Entregas no fim de ano: como garantir a qualidade das entregas no litoral?

Saiba como controlar suas entregas no fim de ano e garantir que elas aconteçam de maneira organizada

Home / Entregas no fim de ano: como garantir a qualidade das entregas no litoral?

ÍNDICE

  1. Entregas no fim de ano: oportunidade de fechar o ano bem!
  2. Entregas no fim de ano: problemas que você deve evitar!
  3. Rastreamento veicular: garanta a qualidade das suas entregas no fim de ano!

O fim do ano é a época com maior movimento de entregas no litoral. Mesmo em tempos de economia frágil e incerta, o aumento de entregas no fim de ano ainda acontece. 

Porém, ao mesmo tempo que o caixa da sua empresa é influenciado positivamente, a logística de entregas também é. Você, como gestor da frota, precisa estar com os processos adequados para atender com qualidade o grande volume de entregas.

O maior erro que pode ser cometido é esperar o tempo passar e deixar que os problemas aconteçam e sejam resolvidos na pressa. Isso torna suas operações de entregas no fim de ano improdutivas e antiprofissionais.

Sendo assim, busque uma forma de controlar suas entregas no fim de ano e, assim, garantir que elas aconteçam de maneira organizada. Boa leitura!

Entregas no fim de ano: oportunidade de fechar o ano bem!

Passadas grandes datas comerciais como Black Friday e Natal, muitos acreditam que o ano já acabou para aqueles que trabalham com entregas de bens de consumo e afins. Contudo, a realidade mostra que não é bem assim.

Após o Natal, muitas pessoas conseguem pegar férias e decidem ir ao litoral para descansar e recarregar as energias. Para aqueles que trabalham com entregas? Essa é uma ótima oportunidade para fechar o ano bem.

Devido a pandemia do Coronavírus, a expectativa é ainda maior para as férias de verão deste ano. Em prol da saúde pública, a população precisou ficar em isolamento social por um grande período.

Ao que tudo indica, finalmente poderemos matar a saudade das praias. Boa parte da população já está sendo imunizada e cidades litorâneas vão receber um grande número de pessoas. 

Sem contar as festas de Réveillon e Carnaval que não puderam acontecer em 2020, deixando todos com saudades! 

Entregas no fim de ano: problemas que você deve evitar!

Datas especiais como Dia das Crianças, Black Friday e Natal aquecem o comércio e geram grandes oportunidades de venda; e como você pode ver, não é diferente no fim de ano, quando as pessoas pegam férias e decidem ir ao litoral para relaxar.

Porém, ao mesmo tempo que você tem a sua frente uma chance de terminar o ano bem, você pode ter uma dor de cabeça que fará com que você pense duas vezes antes de trabalhar com entregas no litoral de novo.

Isso se você não tiver o conhecimento das principais problemáticas relacionadas a essa data, e suas respectivas soluções. A seguir, conheça os principais problemas relacionados às entregas e também saiba como resolvê-los:

1. Má conduta dos motoristas

Más condutas dos motoristas devem ser evitadas a todo custo, principalmente no caso de entregas no fim de ano.

A fiscalização nas estradas do Brasil é grande, e infrações no trânsito, como o desrespeito ao limite de velocidade ou paradas em locais perigosos não serão perdoadas pelas autoridades.

Sem contar com acelerações, freadas e curvas bruscas, que além de gastar os ativos do veículo, como pneus e freio, podem gerar um acúmulo de multas. Em casos piores, até mesmo um acidente com veículo da empresa!

Essa má conduta é reflexo da ausência de um controle maior das suas operações de entregas no fim de ano. 

E isso se aplica a outros casos. Como provar que determinado acidente foi causado pelo seu motorista? Você tem como afirmar com certeza a velocidade do veículo naquele ponto? Houve uma freada brusca? Algum indício de direção ofensiva

Na resolução desses problemas, o histórico de dirigibilidade cai como uma luva, pois é por meio dele que toda a conduta do motorista pode ser observada. Isso acontece por meio da captação dos eventos de telemetria que vão contra as boas condutas no trânsito, como:

  • Freadas bruscas;
  • Aceleradas bruscas;
  • Curvas bruscas. 

Com esse relatório, você resolve diferentes problemas derivados das más condutas no trânsito, inclusive acidentes. Pense em uma freada brusca: isso pode fazer com que o carro que esteja vindo atrás bata no veículo da empresa. 

O mesmo vale para acelerações e curvas bruscas, que colocam não apenas a operação de entrega em risco, mas a vida do próprio motorista e de todas as pessoas à sua volta.

