Como oferecer mais interatividade e visibilidade à sua equipe de campo?

Entenda como a comunicação empresarial é importante para integrar e proporcionar mais interatividade entre equipes internas e externas.

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A gestão de pessoas é um desafio enorme dentro de qualquer empresa, independente do seu tamanho ou mercado. Afinal, uma companhia funciona graças às pessoas que estão ali, se dedicando para a realização de um bom trabalho. E manter a equipe motivada e conectada é fundamental nesse processo. Mas, e quando uma empresa conta com equipes externas, trabalhando no campo dentro da estrutura dos clientes, por exemplo?

Gerir equipes externas é um desafio enorme para toda empresa que trabalha com colaboradores alocados em outros locais, sejam eles fixos em clientes ou em projetos temporários. O processo de comunicação empresarial é mais desafiador, assim como manter esses profissionais motivados e integrados à sua empresa. Nesse artigo vamos falar um pouco sobre esses desafios e como aplicar essa gestão na sua empresa.

A importância da comunicação clara e eficiente nas empresas

Toda palestra ou livro sobre gestão fala muito sobre a importância de uma comunicação eficiente dentro das empresas. Aqui, neste artigo, começamos a falar exatamente sobre isso. Mas, você já parou para pensar o que, na verdade, configura uma comunicação que funciona dentro do ambiente corporativo?

Antes de responder essa pergunta, temos que falar sobre o que é, afinal, a comunicação empresarial. Ela é um processo de gestão de informações que conecta a corporação com seus públicos, sejam eles internos ou externos, como fornecedores e, até mesmo, a comunidade no entorno.

E essa comunicação, para ser eficiente, precisa ser clara. É fundamental não apenas passar uma informação para frente, mas falar e ser entendido por todos os seus públicos. Uma comunicação organizacional bem feita é aquela que gera mudanças e comportamento que impactam diretamente no desenvolvimento, produtividade da equipe e nos resultados da organização. Afinal de contas, as metas precisam ser atingidas!

Quando a gestão engloba também equipes externas, o processo de interação entre equipes pode ser mais complexo mas, provavelmente, mais importante. O relacionamento com profissionais que trabalham à distância demanda mais cuidado na hora de comunicar e de entender se a mensagem foi recebida da forma esperada.

Soluções de gestão, comunicação e interação

Ao contrário do que muitos administradores acreditam, o tempo de dedicação de um gestor à sua equipe deve ser, na maioria das vezes, maior do que o dedicado ao operacional. Afinal, uma equipe motivada e alinhada com os propósitos da empresa apresenta resultados mais positivos para o setor e, claro, para a empresa como um todo. Quando um setor possui equipes externas, então, essa dedicação é primordial.

Para desenvolver essa habilidade de comunicação, um líder deve considerar alguns pontos para ter sucesso nessa gestão. O primeiro deles é responsabilidade. E isso se aplica tanto a esse compromisso de manter uma agenda ativa de comunicação com o time, quanto em ter velocidade em resolver problemas. Quanto mais rápido o gestor se posicionar em casos de crise, menos ela se propaga.

Outro ponto importante é saber entender e respeitar a diversidade da sua equipe. Pessoas são únicas e devem ser tratadas como tal. Para o sucesso da comunicação e integração de todos, respeite diferenças de gênero, raça, cultura, valores e orientação afetiva. Quanto mais confortável o seu funcionário estiver, em ser quem é, melhores serão os resultados do seu trabalho.

Por fim, use a tecnologia a favor da sua operação. Cada vez mais inteligentes, estes softwares de gestão contribuem na criação de um processo inteligente de comunicação organizacional e integração entre equipes externas e internas assim como o controle de manutenções externas, tornando tudo integrado e mais produtivo.

A fluidez das informações dentro da empresa contribui, ainda, para o melhor acompanhamento de resultados, metas e indicadores de performance.Alguns indicadores de manutenção, dependem, principalmente de informações diretas e claras sobre os processos e equipes. Afinal,como evitar não conformidades nos processos se não houver um retrato claro de tudo que acontece na companhia?

No caso de empresas que trabalham com frotas, este controle é ainda mais necessário. Um gestor precisa monitorar seus veiculos e saber se os funcionários responsáveis estão realizando o trabalho conforme previsto. O uso de aparelhos para rastreamento veicular, integrados com estes softwares de gestão e operação, ajudam a manter de forma clara informações sobre os veículos da sua empresa.

equipe trabalhando em campo

O quê, quando, onde e como fazer!

Até aqui, você já deve ter entendido a importância de uma comunicação eficiente com sua equipe. Já usa um software de gestão para profissionalizar este trabalho, se comunica com todos respeitando as suas diferenças e, ainda, não deixa um problema ganhar proporções maiores sem conversar com sua equipe sobre ele. Mas, acha que pode fazer mais? Gostaria de ir além e promover experiências diferenciadas com seus funcionários? Então vamos apresentar o conceito de Team Building.

Como o próprio nome diz, esse conceito apresenta técnicas para construir e fortalecer o seu time de colaboradores. No caso, este modelo de gestão apresenta atividades lúdicas e interativas para serem realizadas com ambas equipes - tanto da sua quanto de outras empresas.

O uso de jogos com o time contribui para a integração, quebra de gelo e para que todos compartilhem, juntos, momentos divertidos. O aprendizado também é potencializado quando são usadas técnicas de jogabilidade para o processo. Entre essas atividades, podem ser realizados quizzes de conhecimentos sobre a empresa ou sobre os colegas de trabalho, desafios de lógica entre equipes ou, até mesmo, um fim de semana em uma viagem de aventura.

Ah! Se na sua cidade tiver alguma daquelas salas de jogo de escape, pode ser uma bom investimento levar o seu time para que, juntos, encontrem uma solução lógica para um problema enquanto se divertem. Esse tipo de integração reflete diretamente no dia a dia de trabalho e nos resultados apresentados pela equipe. No caso de colaboradores externos que trabalham em campo, é uma oportunidade ideal para aproximá-los do time interno.

Visibilidade e interação como diferencias de performance

No fim das contas, todo o trabalho realizado por gestores de equipes tem um objetivo em comum: a melhoria da performance do time e da empresa. E a comunicação organizacional, como já falamos, é um dos passos fundamentais para esse processo.

Por aqui a gente deu muitas dicas e, claro, você vai entender melhor do que ninguém quais delas são importante para a realidade da sua empresa. Mas, precisamos evidenciar um desses pontos: é fundamental que você tenha um software de gestão das suas equipes.

A utilização de um software contribui para tornar mais fácil e rápida a comunicação entre equipes internas e externas, agendamento de manutenções, sejam elas preventivas, preditivas ou corretivas, gestão do tempo gasto em cada atividade e muito mais. Além disso, na hora de avaliar a performance do time, o gestor têm à mão todas as informações de forma rápida e prática. Ele poupa tempo e consegue ter uma visão clara dos pontos que precisam ser melhorados em todo o processo.

A gestão de frotas costuma ser um dos maiores desafios em todo esse processo. Afinal, o gestor tem "longe dos seus olhos" não só a equipe, mas os ativos da empresa.

Se é o caso da sua companhia, baixe gratuitamente o e-book de Gestão e manutenção de frotas e aprenda como realizar esse controle de forma inteligente e eficaz.
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