Conduzir veículo em mau estado de conservação pode gerar multa!

Saiba o que a legislação diz sobre conduzir veículo em mau estado de conservação, quais as consequências e como evitá-las na realidade da sua frota veicular.

Home / Conduzir veículo em mau estado de conservação pode gerar multa!

As multas de trânsito são aplicadas para garantir a segurança daqueles que ocupam as vias públicas, o que também vale para a multa por condução de veículo em mau estado de conservação.

Para evitar acidentes e evitar déficits financeiros repentinos no caixa da empresa, é preciso entender a importância de manter o bom estado de conservação dos veículos da empresa.

Para isso, é preciso levar a sério a realização de manutenções preventivas. Além do nível de água e óleo, pneus, freios, amortecedores, lâmpadas e palhetas é importante estar atendo a parte elétrica e o funcionamento do cinto de segurança.

Apesar dos riscos existirem, eles podem ser evitados com medidas simples, feitas para garantir o bom funcionamento das peças dos veículos da sua frota. Lembre-se: a prevenção é a melhor maneira de evitar multas e acidentes.

Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo para que você saiba o que a legislação diz sobre conduzir veículo em mau estado de conservação, quais as consequências e como evitá-las na realidade da sua frota veicular. Boa leitura!

ÍNDICE

O que a lei diz sobre conduzir veículo em mau estado de conservação?

O condutor que utiliza as vias públicas e os veículos usados para transitar precisam estar de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), caso eles não sigam o que estiver estipulado no CTB, multas poderão ser aplicadas.

Inclusive nos casos de condução de veículo em mau estado de conservação. Essa é uma prática que compromete a segurança das vias e, por isso, é considerada uma infração grave, segundo o inciso XVIII do artigo de número 230 do CTB.

As punições para o condutor que for flagrado conduzindo um veículo em mau estado de conservação são:

“Infração: Grave.

Valor da multa: R$ 195,23.

Pontos: Cinco pontos.

Medida administrativa: retenção do veículo.”

Lembrando que toda multa deve haver indicação de um motorista para a aplicação de pontos, caso contrário o valor da multa é dobrado, ou seja, uma única multa dessa categoria pode gerar um custo de até R$390,46!

Identifique os motoristas que tomam multa com veículo da empresa!

Para acabar com esse problema, a RotaExata fornece um chaveiro QRcode para que, no momento de dirigir o veículo, cada motorista faça a leitura do QRcode, disponibilizado pelo aplicativo EuRota – tudo com base no Rastreamento Veicular da RotaExata.

Você poderia, por exemplo, atrelar ao motorista a rotina de manutenção com o auxílio do módulo de Automação RotaExata + Identificação do motorista pelo QRCode.

Assim, ele fica vinculado com o veículo até que ele pare de usá-lo e outra pessoa se vincule, garantindo que o gestor possa identificar e entender a conduta individual da sua equipe.

3 requisitos que configuram um veículo em mau estado de conservação

3 requisitos que configuram um veículo em mau estado de conservação

Saiba que existem alguns requisitos que os agentes de trânsito seguem para decidir se determinado veículo deve receber uma multa por mau estado de conservação. Confira a seguir 3 dos principais requisitos observados pelos oficiais de trânsito:

Pneus do veículo

Para verificar se os pneus dos veículos da sua frota estão ou não desgastados, a profundidade mínima dos sulcos dos pneus é de 1,6mm, sendo a verificação obrigatória por meio dos indicadores de profundidade. 

Portanto, se veículos da sua frota forem encontrados com os pneus lisos ou “carecas”, ele poderá ser multado e até mesmo guinchado, pois é uma infração grave que compromete a segurança da via.

Lataria

Na lataria são observadas avarias ou traços de corrosão, portas amarradas por arames, folga excessiva na direção, bancos soltos, entre outros. No caso de pintura desgastada, é um detalhe que não gera implicação de multa.