Também é possível que um acúmulo de multas aconteça, pois a fiscalização do trânsito tem se tornado cada vez mais rígida; principalmente nas estradas.

Se você não tem um controle sobre a conduta dos seus motoristas, então esteja preparado para colocar a mão no bolso e pagar pelos erros dos seus funcionários.

2. Organização dos documentos

Esse problema diz respeito a uma parte essencial para qualquer empresa séria. Toda a parte burocrática de organização dos documentos gerados antes, durante e depois das operações de entregas no fim de ano devem ser feitas com cuidado.

Notas fiscais, por exemplo, precisam ser guardadas para que você evite problemas futuros. Como provar que os produtos foram entregues se você não tem as notas fiscais guardadas? Pense nisso...

Tendo em vista essa problemática, a RotaExata criou o módulo de automação, que, com base no rastreamento veicular, consegue facilitar a vida do gestor ao fornecer formulários automatizados, que podem ser usados para o registro online de quaisquer tipos de documentos.

módulo de automação rotaexata

Na prática é simples: as regras podem ser criadas e, se necessário para à realidade da sua frota, vinculadas ao rastreamento veicular. Caso sejam quebradas, formulários são disparados automaticamente para os motoristas responderem.

A partir disso, ele pode tirar fotos dos documentos requeridos, como as notas fiscais, citadas anteriormente.

3. Trânsito de fim de ano

Quem dirige sabe: fim de ano é sinônimo de trânsito intenso nas autopistas do Brasil. Nesse sentido, busque uma forma de informar seus clientes que um atraso talvez possa ocorrer.

Independente da época do ano, atrasos não comunicados é um erro que jamais deve ser cometido. A comunicação com o cliente deve ser sempre clara e, mais importante ainda, precisa.

Para que você tenha uma boa comunicação com seus clientes, a RotaExata criou um sistema simples, mas completo. Ele permite que você compartilhe um link com o histórico de deslocamento dos veículos da sua frota.

histórico de deslocamento rotaexata

Dessa forma, você mantém uma comunicação clara com seu cliente, sem deixar margens para contestações, pois a RotaExata conta com o melhor rastreador disponível no mercado, o que garante a total segurança das informações captadas!

Rastreamento veicular: garanta a qualidade das entregas no fim de ano!

Simples e prático, o módulo de rastreamento veicular RotaExata fornece diversos dados, como a velocidade dos veículos em todos os pontos que ele passou, os locais de parada, o tempo que ele ficou parado, o veículo que está sendo pilotado, seu respectivo motorista, entre outros.

Ao permitir que você acompanhe tudo o que acontece em campo, é importante que, com base nessas informações, você analise diversos aspectos da sua frota previamente para que, quando o fim de ano chegar, você foque naqueles pontos que precisam de mais atenção.

E esse acompanhamento pode ser feito mesmo que você esteja em outra cidade ou até mesmo outro estado, pois ele foi criado para que os gestores possam observar as rotas feitas de maneira 100% remota.

Caso você informe seus motoristas que está sendo feito um monitoramento das rotas, eles ficarão muito mais propensos a não cometerem más condutas com veículo da empresa. 

Essa mudança organizacional fará com que o desempenho dos motoristas aumente! Você evita que seus motoristas usem os veículos da empresa para resolver questões pessoais durante o expediente, por exemplo.

Também evita que sejam pagas horas extras indevidas. Seus motoristas podem alegar que merecem ganhar horas extras e, com a RotaExata, você pode verificar se isso é de fato necessário.

módulo de rastreamento rotaexata

No sistema você tem todos os dados necessários para saber se aquele motorista estava, por exemplo, sendo ocioso durante o expediente para exigir o dinheiro das horas extras. Ou até mesmo se ele realizava trabalhos paralelos durante o expediente!

Em resumo, com o Rastreamento Veicular RotaExata você pode:

  • Monitorar as rotas e paradas dos veículos;
  • Interagir com toda sua equipe em campo;
  • Monitorar os condutores em tempo real;
  • Ter os clientes cadastrados no sistema;
  • Marcar endereços como proibidos;
  • Homologar pontos de parada seguros;
  • Saber quais clientes tomam mais tempo.

Você tem disponível tudo o que você precisa para melhorar tanto a produtividade das suas operações de entregas no fim de ano, quanto acabar com os usos indevidos que geram gastos desnecessários de uma vez por todas!

Com a eficácia do monitoramento, dados precisos e ferramentas do Rastreamento Veicular RotaExata, você conseguirá garantir a qualidade das suas entregas no fim de ano!
Fale com um de nossos especialistas.

Tag: , , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!