo o atrito na partida inicial.

Um conselho muito importante é ser fiel ao óleo que você escolher, pois a mudança de marcas a cada troca, pode promover uma ação incomum e perigosa para o motor.    

Qual a importância de realizar a troca do óleo?

A substituição do óleo do motor pode se dizer que é a principal manutenção do veículo. Ele é responsável pela lubrificação e proteção dos componentes do motor durante o uso. Sua funcionalidade é evitar o desgaste prematuro das peças.

Com o passar do tempo o fluido vai perdendo a capacidade de lubrificação, pois acontece o acúmulo de impurezas pela queima de combustível. Dessa forma, ele acaba sendo prejudicial para o motor, tendo que ser realizada a troca de tempos em tempos.

Por isso, a manutenção preventiva ajuda a evitar muitas surpresas negativas. Essa é a melhor forma de diminuir as chances de alguma peça do veículo falhar ou até mesmo quebrar. São inspeções feitas periodicamente que visam eliminar possíveis defeitos sempre com o objetivo de conservar os veículos

Onde fazer a troca de óleo?

A orientação é que a troca seja realizada em uma oficina mecânica. Uma das razões é a necessidade da retirada total do fluido sujo do motor, e para que isso aconteça é necessário que o carro seja erguido em uma plataforma.

Retirando óleo

Não opte em efetuar a troca em postos de combustível que não sejam de confiança e tenha todos os equipamentos indispensáveis para esse serviço. Muitas vezes os frentistas são instruídos a agirem  de má fé, somente para vender produtos. Verificando o nível de óleo com motor quente, o que nunca deve ser feito, dizendo que o lubrificante está escuro provavelmente estará mesmo,  porquê acabou de passar pelo motor, o que é normal. Não caia nessa conversa, siga as instruções do manual e cumpra os prazos indicados de manutenção.

Vale ressaltar que é desnecessário o uso de aditivos, pois os produtos utilizados hoje em dia já possuem aditivos específicos para uma melhor performance do lubrificante. A mistura desses produtos pode provocar um efeito reverso, causando uma falha no desempenho do motor, pela mistura dos lubrificantes. Caso esse serviço seja oferecido, pode dispensar.

Quanto custa?

Este é o ponto mais importante para quem possui uma frota. Você precisa saber que os preços vão variar conforme modelo do veículo, tipo de óleo e cidade/estado. A média é de R$300 para carros populares, mas pode chegar a R$1.500. 

Por isso é importante ter o controle sobre as manutenções, pois ajudam a detectar problemas em potencial antes que eles ocorram, além de diminuir manutenções corretivas, que geram um custo maior para as empresas. 

Como a RotaExata pode livrar você de fraudes?

Um grande número de gestores de frota negligenciam a importância de ter um sistema de gestão em suas empresas. Muitas vezes por achar que seria apenas mais um custo extra para suas operações e sem muitas vantagens.

Porém, esse tipo de pensamento pode trazer vários prejuízos. Uma delas a falta de controle nas manutenções dos veículos. Uma vez que as manutenções preventivas deixam de ser feitas, as ocorrências de problemas futuros são bem maiores. Sendo que se possuíssem o planejamento de manutenção, tais custos seriam evitados.

Gestão

Pensando nesses problemas do dia a dia, a RotaExata desenvolveu o módulo de gestão, com o intuito de facilitar e melhorar esse controle da sua frota na realização das manutenções preventivas, reduzindo possíveis falhas e gastos, acompanhando a frequência das manutenções conforme a necessidade específica de cada veículo

Mesmo que a manutenção gere custos para a empresa, ela reduz os gastos da frota. Pois, ao realizar as manutenções é possível identificar reparos que devem ser feitos de imediatos e futuros problemas que acarretaria um custo maior com ociosidade de veículos e maiores complicações. 

Sem contar que a manutenção preventiva traz maior segurança para o motorista. Quando realizada regularmente, os riscos que o motorista sofra um acidente, por falhas mecânicas, tem uma redução considerável, assim como outros sinistros. 

Redobrar esses cuidados com a sua frota, diminui a necessidade que seus veículos tenham que ser trocados em um período menor, por falta de revisão básica preventiva. Por exemplo, na troca de óleo, quando a revisão é feita periodicamente, além de reduzir o risco de gerar mais gastos com grandes consertos, aumenta a longevidade do veículo, que contribuindo na redução de diversos custos, por exemplo, com combustível.

Como você pode ver, contar com uma gestão de frota, traz benefícios com o controle de manutenção, possibilitando ganhos para sua gestão, o que torna totalmente compensatório o custo-benefício.

Gostou do nosso conteúdo? Veja muito mais no nosso blog sobre gestão de frotas, roteirização, rastreamento e automação. Tenha um maior desempenho de sua frota, venha para a RotaExata.

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