Como planejar uma rota de entrega eficiente

Planejar rota faz parte principalmente do dia a dia de empresas que utilizam frota, sabemos que não é uma tarefa fácil, mas com um bom roteirizador você aumenta a eficiência e reduz custos

Home / Como planejar uma rota de entrega eficiente

Sabemos que empresas que possuem frota própria para prestação de serviço, necessitam de uma rota inteligente e bem planejada. Contudo, não é uma tarefa fácil, considerando as diversas variáveis que podem ocorrer quando se tem um veículo em campo. 

Quando bem planejada, ela traz diversos benefícios como, redução de tempo, redução de combustível, aumenta a vida útil dos veículos da frota, além de garantir a satisfação do cliente.

A tecnologia tem sido a principal aliada para diminuir custos e potencializar o retorno deste investimento, com ferramentas inteligentes o dispositivo auxilia os gestores no planejamento das rotas de maneira eficiente

Neste artigo, você vai conhecer a solução ideal para gestores que desejam aprender o passo a passo para planejar as rotas da sua empresa. 

Confira!

Importância de planejar a rota

O motivo é bem simples, sem planejamento de roteiro para as equipes que estão em campo, há gastos de recursos e de tempo muito além do necessário. Porém, pode ser complexo para os gestores de frota otimizarem sem um bom roteirizador

Isso acontece porque, os veículos passariam nos mesmos endereços, alguma visita poderia não acontecer o que prejudicaria o desempenho e resultado. 

Portanto, organizar as rotas da sua empresa é importante para manter a eficiência, evitando perdas financeiras e de oportunidades.

Quais são os maiores  benefícios de uma rota planejada? 

planejamento

Planejar uma rota eficiente pode beneficiar empresas de diversas formas, veja os principais:

Redução de custos com combustível

Com o planejamento de rota eficiente a quilometragem rodada diariamente pela frota diminui consideravelmente e como benefício o consumo de combustível também tende a diminuir.

Prazo de entrega

Uma rota bem planejada, evita o desperdício de tempo, pois os motoristas ficam focados na necessidade do cliente, melhora o agrupamento das entregas na mesma região, diminuindo a oscilação.

Satisfação do cliente  

Mesmo sabendo dos imprevistos que podem ocorrer, uma rota bem feita, pode evitar alguma eventualidade, garantindo a entrega dentro do prazo e com qualidade, garantindo a satisfação do cliente pelo serviço prestado.

Diminuir a oscilação dos colaboradores

Roteirizar sua frota, além de destinar os serviços de forma inteligente, também otimiza os trajetos, evitando retrabalho e horas a mais de trabalho.

Como planejar uma rota de maneira eficiente 

benefícios de planejar uma rota

Sabendo da importância de planejar as rotas para as operações, agora vamos entender como fazer de forma eficiente e prática, confira algumas dicas para otimizar o processo da sua empresa.

Faça um planejamento semanal

Programe rotas que não se repitam! Organize e agrupe um mapa com endereços de entrega próximos para planejar um trajeto mais eficiente, evitando gastos desnecessários de tempo e combustível.

Comece pelas paradas mais distantes

Muitas vezes começar pelo destino mais distante, pela entrega de maior volume, ou pela visita mais demorada, pode fazer você poupar tempo evitando trânsito ou diminuir custo, evitando logo de início um peso que você carregaria o dia todo, consumindo mais combustível sem necessidade.

Utilize o veículo certo

Pensando em rotas eficientes é importante considerar os veículos destinados à cada operação. Dentro de cada serviço prestado existem situações diferentes que exigem o uso do carro correto para que o trajeto se torne prático. 

Veículo certo comporta todos os itens sem a necessidade de o motorista ter que retornar ao depósito, para buscar mais mercadoria. 

Gerencie os riscos

Sempre deixe uma margem de segurança, considerando que situações adversas podem acontecer como, trânsito, vias interditadas entre outras, aumentado o espaço de tempo das paradas, você estará preparado para situações fora de controle.