Contudo, ter veículos da frota com a pintura ou plotagem gasta impacta negativamente a boa fama da sua empresa. Não se esqueça: seus veículos que operam em campo são uma propaganda da sua empresa e, quando mal cuidados, passam uma imagem de desleixo e amadorismo.

Para-brisas

Nos para-brisas, a área de visão do condutor é aquela situada à esquerda do veículo, sendo permitido no máximo dois danos e trinca não superior a 10cm de comprimento.

Tanto nesse caso como nos outros, busque aplicar um plano de manutenção na realidade da sua frota e manutenções periódicas, sempre visando a produtividade e segurança da sua equipe.

Quais as consequências por conduzir veículo em mau estado de conservação?

Se você não tem mantido o devido cuidado com a conservação dos veículos da sua frota, saiba que, cedo ou tarde, você sentirá as consequências atingindo sua gestão de frota; desde o alto risco de acidente até o fim prematuro do veículo. Veja a seguir:

Danos à marca da empresa

Andar com o veículo com falhas na lataria, arranhões na pintura e uma plotagem mal cuidada são todos danos que, na mente do consumidor, estão ligados a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Por isso, busque deixar seus veículos não apenas funcionando, mas bonitos. Isso denota profissionalismo e cuidado do gestor com os ativos da companhia.

Quando o veículo é plotado, esse cuidado deve ser dobrado. Como dito anteriormente, veículos plotados estão fazendo propaganda do negócio a todo instante e precisam ser devidamente cuidados.

Alto risco de acidente

Quando partes do veículo, como pneus, freios e suspensão, estão gastos, as chances de um acidente com veículo da empresa aumentam muito, pois o automóvel não vai responder aos comandos do motorista como deveria responder.

Nesse sentido, é responsabilidade do gestor da frota garantir que os veículos da empresa visitem o mecânico periodicamente, sempre visando fazer manutenções preventivas. 

Fim prematuro do veículo

Quando os veículos são conduzidos em mau estado de conservação, pode chegar a um ponto onde o veículo não sirva mais. O desgaste prematuro das peças pode deixar de ser um desgaste e se tornar um problema no concerto.

Nesses casos, o problema é ainda mais grave, pois a empresa terá que substituir o veículo por outro veículo, gerando gastos que poderiam ter sido evitados, caso tivesse sido aplicado um plano de manutenção focado na prevenção.

Gastos desnecessários com multas

Por fim, tendo considerado tudo o que foi dito ao longo desse artigo, você já pode compreender que conduzir um veículo em mau estado de conservação pode gerar o pagamento de multa – e até mesmo o apreendimento do automóvel.

Imagine quanto dinheiro é gasto com multas que poderiam ser evitadas a partir de uma gestão de frotas mais organizada. Para resolver isso, é preciso buscar uma forma de planejar suas manutenções e, assim, garantir a boa conservação da sua frota veicular.

Manutenção preventiva: garanta o bom estado da sua frota veicular!

Para garantir que as manutenções preventivas aconteçam, a RotaExata desenvolveu o módulo de Gestão de Frotas, que possui a opção do plano de manutenção

Manutenção preventiva: garanta o bom estado da sua frota veicular!

Por meio dele, é possível agendar todas as manutenções necessárias para os meses futuros e, assim, assegurar que você não esqueça de realizá-las.

Você pode agendar e especificar algumas informações como:

  • Peças que devem ser checados;
  • Veículos que devem ser checados;
  • Data e horário da manutenção.

Quando chegar a data selecionada, você receberá uma notificação por e-mail, e não haverá mais risco de esquecer as manutenções agendadas. 

O sistema também oferece checklists de manutenção, onde você pode controlar o que já foi feito e o que falta ser realizado, e também delegar isso para os motoristas. Criei rotinas de automação e faça valer essas manutenções preventivas!

checklists de manutenção

Agora que você já entendeu como a RotaExata te auxilia na organização e realização das manutenção preventivas da sua frota veicular, fica muito mais fácil de manter o bom estado dos veículos e, consequentemente, evitar multas.
Fale com um de nossos especialistas.

Tag: , , , , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!