Adote meios alternativos

Procure avaliar a possibilidade de adotar entrega alternativa para paradas distantes das planejadas no roteiro. Principalmente se for aquelas de menor volume, considere utilizar de meios alternativos, com veículos menores ou até mesmo veículos terceirizados.

Prefira veículos maiores 

Escolha por veículos com capacidade de atender um número maior de paradas, dessa forma a distância percorrida diminuirá, o tempo e o combustível gastos também reduzirá.

Suporte ao cliente

Mantenha uma comunicação eficiente com seu cliente, isso é importante para que ele fique satisfeito e tranquilo em relação aos seus pedidos.

Utilize a tecnologia para monitoramento 

A tecnologia é uma grande aliada e uma tendência visando facilitar o dia a dia dos gestores. Software específico que possibilita acompanhamento em tempo real, realizando estimativas do tempo e recomendações de rotas.

Cuidados que devem ter ao planejar rotas

cuidados planejar uma rota

Os principais passos para aprender a planejar as rotas de forma certa já conhecemos, mas também existem problemas que podem atrapalhar uma rota eficiente e você precisa ficar atento.

Sem dúvidas, escolher o veículo errado pode comprometer a organização da rota. É importante considerar fatores como, peso da mercadoria, o volume da mercadoria e estrutura do percurso. A consequência desse erro aumenta o tempo de trajeto comprometendo toda a rota planejada

Outra etapa importante na hora do planejamento é o horário das entregas. Se sabe que muitos locais existem horários definidos para entregas, em condomínios e estabelecimentos comerciais, caso a rota não seja feita adequadamente pelo gestor, caso o motorista chegue ao local após o horário, ele terá que aguardar o próximo dia ou horário para realizar a entrega ou retornar com a carga para o depósito. 

Atente ao carregamento, saber realizar um bom planejamento é também otimizar o carregamento de mercadorias. Facilitando a localização conforme os pontos de paradas, pode parecer besteira, mas muitos profissionais acabam perdendo tempo por falta de organizar o carregamento

Como a RotaExata pode ajudar no planejamento 

O sistema Rota Exata possui diversas ferramentas para solucionar problemas, como planejamento de rota. E um dos maiores desafios de qualquer gestor de frota é planejar e reduzir custos logísticos. Dificilmente obtém resultados positivos, sem o uso dos dispositivos certos. 

Com o roteirizador da RotaExata você define os melhores trajetos para que a sua frota percorra distâncias menores, contribuindo para a redução expressiva de gastos. Além de acompanhar tudo em tempo real, podendo otimizar os veículos que estão em campo, caso ocorra algum imprevisto durante a rota.

Essa redução gera um planejamento eficiente, visto que uma das características para ter uma rota bem feita é justamente a diminuição dos custos.     

O software da RotaExata vem com uma excelente novidade para melhorar ainda mais o planejamento das rotas da sua empresa. Agora você pode iniciar sua rota pela última parada, reduzindo o custo da sua operação.

iniciar pelo ponto mais distante

Através do módulo de roteirização, você agenda as visitas com informações de data, tempo de permanência, além de escolher o melhor veículo para aquela rota e escolher por qual ponto de parada você irá iniciar seu trajeto.  

O roteirizador constrói rotas com menor tempo possível e o máximo de agilidade, para que o cliente tenha uma boa experiência com o serviço ou com a entrega.

Sem contar que a funcionalidade da automação torna os serviços mais rápidos, assertivos e seguros. Tenha em mãos todo o tipo de informações com imagens, hora e data, quem está conduzindo o veículo, paradas proibidas, entre outras. 

Gostou da leitura e quer ver mais conteúdo como esse? Acesse agora nosso blog e encontre materiais sobre roteirizador, manutenção de veículo, trânsito, gestão de frota e muito mais!

Tag: , , , , , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!